Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Aprender a Viver no Agora
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 2.971 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Hoje em dia, muitas pessoas vivem presas ao passado... ou ao futuro, tendo inúmeras preocupações nestes dois pólos temporais, esquecendo-se de viver o presente. Vivem presas aos velhos pensamentos, emoções, sentimentos passados ou alimentando, constantemente, expectativas de um futuro.

É importante, por isso, aprender a viver o momento presente. É preciso detetar como é que os nossos pensamentos funcionam, para podermos dissolver os padrões errados que nos prendem, diariamente, aos mesmos hábitos. Precisamos de observar muito bem a nossa mente.

A negatividade é causada pela negação do presente. A ansiedade, o stresse, a preocupação, os medos decorrem do pensamento excessivo relativamente ao futuro e pelo facto de não estarmos ancorados no presente.

Assim, quando os nossos pensamentos forem de preocupação, ansiedade, medos... é preciso indentificá-los sempre relacionados com o futuro. Cortá-los pela raiz e substituí-los por pensamentos presentes. Focalizando-nos naquilo que estamos a fazer, no aqui e no agora e assim, a mente ficará muito mais tranquila e concentrada.


Sentimentos de culpa, tristeza, arrependimento, amargura, incapacidade de perdoar, são âncoras que nos deixam excessivamente presos ao passado.

Quando sentirmos que estamos tristes, deprimidos, revoltados com pessoas ou acontecimentos, com dolorosas lembranças do passado, o melhor é dissolver esses pensamentos e sentimentos negativos, pensando apenas no momento presente.


Tudo aquilo que podemos mudar em nossas vidas, está no aqui e no agora. O presente tem o poder de nos libertar das preocupações, medos, ansiedades e também das tristezas, depressões e lembranças dolorosas. 

O único lugar onde pode ocorrer a verdadeira mudança, onde podemos dissolver o passado e ficarmos livres de ansiedade do futuro é no AGORA! O Agora tem muito poder. Podemos ser felizes Agora e não num futuro longínquo ou num passado ilusório.

A chave para alcançar as nossas metas, realizar nossos desejos, ser mais livre e auto-confiante é estar no presente.


Não podemos mudar muitas coisas no momento presente, pois as causas estão no passado que não existe mais, mas podemos mudar nossa atitude. Isto faz toda a diferença.

Podemos mudar a forma como pensamos, sentimos, aceitamos, falamos e fazemos. Desta maneira, estaremos a mudar os efeitos de nossa colheita, diminuindo nosso carma, superando e transcendendo as nossas dores.

Não possuímos nada neste mundo, nem ninguém. Nem o nosso corpo, nem posses. Somente possuímos o tempo presente e, se não estamos a viver o agora, não possuímos nada.

A meditação diária é como uma alquimia que nos pode ajudar a viver o momento presente. Ao meditar, purificamos e limpamos o lixo mental dos pensamentos sobre o passado e das preocupações que temos relativamente ao futuro.


Fonte: Adaptado de Emilce Shrividya Starling
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Obrigado pela partilha Faty,

sinto que esta veio como "recado" para me ajudar a olhar para o presente, romper com o passado e isso vai ter de acontecer, pois só assim estarei mais capacitado para o dia-a-dia.
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

Esta surgiu para mim, para ti e para todos os que estão ainda na fase de transição entre o passado e futuro e se esquecem do Agora! ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Não é fácil viver no presente, mas é algo que estou a tentar fazer com mais constância.

Obrigada pela partilha, serve para recordar o que realmente importa.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Eu já me cansei de viver o passado! Estou farto de mágoas, problemas e noites sem dormir a pensar na porcaria do passado!
Para a frente é que é o caminho, vamos aproveitar o tempo a vida,  viver o presente e claro ser felizes! :)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: cody sweets em 08 fevereiro, 2015, 11:22
Eu já me cansei de viver o passado! Estou farto de mágoas, problemas e noites sem dormir a pensar na porcaria do passado!
Para a frente é que é o caminho, vamos aproveitar o tempo a vida,  viver o presente e claro ser felizes! :)

Como me revejo nas tuas palavras...

O passado e o futuro não são o presente. O Ontem não interessa porque não é o agora. O Futuro será o que eu plantar Hoje.
É dificil esquecer o Passado e não pensar no Futuro. Se vivermos um dia de cada vez, sempre pela positiva, quando o Futuro chegar, será mais risonho.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Todos sabemos como é importante viver no presente mas depois é sempre dificil  colocar em prática ;)

sofiagov

Excelente reflexão... de vez em quando é preciso lembrar estas coisas tão importantes. Há quem "perca o sono" por causa do passado, eu sofro a pensar no futuro... esquecemo-nos do agora!  ::)O agora fica esquecido e isso é um erro, pois quando damos por ela a vida passou-nos ao lado e nos ficámos a pensar na "morte da bezerra"! :o