Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Paradoxo filosófico sobre Liberdade de expressão
    Iniciado por incertus
    Lido 4.553 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
boas...

estava aqui a pensar...  ::) ...e deparei-me com um paradoxo filosofico que não consigo ultrapassar...

e estava com experanças que o forum me possa ajudar relativamente a uma duvida que eu tenho e para a qual não consigo encontrar resposta...

nós sabemos que temos o direito à "liberdade de expressão"... e muita gente até defende que o facto de poder dizer o que se quer é a prova de que vivemos numa sociedade livre...

dai ficar-mos indignados quando nos tentam tirar a nossa liberdade de expressão...



...no entanto... tanto quanto eu sei... não existe nenhuma LEI que diga explicitamente que temos o direito de afirmar o que nos apetecer...

por outro lado...

sabemos que já existe o "exercito do facebbok" e inclusivamente a sra ministra já veio anunciar esta semana leis que PENALIZAM quem disser ou escrever algo que "incentive à violencia"...

Ora bem...

se não me for permitido, por exemplo, dizer que desejo a morte de alguém... então já não tenho liberdade de expressão... pois se tivesse liberdade de expressão... poderia dizer o que quize-se... certo?

então... tou indeciso... mas temos liberdade de expressão... ou não temos liberdade de expressão?  :-\
a minha religião é a verdade...

Temos liberdade de expressão sim, condicionada! :) (que significa o mesmo que não termos)!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

então somos livres... mas estamos presos... que significa que não somos livres?  :-\
a minha religião é a verdade...

é esse mesmo o paradoxo... dizem-lhe que você é livre, que tem liberdade de expressão, mas depois está preso sempre a qualquer coisa... é a tal pseudo-liberdade (parece que é, mas não é, para saber como seria se fosse, entende?)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação...entende?

hum...

sim...?  :-\

...então...

ser livre é o mesmo que ser escravo...  :-\

...pois... tem lógica...  :-\ ...ora pois tem?

a minha religião é a verdade...

algo de controle tem que haver...sabemos bem o mundo que vivemos e bom senso nao ha nenhum. Se tivessemos liberdade de expressao podiamos mandar o cavaco ir trabalhar que nao é ofensa nenhuma e o pobre coitado que lhe disse foi multado pelo   tribunal, nem quero imaginar se ofende se
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

hum...

tou a ver...  :-\

então é tipo...

eu posso dizer o que quiser... mas sempre naquela que posso levar um enxerto de porrada pelos cornos abaixo se alguém não gostar do que eu disse... é isso?  :-\
a minha religião é a verdade...

Citação de: incertus em 26 fevereiro, 2015, 02:49
hum...

tou a ver...  :-\

então é tipo...

eu posso dizer o que quiser... mas sempre naquela que posso levar um enxerto de porrada pelos cornos abaixo se alguém não gostar do que eu disse... é isso?  :-\
Basicamente é isso ;D
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

oh...  >:(

afinal voces não ajudam em nada... eu vim aqui para sair de um paradoxo... não foi para criar outro...

o charlie ebdo disse o que lhe apeteceu e comeu pelos cornos abaixo porque alguém não gostou do que ele disse...

depois usaram isso para nos tirar a liberdade de falar o que nos apetecer...

:-\

cada vez estou mais baralhado...

isso quer dizer que fazerem algo que nos prejudica é para nosso proprio bem?  :-\
a minha religião é a verdade...

#9
Bem mas o charlie é outra historia eles nao estavam a usar a liberdade de expressao estavam mesmo em tom provocatorio. Eles simplesmente estao a usar a faxada da liberdade de expressao por outro interesses. Eu posso chegar ao pé do 1ministro e dizer que nao gosto do governo dele, nem a forma como ele governa, agora se lhe chamar aldravao com certeza ja tenho a policia as costas...isso nao é supostamente liberdade de expressao? Acho que vivemos num mundo onde os interesses economicos sao mais altos, a eles nao lhes importa se passas fome ou nao se deves algo ao estado vêm logo penhorar te sem sequer lhes importar se tens comida na mesa.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

É óbvio que a liberdade de expressão é condicionada. Se numas situações isso é prejudicial noutras é claramente benéfico. O jornal Correio da Manha é um excelente exemplo de como a liberdade de expressão. ao ultrapassar certos limites, pode ser bastante prejudicial.

A liberdade de expressão deve ter regras e essas regras devem ser impostas por um conjunto de leis e regulamentos escritos mas também precisam de ser impostas pelo bom senso de cada um já que muitas vezes é muito fácil contrariar as leis, principalmente em Portugal.

Nos meus tempos de faculdade era famoso o "lápis azul". Com a "hipócrita" democracia disseram que desapareceu. Agora renasceu em força.
Naquele tempo, 3 ou 4 estudantes parados na rua a conversar eram obrigados a dispersar pois poderiam estar a conspirar e já eram considerados um motim ou ajuntamento agora....

Citação de: oculto em 26 fevereiro, 2015, 07:27
Nos meus tempos de faculdade era famoso o "lápis azul". Com a "hipócrita" democracia disseram que desapareceu. Agora renasceu em força.
Naquele tempo, 3 ou 4 estudantes parados na rua a conversar eram obrigados a dispersar pois poderiam estar a conspirar e já eram considerados um motim ou ajuntamento agora....

Esses tempos já lá vão. Actualmente a censura promove-se de forma mais subtil e organizada adaptando-se às regras do actual regime. Mas não é esse o principal problema na sociedade portuguesa. O principal problema são aqueles que em nome do jornalismo e da liberdade de expressão jazem julgamentos sumários na praça publica de forma a desacreditar e humilhar um alvo predefinido que tenham. É o chamado jornalismo de sarjeta que em Portugal é orgulhosamente levado a cabo pelo Correio da Manhã mas também pelo semanário Sol. Estes dois "pasquins" são um perigo para a sociedade democrática e livre e por isso são a maior vergonha desta nação.

Caro senhor,
É a sua opinião e não a vou discutir. Vejo muitas críticas da sua parte a tudo que é português, será que na sua santa terrinha todos são perfeitos? Tudo o que o senhor diz, é como se fosse uma Lei e habitualmente não admite como "verdade" o que os outros dizem. Será que a selecção que a Alemanha tentou fazer vos faz crer que são perfeitos?

Citação de: oculto em 26 fevereiro, 2015, 08:34
Caro senhor,
É a sua opinião e não a vou discutir. Vejo muitas críticas da sua parte a tudo que é português, será que na sua santa terrinha todos são perfeitos? Tudo o que o senhor diz, é como se fosse uma Lei e habitualmente não admite como "verdade" o que os outros dizem. Será que a selecção que a Alemanha tentou fazer vos faz crer que são perfeitos?

Está equivocado. Eu não critico tudo o que seja português e muito menos glorifico tudo o que seja alemão. Eventualmente critico muitas coisas que se passam em Portugal, mas isso não é normal? Ou será que por ser um estrangeiro a referir certas coisas já não tem validade? A sociedade portuguesa é conhecida no estrangeiro, e não só na Alemanha, mais pelas coisas menos boas do que pelas coisas positivas e isso acontece muitas vezes por um certo tipo de preconceito mas muitas vezes também é apenas o vislumbrar de uma realidade que muitos portugueses não gostam de ver referida lá fora. Quando são os portugueses a auto-criticar-se tudo bem mas quando são os outros é que a porca torce o rabo.

Mas gostava antes de mais que tivesse comentado o assunto que eu aqui abordei e que na minha opinião é algo que prejudica o Pais e envergonha toda uma sociedade. Sim, porque uma sociedade também se faz de valores.