Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.446
Total de tópicos
26.915
  • Avistamento (versão sapatos vermelhos)
    Iniciado por serrasagrada
    Lido 3.341 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
serrasagrada


A Internet tem destas coisas. Uma pessoa pega no telemóvel, aponta-o para a céu, fotografa uma icónica cidade à noite, tão poética quanto romântica, publica-a no Facebook e, quando dá por ela, essa mesma imagem está a ser escrutinada devido à alegada presença de um objecto voador não identificado, vulgo OVNI.

Aconteceu no domingo passado com Rita Redshoes. Chegada ao Porto, por onde passou a propósito da iniciativa Rita.Red.Shoes.cerebralpalsy.designproject que amadrinhou, foi à varanda do seu quarto de hotel situado na Ribeira e tirou uma fotografia à vista, publicando-a na sua página de Facebook por volta das 22h. Só lhe colocou um filtro do Instagram. "Foi a primeira coisa que fiz mal cheguei porque adoro o Porto", conta ao P3 a cantora, que nem reparou no que a câmara do seu "smartphone" acabaria por desvendar.

Na imagem, quem vem e atravessa o Rio, junto à Serra do Pilar, não vê apenas um velho casario que se estende até ao mar. Isto porque, acima do mosteiro e do tabuleiro superior da Ponte Luiz I, surgem três surpreendentes pontos luminosos, que, pelos vistos, intrigaram muita gente. Muitos comentários e muitas partilhas depois, ("É a fotografia com mais 'likes' e partilhas que tenho", surpreende-se Rita), mérito também do charme portuense, a imagem (à esquerda) acabaria por despertar a atenção do grupo UFO Portugal que se dedica a investigar e divulgar o fenómeno OVNI por cá e pelo mundo. Coube a Nuno Alves, natural de Alcácer do Sal, trabalhador na área fabril que estuda estes fenómenos há 17 anos, a investigação desta observação. E, depois de análises e consultas a sistemas de satélite e de tráfego áereo, já excluiu algumas hipóteses.

Mais duas observações no mesmo dia
Um satélite está "fora de questão", não só porque o objecto está a baixa/média altitude, mas também porque a câmara de um telefone "nunca o conseguiria registar". "Pelo tamanho e pela dimensão das luzes", perceptível numa comparação por escala com os elementos da rua, também será improvável que se trate de um "drone". "Os três pontos apresentam algo realmente grande", evidencia o investigador, que chegou a pôr a hipótese de tratar de uma aeronave. "Mas o rastreio no FlightRadar24 indica que naquele local não houve qualquer sobrevoo de aeronaves."

Uma das fases dos processo de averiguação passa por cruzar dados. "Tentar saber se existiram mais observações", explica. Ao publicarem a foto de Rita na página do UFO Portugal, receberam mais dois relatos com fotografias comprovativas de avistamentos semelhantes no mesmo dia no Porto e em Coimbra. Vão agora analisar todas as imagens (inclusive a original de Rita) e os relatos — quem tiver mais pistas pode, aliás, entrar em contacto. "Até ao momento pode ser um objecto voador não identificado, o que não quer dizer que tenha ETs lá dentro", evidencia Nuno.

Há investigadores, por exemplo, que defendem que as viagens no universo seriam mais "viáveis" se feitas com objectos robóticos não tripulados. Por outro lado, sublinha o ovnilogista, relembrando a existência de tecnologia militar a operar em segredo, não há nada que diga que seja de outro planeta (embora seja improvável que "um projecto militar secreto", que queira passar "despercebido", "opere com luzes"). "Não sabemos se é extraterrestre, se é tripulado, quem comanda. Logo, não podemos alegar directamente que é algo extraterrestre."

Uma 'tour' intergaláctica?
Então e agora? O estudo da ovnilogia, explica Nuno, é "complicado" porque, na maioria das vezes, não se obtêm respostas. Ele próprio as procura, desde uma "observação" em 1998. "Tentamos esgotar todos os recursos que permitem identificar o objecto; a partir do momento que não conseguimos, estamos na presença de um objecto voador não identificado."

No entanto, nota, estes fenómenos "estão a ser cada vez mais frequentes" em Portugal, não só porque o grupo UFO Portugal está mais activo, mas também devido ao aparecimento de certos objectos que vieram baralhar um pouco as contas, como os já referidos drones ou os balões luminosos com LED, cujo lançamento em dias festivos já confundiu muita gente. Cabe a eles, no UFO Portugal, "desmistificar" tudo isto, analisando observações, mesmo que, por vezes, o banho de água fria que pode ser a realidade irrite muita gente. "Há pessoas que querem mesmo ver um ovni com homenzinhos verdes."

Entre risos, Rita diz que a existência de vida inteligente para além da Terra é um tópico frequente no seu grupo de amigos. "Qualquer dia vêm-me buscar", costuma brincar. Sempre poderia "marcar uma 'tour' intergaláctica". Fã de X-Files, costumava fitar o céu quando viva no campo à procura de algo; mas não esperava, ainda assim, ver-se envolvida numa teia de mistério deste género, e logo no Porto. "Foi uma coisa inocente que ganhou outra dimensão. A Internet tem, de facto, este poder."

"Do you believe?", perguntámos, obrigatoriamente. "Acredito, acredito. Acho que algumas coisas, como o egocentrismo do ser humano, só mudariam se existissem extraterrestres. Não somos assim tão especiais — somos um ponto ínfimo nesta galáxia. Porque é que só neste planeta é que haveria vida inteligente?"

in Público, 24 de Fevereiro de 2015

Muito interessante, já vi imenso destas coisas por aqui pelo Porto...

Se acredito, claro que sim, até que me provem o contrário ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#2
santa ignorância... ---->  



Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alíneas 2 e 3. Obrigado.


A verdade é que a foto está espectacular!

Quanto ao resto....??

A Ritinha tirou uma foto espectacular. E sim, acredito que sefa UFO, até porque aquela zona da Serra do Pilar é bastante frequentada por amiguinhos de fora
worker bees can leave
even drones can fly away
the queen is their slave

BlackMiau

#6
o que quer que seja parece estar a emitir luz... e parece ter contornos relativamente bem definidos...







a minha religião é a verdade...

no programa fact or faked, muitas vezes mostravam fotos e videos de luzes triangulares
pode ser um helicóptero como pode ser um ufo mas penso que não será reflexo nenhum

#8
É verdade... No norte vêem-se muitas coisas destas. Atesto!
Cá pelo centro-sul nem por isso :/

Imagem curiosa e interessante, sem dúvida!
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

#9
Citação de: João Luís Aguiar em 01 março, 2015, 23:08
É verdade... No norte vêem-se muitas coisas destas. Atesto!
Cá pelo centro-sul nem por isso :/

isso é porque no norte as povoações estão mais elevadas do que no centro sul... e o porto fica precisamente no final de uma cordilheira montanhosa onde aparecem muitas "luzinhas" no ceu...


(se alguém quiser esta imagem como ficheiro .tif com uma resolução de 2809x5767 e 15,4mB de tamanho... mande mp que eu envio...)
a minha religião é a verdade...

O mcapolinario fez um comentário... "santa ignorância", o que significa que ele sabe com certeza o que aconteceu, certo? Gostaria de ouvir o que ele tem para nos dizer.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

serrasagrada
Pois é, depois de meia Internet revolvida, comentário acima, insulto abaixo e alguma falta de humor pelo meio, já há conclusões — parece que Rita Redshoes não está mais perto de ser abduzida.

Os três pontos luminosos que a cantora captou, involutariamente, numa fotografia tirada no Porto já foram identificados pelo UFO Portugal. Findo o processo de averiguação, a conclusão aponta para um "lens flare". Ou seja, trata-se da "refracção da luz dos candeeiros da rua sobre a lente da câmara", explica Nuno Alves, que estava encarregado pela investigação dentro do grupo.

Uma resultado que, sublinha o ovnilogista, já poderia ser induzido a partir da análise das três fotografias originais que Rita publicou na sua página de Facebook na quarta-feira passada (à esquerda). A confirmação veio com a terceira da sequência, a única que capta os dois candeeiros que estão no passeio, duplicando também os pontos luminosos no negro do céu. E a análise dessa imagem da argentina Bibiana Bryson, "uma das peritas mais importantes da ovnilogia mundial" que trabalha com o UFO Portugal em certas discussões, deu a certeza.

Nuno só lamenta que todas as fotografias não tenham sido conhecidas mais cedo. "Tornou-se mais fácil provocar a confusão", diz, referindo-se às inúmeras reacções e críticas recebidas, sendo que algumas já apontavam para este e outros resultados semelhantes. Nuno defende-se, valorizando a procura de provas conclusivas: "Quando existem estas situações, é importante aguardar um pouco e esperar conclusões fundamentadas."

Conclusão: ainda não é desta que Rita Redshoes vai embarcar na desejada "tour" intergaláctica. Certo é que aquela fotografia acabou por ter mais "likes" do que qualquer outra na sua página — já dizia o gato.

In Publico, 3 de Março de 2015

serrasagrada tenho que lhe dar os parabéns!

Eu admiro e gosto de pessoas assim! Perante uma situação inexplicável, tecem-se comentários baseados nas nossas experiências pessoais, o que é legítimo pois estamos num fórum público, e depois você coloca uma explicação plausível que justifica de forma adequada e sustentada o acontecimento!

Bem-haja por isso! :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

a minha religião é a verdade...

BlackMiau
Citação de: BlackMiau em 01 março, 2015, 21:47
Reflexo do candeeiro, não?
Eu já estou como o Incertus, eu falo mas ninguém me ouve ;)