Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.399
Total de tópicos
26.899
  • Sonhos e sua interpretação
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 48.079 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sonhos e sua interpretação

Lancei o desafio e, por isso, aqui fica um dos meus sonhos para que vocês possam exercitar a interpretação.

Com ajuda especial da minha assistente SaraRS e co-assistente Littlelight ;D

Não tenham medo de tocar em qualquer assunto que vos pareça pertinente, pois acho que é assim que conseguimos "treinar" a nossa "sensibilidade" para interpretar os sonhos. Não ficarei nada suscetível às vossas interpretações pois este sonho já tem, para mim, uma interpretação que posteriormente se confirmou :). Por isso não hesitem em interpretá-lo, ok?

****
O sonho passou-se num local parecido com uma instância de férias. Um local que não era Portugal. Havia imensas camas iguais, com uma colcha leve por cima, de tom alaranjado e eu estava a arranjar a minha cama para me deitar. Nessa cama, estava o meu filho mais velho encostado. Quando me ia deitar, percebi que havia coisas imensas em cima da cama: livros, cassetes, gravadores, etc... e eu estava a arrumar todas estas coisas e a tentar colocá-las nos sítios certos. O local parecia um quarto, mas era grande e havia outras pessoas lá, em outras camas, mas que eu não as conhecia e estas começaram a fazer barulho, a falar alto, a por música alto, a rirem-se, etc... Eu disse-lhes que não podiam fazer barulho porque tinha que ir para o hospital trabalhar no dia seguinte. Tive uma ligeira sensação de que algumas das pessoas tinham já estudado comigo há um tempo atrás. Mas assim não era possível descansar...

Rapidamente, todas as camas desapareceram e o meu filho também tinha desparecido. As pessoas tinham desaparecido e também levaram as camas com elas. Quando olhei para a rua, elas estavam lá todas... a rezar e a olhar para o céu... algumas choravam muito e outras estavam apreensivas como se alguma coisa fosse acontecer. Encontrei o meu filho e disse-lhe que tínhamos mesmo que sair dali. E ele não o queria fazer e agarrei na mão dele para começarmos a fugir... ao longe, consegui perceber uma onda gigante que estava a chegar e a começar a levar tudo pela frente. Do lado oposto da casa, havia um rio, e o rio estava já com imensa água quase a transbordar. Ao fundo do rio, uma montanha grande, pela qual já escorria água também... e entendi que tinha chegado mesmo o momento de ir embora... queria voltar atrás para ir buscar a minha carteira, dinheiro e o meu casaco... mas o meu filho não me deixou porque eu não ia ter tempo. Começamos a correr e à medida que o fazíamos ouvimos imensas pessoas aos berros e em pânico... lembro-me que disse para mim mesma... mas eu já estive aqui... tudo isto me é familiar... eu já sonhei com isto e está a acontecer tudo igual ao meu sonho... fugíamos mas não sabíamos para onde íamos... queríamos apenas fugir, mas não sei para onde.

Nesse instante, o meu telemóvel tocou... e a partir daqui o sonho foi todo em inglês... alguém me disse: "onde estás?"... e eu respondi: "foge isto é um caos, todas as pessoas estão a morrer... esta onda é maior do que as anteriores, vai atingir Nova York e destruir tudo... onde está a Susan (não sei quem é)"... e a voz disse-me: "morreu"... eu comecei a chorar, olhei para o céu e disse "meu Deus, toma conta da Susan"... olho para o meu filho e sinto claramente que ele não quer fugir... que quer estar ali e morrer como todos os outros... e nesse instante começo a ouvir uma música de Christopher Cross... ficando apenas a frase "se fores apanhado entre a lua e a cidade de Nova York" (if you get caught between the moon and New York City)... e acordei a chorar...

Que vos parece? Qual é a vossa interpretação?  ::)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Para começar, é preciso pensar se não viu algum filme que a pudesse ter influenciado. O filme "O impossível" mostra exactamente essa situação e fala sobre uma família que viveu o drama do tsunami na Tailândia.
Pelo que pude perceber, sonhos relacionados com o mar, água, tsunamis, inundações, etc têm a ver com as emoções. Com a forma como lidamos com os nossos sentimentos mais profundos e neste caso com a perda de amigos ou familiares.
Em ultima analise pode ser um aviso. Na duvida, é melhor nunca ir a Nova Iorque. ;)

Boa anascorpion... colocando de lado o filme, pois efetivamente já o vi mas não influenciou o sonho (pois é normal em mim sonhar com ondas gigantes)... a interpretação que dá ao mar está correta, ou seja, tem sempre que ver com emoções... emoções profundas que conscientemente, é difícil lidar com elas. A associação que fez com a perda, também está correta. Repare que o teor do conteúdo é perda mesmo: as pessoas que morrem, o meu filho que parece que quer ficar, as minhas coisas que ficam para trás e a morte da Susan... todos estes conteúdos simbolizam sem dúvida a perda.

Muito bem... mas há mais coisas... não consegue tirar mais nada de forma intuitiva?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

O local ser parecido com uma instância de ferias mas depois mostrar montes de camas e dizer que tem de ir trabalhar no hospital no dia seguinte, revela que apesar de gostar das ferias continua ainda com a mente presa ao trabalho.
Coisas em cima da cama e necessidade de arrumação mostram que não gosta de desordem e precisa ter tudo no sitio certo antes de conseguir dormir.
As pessoas a olhar para o céu e rezar simbolizam o lado espiritual. Provavelmente acha que se mais pessoas estivessem unidas a orar, teriam mais respostas vindas do céu. Também revela o seu desejo de protecção, não só para si e o seu filho, mas para todas as pessoas ao seu redor.
A Susan, falar inglês e Nova Iorque pode ser referencia a alguma vida anterior.

Bom, muita da minha dificuldade em interpretar sonhos tem a ver com vê-los quase sempre como o enredo duma história; tenho muita dificuldade em extrair algum simbolismo. Ainda por cima tendo em conta que este sonho é de outra pessoa, então por muito que consiga perceber racionalmente o tipo de sentimentos que vivenciou nele, não consigo alcançar a profundidade do seu significado. Mas vamos lá...

Chamou-me a atenção o que tinha em cima da cama: objectos relacionados de alguma forma com o conhecimento. Estavam na cama, como se estivessem a descansar da sua função, daí tê-los colocado no sítio correcto, que seria ser útil ao ser humano, ou neste caso à sua vida em específico.

De repente, tudo o que seria importante ao conhecimento desapareceu e ficou entregue às emoções (não sabia que era esse o significado de sonhos com água; já aprendi algo...). Ou seja, teve que se confrontar com essas emoções, que tentavam de forma algo violenta fazerem-se chegar à sua consciência.

Como pode ver, não tenho muito jeito para isto, mas a viagem começa com um primeiro passo. Está dado...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Tudo o que disseram faz imenso sentido. Pois identificaram alguns elementos que me preocuparam na altura obviamente. E, por mais estranho que possa parecer, é que os pormenores não me chamaram muito à atenção quando acordei. Apesar de ter escrito logo o sonho, a única coisa que ficou "presa" à minha mente foi a canção que ouvi no sonho e por isso fui logo ver a letra completa para saber o que estaria por detrás da informação.

Queria apenas esperar pela interpretação da Sara também, para depois partilhar convosco o significado que atribui e a interpretação do sonho.

Littlelight, naturalmente que quando somos nós a sonhar, parece que vivenciamos as coisas de forma diferente. A ideia será pegar nos elementos que nos parecem mais significativos e atribuir-lhes um significado que pode ou não fazer sentido para quem os sonha. Os analistas de sonhos é isso que fazem... configuram eles os elementos que lhes parecem relevantes e devolvem ao sonhador para ver se possui alguma ressonância ;)

E o primeiro passo foi muito bem dado, sem dúvida. Vocês identificaram os elementos-chave.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Mas os analistas de sonhos têm uma pedalada que eu não tenho... Ainda! ;D
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Como não conhecia a musica, pesquisei e não encontrei grande ligação entre ela e o sonho porque o verso seguinte diz:
The best that you can do is fall in love (o melhor que podes fazer é apaixonar-te). Então se o que ficou presente foi o verso que diz: "se fores apanhado entre a lua e a cidade de Nova York", limito-me a imaginar que de alguma forma a Faty está ligada a essa cidade, seja nesta vida ou noutra e que o seu filho também pertence a essa ligação.

A mim a última parte do sonho parece-me claramente que está relacionada com vidas passadas. Talvez a Faty até tenha vivido esse sonho, mas numa outra vida, até mesmo a forma como uma das suas vidas terminou...

Então vejam a minha interpretação:

O sonho aborda emoções que surgiram de forma inesperada (onda gigante) e que me fizeram querer fugir delas (a fuga está em todo o lado). Essas emoções têm que ver com algo relacionado com a perda (camas, orações, hospital) e com a necessidade de me concentrar para poder trabalhá-las (ruído que as pessoas faziam e necessidade de lhes pedir silêncio) e de as organizar (objetos em cima da cama). Reparem que a perda, seria algo também partilhado pelos outros, porque eles também choravam, oravam, etc... ou seja, não seria só minha.

No sonho, há também a clara sensação de que conhecia algumas pessoas e que já estivera naquele local (ou seja há aqui alusão a algo que pode ser de vidas passadas ou entre-vidas).

O cenário era dantesco, ou seja eu não podia fugir da situação (água pela montanha, pelo rio) e a aceitação da situação era uma necessidade (chegou o momento). Mesmo assim, ainda vacilei perante as coisas existenciais (carteira, dinheiro, casaco).

Por fim o telefonema, a comunicação, ou seja a resolução de todo o sonho: em inglês, a Susan, a constatação da morte, o pedido a Deus para acolher a Susan, uma parte de mim que não sentia coragem para lidar com a situação (criança, simbolizada pelo meu filho) e a melodia...

Este sonho aconteceu um mês após a morte do meu pai. Apesar de me ter mostrado forte perante todas as pessoas, a dificuldade de despedida ficou aqui patente. As dualidades, os medos, os receios e o estar ainda vinculada na criança e na existência estava tudo aqui. Susan, era ele. Inglês porque ele vivia no estrangeiro. Hospital, porque ele morreu no hospital. A fuga, simbolizou a não-aceitação da sua partida. O pedido a Deus para o acolher... A sensação de conhecimento das pessoas e do local simboliza o eu saber para onde ele foi. A mensagem foi, não vale a pena fugires. Tens que organizar tudo primeiro. A melodia assim o diz... se fores apanhada entre a lua (distância) e Nova York (proximidade existencial)... o melhor que tens que fazer é Amar (fall in love).  

Depois desta interpretação que surgiu de forma muito natural, escrevi-lhe uma carta para que ele pudesse ler onde estivesse. Nessa carta falo de quando era criança, daquilo que acredito e daquilo que lhe gostaria de ter dito... pois não tive tempo sequer de viajar para me despedir dele.  :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Oh Faty... Acaba por ser um sonho bonito, mesmo tendo em conta que tem a ver com a partida do seu pai... Obrigada pela partilha. :)

É curioso como os sonhos mostram aquilo que precisamos saber, de forma simbólica. "O melhor que tens que fazer é Amar..."
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

É lindo, não é. Vê como um sonho sombrio nem sempre na verdade o é?
Eu adorei este sonho. Não é fácil interpretar. Mas quando nós escrevemos, escolhemos determinadas palavras que nos permitem traduzir a intensidade que sentimos e juntando umas com outras, conseguimos sem dúvida perceber melhor quem somos e como funcionamos!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

eu acho que voce tem que parar de ler os meus posts...  ::)

...mas só como curiosidade... os russos andam a dizer que um meteorito vai cair no oceano atlantico... na trajectoria prevista... a maior parte da água vai simplesmente "varrer" nova york... mas alguma virá para o outro lado... ou seja... portugal...  ::)

se for um aviso e tiver que fugir... penso que o sitio mais alto e mais perto que tem é o marão...  ;)
a minha religião é a verdade...

Parabéns a todos pela interpretação. Eu ainda estava "empancada" no mar... mas pelo menos também associei a receios e medos, emoções que vêm de forma avassaladora, tal como a onda gigante. Isso eu sabia porque sonho com ondas com muita frequência, e é sempre isso que sinto nos sonhos: medo, procurar a fuga, etc.
Quanto ao resto... estava aqui até amanhã a tentar decifrar... ::)
Só mesmo má nisto. :)

#14
Eu também não tenho jeito para grandes interpretações. Talvez por falta de conhecimento.
Também sonho frequentemente com ondas gigantes. Tenho sempre medo.

Vou revelar um sonho meu recorrente, que me causava angústia:
Sonhei entre os 16 e os 26 anos sensivelmente. Era sempre a mesma cena:


um cemitério parecido com este, mas abandonado, cheio de ervas daninhas


imaginem este vestido de cor preta

Século XIX
Eu estava vestida de dama antiga, com sombrinha, mas de luto.
Entrei num cemitério abandonado, cheio de ervas daninhas.
Fui colocar um ramo de flores na minha campa, também de aspeto abandonado
O pormenor que me assustava: a campa tinha o meu nome e data de nascimento atuais.
Felizmente nunca vi data de óbito. De repente acordava, com o coração acelerado.

Agradeço a interpretação.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem