Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Kjobenhavn, o barco fantasma dinamarquês
    Iniciado por VodGas
    Lido 2.760 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O Kjobenhavn foi belíssimo veleiro de cinco mastros e casco de aço, construído em 1921 nos estaleiros da casa Ramage & Fergusson (de Leith, Escócia) para uma sociedade armadora dinamarquesa especializada no comércio com o Extremo-Oriente. Deslocava cerca de 4 000 toneladas e media 140 metros de comprimento fora a fora por 14,95 metros de boca.

Os seus altaneiros mastros podiam arvorar até 5 200 m2 de velas. Estava equipado com um motor auxiliar de 500 cv. As suas formas e outras características técnicas inspiraram-se nas do seu famoso congénere «Potosi» (construído em 1895), que chegou a atingir a velocidade record de 22,4 nós.

O «Kjobenhavn» era um navio de tal modo impressionante, que, antes de largar para a sua primeira viagem, foi visitado por 10 000 pessoas, incluindo os reis da Dinamarca. Depois de ter terminado a sua carreira comercial, o «Kjobenhavn» ("Copenhagua" em português) foi convertido em navio-escola e colocado ao serviço da marinha mercante dinamarquesa.

Este magnífico navio perdeu-se em Dezembro de 1928 ou Janeiro do ano seguinte -provavelmente ao tentar dobrar o cabo Horn- quando efectuava uma viagem de instrução entre a Europa e a Austrália, tendo feito escala em Buenos Aires a 17 de novembro de 1928, para onde transportava uma carga de carvão e cimento ensacado.

Depois de descarregar, esperaram por uma carga para a Austrália, a fim de financiarem a viagem e onde já tinham uma carga de cevada com destino à Dinamarca. Zarparam de Buenos Aires a 12 de dezembro com destino a Melbourne sem qualquer carregamento.

A 21 de dezembro, o «Kjobenhavn» cruzou-se um cargueiro norueguês com quem troca algumas mensagens por telegrafo. Foi a última vez que foi visto.

A viagem entre Buenos Aires e Melbourne durava cerca de dois meses, por isso a falta do navio não foi sentida, mas chego o mês de Abril de 1929 os armadores já estavam inquietos e fretaram outro navio dinamarquês em México para descobrir o paradeiro do «Kjobenhavn», mas o que começou a aparecer foram avistamentos por parte de pescadores chilenos que diziam ter visto um navio de cinco mastros a navegar com muitas dificuldades no meio de uma tempestade.

Mais tarde um barco argentino teve esse mesmo avistamento, assim como pescadores peruanos. Presume-se que o desaparecimento deste barco ainda não tinha sido noticiado e no entanto a descrição feita pelos pescadores conferia com a descrição do «Kjobenhavn».

Em 1935 apareceu na costa ocidental africana um salva-vidas cheio de esqueletos e segundo as análises efetuadas na altura, seriam de parte da tripulação do «Kjobenhavn».

O aparecimento deste salva-vidas veio mudar a história do «Kjobenhavn», pois tinham considerado que este se tinha afundado de forma subita devido a um fenómemo meteorológico ou um choque com um iceberg.

Mas é avistado na costa ocidental sul-americana e o salva-vidas aparece na costa ocidental africana?

Presume-se que o afundamento tenha ocorrido entre Tristão da Cunha e o Cabo Horn, o que explica o aparecimento do salva-vidas na costa ocidental africana.

Durante alguns anos era frequente ver o aparecimento do «Kjobenhavn» durante as tempestades naquela região.

Fonte: Espacio en Blanco
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

Bom tópico  :)

Volta e meia ainda aparecem relatos de pessoas que dizem ter visto este veleiro...
a minha religião é a verdade...

Incertus,

no São Google procura por Espacio en Blanco, é um programa de rádio da Rádio Nacional de Espanha, é uma brutal fonte de informação.
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

Não conhecia...  :) obrigado pela dica ;)

já agora... também do lado de lá da raia...

"mundodesconocido.es" ou no canal de youtube desse nosso "irmano"... "youtube.com/channel/UCnOAynBmYKA1neozHQNF0mA"

debatem-se também por lá alguns temas muito interessantes...  ;)

abraço
a minha religião é a verdade...

Vou investigar esse site e esse canal.

Atravessei muitas vezes a vizinha Espanha durante a noite, altas horas da madrugada, à hora em que é transmitido o Espacio en Blanco e muitas vezes parecia que levava "companhia" no camião durante essas duas horas...
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

#5
engraçado que diga isso...  ::)

tive uma experiencia estranha enquanto andava agarrado à roda...

Um dia estava a conduzir e tive aquele sentimento de estar acompanhado... tentei ignorar... mas ao fim de um tempo, meio a rir virei-me para o banco do passageiro ("vazio") e disse:

"Queres que te deixe em algum lugar em particular?"  ::)

momentos (2 ou 3 segundos) depois o motor parece "engasgar-se"...  :-X

só aliviei o pé do acelerador... voltei a acelerar até a posição em que estava... o motor continua a andar na boa e o "sentimento" passou...  ::)

fiquei no que me pareceu... :P
a minha religião é a verdade...

Essa história faz lembrar o filme "ghost ship" eheheheh

Sem dúvida um tópico interessante!
"eles andem aí..."

sofiagov
#7
Citação de: anak1n em 28 janeiro, 2015, 00:18
Essa história faz lembrar o filme "ghost ship" eheheheh

Sem dúvida um tópico interessante!

sem duvida anaK1n ...lembrei-me também :D