Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Poemas de Fernando Pessoa
    Iniciado por KALKI
    Lido 12.142 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

A minha imagem, tal qual eu a via nos espelhos, anda sempre ao colo da minha alma. Eu não podia ser senão curvo e débil como sou, mesmo nos meus pensamentos.
Tudo em mim é de um príncipe de cromo colado no álbum velho de uma criancinha que morreu sempre há muito tempo.
Amar-me é ter pena de mim. Um dia, lá para o fim do futuro, alguém escreverá sobre mim um poema, e talvez só então eu comece a reinar no meu Reino.
Deus é o existirmos e isto não ser tudo.
(...)
O homem não deve poder ver a sua própria cara. Isso é o que há de mais terrível. A Natureza deu-lhe o dom de não a poder ver, assim como de não poder fitar os seus próprios olhos.
Só na água dos rios e dos lagos ele podia fitar seu rosto. E a postura, mesmo, que tinha de tomar, era simbólica. Tinha de se curvar, de se baixar para cometer a ignomínia de se ver.
O criador do espelho envenenou a alma humana.


Fernando Pessoa in Livro do Desassossego

Simplesmente lindo!

"Amar-me é ter pena de mim. Um dia, lá para o fim do futuro, alguém escreverá sobre mim um poema, e talvez só então eu comece a reinar no meu Reino".
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Este texto alerta para o perigo de cair no egocentrismo quando 'olhamos' para nós próprios.
"E a postura, mesmo, que tinha de tomar, era simbólica. Tinha de se curvar, de se baixar para cometer a ignomínia de se ver."
E refere a humildade como um caminho...
:)

Lembrou-me do mito de Narciso lol

Citação de: SaraRS em 18 maio, 2015, 16:18
Este texto alerta para o perigo de cair no egocentrismo quando 'olhamos' para nós próprios.
"E a postura, mesmo, que tinha de tomar, era simbólica. Tinha de se curvar, de se baixar para cometer a ignomínia de se ver."
E refere a humildade como um caminho...
:)

Lembrou-me do mito de Narciso lol

Exactamente, e quem criou o espelho deixou de ter de se curvar e esqueceu essa humildade. Excelente! :)

A verdade doi, mas liberta

Este texto não é um poema, é prosa...
Nao deveria de estar aqui :(

Citação de: SaraRS em 18 maio, 2015, 20:39
Este texto não é um poema, é prosa...
Nao deveria de estar aqui :(

Lol... há que saber distinguir as duas coisas ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
#67
Citação de: SaraRS em 18 maio, 2015, 20:39
Este texto não é um poema, é prosa...
Nao deveria de estar aqui :(

Sara juntou-se o Escritor Fernando Pessoa num só tópico (já alterei o titulo)...
Evitando tópicos solitários só com uma pequena frase, poema  e assim arrumar-se um pouco a casa...
Prosa/Poesia está na Literatura...ok....

e pessoas inteligentes conseguem sempre distinguir as duas coisas...penso eu que sim...ou não...

qualquer coisa  por favor envia MP....
:-*


"Há um cansaço da inteligência abstrata, e é o mais horroroso dos cansaços. Não pesa como o cansaço do corpo, nem inquieta como o cansaço do conhecimento e da emoção. É um peso da consciência do mundo, um não poder respirar da alma."


Fernando Pessoa - Livro do Desassossego

Dois, três dias de semelhança de princípio de amor...
Tudo isto vale para o esteta pelas sensações que lhe causa. Avançar seria entrar no domínio onde começa o ciúme, o sofrimento, a excitação. Nesta antecâmara da emoção há toda a suavidade do amor sem a sua profundeza — um gozo leve, portanto, aroma vago de desejos, se com isso se perde a grandeza que há na tragédia do amor, repare-se que, para o esteta, as tragédias são coisas interessantes de observar, mas incómodas de sofrer. O próprio cultivo da imaginação é prejudicado pelo da vida. Reina quem não está entre os vulgares.
Afinal, isto bem me contentaria, se eu conseguisse persuadir-me que esta teoria não é o que é, um complexo barulho que faço aos ouvidos da minha inteligência, quase para ela não perceber que, no fundo, não há senão a minha timidez, a minha incompetência para a vida.


in Livro do Desassossego

Nota: esteta - Pessoa que aprecia e pratica o belo como valor essencial. De estética.

Lindo, este homem é mesmo um desassossego ;D Olha para isto:

"O próprio cultivo da imaginação é prejudicado pelo da vida. Reina quem não está entre os vulgares". :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Meu amor perdido, não te choro mais, que eu não te perdi!
Porque posso perder-te na rua, mas não posso perder-te no ser,
Que o ser é o mesmo em ti e em mim.
Muito é ausência, nada é perda!

Todos os mortos — gente, dias, desejos,
Amores, ódios, dores, alegrias —
Todos estão apenas em outro continente...
Chegará a vez de eu partir e ir vê-los.
De se reunir a família e os amantes e os amigos
Em abstracto, em real, em perfeito
Em definitivo e divino.
Reunir-me-ei em vida e morte.


Álvaro de Campos

"Chegará a vez de eu partir e ir vê-los.
De se reunir a família e os amantes e os amigos
Em abstracto, em real, em perfeito
Em definitivo e divino.
Reunir-me-ei em vida e morte"

Num só... como sempre!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

"Porque posso perder-te na rua, mas não posso perder-te no ser,"

Porque desaparecemos apenas fisicamente... este homem é fantástico! :)