Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • A diferença entre ser agradável e ser gentil
    Iniciado por BlackMiau
    Lido 8.088 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: incertus em 18 março, 2015, 23:10
correndo o risco de parecer um teorico da conspiração... estou convencido que essa é só mais um exemplo de manipulação de massas por parte das elites... existem muitos exemplos identicos em que mudando um pouco o significado verdadeiro de uma palavra se consegue mudar toda a mentalidade de um povo sem que ele sequer perceber... basicamente são slogans...

se mudar o "conceito", pode transformar algo bom em mau e vice versa...

Hahahahah agora até me vieram as lágrimas aos olhos Incertus. Só há uma palavra para si: Incrível! :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

 ::) ...pronto eu sei... às vezes pareço maluco...  ::)

e talvez este nem tenha sido o exemplo correcto... mas que isso está a contecer, está... um dia destes ainda abro um tópico sobre isso...  ;)
a minha religião é a verdade...

Puca
Sim Faty, a ideia geral é a mesma. Agradar não é ser, é parecer. Gentil é realmente algo que vem do Ser. :)

Citação de: Puca em 18 março, 2015, 23:31
Sim Faty, a ideia geral é a mesma. Agradar não é ser, é parecer. Gentil é realmente algo que vem do Ser. :)

Obrigada Puca :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

BlackMiau
#34
O que leva a um ponto importante. Muita gente diz que gosta que as pessoas sejam directas e verdadeiras, mas quando encontram alguém assim, é o fim do mundo! "Que falta de respeito, mal-educado/a" etc e pardais ao cesto...

A pessoa gentil é, realmente, mais directa e verdadeira, porque simplesmente não tem paciência para dar palmadinhas nas costas. Ou diz ou não diz, não há cá meio-meio.

Citação de: BlackMiau em 19 março, 2015, 00:49
O que leva a um ponto importante. Muita gente diz que gosta que as pessoas sejam directas e verdadeiras, mas quando encontram alguém assim, é o fim do mundo! "Que falta de respeito, mal-educado/a" etc e pardais ao cesto...

A pessoa gentil é, realmente, mais directa e verdadeira, porque simplesmente não tem paciência para dar palmadinhas nas costas. Ou diz ou não diz, não há cá meio-meio.

Concordo com isto BlackMiau... mas tudo depende da forma como o dizes. Às vezes, não está no conteúdo do que se expressa... mas na forma de o fazer. Vou dar-te um exemplo caricato, mas não deixa de ter a sua pertinência relativamente ao tópico.

Imagina uma situação aqui no PP em que alguém questiona como poderá realizar o jogo Quija.

Tens duas opções:

a) dizes frontalmente, abertamente que achas que esse jogo não é para ser jogado, porque só uma pessoa sem noção da realidade o faria (aqui estás a ser frontal, direta, etc... gentil dependendo das palavras que escolheres, mas não pretendes "agradar" ninguém).

b) ou fazes uma introdução primeiro sobre os malefícios do jogo, sobre os resultados partilhados por pessoas que já o fizeram, etc... e acabas por responder à pessoa, és gentil na forma como o fazes, és agradável também e nem por isso deixas de ser direta, frontal, etc....

É a forma que importa... não o que tu dizes!

Às vezes, é importante sermos pacientes na forma como o fazemos, porque isso denota "maturidade" e não "espontaneidade"... porque podemos correr sérios riscos de sermos precipitadas... e como comportamento gera comportamento... o que acaba por acontecer é sempre o mesmo: "quem diz o quer...".... ou seja, um grande problema ao nível da comunicação!

Mas naturalmente que este tipo de "aprendizagem" é algo que está já intrínseco a cada um de nós... quando alguém me chamava atenção para algo eu invariavelmente fazia uma autoanálise sobre mim mesma para compreender porque razão eu dei a entender determinada coisa que não tinha que ver comigo... o erro tanto pode estar no emissor como no recetor... ou em ambos!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

BlackMiau
#36
Pois... eu não tenho tanto essa paciência. Nesse caso diria que não se deve fazer e o porquê, e pouco mais. Ou seja, misturo um pouco de a) com b).

Sou mesmo assim no dia a dia, às vezes até brusca na maneira de falar. Se for alguém que me conhece, já dá o desconto, porque posso estar com dores ou outra coisa relacionada, e compreende. Os outros? Bem, que me desculpem (ou não), mas não me interessa se os ofendo com a minha brusquidão. Nem deve ser encarado como "ataque" pessoal, por isso não entendo o porquê de se ofenderem quando pedem uma resposta e eu a dou. Até porque não está no meu feitio ser bruta a falar, se o faço por alguma razão é e tem a ver com a atitude do outro em relação a mim. Eu até prefiro que me deixem sossegada no meu canto.

Acaba por ser complicado ser assim, porque nunca sei com o que contar dos outros :P

Puca
Compreendo a Miau, mas ser dessa forma não corresponde a ser gentil. Pode ser sincera, frontal, verdadeira, mas ser gentil é o dom de ser isso tudo de uma forma agradável e não ofensiva, tal como refere a Faty:

CitaçãoConcordo com isto BlackMiau... mas tudo depende da forma como o dizes. Às vezes, não está no conteúdo do que se expressa... mas na forma de o fazer.

Quando a energia que passa é brusca, imediatamente o receptor se "retrai e defende", logo a mensagem não é transmitida de forma positiva.


CitaçãoQuando a energia que passa é brusca, imediatamente o receptor se "retrai e defende", logo a mensagem não é transmitida de forma positiva.

mas a culpa é do receptor que se retraiu e em ultima instancia é ele quem sai a perder... independentemente da mensagem ser certa ou errada...

CitaçãoImagina uma situação aqui no PP em que alguém questiona como poderá realizar o jogo Quija.

Tens duas opções:

a) dizes frontalmente, abertamente que achas que esse jogo não é para ser jogado, porque só uma pessoa sem noção da realidade o faria (aqui estás a ser frontal, direta, etc... gentil dependendo das palavras que escolheres, mas não pretendes "agradar" ninguém).

b) ou fazes uma introdução primeiro sobre os malefícios do jogo, sobre os resultados partilhados por pessoas que já o fizeram, etc... e acabas por responder à pessoa, és gentil na forma como o fazes, és agradável também e nem por isso deixas de ser direta, frontal, etc....

É a forma que importa... não o que tu dizes!

pois... mas é também importante não rodear muito a conversa que é para não ouvir algo do genero: "eu vim aqui a pensar que era um forum de bruxos e que me iam ensinar a jogar, não vim aqui pedir lições de moral... por isso se não sabem como se faz, não estejam ai armados em velhos moralistas."  ::)

eu nesta concordo com a amiga black... é de frente que se agarra o toiro...  :P
a minha religião é a verdade...

sofiagov
Citação de: BlackMiau em 19 março, 2015, 00:49
O que leva a um ponto importante. Muita gente diz que gosta que as pessoas sejam directas e verdadeiras, mas quando encontram alguém assim, é o fim do mundo! "Que falta de respeito, mal-educado/a" etc e pardais ao cesto...

A pessoa gentil é, realmente, mais directa e verdadeira, porque simplesmente não tem paciência para dar palmadinhas nas costas. Ou diz ou não diz, não há cá meio-meio.
ora aqui está uma grande verdade...todos querem a verdade , mas quando ela vem ...o depois não é nada agradável...

Tudo se pode dizer, depende da forma como se diz.

Muito já se comentou desde a minha última visita, mas parece-me que estamos todos de acordo! :)

BlackMiau, imaginava que a tua opinião ia ser mais ou menos essa! Sua má, gentil!:D

Faty, Puca, Oculto, concordo plenamente. Tudo vai da forma que falamos/escrevemos e lá está, podemos ser gentis e agradáveis, ou ser só gentis, ou ser só agradáveis.

Somos gentis e agradáveis, por exemplo a Faty e Puca, porque além de terem a atitude do coração, têm simpatia, boas e agradáveis ;) palavras nas conversas.

Somos gentis, por exemplo a BlackMiau, pois consigo imaginá-la tal e qual como descreve: directa e sem rodeios. Até pode parecer menos simpática, falar com quatro pedras na mão, mas na hora de sermos altruístas, está na fila da frente. ;)

Sermos agradáveis, ou andar só para agradar como referiu a Faty, são os manipuladores de que já falámos. Andam só para "parecer bem" e na hora de o demonstrar na sua plenitude... não existe nada... :-\

sofiagov
brrr!!! tenho horror a gente agradavelmente manipuladora....bem como os seus sorrisos "amarelos", e também dos "lambe-botas" dos "graxistas" e por ai fora...

mal viras as costas...pumba!!! infelizmente a manipulação agradável existe cada vez mais ... >:( >:( >:(

Citação de: sofiagov em 19 março, 2015, 09:38
brrr!!! tenho horror a gente agradavelmente manipuladora....bem como os seus sorrisos "amarelos", e também dos "lambe-botas" dos "graxistas" e por ai fora...

mal viras as costas...pumba!!! infelizmente a manipulação agradável existe cada vez mais ... >:( >:( >:(

Mas também é cada vez mais fácil de detectar! Eu estou a ficar perita! ;)

sofiagov