Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Livros sobre interpretação de sonhos
    Iniciado por Littlelight
    Lido 2.641 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Caros, alguém conhece algum livro sobre interpretação de sonhos, de preferência em português, no qual valha a pena investir alguns euritos? Gostava de saber mais sobre essa arte, para não ficar tão dependente do fórum...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Olá, uma interpretação científica, técnica mas muito interessante é a constante no Livro - Interpretação dos Sonhos de Sigmund Freud ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Obrigada, Faty. Vou ver se o encontro. E tem mais alguma sugestão?

Conhece um livro chamado "The Dream Game", de uma autora chamada Ann Faraday? Se sim, pode dizer-me algo sobre ele?
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Não conheço :( tente no google, encontrar críticas ao livro, pode ser que encontre.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

E Jung, por acaso tem algum livro sobre esse tema?
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Faty, por acaso não me sabe dizer onde é que podemos encontrar o livro que disse do Sigmund Freud? Especifica-se mesmo na interpretação dos sonhos ou "foge" um bocado do assunto? É que também ando mesmo à procura de um livro assim, tenho é uma revista já bastante antiga (2003) da Boa Estrela sobre o que acontece durante a noite e também vem lá um dicionário dos sonhos...

Freud tem uma visão muito psicanalítica dos sonhos. Os sonhos são "deturpações" dos desejos que são recalcados e mantidos no inconsciente. Durante o processo onírico, existem duas componentes de interpretação: o conteúdo latente (aquilo que o sonho pretende espelhar) e o conteúdo manifesto (aquilo que aparece ou surge no sonho). Não deixa de ser uma perspetiva interessante, pois sabemos que, durante a nossa vida, recalcamos informações que acabam por ficar no inconsciente de forma "deturpada" e por conseguinte, quando estas informações são acedidas, por exemplo através dos sonhos, representam sempre uma simbologia, uma espécie de ligação entre o que é latente e manifesto. A única questão que é para relevar no pensamento freudiano é a ênfase colocada na sexualidade. Há uns tempos tive uma paciente, que me contou ter tido um sonho estranhíssimo. Ela sonhava com um homem que não conhecia e no sítio do seu nariz, ele tinha um pénis. Sempre que o homem falava aquilo abanava... Bolas, achei engraçado o sonho e a interpretação surgiu posteriormente. Esta senhora nova, tem um companheiro com quem a atividade sexual não é muito frequente e sempre que surge, aparecem dificuldades de ereção. Vejam como, inconscientemente, ela conseguiu projetar no homem do seu sonho o seu problema real. Eu gostei de ler o livro de Freud, porque tem muitos exemplos e mostra-nos como não podemos ficar presos aos conteúdos que vemos... é preciso interpretar o seu conteúdo latente.

Jung afasta-se de Freud, apesar de ser seu seguidor, pois detém uma visão muito mais palpável da realidade, contrária à psicanálise e às questões de natureza sexual. Jung coloca especial ênfase em questões espirituais e místicas, separando-se assim de Freud. Ele defende que o material inconsciente recalcado existe, mas também existe um inconsciente coletivo que tem uma simbologia universal. Os arquétipos são imagens o inconsciente coletivo que se manifestam na vida das pessoas e inclusivamente nos seus sonhos. Estes, seriam, assim, uma porta aberta para se compreender o inconsciente. Ao contrário de Freud, os sonhos para Jung não aparecem mascarados mas uma forma consciente de o inconsciente se manifestar, pese embora ele assuma a existência dos processos de deformação do sonho, não decorrentes da barreira de censura freudiana, mas da polissemia da imagem. Ele não tem um livro específico sobre os sonhos, por exemplo aborda a questão dos sonhos no seu livro "o homem e os seus símbolos". O James Hall é que escreveu um livro sobre a perspetiva jungiana dos sonhos.

Estas são interpretações técnicas dos sonhos, que se afastam das tradicionais leituras que um símbolo significará o mesmo para todos, ou seja, sonhar com ratos significa gravidez, ou sonhar com dentes, morte!

O livro de Freud deve andar na ordem dos 50 euros e o de James Hall, 15 euros.


..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Obrigada, Faty. Vou pesquisar mais sobre este assunto.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 19 fevereiro, 2015, 22:05
Caros, alguém conhece algum livro sobre interpretação de sonhos, de preferência em português, no qual valha a pena investir alguns euritos? Gostava de saber mais sobre essa arte, para não ficar tão dependente do fórum...


Não sou conhecedor mas alguns familiares gostavam muito dos livros do Pedro de Lara. Deve haver por aí em PDF.
Andy

eu sou apologista que qualquer um serve...  ::)

compre o mais "completo" que encontrar... leia-o... e a partir dai o seu subconsciente vai começar a falar consigo atravez desse "codigo"... mas o forum dá sempre jeito pois nenhum deles tem todas as defenições, pois isso depende de cultura para cultura...
a minha religião é a verdade...

Obrigada pelas sugestões, Andy e Incertus.  :)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!