Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.454
Total de tópicos
26.915
  • A diferença entre ser agradável e ser gentil
    Iniciado por BlackMiau
    Lido 8.089 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
BlackMiau
Este texto está, originalmente, em inglês, pelo que uma tradução era necessária. A esta hora, e sem grande cabeça para traduções, passei o texto pelo tradutor do Google e fiz as correcções necessárias. É natural que me tenha passado alguma coisa, por isso não me tirem as bolachas, ok?

Por enquanto deixo apenas o artigo, depois dou a minha opinião.

--------------------------------------------------

A diferença entre ser agradável e ser gentil
por Marcia Sirota MD


Você já ouviu a frase: "Fulano de tal é uma pessoa muito legal", e, provavelmente, não pensou mais no assunto. No meu trabalho, porém, penso muito sobre o que significa ser "muito bom", já que eu acho que há uma grande distinção entre ser bom e ser verdadeiramente gentil.

Da maneira que eu entendo, bondade emerge de alguém que é confiante, compassivo e confortável com eles próprios. Uma pessoa gentil ama e dá pela pura bondade de seu coração. Na base da simpatia extrema, no entanto, estão sentimentos de inadequação e a necessidade de obter a aprovação e validação de outros.

Pessoas excessivamente agradáveis tentam agradar afim de que se possam sentir bem consigo mesmas.

Pessoas verdadeiramente gentis dão porque está em sua natureza cuidar, e uma vez que eles não têm segundas intenções, não estão preocupados com a existência ou não de outros como eles.

Pessoas gentis podem ser assertivas e definir bons limites.

Pessoas agradáveis, por outro lado, quase que se curvam para trás para serem prestativos. Eles lidam com potenciais conflitos e tentam aplacar a outra pessoa, porque não podem suportar que alguém fique chateado com eles.

Pessoas gentis têm boa auto-estima e, porque eles se amam tanto quanto eles se preocupam com os outros, eles esperam ser tratados com respeito.

Pessoas agradáveis desesperam por aprovação, por isso, eles são muitas vezes maltratados ou sobre-aproveitados. Tendem a fazer de tudo para quem não merece e são presas fáceis para os outros. Entram em relacionamentos co-dependentes em que eles cuidam dos outros na esperança de, eventualmente, serem cuidados em retorno. Essa interacção co-dependente, no entanto, é uma situação perdida para todos os envolvidos. A pessoa agradável deixa de conseguir o amor e aprovação que procura, e a pessoa do outro lado nunca se sente a receber a devida atenção: em vez de serem gratos, tornam-se ressentidos.

Pessoas gentis assumem a responsabilidade de cuidarem de si próprios. São generosos, até altruístas, mas não se deixam apanhar numa relação de agrados.

A pessoa agradável tem cuidado para não ofender ninguém e nem sequer sonha em expressar uma emoção "negativa". Eles concentram-se em ser bons para os outros, em detrimento de suas próprias necessidades. Na verdade, eles têm medo de pedir o que querem, por medo de criar conflito. Eles "engolem" os próprios sentimentos, não querendo ser um incómodo para qualquer um, mas o problema é que as emoções não podem ser "caladas" por tempo indeterminado.

Sentimentos e necessidades são destinados a ser exprimidos e quando são reprimidos, eles encontram outra saída.

Ser agradável, então, tem consequências imprevisíveis: é doloroso procurar aprovação mas receber desprezo. Sempre esconder necessidades, sentimentos e opiniões só adiciona à sua frustração. Em última análise, a frustração torna-se raiva, mas mostrar essa raiva é inaceitável para alguém tão concentrado em ser sempre agradável. Eles obrigam-se a suprimir todos os sentimentos "ruins".

À medida que a pessoa agradável continua a agradar a todos e a ira ferve sob a superfície, a pressão aumenta. Em dada altura, as emoções começam a vazar, sob a forma de comentários desagradáveis, lamentando-se, usando sarcasmo, adoptando um comportamento passivo-agressivo ou tendo mesmo explosões de raiva. Quando uma pessoa agradável vaza ressentimento, é geralmente recebida com surpresa ou com mais raiva, o que reforça sua crença de que a raiva nunca deve ser expressa.

Um círculo vicioso é criado em que a pessoa agradável agrada aos outros, torna-se ressentido, reprime e depois vaza sua raiva e, em seguida, reprime seus sentimentos um pouco mais. Como resultado, eu acredito que eles vão muitas vezes apanhados em comportamentos de dependência que se destinam a compensar sua frustração crescente.

Eu descobri que pessoas agradáveis, muitas vezes, se voltam para as chamadas "comidas de conforto" para ajudá-los a engolir a raiva e acalmar os seus sentimentos feridos. Eles às vezes abusam do álcool ou calmantes para anestesiar a sua dor. Alguns vão às compras, em gastos excessivos, tentando comprar a felicidade.

A pessoa agradável investe excessivamente no pagamento emocional que eles esperam dos outros ao "tomar conta" dos outros.

Também não admitem quanta mágoa ou raiva carregam. São resistentes a mudar o seu comportamento, apesar das consequências de seus vícios compensatórios.

Pessoas gentis são pessoas felizes e adicionam mais à sua felicidade por meio de actos de generosidade e altruísmo.
Pessoas agradáveis são pessoas carentes que, inadvertidamente, criam mais e mais infelicidade para si próprios.


A pessoa agradável deve entender que a sua auto-estima nunca pode ser melhorada ao ser um "agradador". Eles devem aprender a validar-se de forma independente dos outros, e deixar de lado as relações co-dependentes que promovem a animosidade mútua.

Quando a pessoa excessivamente agradável conseguir largar o desejo de agradar, ela será capaz de identificar as suas necessidades e sentimentos reais e começar a cuidar de si mesma.

Eles podem encontrar a felicidade perseguindo actividades e relacionamentos significativos em vez de dar demasiado, tornando-se ressentidos e desenvolvendo vícios desagradáveis ​​ao longo do caminho.

(fonte omtimes.com)

Não se pode ser agradável e gentil ao mesmo tempo? Tem mesmo que haver esta separação de conceitos?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

BlackMiau
#2
É complicado fazer a tradução de um artigo que usa "nice" e "kind", daí o uso de "agradável" e "gentil". Em inglês faz mais sentido. Eu concordo com o artigo, por experiência pessoal. Este é o terceiro artigo da série que tinha falado :)

#3
Eu gostei muito BlackMiau e acho que tiveste um trabalho excelente em traduzir. Apenas fiquei com essa dúvida... pois parece-me que em termos práticos os dois conceitos acabam por se misturar, nem que seja de forma ténue, não achas? Onde termina um e começa o outro?

E às vezes é isso que acontece... após a tradução parece que se perde qualquer coisa.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

BlackMiau
#4
Como disse no post inicial, por enquanto deixo o artigo, depois dou o meu ponto de vista. Gostava que outros membros comentassem primeiro :)

Quanto à tradução, faz-me bem exercitar de vez em quando ;)

Puca
Acho que quem é gentil, torna-se naturalmente agradável. No entanto o agradável pode não ser gentil, e a chave está na palavra "naturalmente"

Gentil é bondade que nasce de dentro para fora. Agradável tem uma conotação mais superficial, mais relacionada com a opinião dos outros do que com a verdade interior.

É muito agradável uma pessoa que nos diz o que queremos ouvir, é gentil o quem mostra os nossos defeitos de uma forma construtiva, sem ofender nem magoar. :)

Puca, concordo inteiramente com a tua descrição de ser gentil e ou ser agradável.
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

Eu também penso como a Puca, concordo plenamente.
Quem é gentil é agradável, pela sua personalidade e atitudes altruístas, de fazer o bem.
Ser apenas agradável até pode ser uma manipuladora emocional, como já lemos por aqui também.

BlackMiau
A Puca aproximou-se bastante, mas o (a?) Ceptico acertou na mouche :)

Mais alguém que queira dar opinião?

Gosto de saber que deixo as pessoas a pensar :)

#9
Citação de: BlackMiau em 18 março, 2015, 12:19
A Puca aproximou-se bastante, mas o (a?) Ceptico acertou na mouche :)

Mais alguém que queira dar opinião?

Gosto de saber que deixo as pessoas a pensar :)

Hehehe tenho direito a bolacha? Hummm... ;D

BlackMiau, estou curiosa para saber a tua! ;)

CitaçãoGosto de saber que deixo as pessoas a pensar

Penso que não vou ser "agradável" ao fazer este comentário.
Na verdade não foi a menina que nos deixou a pensar mas sim o autor do texto. Todavia, a menina foi agradável em o ter partilhado connosco.

Quanto à diferença entre gentil e agradável eu concordo que uma pessoa gentil é geralmente agradável. Uma pessoa agradável, em geral não é gentil.
Ser agradável é forjado. Ser gentil é nato.

Citação de: oculto em 18 março, 2015, 12:41
Penso que não vou ser "agradável" ao fazer este comentário.
Na verdade não foi a menina que nos deixou a pensar mas sim o autor do texto. Todavia, a menina foi agradável em o ter partilhado connosco.

Quanto à diferença entre gentil e agradável eu concordo que uma pessoa gentil é geralmente agradável. Uma pessoa agradável, em geral não é gentil.
Ser agradável é forjado. Ser gentil é nato.

Exemplo perfeito da opinião expressada. :)

BlackMiau
Citação de: oculto em 18 março, 2015, 12:41
Penso que não vou ser "agradável" ao fazer este comentário.
Na verdade não foi a menina que nos deixou a pensar mas sim o autor do texto. Todavia, a menina foi agradável em o ter partilhado connosco.
Mas se não fosse eu a partilhar o tópico, vossas esbruguências não teriam com que puxar da massa cinzenta ;D

Bolachinhas para todos, vá, que eu até sou uma menina fixe (se bem que refilona)

Só há uma coisa coisa que intriga nesta menina refilona... apresentou-se ao PP dizendo que tinha 27 + IVA e o perfil diz 35. Serão bolachinhas a mais? Foi para ser agradável ou gentil ?? ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 18 março, 2015, 14:31
Só há uma coisa coisa que intriga nesta menina refilona... apresentou-se ao PP dizendo que tinha 27 + IVA e o perfil diz 35. Serão bolachinhas a mais? Foi para ser agradável ou gentil ?? ;D

;D ;D ;D

Esta está boa :D