Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • 13 Almas Benditas: Mito, Lenda Urbana ou Devoção?
    Iniciado por sofiagov
    Lido 2.142 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov
LENDA DAS TREZE ALMAS DO EDIFÍCIO JOELMA
Há a lenda que diz que no incêndio do edifício Joelma ( Brasil), nos anos 70 , morreram treze pessoas queimadas que nunca foram identificadas e que por isto foram enterradas como indigentes. Na época surgiu o boato de que estas treze pessoas eram foragidos políticos que estavam escondidos naquele edifício para fugir da ditadura. O povo diz que esses treze espíritos atendem aos pedidos das pessoas que rezam para eles. O Edifício Joelma, hoje chamado de Edifício Praça da Bandeira, fica localizado ao lado do Terminal Bandeira.


Em 1 de Fevereiro de 1974, ocorreu um curto-circuito em um ar condicionado do 12º andar provocou o incêndio que tomou conta de 20 dos 25 andares, totalizando assim 179 mortos e 300 feridos. Muitas das 756 pessoas que se encontravam no local se salvaram, mas algumas acabaram por subir até o último andar e se jogavam em imenso desespero. Foram mobilizados camiões de bombeiros de toda a capital, assim como algumas cidades próximas.



oje, diversos mistérios rondam o Edifício Joelma. Vozes nos corredores, elevadores que sobem até o último andar, sozinhos, calor intenso e gritos. Mas um dos casos mais interessantes e até mesmo mais conhecidos é o caso das 13 Almas Benditas. Trata-se do corpo de 13 pessoas que foram encontrados em um dos elevadores. Após diversos testes, não foi possível a identificação dos cadáveres, devido ao temível estado em que se encontravam.
As 13 vítimas estão enterradas lado a lado no cemitério São Pedro. Pessoas afirmam ouvir gemidos e choros dos túmulos; outras afirmam que saem fumaças desses túmulos. Quem visita o local onde ficam os túmulos pode ver sobre cada túmulo 01 copo com água. Segundo informações, os copos com água servem para acalmar as almas dessas pessoas que morreram carbonizadas.


Buscando mais informações na Internet, encontrei a estranha "LENDA FANTASIOSA DO LIVRO DE SÃO CIPRIANO". Segundo ela, reza o mito que quando Deus deu as chaves do Paraíso para São Pedro, afirmou que de sete em sete anos apareceriam treze espíritos, que morreriam em diversas catástrofes. Porém estas almas não são boas o suficiente para irem para o céu, nem más o bastante para irem ao inferno e não tem o mínimo de pecados para entrarem no purgatório. Por isto o destino delas é vagar na Terra ajudando as pessoas vivas a resolverem os seus problemas.
São Cipriano recebeu dos céus a oração que qualquer ser humano pode rezar com a intenção de pedir ajuda a estes espíritos .
A oração é esta :

ORAÇÃO DAS 13 ALMAS BENDITAS
" Oh! Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, peo amor de Deus atendei o meu pedido.
Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, a vós peço, pelo sangue que Jesus derramou, atendei o meu pedido.
Pelas gotas de suor que Jesus derramou do seu Sagrado Corpo, atendei o meu pedido.
Meu Senhor Jesus Cristo, que a vossa proteção me cubra, vossos braços me guardem no vosso coração e me proteja com os vossos olhos.
Oh! Deus de Bondade, vós sois meu advogado na vida e na morte; peço-vos que atendei os meus pedidos, livrai-me dos males e dai-me sorte na vida.
Segui meus inimigos; que olhos do mal não me vejam; cortai as forças dos meus inimigos.
Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, se me fizerem alcançar esta graça (dizer a graça), ficarei devoto de vós e mandarei um monge copista escrever um milheiro desta oração, mandando também rezar uma missa.

Obs:  Após esta reza o solicitante deve rezar um Pai - Nosso, uma Ave - Maria e fazer o Sinal da Cruz.
Não sei se esta história é uma devoção popular ou faz parte de uma Lenda Urbana. Só sei que é uma história muito interessante e bonita e eu quis muito compartilhar com vocês.
malumulher2009

Eu ouvi falar desta oração numa aldeia nortenha aonde fui passar umas férias nos anos cincoenta.


obrigado pela partilha  :)

Citação de: oculto em 27 janeiro, 2015, 15:24
Eu ouvi falar desta oração numa aldeia nortenha aonde fui passar umas férias nos anos cincoenta.

A emigração para o brasil no inicio do seculo passado por pessoas do interior transmontano era muito vulgar, talvez seja este o motivo de aparecer esta reza por essas bandas...

e... um pouco em "offtopic"... o prédio caiu?  ::)
a minha religião é a verdade...