Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Exorcismo na Igreja de St.Eugénio nos Olivais
    Iniciado por Black Diamond
    Lido 8.411 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa tarde a todos,

Faz já algum tempo que vinha aqui ao fórum. O assunto do tópico soa de facto promissor e do pouco que sei parece-me que de facto é. Mas, visto que o que eu sei foi me contado há já algum tempo e nunca bem contado, eu vim aqui para saber se mais alguém aqui da zona dos Olivais, principalmente do Bairro da Encarnação sabe de alguma coisa. É provável que não saibam pois pelo que eu ouvi isto foi tudo feito com secretismo. Mas vale a pena tentar. A minha família cresceu aqui no bairro e viveram aqui bastantes anos. O meu avô era  fiscal e por isso bastante conhecido na zona, a minha avó, infelizmente  já falecida para poder relatar a história de novo, contou-me que o meu avó foi uma vez à noite chamado de emergência para ir à igreja (de St.Eugênio ) ajudar num exorcismo de um homem, que não devia estar a correr bem, ou que pelo menos não estavam a conseguir agarrar o homem pelo que percebi. Fiquei com a ideia, talvez errada, de que o meu avô sendo homem de confiança e bem conhecido pelo padre e na igreja foi servir de mãos extra para conseguirem segurar o homem durante o exorcismo, e estaria lá outro homem a ajudar. Não sei se assim foi, mas a ideia com que fiquei foi esta. Tenho de perguntar à família se alguém sabe melhor desta história, mas o meu próprio pai nem sabia que isto tinha acontecido. Também não sei ao certo quando é que isto aconteceu mas deve ter sido ou na década de 60 ou 70 creio. Não sei se mais alguém tem conhecimento de um exorcismo naquela igreja, mas se souberem de alguma coisa por favor informem. Eu própria vou tentar saber mais alguma coisa se possível.
That's the Way I like it.

Da tua zona não sei,da minha sei que foram feitos vários ditos por um padre,sim fez alguns, do que me contou, os casos sao relatados ao bispo da diocese,analisados,e sim efectuados,quando analisados mesmo pela medicina e não se encontra resposta,eles  avançam com o exorcismo, porque sim,os padres aprendem a fazê-los na sua formaçao

Nao nos podemos esquecer que a prática de exorcismos faz parte integrante da pastoral da Igreja. Acredito plenamente que tivesse acontecido um exorcismo em olivais...e porque nao, vários exorcismos.

Tb compreendo que essa informação nao venha a publico, pois nem quero imaginar a reacção deste povo.
Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho

serrasagrada
#3
Citação de: flor123 em 11 março, 2015, 00:49
Tb compreendo que essa informação nao venha a publico, pois nem quero imaginar a reacção deste povo.

flor123, é público. Repare neste artigo (que até vinha acompanhado de uma fotografia a cores e tudo) do semanário Sol:

Há sete padres exorcistas portugueses que integram a recém criada Associação Internacional de Exorcistas, e dois estiveram durante esta semana em Roma no primeiro encontro mundial que reuniu 285 participantes de todo o mundo. Apesar de esta prática ser reconhecida pela Igreja Católica há muitos séculos, o tema continua a ser sensível e a dividir padres e bispos. O que faz com que em Portugal apenas três padres tenham uma autorização oficial dos bispos para realizar ritos de exorcismo.
Lamego, Santarém e Viseu são as dioceses em que os bispos atribuíram esta missão a um padre específico. Este é responsável por atender os fiéis que se acredita sofrerem de "distúrbios diabólicos", estudar a sua situação e, se necessário, realizar o exorcismo. O acompanhamento pode demorar várias semanas e é feito em colaboração com leigos, entre os quais até psiquiatras que ajudam os sacerdotes a distinguir perturbações psiquiátricas de problemas relacionados com questões religiosas.
Os outros quatro padres exorcistas que pertencem à associação internacional ainda estão a receber formação e a começar este trabalho. E, apesar de já atenderem pessoas nestas condições, ainda não foram nomeados pelos seus bispos para este ministério concreto. Na prática, apurou o SOL, fazem apenas "orações de libertação", uma espécie de abordagem inicial ao problema, não recorrendo ao rito completo do exorcismo.
Nas dioceses do País em que não há sequer alguém habilitado ou disponível para esta missão, as situações são geridas caso a caso, acabando, por vezes, por ser transferidas para dioceses onde há exorcistas oficiais.
O padre Duarte Sousa Lara é exorcista da Diocese de Lamego e a pessoa mais experiente na matéria em Portugal. Depois de ter trabalhado muitos anos em Roma com Gabriele Amorth, o exorcista mais famoso do Vaticano, o sacerdote português começou a realizar exorcismos no Norte do país quando aí foi colocado como padre. Ao SOL, afirmou que tem sido cada vez mais procurado por pessoas com este tipo de problemas e que actualmente acompanha dezenas de casos que lhe chegam de todo o país, até do estrangeiro. Na prática, tem uma equipa que o acompanha neste ministério e dedica mais de um dia inteiro por semana a atender pessoas nestas condições. O sacerdote português atribui "o aumento dos distúrbios diabólicos à procura crescente de novas formas de superstição e bruxaria".
Sousa Lara foi um dos oradores do encontro desta semana em Roma. Com os mais de 280 participantes, o padre português partilhou a sua experiência com Gabriele Amorth, ainda quando era seminarista, e as suas preocupações com o número crescente de casos. Na sua comunicação, a que o SOL teve acesso, o padre exorcista referiu os inúmeros contactos que recebe através da internet, por carta e telefone e a forma como, juntamente com o apoio de leigos, acompanha os fiéis. Sousa Lara lembrou ainda a controvérsia que o tema do demónio gera dentro da Igreja, onde muitos nem sequer "crêem na sua existência".
No encontro, e ao longo de vários dias, foi discutida a difusão e as consequências do ocultismo, do satanismo e do esoterismo, especialmente entre os jovens.

#4
serrasagrada...porque será que nao estou nada admirada com Lamego ??!!! (Viseu e Santarem ainda nao visitei desde que aceitei a minha sensibilidade, aqui nao posso dar a minha opiniao)  :)

Obrigada pela informaçao que passou :)
Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho

Citação de: serrasagrada em 11 março, 2015, 01:03
flor123, é público. Repare neste artigo (que até vinha acompanhado de uma fotografia a cores e tudo) do semanário Sol:

Há sete padres exorcistas portugueses que integram a recém criada Associação Internacional de Exorcistas, e dois estiveram durante esta semana em Roma no primeiro encontro mundial que reuniu 285 participantes de todo o mundo. Apesar de esta prática ser reconhecida pela Igreja Católica há muitos séculos, o tema continua a ser sensível e a dividir padres e bispos. O que faz com que em Portugal apenas três padres tenham uma autorização oficial dos bispos para realizar ritos de exorcismo.
Lamego, Santarém e Viseu são as dioceses em que os bispos atribuíram esta missão a um padre específico. Este é responsável por atender os fiéis que se acredita sofrerem de "distúrbios diabólicos", estudar a sua situação e, se necessário, realizar o exorcismo. O acompanhamento pode demorar várias semanas e é feito em colaboração com leigos, entre os quais até psiquiatras que ajudam os sacerdotes a distinguir perturbações psiquiátricas de problemas relacionados com questões religiosas.
Os outros quatro padres exorcistas que pertencem à associação internacional ainda estão a receber formação e a começar este trabalho. E, apesar de já atenderem pessoas nestas condições, ainda não foram nomeados pelos seus bispos para este ministério concreto. Na prática, apurou o SOL, fazem apenas "orações de libertação", uma espécie de abordagem inicial ao problema, não recorrendo ao rito completo do exorcismo.
Nas dioceses do País em que não há sequer alguém habilitado ou disponível para esta missão, as situações são geridas caso a caso, acabando, por vezes, por ser transferidas para dioceses onde há exorcistas oficiais.
O padre Duarte Sousa Lara é exorcista da Diocese de Lamego e a pessoa mais experiente na matéria em Portugal. Depois de ter trabalhado muitos anos em Roma com Gabriele Amorth, o exorcista mais famoso do Vaticano, o sacerdote português começou a realizar exorcismos no Norte do país quando aí foi colocado como padre. Ao SOL, afirmou que tem sido cada vez mais procurado por pessoas com este tipo de problemas e que actualmente acompanha dezenas de casos que lhe chegam de todo o país, até do estrangeiro. Na prática, tem uma equipa que o acompanha neste ministério e dedica mais de um dia inteiro por semana a atender pessoas nestas condições. O sacerdote português atribui "o aumento dos distúrbios diabólicos à procura crescente de novas formas de superstição e bruxaria".
Sousa Lara foi um dos oradores do encontro desta semana em Roma. Com os mais de 280 participantes, o padre português partilhou a sua experiência com Gabriele Amorth, ainda quando era seminarista, e as suas preocupações com o número crescente de casos. Na sua comunicação, a que o SOL teve acesso, o padre exorcista referiu os inúmeros contactos que recebe através da internet, por carta e telefone e a forma como, juntamente com o apoio de leigos, acompanha os fiéis. Sousa Lara lembrou ainda a controvérsia que o tema do demónio gera dentro da Igreja, onde muitos nem sequer "crêem na sua existência".
No encontro, e ao longo de vários dias, foi discutida a difusão e as consequências do ocultismo, do satanismo e do esoterismo, especialmente entre os jovens.

À cerca de 3 anos atrás houve uma situação na minha família que me começou a criar algumas duvidas, então decidi tomar as providências necessárias e agendei um encontro com o Padre Sousa Lara.

Assim lá fui eu de Lisboa a Lamego ter com o Padre.

Fiquei deveras surpreendido com duas coisa:

1º a idade do Padre. Eu ia na expectativa que iria ter com um Padre já mais idoso e saiu-me 1 Padre extremamente jovem (mais que eu)

2º O aspecto de surfista do mesmo.

Depois de pesquisar um pouco mais, sei que o Padre teve uma banda de rock e era grande adepto da pratica do desporto.

Enfim acho ótimo que aquela imagem de uma Igreja velha e bafienta aos poucos esteja a desaparecer.

Além disso, o Padre é muito simpático e gostei muito de o ter conhecido.

Quem estiver na duvida sobre algo, aconselho a tentar falar com ele e a dissipar quaisquer duvidas.

Cumprimentos

Citação de: J.ace em 21 março, 2015, 11:37
À cerca de 3 anos atrás houve uma situação na minha família que me começou a criar algumas duvidas, então decidi tomar as providências necessárias e agendei um encontro com o Padre Sousa Lara.

Assim lá fui eu de Lisboa a Lamego ter com o Padre.

Fiquei deveras surpreendido com duas coisa:

1º a idade do Padre. Eu ia na expectativa que iria ter com um Padre já mais idoso e saiu-me 1 Padre extremamente jovem (mais que eu)

2º O aspecto de surfista do mesmo.

Depois de pesquisar um pouco mais, sei que o Padre teve uma banda de rock e era grande adepto da pratica do desporto.

Enfim acho ótimo que aquela imagem de uma Igreja velha e bafienta aos poucos esteja a desaparecer.

Além disso, o Padre é muito simpático e gostei muito de o ter conhecido.

Quem estiver na duvida sobre algo, aconselho a tentar falar com ele e a dissipar quaisquer duvidas.

Cumprimentos


Eu sei J. Ace

E nao é por acaso que ele está em Lamego :)
Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho

Desculpem a pergunta mas o que tem Lamego?

Citação de: Maingirl em 04 abril, 2015, 17:55
Desculpem a pergunta mas o que tem Lamego?
Gostaria de saber o mesmo...o que se passa em Lamego?

Citação de: serrasagrada em 11 março, 2015, 01:03
flor123, é público. Repare neste artigo (que até vinha acompanhado de uma fotografia a cores e tudo) do semanário Sol:

Há sete padres exorcistas portugueses que integram a recém criada Associação Internacional de Exorcistas, e dois estiveram durante esta semana em Roma no primeiro encontro mundial que reuniu 285 participantes de todo o mundo. Apesar de esta prática ser reconhecida pela Igreja Católica há muitos séculos, o tema continua a ser sensível e a dividir padres e bispos. O que faz com que em Portugal apenas três padres tenham uma autorização oficial dos bispos para realizar ritos de exorcismo.
Lamego, Santarém e Viseu são as dioceses em que os bispos atribuíram esta missão a um padre específico. Este é responsável por atender os fiéis que se acredita sofrerem de "distúrbios diabólicos", estudar a sua situação e, se necessário, realizar o exorcismo. O acompanhamento pode demorar várias semanas e é feito em colaboração com leigos, entre os quais até psiquiatras que ajudam os sacerdotes a distinguir perturbações psiquiátricas de problemas relacionados com questões religiosas.
Os outros quatro padres exorcistas que pertencem à associação internacional ainda estão a receber formação e a começar este trabalho. E, apesar de já atenderem pessoas nestas condições, ainda não foram nomeados pelos seus bispos para este ministério concreto. Na prática, apurou o SOL, fazem apenas "orações de libertação", uma espécie de abordagem inicial ao problema, não recorrendo ao rito completo do exorcismo.
Nas dioceses do País em que não há sequer alguém habilitado ou disponível para esta missão, as situações são geridas caso a caso, acabando, por vezes, por ser transferidas para dioceses onde há exorcistas oficiais.
O padre Duarte Sousa Lara é exorcista da Diocese de Lamego e a pessoa mais experiente na matéria em Portugal. Depois de ter trabalhado muitos anos em Roma com Gabriele Amorth, o exorcista mais famoso do Vaticano, o sacerdote português começou a realizar exorcismos no Norte do país quando aí foi colocado como padre. Ao SOL, afirmou que tem sido cada vez mais procurado por pessoas com este tipo de problemas e que actualmente acompanha dezenas de casos que lhe chegam de todo o país, até do estrangeiro. Na prática, tem uma equipa que o acompanha neste ministério e dedica mais de um dia inteiro por semana a atender pessoas nestas condições. O sacerdote português atribui "o aumento dos distúrbios diabólicos à procura crescente de novas formas de superstição e bruxaria".
Sousa Lara foi um dos oradores do encontro desta semana em Roma. Com os mais de 280 participantes, o padre português partilhou a sua experiência com Gabriele Amorth, ainda quando era seminarista, e as suas preocupações com o número crescente de casos. Na sua comunicação, a que o SOL teve acesso, o padre exorcista referiu os inúmeros contactos que recebe através da internet, por carta e telefone e a forma como, juntamente com o apoio de leigos, acompanha os fiéis. Sousa Lara lembrou ainda a controvérsia que o tema do demónio gera dentro da Igreja, onde muitos nem sequer "crêem na sua existência".
No encontro, e ao longo de vários dias, foi discutida a difusão e as consequências do ocultismo, do satanismo e do esoterismo, especialmente entre os jovens.

O pai do sr padre foi meu professor, nem eu sonhava que o filho seria padre e por sinal exorcista 😮

Citação de: flor123 em 21 março, 2015, 12:18
E nao é por acaso que ele está em Lamego :)

Porque dizes que não é por acaso?

Podes dar a localização da igreja? Se te lembrares do nome do padre melhor ainda.

#12
Citação de: Malik_ em 20 dezembro, 2015, 19:38
Porque dizes que não é por acaso?


Porque Lamego está carregado de energia negativa... Podemos começar pelo museu da cidade (Onde senti o pico da energia) ate ao santuário (Meio das escadas onde tb senti fortes vibrações negativas)... Tb tentei visitar uma adega (Muito conhecida mas fora do centro) em que assim que passei pela porta, ainda subi as escadas mas tive que voltar para a rua e fui me logo embora. Alias, até no escrever de momento,sinto todas as vibrações que senti quando visitei Lamego. Muito dificilmente voltarei a Lamego (Para não falar das dores de cabeça que tive)

Citação de: E.Sidall em 18 julho, 2015, 21:38
Gostaria de saber o mesmo...o que se passa em Lamego?

Ja respondi na mensagem anterior :)

Citação de: Maingirl em 04 abril, 2015, 17:55
Desculpem a pergunta mas o que tem Lamego?

Ja respondi na mensagem anterior.

Citação de: bspl11 em 20 dezembro, 2015, 18:34


O pai do sr padre foi meu professor, nem eu sonhava que o filho seria padre e por sinal exorcista 😮

Por acaso, gostaria de conhecer pessoalmente o padre exorcista :)
Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho


Olá,
Estive a contatar um amigo que tem acesso a algumas fontes da Igreja Católica e ele não encontrou nenhuma referencia a nenhum exorcismo que se tenha realizado por nenhum dos três padres que estiveram à frente da paróquia.
Não significa que não houvesse nenhum exorcismo não autorizado e nem relatado. Só mesmo pessoas daquela época para confirmar.