Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Solidão é tão mortal quanto a obesidade
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 3.798 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Solidão é tão mortal quanto a obesidade

Uma meta-analise (análise de vários estudos diferentes com mais de três milhões de pessoas) levado a cabo por investigadores da Universidade de Brigham Young, sita em Provo, no estado de Utah (EUA) concluiu que a solidão é tão mortal quanto a obesidade.

Os dados em análise permitiram concluir que a solidão aumenta em 26% o risco de morte de uma pessoa, o isolamento social aumenta este risco em 29% e o facto de alguém viver sozinho aumenta em 32% o risco de morte.

Estes riscos estão em linha, explica o Medical Daily, com as mais conhecidas causas de morte, incluindo a obesidade, o abuso de drogas, as desordens de foro mental ou até a violência. Os riscos são ainda maiores entre as pessoas com idade inferior a 65 anos.

O coautor do estudo, Tim Smith, afirma que com o aumentar da solidão prevê-se que possa haver uma epidemia de solidão no futuro.

Mas solidão, não é sinónimo de estar só. Solidão é um sentimento subjetivo, intrínseco ao sujeito, não observável quando se olha para ele. O sentimento de estar só é um sentimento objetivo que se traduz no facto de não estarmos rodeados de ninguém. No entanto, sabe-se que podemos estar felizes sozinhos e sentirmo-nos sós no meio da multidão. A solidão é um fenómeno complexo que envolve a pessoa no seu todo, os seus sentimentos, pensamentos e ações. É uma experiência pessoal, intensa, subjetiva e desagradável, experienciada por muitas pessoas. Este sentimento pode surgir em curtos e intensos períodos de tempo ou ser persistente na vida. É, no entanto, experienciada pelo ser humano em qualquer parte do mundo e seja qual for o seu estilo de vida. É difícil imaginar uma pessoa que não se tenha sentido sozinha alguma vez na sua existência e, talvez por isso, poucas pessoas sobrevivem à miséria da solidão.


Fonte: Adaptado de Notícias ao Minuto

Será que a solidão será mesmo uma epidemia futura?
Será que a solidão é uma realidade em todas as faixas etárias?
Que poderá a sociedade (ou nós individualmente) fazer para reverter este processo?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

"Mas solidão, não é sinónimo de estar só."

É uma realidade, podemos estar rodeados de gente e estarmos mais sozinhos do que nunca...

Faty, infelizmente não sei responder às questões que coloca no fim, apenas posso dizer que espero sinceramente que NÃO. E aguardar opiniões... :)

Parabéns pelo tópico. :)

Também não sei se saberei responder às questões, mas fico a pensar até que ponto a tecnologia tem um papel muito grande na questão da solidão, na nossa sociedade. Hoje em dia, estamos mais contactáveis que nunca (telemóveis, facebooks, etc), mas perdemos a intimidade, o conhecimento do outro, o prazer da descoberta. O outro passa a ser descoberto através de écrans, de fotografias, e não através do toque, do cheiro, da conversa. Acho que isso contribui para nos sentirmos sozinhos no meio da multidão. Talvez até a solidão seja uma causa da obesidade. A pessoa não está bem consigo, sente-se só e preenche o vazio com comida. Digo eu, não sei se é assim, mas foi um pensamento que acabei de ter...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: cepticooucrente em 13 março, 2015, 14:43
"Mas solidão, não é sinónimo de estar só."

É uma realidade, podemos estar rodeados de gente e estarmos mais sozinhos do que nunca...


Concordo

Por vezes sozinho estou mais acompanhado do que nunca e no meio da multidão posso sentir-me sozinho, ainda que seja muito social.

Mas a solidão é um sentimento que facilmente é resolvido com a presença de Deus na vida.
A verdade doi, mas liberta

Concordo com aquilo que vocês comentaram.
A solidão parece ser algo muito discutido hoje em dia. Talvez haja uma solidão boa, que nos permite ter o nosso espaço e talvez haja uma solidão má... precisar de alguém e não ter ninguém.

Espero sinceramente não ser uma "epidemia futura", pois isso significaria a completa alienação do ser humano, que naturalmente é um ser gregário.

Littlelight as novas tecnologias têm os seus pró e contra. Na verdade, perde-se muito da essência do estar com alguém, do cara a cara, mas não deixa de ser um meio importante para aquelas pessoas que têm fobia social ou algum tipo de introversão. O écran funciona como uma barreira que lhes confere alguma "segurança".

Creio também que a solidão está presente em todas as faixas etárias. Tantas crianças e adolescentes que têm sentimentos de solidão... e ninguém se apercebe disso. Depois, naturalmente os idosos, quantas vezes lançados a um canto neste mundo, desvalorizando-se que outrora foram os contribuintes da sociedade... O peso da solidão aparece em qualquer momento da nossa vida, podendo acompanhar-nos até ao fim desta.

Algumas coisas importantes que podemos fazer tem a ver com a construção da nossa rede de suporte. Alienarmo-nos do mundo não é solução para nada... apenas afastamos as pessoas de nós. A existência de fóruns como este, poderão ser uma grande ajuda para muitas pessoas, não apenas pelas temáticas que aborda, mas também pela possibilidade de se sentirem "próximos" de alguém.

É uma triste e dura realidade, sem dúvida.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Com certeza que a tecnologia tem os seus prós e contras, e eu bem utilizo um dos prós, que é precisamente a presença neste fórum, com o muito que tenho aprendido aqui. :) Eu refiro-me mais especificamente a situações onde o convívio, a conversa, seria muito salutar, porque as pessoas estão reunidas, mas não acontece porque a tecnologia também está presente.

Uma solidão boa... Sabe que eu costumo dizer que as pessoas deveriam ter esporadicamente a hipótese de viverem sozinhas, nem que fosse por uma semana. Porque parece-me importante estarem bem consigo próprias. Sozinhas mesmo, chegarem a casa e não estar lá ninguém, estarem apenas consigo próprios, para terem hipótese de se conhecerem melhor. Claro que o ser humano é um "animal social" e a presença do outro é fundamental nas nossas vidas. Não somos bichos do mato. Mas que sabe bem ficar uma semaninha sozinha por minha conta, ai sabe!
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Sem dúvida. Mas isso será para aquelas pessoas que podem optar em estar sós ou com alguém.

Imagine, um cenário de vida onde isso não é uma opção... é uma imposição da própria vida. Certamente que será uma situação catastrófica sob o ponto de vista emocional e psicológico.

Acho que o sentimento de solidão (sentir-se só e não estar só) é terrível, pois cria um vazio enorme dentro de nós. Ao invés de permitir que nos aproximemos de nós... afasta-nos de nós simplesmente. É triste, não lhe parece?  :-[
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Sim, com certeza que é triste. Em vez de ficarmos bem connosco, ficamos mal. E torna-se difícil escapar ao vazio. Não ter com quem partilhar os pequenos momentos, dia após dia, semana após semana, sem ter quem lhe aqueça os pés, ou faça um cházinho, ou simplesmente esteja ali...  :( Quando a vida nos leva por esses caminhos, é duro...

A minha intervenção foi precisamente no sentido de o viver sozinho ser uma situação esporádica, e por opção. Eu vivo com a minha família, e quando tenho hipótese de ficar sozinha, é dos momentos que mais me sabe bem, porque estou de bem comigo. Sabe bem despachá-los para longe! :)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

#8
a solidão é o resultado da propaganda que nos andam a enfiar cada vez mais e que apela ao EGO... e quanto mais andamos atrás do EGO mais sozinhos ficamos...
a minha religião é a verdade...

Citação de: incertus em 13 março, 2015, 18:22
a solidão é o resultado da propaganda que nos andam a enfiar cada vez mais e que apela ao EGO... e quanto mais andamos atrás do EGO mais sozinhos ficamos...

Quanto mais andamos atrás dele mais nos afastamos de nós mesmos  ::)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Boas:

Já presenciei a solidão de muitas formas:
a solidão dos idosos que, embora tenham familia, foram abandonados por ela.
a solidão dos casados que, apesar de viverem juntos não tem comunicação nem sintonia
a solidão das crianças que querem uma palavra amiga dos pais ou cuidadores e ela não aparece.
a solidão de não ter amigos verdadeiros para partilhar vivências.

o estar só, é diferente: por vezes precisamos de estar connosco mesmos para nos sentirmos bem e para refletir.

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

A solidão pode vir a ser uma especie de epidemia mas só deve afetar certo tipo de pessoas nomeadamente as mais dotadas e inteligentes. Estas pessoas podem vir a isolar se devido a não se encaixarem nos padrões da sociedade (pelo menos da actual). Normalmente são pessoas que estao predisposta para um tipo de vida que não se limita a ter gostos no facebook e seguidores no instagram mas sim estudar psicologia filosofia e outra areas relacionadas com o conhecimento do homem e da humanidade. Vai ser dificil para estas pessoas conceguirem manter conversas com pessoas que só se importam se a Kim kardashiam fez um aumento dos seios ou de que cor era o vestido Angelina jolie nos Oscars. Claro que eventualmente serão criados clubes, fóruns etc para esse tipo de pessoas mas isto tambem pode conduzir a um problema chamado elitismo.


A solidão também pode ter as suas vantagens porque pode dar as pessoas uma nova perspetiva do mundo e da vida.
Eu não consigo passar o dia rodeado de pessoas, preciso dum tempinho so para mim senao dou em maluco.

Citação de: flexter em 13 março, 2015, 19:47
A solidão pode vir a ser uma especie de epidemia mas só deve afetar certo tipo de pessoas nomeadamente as mais dotadas e inteligentes. Estas pessoas podem vir a isolar se devido a não se encaixarem nos padrões da sociedade (pelo menos da actual). Normalmente são pessoas que estao predisposta para um tipo de vida que não se limita a ter gostos no facebook e seguidores no instagram mas sim estudar psicologia filosofia e outra areas relacionadas com o conhecimento do homem e da humanidade. Vai ser dificil para estas pessoas conceguirem manter conversas com pessoas que só se importam se a Kim kardashiam fez um aumento dos seios ou de que cor era o vestido Angelina jolie nos Oscars. Claro que eventualmente serão criados clubes, fóruns etc para esse tipo de pessoas mas isto tambem pode conduzir a um problema chamado elitismo.


A solidão também pode ter as suas vantagens porque pode dar as pessoas uma nova perspetiva do mundo e da vida.
Eu não consigo passar o dia rodeado de pessoas, preciso dum tempinho so para mim senao dou em maluco.

Não podia concordar mais :) Acabou de me definir lol
Eu até posso sair e ir ao café com o pessoal, mas às tantas eles estão a falar e eu só estou a pensar: "O que estão eles a dizer?? Que parvoíce."
E acabo mais tempo calada do que a falar, sentindo-me sozinha no meio de várias pessoas. Ou seja, até me esforço para estar com as pessoas mas acaba por não haver o tal 'encaixe' de que fala.
E uma pessoa perde a motivação...

Também preciso muito do meu espaço, mas é bom uma pessoa sentir-se acompanhada e compreendida também claro  :)

E então, o que se poderá fazer para reverter este processo? Não há ideias?  ::)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Então, vamos lá reverter a situação:

- Pode-se criar grupos de convívio, organizados por interesses ou faixa etária.  ;)
- Convívio inter gerações para troca de experiências.  :-*
- Procriar mais (os bébés até são fofos)   :D para aumentar a população.

:) ;)

 
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem