Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Não conseguia dormir, pânico só de fechar os olhos
    Iniciado por BourbonSilk
    Lido 1.550 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Muito boa tarde a todos!

Sou nova aqui no Fórum, e gostava de partilhar algumas experiências que tive e ouvir a vossa opinião.

Sou bastante céptica, e como tal, tenho uma tendência natural para tentar explicar tudo pelo lado cientifico. No entanto não posso negar que passei por algumas experiências que o meu lado mais racional não consegue compreender.

Passarei a relatar uma.

Quanto tinha 16 anos, passei por um período (cerca de 1 mês, mês e meio) durante o qual simplesmente não conseguia dormir.

Começou de repente e não encontrei nenhuma ligação na minha vida na altura que podesse explicar o sucedido.

Na altura, morava com os meus pais, numa casa muito pequena e antiga. O meu quarto era muito escuro (não tinha janelas) e sempre me habituei a dormir e a sentir-me confortável na escuridão (ainda hoje em dia não consigo dormir com luz no quarto).

De um dia para o outro, comecei a sentir um pânico extremo quando me deitava na cama. Era assaltava por uma sensação de terror constante e não conseguia fechar os olhos. Passava horas, fixada no vazio da escuridão, pois tinha a sensação de que se fechasse os olhos, algo terrível me iria acontecer. E quando finalmente tinha coragem para os fechar, o pânico passava a ser de os abrir! Havia algo dentro de mim que me dizia que se os abrisse, ia encontrar alguma coisa à minha frente.
Arrisco-me a dizer que sentia uma presença.

O medo era tanto, que houve noites em que cheguei a fingir que estava doente para a minha mãe vir dormir para ao pé de mim!!! O que para uma miuda de 16 anos, é extremamente embaraçoso!

E assim como esta sensação surgiu de repente, desapareceu de repente também!

Mais tarde, procurei algumas explicações, especialmente dentro da área das perturbações do sono. O que se passou comigo assemelhava-se muito aos chamados terrores nocturnos, e durante muito tempo convenci-me que seria esse o motivo. Mas, sempre houve um pequeno buraco nessa teoria: quem sofre de terrores nocturnos está a dormir quando isso acontece, e eu estava bem acordada! Aliás, na época que relato, eu acaba por adormecer de cansaço, e quando nem o cansaço vencia, acabava por dormir de dia.

Qual a vossa opinião?

Obrigada**


BourbonSilk os terrores noturnos são efetivamente uma boa explicação, mas eu, humildemente, colocaria essa hipótese de lado por duas razões simples: em primeiro lugar, pelo facto de ter acontecido aos 16 anos. Dificilmente surgem terrores noturnos na adolescência, a não ser que esses episódios já tivessem tido ocorrência na sua infância. Em segundo lugar, pelo facto de não se encontrar a dormir. Se não estava a dormir, não poderia ser um terror noturno. Também colocaria de lado todas as explicações documentadas que existem sobre a paralisia de sono. Esta surge, efetivamente quando estamos entre lá e cá e não me parece, que esse tenha sido o seu caso, pois efetivamente não estaria a dormir... mas "expectante"...(no fundo acordada).

Poderá ter sido uma presença, como referiu, mas a minha interpretação vai para além disso. Durante a adolescência e precisamente aos 16 anos que é o pico para as meninas, é muito natural que muitos "medos", "receios" "dúvidas, etc... surjam, já que muito rapidamente se tornaria numa adulta... Os conflitos interiores são grandes nestas idades e aparecem quadros ansiógenos também elevados, pela incapacidade de o adolescente associar intuitivamente o real e o ideal. Talvez nessa altura algumas coisas não teriam resposta para si, algumas dúvidas surgiram sobre determinados temas... as coisas reais da sua vida, podiam não ser necessariamente o ideal que fazia delas... todos estes aspetos, poderiam ter-se conjugado de tal forma que funcionaram como "gatilhos" do seu medo. Para mim, aquilo que lhe aconteceu prende-se com essa fase de desenvolvimento da sua vida, medos e receios inconscientes que a levaram a contrair essa emoção... repare que só ficava tranquila quando a sua mãe estivesse junto a si... o medo é assim mesmo, inconsciente!

Se fosse algo relacionado com a sua "sensibilidade" presença de "entidades", etc... os episódios não cessariam... continuariam durante a sua vida, em contornos diferentes, mas não cessariam.

Bem-haja!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

BourbonSilk, não tenho competência para te dar uma resposta concreta sobre o que te aconteceu. Mas vou-te contar o que me aconteceu, na expectativa de ajudar a pensar em outras hipóteses.
Andava no último ano da universidade, 22 aninhos portanto, e também deixei de dormir. Quando me deitava começava a sentir-me mal, com falta de ar, palpitações, tonturas. Cheguei a um ponto que tinha medo de adormecer porque podia morrer durante o sono com tanta palpitação que sentia. Fui então à cardiologia, fiz exames, análises, e o médico, não vendo nada anómalo no coração nem na tiróide (problemas na tiróide podem provocar sintomas cardíacos), achou que estivesse a sofrer de ansiedade. Claro que se acumulou com cansaço pela privação de sono, então acertei o sono, acalmei-me, e eventualmente com o tempo passou. As razões podiam ser muitas, nem eu cheguei a descobrir, mas podia passar pela ansiedade de ir acabar o curso, ainda tinha uma cadeira em atraso que me deixava muito nervosa porque era muito difícil, o facto de já andar a pensar nos possíveis empregos... quem sabe...
Como vês pode perfeitamente ter uma razão clínica, científica, e de perfeita resolução. É isso que te desejo! :)

Obrigada sofiagov pelas referências de tópicos. Irei lê-los com atenção. :)

Faty Lee, as suas observações pareceram-me muito pertinentes e fazem muito sentido. Cá está, na altura, tentei nem pensar muito no caso, simplesmente senti-me extremamente agradecida quando passou. Mas, o que diz faz muito sentido.

Assim como os comentários do cepticooucrente me parecem muito válidos também, até porque passou por uma situação semelhante.

Obrigada por todos os vossos comentários e apoio! Futuramente partilharei mais algumas experiências convosco.

Beijinhos para todos! ;D