Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Como evitar a "carga" negativa de outras pessoas
    Iniciado por Tokobá del Rey
    Lido 10.174 vezes
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
Citação de: cepticooucrente em 02 fevereiro, 2015, 09:53

Agora, se estamos perante uma negatividade maligna (se posso chamar assim), em que a pessoa não gosta de nós, inveja-nos, aquele olhar que mata, por trás de um sorrisinho muito simpático... ui ui... fujam! >:D
Muito pessoalmente, quando conheço alguém assim, a minha reacção é naturalmente procurar o afastamento. Porque sei que, se sou obrigada a muito convívio, a coisa descamba, e a vontade de lhe "pôr as mãos" é tanta...

Quando li este tópico, a minha primeira interpretação foi 'carga negativa' = carga maldosa...e não aquela negatividade de tristeza...
Porque a tristeza não me assusta, compele-me a ajudar ! Agora, olhar nos olhos de alguém e sentir pura maldade, mau fundo...é destrutiva qualquer tentativa de aproximação.
Já cheguei a dizer que preferia despedir-me a conviver com alguém assim e, no geral, ninguém compreende. Mas acende em  mim sentimentos com os quais não quero nem aguento viver. No passado só lidei com pessoas assim porque não tinha outra hipotese (contexto academico).

#31
Citação de: SaraRS em 02 fevereiro, 2015, 10:14
Quando li este tópico, a minha primeira interpretação foi 'carga negativa' = carga maldosa...e não aquela negatividade de tristeza...
Porque a tristeza não me assusta, compele-me a ajudar ! Agora, olhar nos olhos de alguém e sentir pura maldade, mau fundo...é destrutiva qualquer tentativa de aproximação.
Já cheguei a dizer que preferia despedir-me a conviver com alguém assim e, no geral, ninguém compreende. Mas acende em  mim sentimentos com os quais não quero nem aguento viver. No passado só lidei com pessoas assim porque não tinha outra hipotese (contexto academico).

Infelizmente eu já lidei com esse tipo de gente, quer na vida profissional, quer na pessoal.
No trabalho, no início era complicado perceber porque sendo jovem, com pouca experiência, gostamos de ter colegas que nos ajudem, que trabalhem em equipa connosco, e não fazer de tudo e estar à espera do nosso insucesso. :P Foram tempos difíceis, conheci gente mesmo má.
Hoje em dia consigo "desligar" o botão em relação a isso. Retribuo os sorrisos, faço-me de "burrinha", mas vou conseguindo, com o esforço do meu trabalho honesto, que consigo e sou capaz. Ah, essa retribuição não tem dinheiro que pague! ;D

A nível pessoal, também conheço gente muito negativa na família. Ainda que por afinidade, mas estão na família... ::) Lá de vez em quando há encontros desagradáveis (aliás já escrevi num tópico sobre isso). Sinto, muito mais que no trabalho por onde passei, aquela carga negativa da inveja, da maledicência, aquele olhar que até parece que "corta"... é horrível. >:D Sou olhada de cima abaixo, o que trago vestido e calçado, o carro, etc. E disso, ah disso eu quero é DISTÂNCIA! Gente ruim, fora! >:D >:D >:D

Nós somos seres impermanentes, ou seja não estamos sempre na disposição. Mas aqui o que me parece que se fala é algo já muito interior à pessoa que a leva a ter uma visão negativa sobre a vida, independentemente dos acontecimentos. Isto significa que mesmo perante coisas boas da vida, essas pessoas tendem a ficar presas ao lado negativo. Dou um exemplo, uma pessoa negativa ficará a lamentar-se se a filha não consegue engravidar, porque coitadinha tudo lhe corre mal, porque a vida é cruel, porque ela sabe que há muitas invejas, etc.. etc... se a filha engravida, ao invés de ficar feliz, continua a lamentar-se porque tem medo que o bebé tenha um problema de saúde, porque a filha trabalha muito e vai ficar desgastada, porque o parto vai ser difícil, etc... há pessoa assim, independentemente de estarem ou não com depressão. Obviamente que quem estiver deprimido tenderá a ter uma visão negativa sobre a vida e sobre si mesmo. O problema é quando isto deixa de ser um estado (eu estou deprimida) e passa a ser um traço (eu sou deprimida). Há pessoas que já possuem este traço marcado na sua personalidade e é com estas pessoas (que depois acabam por desenvolver sentimentos negativos sobre os outros, inveja, ciúme, raiva, cobiça, etc....) que devemos ter "cuidado" porque elas atraem para elas e projetam para nós tudo isso.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Atenção ! Reparem num pormenor que não é um pormenor mas afecta muito.
A nossa sociedade (pelo menos no nosso  país) valoriza mais o coitadinho  que aquele que está bem de vida. Eu já senti na pele e dentro da familia infelizmente. Houve uns anos que a minha vida correu bem financeiramente ( sim , porque em questões de saúde e de trabalho, foi para esquecer). Resultado: senti o poder da inveja a toda a hora. Não tive apoio nenhum ,senti-me mesmo abandonada só porque tinha um pouco mais de estabilidade financeira...
E não , não foi impressão minha, foi mesmo real. Porque depois vieram os anos da crise e tenho tido algumas dificuldades( que aceito porque a vida é assim...) e notei que as atitudes mudaram. Até gosto de dizer ao meu marido: pois , só gostam de nós quando estamos mal... :D
Assim não ,obrigado.

Citação de: buterfly em 02 fevereiro, 2015, 13:00
Atenção ! Reparem num pormenor que não é um pormenor mas afecta muito.
A nossa sociedade (pelo menos no nosso  país) valoriza mais o coitadinho  que aquele que está bem de vida. Eu já senti na pele e dentro da familia infelizmente. Houve uns anos que a minha vida correu bem financeiramente ( sim , porque em questões de saúde e de trabalho, foi para esquecer). Resultado: senti o poder da inveja a toda a hora. Não tive apoio nenhum ,senti-me mesmo abandonada só porque tinha um pouco mais de estabilidade financeira...
E não , não foi impressão minha, foi mesmo real. Porque depois vieram os anos da crise e tenho tido algumas dificuldades( que aceito porque a vida é assim...) e notei que as atitudes mudaram. Até gosto de dizer ao meu marido: pois , só gostam de nós quando estamos mal... :D
Assim não ,obrigado.
É verdade o que refere. Mas também acredito que a nossa educação tem aqui um peso importante. Talvez eu tenha tido a felicidade de ter uns pais que sempre me ensinaram, a mim e aos meus irmãos, que a minha "esfera termina quando começa a dos outros" e que se quiséssemos alguma coisa na vida, teríamos que lutar para o conseguir, respeitando sempre a esfera dos outros. Os ciúmes, invejas, raiva, ódios, cobiças, incapacidade de perdão, etc... são valores que são transmitidos nos seios das famílias.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 02 fevereiro, 2015, 13:20
É verdade o que refere. Mas também acredito que a nossa educação tem aqui um peso importante. Talvez eu tenha tido a felicidade de ter uns pais que sempre me ensinaram, a mim e aos meus irmãos, que a minha "esfera termina quando começa a dos outros" e que se quiséssemos alguma coisa na vida, teríamos que lutar para o conseguir, respeitando sempre a esfera dos outros. Os ciúmes, invejas, raiva, ódios, cobiças, incapacidade de perdão, etc... são valores que são transmitidos nos seios das famílias.

É verdade, muito do nosso carácter é "moldado" pelos valores que nos são transmitidos na nossa educação. :)

Concordo plenamente , infelizmente são valores que se transmitem. Na verdade todos queremos ser amados e acarinhados mas são provas que a vida nos apresenta. Temos que tentar ser positivos. Devia ser uma disciplina que ensinam na escola, concordam?

Citação de: buterfly em 03 fevereiro, 2015, 12:48
Concordo plenamente , infelizmente são valores que se transmitem. Na verdade todos queremos ser amados e acarinhados mas são provas que a vida nos apresenta. Temos que tentar ser positivos. Devia ser uma disciplina que ensinam na escola, concordam?
Plenamente ainda vou mais longe! Os valores começam em casa e continuam na escola, por isso deveria ser obrigatório uma cadeira sobre espiritualidade desde pequenos! Se essa cadeira fosse dada por professores "iluminados" seria ouro sobre azul... talvez os problemas atuais dos alunos não existissem. E há professores verdadeiramente "iluminados" para ensinar... outros, apenas fazem o número!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 04 fevereiro, 2015, 09:40
Plenamente ainda vou mais longe! Os valores começam em casa e continuam na escola, por isso deveria ser obrigatório uma cadeira sobre espiritualidade desde pequenos! Se essa cadeira fosse dada por professores "iluminados" seria ouro sobre azul... talvez os problemas atuais dos alunos não existissem. E há professores verdadeiramente "iluminados" para ensinar... outros, apenas fazem o número!

E ainda existem os que são iluminados para trabalhar mas, infelizmente, não lhes é permitido.

Esse é o grave erro do nosso país. Isto é off-topic claro! O meu filho está no 12º e a professora de psicologia simplesmente não dá aulas... estão as aulas todas em computadores, na brincadeira e ela já avisou que o teste que vão fazer este período é exatamente igual ao do ano passado.... acho isto surrealista... com tantos professores que não ficaram colocados e que poderiam ser excelentes professores nesta área... mas enfim! É o nosso sistema educativo!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#40
Infelizmente é o prato do dia.

O sistema é monopolizado. Na área da educação funciona assim, ou tens factor c e vais para o ensino particular ou ficas eternamente a aguardar por uma colocação no sector público. Sector este que não dá hipótese de colocação porque não tens experiência profissional. Como se adquire experiência profissional se não somos colocados?


Já parece o contra-senso da colocação dos psicólogos no ensino. O psicólogo deveria dar aulas de psicologia nas escolas secundárias... se tiver experiência, lol... mas nunca são abertos concursos para psicólogos, por isso eles não têm experiência... a não ser no privado, claro, com factor c (e quem está no privado não quer ir para o público, naturalmente)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 04 fevereiro, 2015, 10:28
Já parece o contra-senso da colocação dos psicólogos no ensino. O psicólogo deveria dar aulas de psicologia nas escolas secundárias... se tiver experiência, lol... mas nunca são abertos concursos para psicólogos, por isso eles não têm experiência... a não ser no privado, claro, com factor c (e quem está no privado não quer ir para o público, naturalmente)

Claro, da mesma forma que não faz sentido professores de português ensinarem biologia (por exemplo)! Qual é a lógica? :o :o :o

É a lógica economicista em que vivemos. Nada importa. Desde que se tape os olhos à sociedade e esta acate tudo.

Eu já desisti...


pois eu ando no bem...  :)

sou pobre mas sou honrrado e ainda vai vir o dia em que ve vou desviar de um "negativista"... por mais colorida que seja a gravata dele...  ;)

Os gajos com carga negativa só têm duas hipoteses... ou andam comigo e "Mudam de carga"... (tentam, pelo menos...  ::)) ...ou eles é que têm que se desviar...  ;)

Boas energias para todos... excelente tópico.  :)
a minha religião é a verdade...