Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • Mude a Sua História
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 1.494 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Mude a Sua História

Diariamente temos monólogos connosco mesmos. Dizemos o que somos, o que devemos fazer, como devemos reagir e quais são os nossos objetivos. Esta comunicação está presente em todos os momentos da nossa vida e afeta o nosso bem-estar geral. Quando as coisas que nos acontecem são boas, este diálogo connosco mesmo é provável que seja positivo e ajuda a mover-nos para a frente! Mas, o que acontece quando as coisas não estão de acordo com aquilo que desejamos ou queremos? O que é que acontece quando fazemos uma avaliação da nossa vida e sentimos uma enorme insatisfação?

É nestes momentos que precisamos de reavaliar as nossas conversas interiores e ter em especial atenção àquilo que dizemos para nós próprios. Temos que compreender o tipo de mensagens que estamos a implementar dentro de nós e o impacto dessas mensagens na nossa vida.

Todos os momentos são excelentes para mudarmos! Porque mudar, significa desenvolver, crescer... desabrochar em pleno. A mudança permite uma quebra no fluxo da nossa vida, porque ela é o fluxo em si mesma! Mudar, não significa mudar de direção, mas adquirir um novo sentido e um novo movimento.

Por isso, a noção que cada um tem sobre a mudança, sobre a capacidade de se mudar a si próprio ou as circunstâncias de vida, irá ditar o grau de sucesso que se obtém, quando se torna imperativo mudar!


Todos nós temos a capacidade e a oportunidade de mudarmos a nossa história! Como?

Através da força de vontade, autodisciplina, uma estrutura mental positiva e uma atitude positiva face a nós e à nossa vida!

Reveja todos os papéis que desempenha em sua vida. Veja quais os mais produtivos e aqueles que simplesmente escondem o seu Ser! Examine-os com atenção, aceitando que há papéis que você tem certeza que gostaria de manter, outros que gostaria de assumir e que ainda não o faz e outros ainda que gostaria de os colocar simplesmente de lado! Ao adotar um novo papel ou uma maneira diferente de olhar para a sua vida, você pode implementar novos padrões que podem melhorar a sua qualidade de vida.

Há padrões de pensamento que são simplesmente negativos: "eu odeio ser gorda", "nunca mais sou feliz", "odeio o meu trabalho", "nunca faço nada de bom", "ninguém gosta de mim", "serei sempre uma pessoa sozinha"... Estes pensamentos não o ajudam em nada a fazer a mudança da sua história!

Mude os seus pensamentos, direcionando-os no sentido positivo. Contraponha factos, ideias e posições que lhes retirem energia. O problema não é você ter pensamentos negativos... mas sim segui-los, temê-los ou não conseguir criar outros mais positivos e capacitadores.


Como você pode mudar a sua história em 5 passos:

Passo 1: Transforme o pensamento negativo numa imagem mental
O objetivo é criar uma imagem real o mais aproximado possível daquilo que pensa no sentido de perceber o absurdo que pode estar a pensar. Pegue nessa vozinha depreciativa, e transforme-a numa imagem mental correspondente. Por exemplo, se o seu pensamento é: "Eu sou um idiota", imagine-se vestindo um chapéu de burro, vestidos tolos, e pulando como uma idiota. Veja-se cercado por todas as outras pessoas apontando para você, enquanto você grita: "Eu sou um idiota." Quanto mais você exagerar na cena, melhor. Ensaie mentalmente  até chegar ao ponto em que o pensamento negativo automaticamente traga à tona essa imagem pateta.

Passo 2: Selecione um pensamento capacitador de substituição
Agora decida que pensamento quer pensar e que  lhe possa ser útil ao invés do pensamento negativo. Então, se você estiver a pensar, "eu sou um idiota", talvez você possa substituir por "eu consigo ser eficaz." Escolha um pensamento que lhe dê poder de tal forma que consiga romper o efeito depreciativo e  negativo do pensamento original.

Passo 3: Transforme o pensamento positivo numa imagem mental
Em seguida execute o mesmo processo que você usou no Passo 1, para criar uma nova cena mental do pensamento positivo. Assim, com o exemplo "eu consigo ser eficaz", você pode imaginar-se de pé, adotando a posição do Super Homem com as mãos nos quadris. Imagine-se a absorver energia e a colocá-la na ação ou objetivo que pretende realizar, dizendo para si "eu sou eficaz". Mais uma vez, repita mentalmente a cena, até que accionando o pensando positivo automaticamente traga à tona as imagens capacitadoras associadas.

Passo 4: Mentalmente funda as duas imagens em simultâneo
Agora pegue as imagens do Passo 1 e Passo 3, e mentalmente funda-as em simultâneo. Este é um processo de condicionamento por associação. O que se pretende que faça é simplesmente associar as imagens e/ou pensamentos negativos com as imagens e/ou pensamentos positivos, no sentido de criar um gatilho que faça disparar uma imagem para outra. Ou seja, para que sempre que se forme pensamentos e imagens negativas ou depreciativas que possam comprovar-se destrutivas, automaticamente o gatilho criado por associação faça disparar o conjunto de imagens positivas previamente escolhidas e criadas por si. Este exercício permite ir reforçando uma estrutura mental capaz de detetar imagens e pensamentos que não lhe servem e automaticamente mudar para um padrão mental mais capacitado, construtivo e positivo.

Depois de ter toda a cena trabalhada, ensaie-a mentalmente até que a mudança se processe rapidamente. Reproduza toda a cena uma e outra vez até que você possa imaginar tudo em 2 ou 3 segundos. Deve ser muito rápido, muito mais rápido do que você vê no mundo real.

Passo 5: Experimente
Agora você precisa testar o redireccionamento mental  para ver se funciona. Ao iniciar o pensamento negativo deve rapidamente emergir o pensamento positivo. O pensamento negativo é o estímulo que faz com que a sua mente execute todo o padrão automaticamente. Assim, sempre que  pense, "eu sou um idiota", mesmo sem estar plenamente consciente disso, mudará o seu padrão pensando: "eu consigo ser eficaz".

Se você nunca fez visualizações como esta antes, pode demorar largos minutos até que consiga implementar todo o processo. Não desespere, mantenha-se firme.  A rapidez vem com a prática. Todo o processo, depois de devidamente treinado pode literalmente ser feito em segundos. Não deixe que a lentidão das primeiras tentativas o desanimem.  Esta é uma habilidade que pode ser aprendida como qualquer outra, e provavelmente vai sentir-se um pouco estranho na primeira vez.

Experimente com diferentes tipos de imagens. Você encontrará provavelmente algumas variações mais eficazes que outras. Preste especial atenção à associação versus dissociação. Quando você está a fazer uma associação numa cena, você está imaginando vê-la com os seus próprios olhos, como ator. Quando você está a fazer uma dissociação você está imaginando a ver a cena, como espectador. Você pode gostar e obter melhores resultado numa ou noutra ou em ambas. Depende em qual se sente mais confortável ou das situações imaginadas.


Já alguma vez experimentou mudar a sua história?

Experimente hoje, com um pensamento apenas que seja persistente e verá os resultados em muito pouco tempo!

Que todos os Seres de todos os Universos possam ser Felizes!


Fonte: Adaptado de Miguel Lucas
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sim... ok... mas isso vai-me fazer ganhar a lotaria?  ::)
a minha religião é a verdade...

#2
Citação de: incertus em 28 fevereiro, 2015, 12:59
sim... ok... mas isso vai-me fazer ganhar a lotaria?  ::)
Certamente caro amigo! É você quem o diz... focalize a sua energia e será surpreendido ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#3
 ::) ...desculpe lá a brincadeira... mas estava a ler o topico e a rir-me sozinho a pensar nas praxes que levo a tentar explicar a mentalização aos meus amigos...  ::) ...invariavelmente a conversa acaba na mesma pergunta...

então... se eu me mentalizar... vou ganhar o euromilhões...?
a minha religião é a verdade...

BlackMiau
Todos os dias são novas oportunidades de mudar a nossa história. Tudo se prende com o ser positivo, que por sua vez se relaciona directamente com a personalidade.

Bom tópico: substituição de pensamentos negativos por positivos.
Durante 21 dias para criar habituação.

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

sofiagov
Incertus tem que mentalizar com muita força. >:D >:D