Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • A Adulteração dos Dez Mandamentos pela Igreja Católica Apostolica Romana
    Iniciado por incertus
    Lido 5.515 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa noite

Como o prometido é devido, venho aqui explicar o motivo porque acho que a Igreja Catolica Apostólica Romana, adulterou a palavra de Deus em beneficio proprio, principalmente os "Dez Mandamentos"...

...considero que só por si, isto também explica de que forma essa SEITA afecta a raça e a espiritualidade humana directamente através da propaganda que nos vai empurrando pela guela abaixo...

então... para quem não conhece a história, vou resumir o mais importante e relacionado com este tema...

Citação¶ No princípio criou Deus o céu e a terra.

Gênesis 1:1

Citação¶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 1:26-27

CitaçãoE havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

Gênesis 2:2-3

Citação¶ E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

Gênesis 6:1-2

CitaçãoE viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
¶ Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
¶ Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

Gênesis 6:5-8

Citação¶ E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.

Gênesis 9:1

entretanto... o povo do Senhor fez isso mesmo... no entanto... mais tarde foram escravizados pelos faraós do Egipto... o que nos leva ao "Exodo do Egipto", periodo este onde foram "apresentadas" as regras pelas quais se deviam guiar e que nós conhecemos por "Os Dez Mandamentos"...

Citação¶ Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
¶ Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Êxodo 20:1-17

...mais à frente na história, devido a umas confusões que aconteceram, houve necessidade de "clarificar" as regras... e então foram ligeiramente "simplificadas"... no entanto mantiveram-se substancialmente as mesmas...

Citação¶ Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão;
Não terás outros deuses diante de mim;
Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão.
Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus.
Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;
Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.
Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a mulher do teu próximo; e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Deuteronômio 5:6-21

Posteriormente... a Igreja Catolica Apostolica Romana, entendeu que deveria "reformular" as regras... várias vezes...

...o que nos trás até à ultima vez que o fizeram e a um livrinho... impresso e distribuido pelo Vaticano no tempo do sr Ratzinger... e que já tive oportunidade de apresentar em outro tópico...

...tráta-se do "Catecismo da Igreja Catolica"... e é uma especie de "manual de instruções" que explica a visão da Igreja Catolica a Respeito das escrituras...



...e no que diz respeito aos Dez Mandamentos... embora preveja PARCIALMENTE as duas "versões" anteriores...



...apresenta a "Formula da Catequese"... ou seja... a forma como os catolicos devem "perceber" os 10 mandamentos... de acordo com a igreja Catolica Apostólica Romana...



Convido então todos os amigos a acompanhar-me numa comparação entre o modelo anterior simplificado... (Deuteronômio) e a visão da igreja Catolica Apostólica Romana... de forma a perceber-mos em que sentido é que as regras se mantêm de acordo com a palavra de Deus...

...para o efeito... a letra "D" representa a regra em "Deuteronômio" e a letra "V" a mesma regra em "Vaticanês"...  ::) ...e a letra "C" o meu comentário e entendimento pessoal...

ora então...

Regra 1

D - "Não terás outros deuses diante de mim."

V- "Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas."

C - Subentende-se que podemos adorar a outros deuses, desde que Adore mais a "DEUS" do que aos outros... no entanto a regra é clara... NÃO TERÁS OUTROS...

Regra 2

D -"Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão."

V - "Não invocar o santo nome de Deus em vão."

C - Esquecemos portanto a parte em que não deveriamos fazer ou adorar a imagem alguma, que tão convenientemente dá jeito à igreja católica, mantendo apenas PARTE da ultima linha... "não invocar o nome de Deus em vão"

Regra 3

D - "Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus.
Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;
Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado."

V - "Santificar os Domingos e festas de guarda."

C - Novamente... vemos que parte do texto foi simplesmente descartado... deixando implicito que os servos, escravos, estrangeiros e "bichos" podem trabalhar na mesma e ainda ALTERA o dia de Sábado para Domingo... acrescentando ainda os "feriados santos" que a igreja prevê... tem tudo a ver...  ::)

Regra 4

D - "Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus."

V - "Honrrar Pai e Mãe (e outros legitimos superiores)."

C - Aqui... adicionou-se os "outros legitimos superiores"... como os srs padres... calculo...  ::) ...mas até sou gajo para dar esta de barato...

Regra 5

D - "Não matarás."

V - "Não matar (nem causar dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)."

C - Ao adicionar a expressão "no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo"... deixa subentendido que os restantes animais não estão incluidos... no entanto a regra é clara... NÃO MATARÁS... ponto.

Regra 6

D - "Não adulterarás."

V - "Guardar Castidade nas palavras e nas obras"

C -
CitaçãoCastidade refere-se a abstinência de relações sexuais; é a qualidade de ser casto...

...A palavra 'castidade' vem da palavra 'casto', que por vez vem do latim castus, que significa puro.
in: pt.wikipedia.org/wiki/Castidade

a regra parece-me simples e DIZ: "não vais pôr os cornos a ninguém" ...NÃO DIZ: "Não vais ter relações sexuais com ninguém"...

Regra 7

D - "Não furtarás."

V - "Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do proximo)."

C - Ok... Aqui considero que poderá até ter mudado para melhor ao acrescentar a parte "nem injustamente reter ou danificar os bens do proximo"...

Regra 8

D - "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo."

V - "Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o proximo)

C - Novamente... talvez tenha melhorado, ainda que seja substancialmente a mesma coisa...

Regra 9

D - "Não cobiçarás a mulher do teu próximo."

V - "Guardar Castidade nos pensamentos e desejos"

C - Parece-me substancialmente diferente... uma coisa é não andar a pular a cerca para o quintal do vizinho... outra coisa é não desejar sexualmente mulher nenhuma...

Regra 10

D - "e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."

V - Não cobiçar as coisas alheias.

C - Coisas são coisas... pessos são pessoas e animais são animais... ao "arrematar" esta regra com "coisas"... no meu entender, permite cobiçar tudo o que não sejam consideradas "coisas"... mas... também vou deixar passar esta...  ::)

Chegamos então à conclusão e os resultados são so seguintes:

Em 10 Regras... 6 foram modificadas para PIOR... 2 foram modificadas eventualmente para melhor... e outras 2 ficaram "assim assim"...

...no meu entender é portanto um balanço NEGATIVO e uma GRANDE ADULTERAÇÃO dos Mandamentos que Deus nos deixou... em beneficio claro para a Igreja e não para os crentes...

Não sei se os amigos concordam com a minha "visão" ou se consideram que estou errado... sintam-se no entanto à vontade para me corrigir ou comentar o que entenderem...

cumps
a minha religião é a verdade...

Caro incertus... muito sinceramente? Nem sequer sabia que havia outras versões dos mandamentos... :-[
Eu nunca fui muito praticante ou conhecedora da religião católica, por isso há muitos factos, que sendo do conhecimento de muitos amigos do PP, a mim são completamente desconhecidos. Até isso venho aqui aprender, não é só o paranormal! :D

Mas acompanhando a sua linha de pensamento, acho que tem muita lógica! Acho que devia ser mais específica esta versão, indo mais de encontro aos objectivos das anteriores.

Obrigada pelo tópico!  :)

Incertus:

Os chamados protestantes, pegam nestes pormenores para dizer que a igreja católica está errada.

Bom resumo.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Grande trabaho de casa .... realmente a igreja sabe muito bem por assar a sua sardinha

por isso é que a minha igreja está dentro de mim:)


Bom topico
A verdade doi, mas liberta

serrasagrada
Bom dia, Incertus.
Não existe nenhum livro oficial reconhecido pela igreja católica, que seja entendido pela mesma como absoluto e definitivo. Devido ao facto de durante os séculos os livros terem sido escritos por homens (e consequentemente incluírem as suas imperfeições) e também devido ao facto de existirem variáveis como evoluções culturais e linguísticas, verifica-se um reconhecimento geral de que faltam muitos anos de estudo para se alcançarem conclusões científicas satisfatórias. Refiro-me especificamente à filologia, que é uma área em permanente evolução.
Garanto-te que é muito divertido estudar as culturas e as línguas que foram sendo a base de diferentes livros (que supostamente contam a mesma história). Divertido e apaixonante, porque assim começa-se a entender o porquê de uma ou outra versão ter uma ou outra perspectiva distinta. E também porque se fica a saber muito mais sobre nós próprios.
Uma vez que se assume que não existe um reconhecimento científico definitivo em relação à herança escrita da igreja católica, sobra um fio condutor e transversal para que a mesma tenha um rumo - a fé. Embora pareça um dogma polémico e inefável, posso garantir-te que não passa de uma constante alegria e de uma vontade permanente de fazer o bem (ou não fazer o mal, como preferires).
Sou voluntário numa comunidade católica activa, embora não pertença a esta religião. E sabes, nunca ninguém me fala em mandamentos. Ou do céu e do inferno. Nunca ninguém fala do mal e nunca ninguém o pratica. Falamos do bem e praticamo-lo. De forma muito simples - ajudando quem precisa, conversando, criando momentos de felicidade. Tudo o que é referido como proibido não acontece, porque levamos as nossas vidas no sentido inverso. Por acaso temos isso em comum. E se incorrermos em algum desses pecados, tudo bem. Reflectir em como não voltar a acontecer e pedir desculpa é mais do que suficiente.
Espero ter contribuído para desmistificar um pouco esta questão da relevância dos livros. No dia a dia, não são mesmo nada importantes. Como em tudo, há de tudo - pessoas fanáticas, pessoas más, textos escritos em função de interesses... sempre assim foi e sempre assim será, em qualquer sociedade ou religião, desde que envolvidos estejam seres humanos. Mas a regra é a de uma comunidade activa em função dos outros, pautada por uma energia muito positiva, onde predominam valores surpreendentes neste âmbito, como a tolerância e o respeito - estes são os verdadeiros católicos. Sou eu que to digo com conhecimento pessoal de causa.
Ah, e obrigado por uma vez mais teres levantado uma boa questão! ;)


Citação de: incertus em 13 março, 2015, 01:33
Regra 5

D - "Não matarás."

V - "Não matar (nem causar dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)."

C - Ao adicionar a expressão "no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo"... deixa subentendido que os restantes animais não estão incluidos... no entanto a regra é clara... NÃO MATARÁS... ponto.


Antes de mais, excelente trabalho, Incertus!

Pegando especificamente na regra 5, do meu ponto de vista, não me parece que o acrescento seja assim tão negativo. Sim, subentende-se que os animais estão excluídos, mas em relação ao ser humano, parece-me um acrescento positivo. A regra é clara, não matarás. Mas isso significa que podemos no entanto violentar o outro, sob qualquer forma? Seja através duma violação, através de surras de mandar a pessoa para o hospital, através de torturas? Ou através dum ponto de vista mental/psicológico, com calúnias, ofensas, rebaixamentos? Isso, para mim, são formas de danos, no corpo ou na alma, ao próximo. E quanto a nós mesmos? Quantas vezes não nos "danificamos" por termos baixa auto-estima, não confiarmos em nós, ou até termos comportamentos perigosos, como os vícios em drogas, a péssima alimentação, etc? É assim que eu interpreto este acrescento que, novamente do meu ponto de vista, não é assim tão negativo. Quanto às outras regras, excelente análise.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

BlackMiau
Um excelente tópico, Incertus. Mereces a bolachinha também :)

A Igreja como se conhece sempre gostou muito de alterar as "regras" conforme fosse mais conveniente para eles.

Mas cada um sabe de si e segue a religião que lhe apetece. Não é por eu misturar Egipto, Wicca e Buda que vou "arder no Inferno". Aliás, para mim o Inferno são os "crentes" que vão em manada para dentro da Igreja, bater com a mão no peito e papaguear as orações automaticamente, mas cá fora não têm problemas nenhuns em ir contra os ensinamentos.

sofiagov
Citação de: BlackMiau em 13 março, 2015, 13:18
Um excelente tópico, Incertus. Mereces a bolachinha também :)

A Igreja como se conhece sempre gostou muito de alterar as "regras" conforme fosse mais conveniente para eles.

Mas cada um sabe de si e segue a religião que lhe apetece. Não é por eu misturar Egipto, Wicca e Buda que vou "arder no Inferno". Aliás, para mim o Inferno são os "crentes" que vão em manada para dentro da Igreja, bater com a mão no peito e papaguear as orações automaticamente, mas cá fora não têm problemas nenhuns em ir contra os ensinamentos.

;D ;D boa resposta...muito sincera e concordo

BlackMiau
#9
Pois, Sofiagov, este mundo tem muita falta de sinceridade e a grande maioria desses "crentes" são óptimos exemplos...

sofiagov
Citação de: BlackMiau em 13 março, 2015, 14:07
Pois, Sofiagov, este mundo tem muita falta de sinceridade e a grande maioria desses "crentes" são óptimos exmplos...

claramente que sim... ;)

Citação de: BlackMiau em 13 março, 2015, 14:07
Pois, Sofiagov, este mundo tem muita falta de sinceridade e a grande maioria desses "crentes" são óptimos exmplos...

Concordo plenamente. :)

Eu sempre achei que seguir uma religião seja qual for, na sua totalidade, é quase como viver regido por uma ditadura.

Falta liberdade de pensamentos,bem como de actos...agora obviamente que ideias como não matar,roubar, trair ,etc ,são, indiscutivelmente, bem vindas, óbvio!

No entanto, acho que não nos devemos reger/ser fanáticos por uma religião/ideal de forma extrema.Cada um deve encontrar aquilo em que acredita,e não aquilo que lhe é imposto, deve descobrir por si, e apenas não ir contra as suas crenças e princípios. Claro que se os mesmos forem negativos depois terão as suas consequências.

Mas o que quero dizer é que uma pessoa até pode nem ser de nenhuma religião,pode acreditar em 1,2 ou 3 deuses ou nenhum,desde que respeite e faça para ser respeitada.Viver agarrado à fé ou a uma religião/Deus ou regras/mandamentos impostos pelo mesmo sem em nada por em questão, numa "obediência cega", na minha óptica é um erro!

"Quem vive pela espada morre pela espada...Vivo pelo que digo, morrerei pela palavra"

#13
obrigado pelos vossos comentários  :)

afinal parece que não sou o unico louco...  ::)

efectivamente, embora tenha sido educado na religião católica e por "obrigação" ainda participar em alguns "rituais" de forma "aleatória" conforme a vida se vai desenrrolando, custa-me ver no que a igreja catolica se tornou... aliás... pela parte que me cabe... Sempre foi... um negócio lucrativo.

...e este negócio, usa os crentes e os não crentes, "orientando-os" da forma que lhes dá mais jeito apenas com o intuito de maximizar os lucros.

...a forma como esta instituição faz isso, é através de propaganda que vende aos "crentes"... logo desde pequeninos e que vai desenrrolando e maximizando ao longo da vida...

...se o trabalhinho for fem feito... uma "congregação" de uns milhares de fieis... considerando que não pagam impostos... pode render fácilmente uns milhares de euros por mês a cada paroquia... juntando as paroquias todas dá uns milhões... e quando chega ao banco do vaticano já vai num Biliões....

...e estou a falar só de missas "pelas alminhas", casamentos, batizados e funerais... já nem estou a considerar os peditórios e outras "atividades" que pessoas de boa vontade se dispõem a fazer para ajudar a resolver ou minimizar um qualquer problema... nem as vindas do Papa a Fátima... que isso então rende mais do que o futebol...

Eu não tenho duvidas que a maioria das pessoas que vai à igreja e participa dessas "atividades" são pessoas "boas"... ou com bons instintos, se preferirem... pois se não fossem não se deixavem enganar dessa maneira e assim tão facilmente...

mais do que andar a pedir perdão a essas intituições é necessários procurar a palavra e aprende-la... desenvolver uma relação com DEUS e não com o padre... e depois viver a vida de acordo.

E de uma coisa tenho a certeza... dar a "esmolinha" ao sr. padre não vai salvar a alma de ninguém.

CitaçãoDisse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Lucas 20:25
a minha religião é a verdade...

Citação de: incertus em 13 março, 2015, 18:53
afinal parece que não sou o unico louco...  ::)

De santo e de louco todos temos um pouco...  ;D

Perdão pelo off-topic, mas... Incertus, estou curiosa em relação à tua visão sobre os sacramentos... Já falámos sobre o baptismo noutro tópico; parece-te bem fazeres uma análise dos restantes? Sim, tu, que tu tens muito jeitinho com as palavras e para detectar algumas incoerências... Aceitas o desafio?
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!