Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Nota de esclarecimento acerca da Fé
    Iniciado por Luz_da_Verdade
    Lido 3.311 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Dentro de minha postura responsável e madura, venho por meio deste tópico esclarecer alguns conceitos que para muitos podem parecer novidade, outros algo óbvio e outros até mesmo um absurdo, mas mesmo assim, gostaria de compartilhar com intuito de gerar reflexão individual.

Fé Vs. Esclarecimento:

Sem dúvida alguma a fé é algo bom. Pessoas perdidas, sem perspectiva, ou num momento de dificuldade abraçam algum tipo de crença para se sentirem confortadas e aceitas ( Passei por isso ). Saber que algo positivo irá acontecer, seja o que for e quando for, agrega bem estar na mente pessoa. Porém a fé é um componente cego... você deposita suas esperanças em algo inalcançável, abstrato. Todos que são muito apegados a fé atribuem o sucesso de suas investidas à um Deus, Jesus, Buda, Santo, amuleto, força da natureza, etc... Pois só assim não se sentem sozinhas e abandonadas, porem estes seres foram descritos e repassados de geração a geração sem contestação, ou seja - Aceitamos que a nossa comunidade doutrinária define como fato, mas ninguem de fato pode confirmar nada do que foi feito na época ou a veracidade do que foi escrito no ponto de vista de qualquer documento criado pelo homem.
Pelo mundo vemos a propagação de diversas manifestações religiosas, tudo em nome da fé... mas percebam, cada povo possui seus próprios rituais e costumes, mas há algo em comum entre eles. Todas as religiões e Doutrinas foram criadas a séculos e milênios. Tais "Contos" foram criados de acordo com o nível de compreensão e discernimento das pessoas da época. è sabido que uma pessoa hoje, absorve mais conhecimento do que uma pessoa durante toda a sua vida á séculos atrás, ou seja vivemos a fase mais intelectual de toda a existência.
Chegamos no ponto que quero chegar... Sendo o ser humano o único ser desta dimensão "portador do Livre Arbítrio" porque alguém ou algum livro irá ditar minhas condutas e comportamentos como certo ou errado.
Diante desta questão que cheguei a fundo em meus estudos e descobri, que quando mais submetido á um dogma, menos liberta uma pessoa é.
Não significa que um ateu seja um exemplo de conhecimento, mas um exemplo de pessoa que se permite explorar e conhecer uma grande quantidade de leis e fundamentos religiosos, possui mais autonomia de escolha do que uma pessoa que viveu a vida toda com apena uma linha de conhecimento, pois essa não escolhe , se permitiu ser influenciada sem contestação.

A melhor forma descoberta até hoje de possuir a liberdade total e serenidade para possuir uma vida cheia de aventuranças é com um nível de esclarecimento elevado. Por tanto, tudo que nos faz sentir inseguros, ao invés de ter fé, vamos pesquisar, vamos perguntar, vamos mexer no fundo do baú para ter as respostas, mas não devemos deixar o rumo de nossas vidas em pró de algo que não conhecemos.

Concluído... A lei numero 1 do universo é :

TUDO MUDA E ESTAMOS EM CONTASTE MUDANÇA EM PRÓ DA EVOLUÇÃO.
Diante desta frase, questiono:

Porque ainda estamos presos a velhos costumes e rituais criados a milênios ?
Porque não dar oportunidade a investir minhas dúvidas em busca de respostas apresentadas em outras linhas de conhecimento
Não acredite em tudo que é dito... Experimente , compare e reflita, pois o que serve para os outros, não necessariamente,  servirá para você.

Os 5 passos do Processo Cientifico:
1) Observação // 2) Hipótese // 3) Previsão /// 4) Experimentação // 5) Conclusão.

Recomendação de Livro:
http://www.kennaz.com.br/baixar/arquivos/22-don-miguel-ruiz-os-quatro-compromissos-arquivo.pdf

Luz_da_Verdade, creio que estamos usar os mesmos conceitos, apenas em perspetivas de análise diferentes.

Ter fé em Deus ou acreditar nele ou em outro ser, são conceitos passados de geração em geração em função das suas experiências de vida e familiares. Obviamente que, se você é católico e sempre cresceu nesta religião, isso não significa que você morrerá sob a égide do catolicismo. O que é que isto quer dizer? Quer dizer que tudo é impermanente na nossa vida e você, com o seu livre-arbítrio pode perfeitamente optar por mudar a sua religião e optar até por não ter nenhuma. São estas diferentes opções que fazem as pessoas ter experiências de vida diferentes e repare, todas elas válidas em função da compreensão dos seus interlocutores. Você até pode optar por nem sequer ter nenhuma religião e isso não impede que você seja espiritual.

Obviamente que, por exemplo, aqui no PP, se alguém pede ajuda para determinada coisa, porque considera que não está bem, as sugestões poderão ser diversas e todas elas farão sentido para a pessoa que as sugere... não vou pensar que alguém sugira alguma coisa só por sugerir, sem ter consciência ou bom senso no que está a dizer.

O mais "comum" é encontrar pessoas católicas também, mesmo que não sejam religiosas, certamente que a sua base é esta e dificilmente encontrará outra. Ao invés de sugerir diretamente às pessoas que façam um curso de psicologia transpessoal, que pesquisem sobre x, y, z eu vou primeiro tentar perceber o que é mais importante para a pessoa naquele momento: se dizer-lhe para encontrar as respostas por si mesmo (e isto pode levar uma vida) ou tentar apaziguar a sua preocupação nem que seja momentânea. E é nesta última perspetiva que eu sugiro às pessoas para orarem... e repare bem, orar não significa dizer "coisas que já têm milénios", deduzindo-se por isso que são démodés... não! Para mim orar é marcar uma intenção para estar a vibrar numa energia mais elevada... uma proximidade com energias menos densar... logo, posso fazê-lo de variadíssimas formas.

Olhar a natureza, falar com Deus ou outro Ser... encontrar-me, questionar-me, encontrar respostas, etc... dentro das minhas próprias crenças e daquilo que acredito, certo? Tudo isto para mim é orar... Se a oração servir de apaziguamento para a preocupação da pessoa, ótimo! Que assim seja! Obviamente que não estou à espera que seja uma oração que irá resolver o problema da pessoa... pois isso passa pelo próprio.
Como vê, parece-me que estamos na mesma linha de pensamento, apenas com perspetivas diferentes sobre a questão da oração!

Bem-haja!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

CitaçãoSendo o ser humano o único ser desta dimensão "portador do Livre Arbítrio"

porque é que o ser humano é o unico ser desta dimensão portador de livre arbitrio?

deste dimenssão? porque? acredita em seres de outras dimenssões? porque?

CitaçãoA lei numero 1 do universo é :

TUDO MUDA E ESTAMOS EM CONTASTE MUDANÇA EM PRÓ DA EVOLUÇÃO.

porque é que esta é a lei numero um do universo?  ::)
a minha religião é a verdade...

#3
Me referi a regra número1 com ênfase de importância, mas o número em si é só simbólico.

O único ser racional dessa dimensão desfruta do livre arbítrio, e da outra dimensão os espíritos também possuem.

Sim , vivemos em múltiplas dimensões em paralelo com a nossa. Pertencemos a terceira dimensão ou Dimensão intrafisica, os Espírito ficam na dimensão extrafísica, temos acesso a ela durante uma projeção durante o nosso estado de repouso, além dessas duas dimensões  podem existir muitas ou poucas, mas o caso que que nosso nível consciêncial não possui uma frequência adequada para entrar em sintonia.

Pelo menos a minha não. Rs

Não precisa acreditar no que digo,pode pesquisar por multidimensionalidade.


Ps; eu não acredito nas coisas,  eu levanto hipóteses e estudo minhas vivência e experiência pessoais. Para mim Crenças não são mais necessárias
Não acredite em tudo que é dito... Experimente , compare e reflita, pois o que serve para os outros, não necessariamente,  servirá para você.

Os 5 passos do Processo Cientifico:
1) Observação // 2) Hipótese // 3) Previsão /// 4) Experimentação // 5) Conclusão.

Recomendação de Livro:
http://www.kennaz.com.br/baixar/arquivos/22-don-miguel-ruiz-os-quatro-compromissos-arquivo.pdf

#4
Penso que nós , que estamos em aprendizagem constante neste caminho que é a vida , pôr em causa crenças, hábitos, multidimensão, etc. é perder tempo.


Nós só podemos mudar o mundo dando o exemplo, e para dar o exemplo é necessário, amar-nos , amar Deus acima de tudo e ao próximo como ti mesmo..... está é unica lei que eu acredito


Não é necessário conhecimento , ou evolução, ou religioso , ou fanático ou isto ou aquilo, o Reino de Deus é para todos, para os cegos, para os ignorantes, para os que são cepticos, para os drogados , para os perdidos, para os deficientes.... não é o conhecimento a mais ou a menos que os fará afastar de Deus, mas o amor, esse sim quebra todas as barreiras lógicas à mente.

O que é necessário é que as pessoas se sintam amadas e se por vezes necessitam de algo em se agarrar, pois que sejam livres e o façam e agarrem a sua fé.

A verdade doi, mas liberta

Luz_da_Verdade, há aqui qualquer coisa que não bate certo... você diz que "eu levanto hipóteses e estudo minhas vivência e experiência pessoais. Para mim Crenças não são mais necessárias"... como? As hipóteses são crenças... você acredita de que será assim e não de outra forma! As crenças estão ancoradas na ciência, sabia? Elas podem ou não ser demonstradas, mas elas estão na base da ciência  :-\
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

É um tema de debate muito interessante, mas também muito perigoso.

A experiência da fé ou da espiritualidade é um caminho muito pessoal. E é um caminho voluntário. Há muitos que não tem necessidade de viver em crença ou fé. Há quem não sinta necessidade da presença do divino - ou como lhe queiram chamar - na sua vida.

Mas uma coisa é certa, nestes assuntos não podemos ser nem dogmáticos nem evangelizadores, não acha Luz_da_Verdade? É que sabe, ninguém é detentora da Verdade nem da Luz. Muitos, nem têm interesse em descobrir quaisquer verdades.

Fala de livre arbítrio, e do ser humano ser o único capaz nesta dimensão de o praticar. Este ponto por si só daria muito debate sobre a sua veracidade. Os animais irracionais do nosso planeta e dimensão também praticam o livre-arbitrio. Entenda-se, do ponto de vista cientifco como livre arbitrio, a capacidade de irmos contra os nossos instintos mais primitivos e tomar uma escolha diferente. Mas isto está off topic.

Mas se defende tanto esse Livre Arbítrio, como pode ser tão evangelizadore e doutrinária na forma como comunica, contrariando aquela que diz ser a sua intenção?

Repare que eu não discordo consigo no que diz respeito a algumas das suas opiniões acerca da religião organizada, partilho até muitas das mesmas opiniões, mas ao querer forçar-nos a acreditar que o contrário da doutrina é tudo aquilo que está certo, não estará na realidade a ser mais Papista do que o Papa?

O que funciona espiritualmente para si, o que lhe trás conforto na fé nos momentos dificeis, poderá certamente ser drasticamente diferente do que funciona para o seu vizinho do lado.

Não há um formato absoluto que sirva.

A fé, as religiões e as doutrinas, como disse e muito bem, são invenções do Homem. Mas em última instância, toda e qualquer coisa que não possa ser comprovada nem desmentida, pertencerá sempre ao domínio da Fé. Mesmo aquele que diz que não há mais nada para além disto, nem Deus, nem transcendência, nem encarnação,etc... mesmo esse está debaixo de um acto de Fé, pois tanto como não conseguimos provar que sim, também não conseguimos provar que não. Já o disse Carl Sagan "O ateísmo do ponto de vista científico, é estúpido".

Espero não ter insultado ninguém, não tenho essa intenção. Mas fiquei um bocadinho admirada com uma atitude tão manifestamente defensiva da parte de alguém que diz que o Livre Arbítrio deve ser valorizado. Corrijam-me se estiver enganada, que é para isso que aqui estamos: para debater e evoluir dentro do debate. Quanto às evoluções na Vida, esse é sempre um caminho solitário e individual.

BourbonSilk, concordo na íntegra com aquilo que diz. Eu sou defensora disso mesmo. Aliás... hoje em dia é tão difícil encontrar alguém que assuma verdadeira a existência do seu livre-arbítrio... pois quando tudo "corre bem" assumimos veementemente que tudo depende de nós. Mas quando algo de contrário sucede a primeira questão avassala tudo o resto: "porquê meu Deus, porque é que mereço isto". Esta é a luta intensa de contrários entre aquilo que realmente acreditamos e aquilo que queremos acreditar.

Trata-se de um percurso individual compreender que em qualquer circunstância da vida, boa ou má, o nosso livre-arbítrio está presente... nós decidimos se queremos continuar a vegetar à sombra da velha árvore do passado ou dar passos em frente na nossa evolução!

Excelente comentário o seu!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Obrigada Faty Lee. :)

E compreendo que existam muitas pessoas que só se viram para a fé quando se vêm em momentos críticos da sua vida. Querem o conforto da fé sem o trabalho evolutivo que a fé requer. Mas ao criticarmos essa atitude ou a forma como as pessoas expressam a sua espiritualidade, em que medida é que estamos a ser uma força positiva na vida dessas pessoas?
Acho que nunca podemos ser dogmáticos, esse é o problema das religiões instituidas e é esse um dos motivos porque as pessoas se afastam da religião organizada.

No que diz respeito às crenças e à espiritualidade o máximo que posso fazer é partilhar as minhas experiências, debatê-las e percorrer o meu caminho, que é só meu.

E não me parece que a fé em algo mais do que é palpável tenha que estar no prisma oposto da ciência ou da física. Pelo contrário, podem coexistir e reparar muitas dúvidas que possamos ter. Se queremos ter uma visão do nosso mundo e da nossa existência, não é prova de inteligência e evolução o querer saber sempre mais sobre TUDO?

Associado à crença e à fé, está a esperança. Esperança de mais e melhor conhecimento. Esperança na evolução, quer individual quer da espécie. Importante mesmo é andarmos de olhos e mente bem aberta, de outra forma a vida pode simplesmente passar-nos ao lado.

Bem, eu ia comentar! Mas já disseste tudo ;)
Excelente....
Queria viver tudo numa noite...<br />Isis

#10
CitaçãoNão precisa acreditar no que digo,pode pesquisar por multidimensionalidade.

Ps; eu não acredito nas coisas,  eu levanto hipóteses e estudo minhas vivência e experiência pessoais. Para mim Crenças não são mais necessárias

...mas eu acredito em multidimensionalidade...  ;)

...mas também acredito, que embora o "vaticano" seja um aldrabão do catano, a grande maioria dos católicos, mesmo sendo enganados, procuram e muitas vezes conseguem a "paz" por que tanto anseiam...

já outros precisam fazer o caminho sozinhos...  ;) ...eu acho que estou nestes ultimos...
a minha religião é a verdade...

#11
Bem, me considero uma pessoa ignorante em minha posição existencial... quanto mais estudo mais percebo que nada sei.

Meu único problema, é possuir a dificuldade de aceitar a condição consciencial das outras pessoas que simplesmente são inertes a postura de investigar o desconhecido.

Todo mundo joga seus lamentos e dificuldades para o ar, querendo que algo aconteça e apegam-se ao primeiro ditador que os assim o manipulam.

Sou Praticante de TARES - é uma forma de ajudar muitas vezes dura, mas atinge diretamente o ponto.

Sempre fui uma pessoa de fé, até descobrir que a fé é lúdica.

Semana passada fui roubado na rua. Minha postura... levantei os prós e contras da situação, descrevi o que aprendi com a situação e gerei um plano de ação pessoal para me precaver diante de possíveis citações similares.

Sem lamentos, sem choros... simplesmente mais um conhecimento.

Aprecio e desenvolvo em meu coração o fator de "Esperança", mas firmemente embasada sobre a questão de Ação e Reação do universo... tudo que fazemos gera um resultado inclusive quando não fazemos nada também.

Apesar de não deixar de parecer , minhas intenções não são impositórias, mas sim seria como um grito no escuro pedindo para as pessoas acordarem para suas realidades e pararem de ver o que os outros dizem ser certo ou errado.

Pra mim, não existe certo e errado ou  Bem e mal, somente existe níveis diferentes de ignorância. Não existe, sorte ou azar... somente a consequência de nossos atos.

Peço mil desculpas, se passei a sensação errada, mas estou em eterna evolução.

Citação de: Faty Lee em 04 março, 2015, 11:21
Luz_da_Verdade, há aqui qualquer coisa que não bate certo... você diz que "eu levanto hipóteses e estudo minhas vivência e experiência pessoais. Para mim Crenças não são mais necessárias"... como? As hipóteses são crenças... você acredita de que será assim e não de outra forma! As crenças estão ancoradas na ciência, sabia? Elas podem ou não ser demonstradas, mas elas estão na base da ciência  :-\

Desculpe, discordo:
(fonte tirada da intenet)
O que é Fé:

Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.

-------------
O que é Hipótese:

Na língua portuguesa, uma hipótese designa qualquer suposição de algo verosímil, possível de ser verificado, a partir da qual se extrai uma conclusão.
Não acredite em tudo que é dito... Experimente , compare e reflita, pois o que serve para os outros, não necessariamente,  servirá para você.

Os 5 passos do Processo Cientifico:
1) Observação // 2) Hipótese // 3) Previsão /// 4) Experimentação // 5) Conclusão.

Recomendação de Livro:
http://www.kennaz.com.br/baixar/arquivos/22-don-miguel-ruiz-os-quatro-compromissos-arquivo.pdf

pelo que diz, deduzo que está como todos nós... completamente às escuras...  :P

e apesar de dizer que a fé não é necessária, parece demonstrar bastante fé na sua crença...  ;)
a minha religião é a verdade...

#13
Luz_da_Verdade

Sugiro que não procure as suas "fontes" na internet, pois como sabe nem sempre são válidas e fidedignas. Se quiser informação básica sobre a crença e a ciência, veja os livros de filosofia do 10º e 11º ano e ai encontrará resposta para algumas das suas "crenças". Sem grandes delongas, encontrei que:

- O conhecimento é assumido na ciência, como uma crença verdadeira justificada, ou seja uma suposição de algo verosímil (próximo da verdade e nunca a verdade), possível de ser verificado, mas não deixa de ser crença... o cientista crê, supõe que determinado fenómeno irá comportar-se de determinada forma e faz experiências para tornar a sua "crença" justificada!!

- Thomas Khun refere que um Paradigma – é o modelo ou modo exemplar – como um conjunto de princípios, crenças e metodologias partilhadas pela comunidade científica que está na base de toda a investigação científica (e.g., paradigma aristotélico, newtoniano, einsteiniano).

E muito outros exemplos encontrará, certamente...
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334