Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • A busca espiritual
    Iniciado por sofiagov
    Lido 1.498 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov


Muitos perguntam como começar a busca espiritual, mas na verdade essa procura não tem um começo definido: a certa altura da vida tomamos consciência de que ela existia. Esse despertar para a busca está inserido na evolução do ser, que é contínua. No princípio pensa-se que a vi­da é uma coisa e a busca espiritual outra. Mas não é assim: tudo o que acontece em nossa vida nos leva gradualmente à união com a totalidade. As orientações que encontramos nos livros sobre a busca espiritual estimulam nosso caminhar. Mui­tas delas elevam-nos a mentalidade, despertam-nos a aspiração e ajudam-nos a agir de forma coerente com o que vai em nosso íntimo. Entretanto, como cada um de nós é uma criatura singular, a busca é feita de maneira individual e única.



Ela se constitui de todos os fatos da vida, das energias que a pessoa manifesta, das circunstâncias em que se acha. O que ocorre é, portanto, diferente do que ocorreu com os autores dos livros sobre o assunto: é sempre algo imprevisível e inédito. As informações servem como referência ou como esclarecimento, mas não de­veríamos esperar passar pelas etapas da busca espiritual da mesma forma como foram descritas. Consideremo-nos uma obra de Deus, original, e vivamos nossa apren­dizagem sentindo-nos muito espe­ciais para Ele, amando-o imensamente por nos ter criado.Nossa atitude básica deve ser a de não criarmos obstáculos, a de nos manter como observadores lúcidos e dispostos a captar os mais discretos sinais. A partir daí, recolhemos os ensinamentos que todas as coisas nos transmitem e valemo-nos deles com adaptabilidade, inteligência e, principalmente, amor e gratidão. Quando a fé está presente, continuamos a usar o livre-arbítrio, mas para optar por seguir a vontade superior e não a vontade pessoal. Posteriormente, mais amadurecidos nesse caminho, podemos escolher entregar o próprio livre-arbítrio ao eu interior.E mesmo quando temos de exercer o discernimento, podemos fazê-lo sem jamais esquecer que somos guiados e que tudo acabará como o eu interior realmente prevê. Nossas escolhas se tornam, portanto, uma procura de fazê-las coincidir com a vontade maior, do profundo do ser.



A entrega ao eu superior não quer dizer ausência de razão.A razão continua existindo, e não temos de aboli-la. O exercício é usá-la sempre que necessário, da melhor forma, porém a serviço de algo maior. É ofertá-la continuamente à sabedoria que está além, para que as energias superiores a alimentem e transfigurem.Ao ficarmos inteiramente receptivos às energias superiores, usamos os atributos que temos sem nenhuma culpa ou reserva, sabendo que jamais estamos sós. As energias que agem por nosso intermédio acabam por nos ampliar a consciência, e vemos então que não existe uma vida e nós, separados dela. Nossa própria vida fica à disposição da grande Vida que a inclui, e nada mais resta de fora.

Da Série Sínteses de palestras de Trigueirinho A busca espiritual

Isa Mar
Em primeiro lugar, e pelos que vi ultimamente, tenho que elogiar os posts da SofiaGov, além de conteúdo de interesse, há o cuidado de colocar imagens do tema, o que torna a leitura mais agradável.

Creio que o texto é elucidativo e acredito que seja um bom começo desta busca:
" Consideremo-nos uma obra de Deus, original, e vivamos nossa apren­dizagem sentindo-nos muito espe­ciais para Ele, amando-o imensamente por nos ter criado.
Quando a fé está presente, continuamos a usar o livre-arbítrio, mas para optar por seguir a vontade superior e não a vontade pessoal.
Ao ficarmos inteiramente receptivos às energias superiores, usamos os atributos que temos sem nenhuma culpa ou reserva, sabendo que jamais estamos sós."

Cumpts

A minha busca espiritual já dura uns aninhos mas até agora sem sucesso. Quanto mais procuro, mais duvidas tenho. O caminho está difícil!

eu nem sei o que dizer...  :-X

sabe aquele ditado... quando o aluno estiver pronto, o professor aparece...  ::)

ultimamente, a minha sintonia com a amiga sofia tem sido paranormal...  :P

Ontem, antes de adormecer, interroguei-me mentalmente sobre este tema... perdi lá uns bons minutos até acabar por adormecer... hoje... voce aparece com este tópico...  ::)

Acredite ou não, tem acontecido muitas vezes no passado recente com outros tópicos.  ;)

abraço
a minha religião é a verdade...

Nada acontece por acaso, incertus... :)

sofiagov, mais uma vez, bonito tópico... ;)

sofiagov
Citação de: anascorpion em 22 janeiro, 2015, 20:45
A minha busca espiritual já dura uns aninhos mas até agora sem sucesso. Quanto mais procuro, mais duvidas tenho. O caminho está difícil!

ana se as duvidas não existissem era mau  :)...mas ainda bem que as tens, intriga-te e procura, tudo vem a nós no tempo certo.

Citação de: cepticooucrente em 23 janeiro, 2015, 09:16
Nada acontece por acaso, incertus... :)

sofiagov, mais uma vez, bonito tópico... ;)

obrigado

Citação de: Isa Mar em 22 janeiro, 2015, 18:07
Em primeiro lugar, e pelos que vi ultimamente, tenho que elogiar os posts da SofiaGov, além de conteúdo de interesse, há o cuidado de colocar imagens do tema, o que torna a leitura mais agradável.

Creio que o texto é elucidativo e acredito que seja um bom começo desta busca:
" Consideremo-nos uma obra de Deus, original, e vivamos nossa apren­dizagem sentindo-nos muito espe­ciais para Ele, amando-o imensamente por nos ter criado.
Quando a fé está presente, continuamos a usar o livre-arbítrio, mas para optar por seguir a vontade superior e não a vontade pessoal.
Ao ficarmos inteiramente receptivos às energias superiores, usamos os atributos que temos sem nenhuma culpa ou reserva, sabendo que jamais estamos sós."

Cumpts
tento colocar imagens por forma a leitura ser mais leve e simples...ainda bem que gostam...obrigado pela vossa partilha e opinião.