Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Homicídio na Visao Espirita
    Iniciado por misticopt28
    Lido 2.787 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

"O homicida acredita, falsamente, que ao matar alguém livrou-se para sempre de um desafeto. O que o homicida elimina é a forma física, o corpo de seu inimigo, mas não o Espírito que, não raro, do outro lado da vida, espera por ele para ajustarem contas. "

O homicídio é um tipo de delito considerado grave em todas as legislações e em todos os tempos, divergindo a sua valorização de acordo com a cultura da época em que vivem os legisladores.

O que pensa, porém, a Doutrina Espírita a respeito desse tema?

A questão do homicídio é abordada sob o título de Assassínio, na pergunta 746 de O livro dos Espíritos.

Interroga Kardec: "É crime, aos olhos de Deus, o assassinato?"

Responde o Espírito:

"Grande crime, pois que aquele tira a vida de seu semelhante, corta o fio de uma existência de expiação ou de missão. Aí está o mal."

Aqui se inicia uma diferença entre o homicídio visto por uma ótica Espírita.

Para os não espíritas, o homicídio é um crime em si mesmo, é a eliminação de uma vida por um modo traumático e violento, daí, no Código Penal, receber adjetivos como qualificado, premeditado, hediondo, simples e assim por diante.

Do ponto de vista Espírita, entretanto, há uma sensível modificação neste ato. Segundo a Doutrina Espírita, a vida não é eliminada.

Na pergunta seguinte, questiona Kardec:" O homicídio tem sempre o mesmo grau de culpabilidade?" Resposta:" Já o dissemos: Deus é justo e julga a intenção mais do que o fato.

Aqui se abre um espaço para a distinção entre homicídio doloso (com intenção) e o homicídio culposo (sem intenção).

Ambos têm a mesma consequência, interrompe uma encarnação, mas o primeiro é, por certo, julgado com maior severidade.

Um fato, entretanto, ressalta-se na Doutrina Espírita: o homicídio é muito pior para o homicida do que para a sua vítima.

Na questão 748, Kardec traz à baila uma figura jurídica muito conhecida dos juristas e mesmo dos leigos, que é a legítima defesa.

Pergunta Kardec: " Em caso de legítima defesa, escusa Deus o assassínio?"

Resposta: " Só a necessidade o pode escusar. Mas, desde que o agredido possa preservar sua vida, sem atentar contra a de seu agressor, deve fazê-lo".

Sem dúvida, o Espírito concorda com o princípio da legítima defesa, entretanto, observa que se deve sempre tentar evitar ao máximo a morte daquele que nos põe em risco a vida.

Por certo, O Espírito não quis ser radical, entretanto, numa visão estritamente cristã nem mesmo em legítima defesa se poderia matar.

De um ponto de vista radicalmente Cristão e Espírita, mais vale receber a morte do que impingi-la a alguém.

Aquele que mata, mesmo em legítima defesa, vale-se da violência contra o agressor e a violência poderia ter atenuantes, porém jamais justificativa.

Artigo de José Carlos Leal publicado no jornal Correio Espírita em março de 2014.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Eu sabia que havia uma atenuação entre o homicídio doloso e culposo, mas não sabia que ambos tinham a mesma consequência.

Bom tópico!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

pois parece que sim . quando há intenção de tirar a vida ao proximo as consequencias sao mais severas, em todo o caso como dizem é preferivel que tirem a nossa do que sejamos nos a fazer ao outro, seja com intenção ou defesa
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

E no caso de um acidente?
Por exemplo, eu estou a praticar tiro numa galeria de tiro, sem me aperceber alguém passa à frente e eu sem reagir a tempo, "tiro-lhe a vida"... (Um exemplo mau eu sei, desculpem)

Não deixa de ser homicidio... Mas foi um acidente... Neste "exemplo" não houve premeditação nem tentativa de autodefesa...

Creio que o espirito tomará conhecimento que não foi propositado, pois a consciencia do outro lado é outra. E se não tem essa consciencia certamente essa pessoa seria amparada e esclarecida pelo amigos espirituais.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Já agora, por curiosidade, como é na visão Espírita o homicídio em legítima defesa? Tem a mesma lógica do acidental?

Citação de: cepticooucrente em 15 setembro, 2015, 09:15
Já agora, por curiosidade, como é na visão Espírita o homicídio em legítima defesa? Tem a mesma lógica do acidental?

Segundo os Espiritos Superiores, nunca se deve tirar a vida do proximo é preferivel morrer que matar, mas como a intenção vale mais que o ato, não deixará de ter consequencias, haverá atenuantes.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.