Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Como evitar a "carga" negativa de outras pessoas
    Iniciado por Tokobá del Rey
    Lido 10.173 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
O incertus é mais terra a terra e não deixa nada por dizer  :D


Só podemos ajudar quem quer ser ajudado...
Há pessoas que para para cada solução que arranjemos, inventam um problema. Profissionais da "vitimização".  Gente triste que não gosta de ver ninguém feliz... Chamar a razão? Isso seria perda de tempo e acabaremos a sofrer por solidariedade. A diferença entre sermos boas pessoas e sermos santos é precisamente essa: eu ajudo quem posso ajudar e quem quer ser ajudado. Quem se considera a si mesmo um caso perdido e não quer ser ajudado... a única coisa que tenho a fazer é afastar-me.
Egoísmo?
Talvez.
Mas qual seria a alternativa?
Desperdiçar a minha energia, força e vontade em quem à partida vai "deitar no lixo" tudo o que de bom lhe dão, porque para essa pessoa, tudo é mau??? Não quero.

"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

CitaçãoPorque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á. Marcos 8:35
a minha religião é a verdade...

#18
Incertus, a minha premissa é a seguinte: tento à primeira, à segunda e em alguns casos, à terceira para chamar a pessoa à razão e lhe mostrar que a "lente" que ela usa para analisar a vida, a si mesmo e aos outros, deve ser mudada. Se, a partir da terceira a pessoa insiste em fincar a sua posição negativa face à vida... eu respeito, mas não tenho que partilhar um campo de "vibrações" que nada têm que ver comigo. Mas, se mesmo assim, passados uns tempos a pessoa falar comigo e pedir ajuda, eu estou sempre pronta a fazê-lo. Isto já aconteceu! Porque o despertar é individual, ninguém o pode provocar. É dentro para fora. Como já foi dito, devemos ajudar quem pede ajuda, se não o fizermos não estaremos certamente a respeitar o seu livre-arbítrio. :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Eu tenho um amigo, há mais de 20 anos, que é a pessoa mais negativa que conheço. Já me ajudou em situações menos boas mas, nem por isso deixo de criticar as suas atitudes. È uma pessoa que sofreu um bocado no passado mas, agora que tem uma vida melhor, queixa-se a toda a hora daquilo que sofreu há mais de 30 anos. Não consegue ver nada de bom na vida e, mesmo quando esta lhe sorri, acaba sempre por "voltar à vaca fria" e dizer que não importa hoje estar melhor porque não consegue esquecer o passado. Vejo-o quase diariamente e tento dizer-lhe que não se vive no passado e que tem que viver no presente para conseguir ser feliz. Todavia, não há vez nenhuma que nos encontremos que ele não vá buscar uma das muitas histórias que lhe enevoaram o passado. Muito embora eu pense que ele é uma pessoa boa, pois está sempre disponível para ajudar qualquer pessoa (se vir uma pessoa na farmácia que não consegue levar todos os medicamentos por falta de dinheiro, ele paga-os; se vir uma família em dificuldades, envia-lhe um cabaz de compras....). Todavia, deseja todo o mal e, até, a morte, a quem o prejudicou no passado. Os meus amigos dizem-me que ele não é meu amigo quando o defendo ou digo que ele anda muito em baixo. Eu sei que sou muito amigo dele e não acredito que ele não seja também meu amigo, mesmo quando dizem que ele se faz meu amigo porque sou um bom ouvinte e estou sempre disponível para lhe fazer um favor. A verdade é que, por vezes, também eu fico mais em baixo, de ouvir repetidamente os seus consecutivos lamentos. Ele agora até tem uma vida razoável mas é um ser amargo que não sabe sequer apreciar os momentos bons.

Pois...
Entendo o ponto de vista do Incertus, mas não sinto da mesma maneira.
Respeito todas as religiões e todas as crenças "que se dão ao respeito".
Mas de facto, o cristianismo, não é a minha praia...
Não carrego "cruzes" e não pretendo "salvar almas". Pretendo apenas aprender e partilhar o que aprendo apenas com aqueles que também valorizam essa partilha...
Luz e Paz
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Citação de: oculto em 01 fevereiro, 2015, 19:50
Eu tenho um amigo, há mais de 20 anos, que é a pessoa mais negativa que conheço. Já me ajudou em situações menos boas mas, nem por isso deixo de criticar as suas atitudes. È uma pessoa que sofreu um bocado no passado mas, agora que tem uma vida melhor, queixa-se a toda a hora daquilo que sofreu há mais de 30 anos. Não consegue ver nada de bom na vida e, mesmo quando esta lhe sorri, acaba sempre por "voltar à vaca fria" e dizer que não importa hoje estar melhor porque não consegue esquecer o passado. Vejo-o quase diariamente e tento dizer-lhe que não se vive no passado e que tem que viver no presente para conseguir ser feliz. Todavia, não há vez nenhuma que nos encontremos que ele não vá buscar uma das muitas histórias que lhe enevoaram o passado. Muito embora eu pense que ele é uma pessoa boa, pois está sempre disponível para ajudar qualquer pessoa (se vir uma pessoa na farmácia que não consegue levar todos os medicamentos por falta de dinheiro, ele paga-os; se vir uma família em dificuldades, envia-lhe um cabaz de compras....). Todavia, deseja todo o mal e, até, a morte, a quem o prejudicou no passado. Os meus amigos dizem-me que ele não é meu amigo quando o defendo ou digo que ele anda muito em baixo. Eu sei que sou muito amigo dele e não acredito que ele não seja também meu amigo, mesmo quando dizem que ele se faz meu amigo porque sou um bom ouvinte e estou sempre disponível para lhe fazer um favor. A verdade é que, por vezes, também eu fico mais em baixo, de ouvir repetidamente os seus consecutivos lamentos. Ele agora até tem uma vida razoável mas é um ser amargo que não sabe sequer apreciar os momentos bons.

Ele pelo menos de certeza que está feliz por ter um bom amigo...  ;)

CitaçãoMas de facto, o cristianismo, não é a minha praia...

cristo é um bom exemplo... mas à outros...  ;)

CitaçãoQuando o Buda alcançou a iluminação sob a Árvore Bodhi, ele disse: "Todos os seres sencientes têm natureza búdica". A unidade e a unicidade de todas as formas de vida nos inspiram a nos envolver com a vida. Todos devem reconhecer que são necessários. Servindo ao próximo, servimos a nós mesmos. Reconhecendo o Buda nos outros, aprendemos a encontrá-lo em nós.
in: templozulai.org.br/budismo-humanista.html
a minha religião é a verdade...

#22
Eu sou uma esponja, absorvo tudo o que me rodeia. É por isso que evito ir a sítios onde há muita gente, shoppings, hipermercados, etc.  ::)

Eu não sou religiosa mas considero me espíritual.

Religiões à parte, para mim, o que importa é a finalidade e não o meio para atingir esse fim. Eu quero lá saber, se a vizinha do lado passa a vida na igreja, se no caminho de regresso a casa crítica tudo e todos  :o

Oculto eu tenho uma amiga muito parecida com o teu :). Não quer saber de nada, nem de ninguém. Passa a vida a chorar, tem uma energia, sempre, muito negativa. E de vez em quando, lá passo horas e horas ao telemovel a ouvir o pranto e as lamentações... Confesso é que nem sempre tenho paxorra. É uma boa amiga, tem um coração excelente mas tem uma vibração demasiado negativa. E eu acho que é por isso que a vida não lhe sorri.

Atraímos em nossas vidas aquilo que pensamos! Quanto mais criticamos e nos lamentamos, mais atraímos aquilo que não desejamos. É um ciclo vicioso e só quem passou por ele e saiu consegue perceber a grande diferença que é mudar de "sintonia"!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Também tenho um conhecido que perdeu a mãe há 5 anos e vive em constante lamentação e revolta. Acha que toda a gente tem uma vida fácil e que só a dele é dificil porque a mãe morreu. É dificil conseguir levantar o ânimo a alguém que não o quer levantar. Eu lá vou falando e dando atenção de volta e meia, mas é fácil perder a paciência, por isso é que tanta gente já se afastou dele.

Citaçãopor isso é que tanta gente já se afastou dele.

e são todos culpados pela queda dele e por aumentar a sua negatividade...
a minha religião é a verdade...

#26
Alegria atrai alegria, tristeza atrai tristeza...

Confesso que em alguns momentos da minha vida era demasiado pesarosa e infeliz. Hoje, sou uma mulher feliz e lutadora.

Tenho a sorte de acordar todos os dias com um sorriso nos lábios e agradecer tudo aquilo que tenho. Pode não ser nada significativo aos olhos de muita gente mas são as minhas coisas, é a minha vida :). Eu sou a actriz principal doa a quem doer :)

A Alexia faz-me lembrar um amigo que dizia: Primeiro, eu! depois eu! depois eu! depois os outros....

Citação de: oculto em 02 fevereiro, 2015, 05:08
A Alexia faz-me lembrar um amigo que dizia: Primeiro, eu! depois eu! depois eu! depois os outros....

Oh oculto isso faz me lembrar um certo egoísmo, o que no meu caso particular não corresponde à realidade :)

Eu acho que se estamos perto de alguém negativo, mas cuja negatividade é fruto de uma depressão, de um  episódio marcante pela negativa, de insegurança, etc, etc, etc, acho que devemos ajudar. Se temos um amigo que perdeu o emprego, perdeu o casamento, perdeu pai/mãe, é normal que não veja nada de bom na sua vida. "Não tenho sorte nenhuma". Quantas vezes ouvimos ou dissemos isto?! ::)
Devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para tirar a pessoa dessa "onda" de energia negativa!

Agora, se estamos perante uma negatividade maligna (se posso chamar assim), em que a pessoa não gosta de nós, inveja-nos, aquele olhar que mata, por trás de um sorrisinho muito simpático... ui ui... fujam! >:D
Muito pessoalmente, quando conheço alguém assim, a minha reacção é naturalmente procurar o afastamento. Porque sei que, se sou obrigada a muito convívio, a coisa descamba, e a vontade de lhe "pôr as mãos" é tanta... que fico à espera da primeira oportunidade. E isso é ser tão negativa como a outra pessoa! :o Por isso procuro afastar-me e não permitir que a pessoa venha ao meu pensamento. Distância, simples! ;)