Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Estado Civil? Viúva
    Iniciado por cepticooucrente
    Lido 2.895 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Não chegámos a casar, porque ele partiu antes. Mas se a quimioterapia tivesse corrido melhor, se o intruso não convidado não tivesse galopado tão impiedosamente no corpo do meu amor, eu seria oficialmente viúva. Tínhamos casamento marcado. Era só mais dois meses. Sim, mesmo doente. Mesmo com um cancro no pâncreas, com a esperança de vida em contra-relógio declarado. Depressa, nós os dois, noivos por dois meses, metemos o "chip" da esperança, do viver o momento, de sermos felizes. E fomos, mesmo doentes. Sim, estivemos os dois doentes. De medo, dor, tristeza e amor.

Naquela noite, já jantados e sem visitas, fomos de mão dada passear pelo hospital. Ainda passeávamos de mão dada! "Vamos ali à maternidade", disse-lhe. "Vamos ver alguma coisa alegre!", insisti. Ele, como sempre, entusiasmava-se com o meu entusiasmo. Tentámos, mas não nos deixaram entrar. "Questões de segurança", disseram. Nós até aprovámos mas... queríamos ter ido ver os bebés naquela noite. Porque sonhávamos ainda ter um. Mesmo com o cancro. Não sei se estávamos loucos, mas aquela foi uma das noites mais felizes da minha vida. Depois de umas voltas pelo hospital moderno, já calmo da agitação do dia, resolvemos ir namorar para a sala de estar de outro piso.

Sentámo-nos. A vista não podia ser mais feia: o Centro Comercial Colombo. E eu disse: "Faz de conta que estamos em Las Vegas". Ele riu-se. Demos um beijo. Encostámo-nos um ao outro e dissemos, já não sei porque ordem: "Somos tão felizes!".
Sou viúva mas não fui deixada no altar, nem ele desistiu.
Acho que nos casámos naquele dia. Sem testemunhas.

Fonte: mariacapaz.pt/estados-de-alma/estado-civil-viuva-por-filipa-guimaraes/

Isa Mar
Comentários para quê, o texto transmite tudo.
Bem haja por nos trazer estas emoções cepticooucrente.

Obrigada, por me ter despertado tantas emoções ao mesmo tempo, quis mesmo partilhar convosco. :)

Doença, revolta, amor, sofrimento, felicidade, sonho... tanto sentimento passou por mim a ler isto!

#3
Já lá vão quase 2 anos que a minha companheira partiu. Hoje, o meu estado civil é Viúvo.
Eu entendo as entrelinhas deste documento pois, também eu passei horas semelhantes num quarto de um hospital. Vários internamentos, várias cirurgias ao logo de mais de uma dúzia de anos. Horas de esperança, desespero, fé. Mas esta doença que por vezes parece adormecida, desperta em fúria para se espalhar por aqui e mais além, Tratamentos, medicamentos, quimio... nada a venceu... Eu vi-a definhar dia a dia, até já não poder andar... respirando durante uma ano com respiração asssistida... Ela não se queixava e no fundo, eu sei que tinha esperança de vencer a doença. Esteve lúcida até ao último minuto e, já sabendo que poucas horas viveria, uma hora antes de partir ainda se preocupou comigo, mandando-me embora, dado o adiantado da hora, ainda me deu um beijo e fez uma festa de despedida. Um até amanhã que foi eterno. Mal tive tempo de chegar a casa e o meu anjo tinha já partido. Penso que mesmo já passados estes meses, ainda não fiz o meu luto. Ela está e estará sempre presente no meu coração e nos meus pensamentos. È o meu Anjo protector, sinto-a ao meu lado embora não a veja, sinto permanentemente a sua ternura a acariaiar-me nos dias menos bons.

Na verdade há poucos comentários. Tudo depende da nossa perspetiva de Amor. Ele não finda, depois de haver uma partida. Pelo contrário, se ele realmente for Amor e não apego, jamais conseguirá tirar as "raízes" que implantou na nossa vivência. Aliás, o processo de luto pode até ser facilitado quando abrimos o nosso coração e a nossa consciência para a magnitude espectacular da vibração do Amor. :)

Linda partilha!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#5
Caro oculto, presto-lhe a minha sincera solidariedade. Não sei o que mais dizer...  :'(não há muito mais, não é? Estes assuntos deixam-me particularmente sensibilizada e emocionada. Vivo de perto com a doença, ainda que não esta. E penso muito no dia da partida e como vai ser a vida depois disso.  :'(
Eu acho que o seu anjo não queria que o visse partir, e só quando o "mandou embora" conseguiu ir. Em paz. E é como está agora, tenho convicção. Olha por si e acompanha-o sempre.  :angel:
Ela agora está bem. Já não está doente. E está consigo. :)

Bem haja.

Citação de: cepticooucrente em 30 janeiro, 2015, 16:50
Caro oculto, presto-lhe a minha sincera solidariedade. Não sei o que mais dizer...  :'(não há muito mais, não é? Estes assuntos deixam-me particularmente sensibilizada e emocionada. Vivo de perto com a doença, ainda que não esta. E penso muito no dia da partida e como vai ser a vida depois disso.  :'(
Eu acho que o seu anjo não queria que o visse partir, e só quando o "mandou embora" conseguiu ir. Em paz. E é como está agora, tenho convicção. Olha por si e acompanha-o sempre.  :angel:
Ela agora está bem. Já não está doente. E está consigo. :)

Bem haja.

Obrigada! Eu penso isso mesmo, ela não quis que eu estivesse presente para eu não sofrer mais. Também penso que ela está comigo e não é raro comentar com ela o meu dia a dia. Obrigado pela vossa atenção.

sofiagov
Este Tópico trouxe uma bela história...em como o humano tem de tão profundo e belo como a partilha e o amor ...
magnifica história...e depois surgem estes comentários ainda mais enternecedores ....

tal como a faty disse o amor não finda depois da partida...ele fica entranhado em cada um e transforma-se em algo demasiadamente puro para ser falado em palavras...palavras essas que possam transmitir a beleza de quem sente.

meu bom amigo Oculto...a sua estrelinha brilha no meio deste universo...ela olha por si...sempre.

Citação de: oculto em 30 janeiro, 2015, 16:29
Já lá vão quase 2 anos que a minha companheira partiu. Hoje, o meu estado civil é Viúvo.
Eu entendo as entrelinhas deste documento pois, também eu passei horas semelhantes num quarto de um hospital. Vários internamentos, várias cirurgias ao logo de mais de uma dúzia de anos. Horas de esperança, desespero, fé. Mas esta doença que por vezes parece adormecida, desperta em fúria para se espalhar por aqui e mais além, Tratamentos, medicamentos, quimio... nada a venceu... Eu vi-a definhar dia a dia, até já não poder andar... respirando durante uma ano com respiração asssistida... Ela não se queixava e no fundo, eu sei que tinha esperança de vencer a doença. Esteve lúcida até ao último minuto e, já sabendo que poucas horas viveria, uma hora antes de partir ainda se preocupou comigo, mandando-me embora, dado o adiantado da hora, ainda me deu um beijo e fez uma festa de despedida. Um até amanhã que foi eterno. Mal tive tempo de chegar a casa e o meu anjo tinha já partido. Penso que mesmo já passados estes meses, ainda não fiz o meu luto. Ela está e estará sempre presente no meu coração e nos meus pensamentos. È o meu Anjo protector, sinto-a ao meu lado embora não a veja, sinto permanentemente a sua ternura a acariaiar-me nos dias menos bons.


Está tudo dito. É amor verdadeiro. Completo.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 30 janeiro, 2015, 17:38

Está tudo dito. É amor verdadeiro. Completo.

Foram mais de 40 anos. Foi uma vida a dois.

Oculto,grande lição de vida. Nenhum de nós sabe o que vai ser o futuro e é nesses momentos que somos postos à prova...

O melhor é mesmo viver um dia de cada vez e dar graças pelo que temos porque estamo-nos sempre a queixar de coisitas pequenas...

Força aí Oculto ;)

Nao consegui resistir a este tópico, nao perdi o meu marido mas perdi o meu pai aos 14 anos para esta doença, e á 4 meses perdi a minha tia também! Momentos de dor, de tristeza mas sei que eles estao comigo! Sempre! O pior é o sentimento de impotencia que nos domina, bjnh para todos e muita força