Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Ser "Santo" - Pessoas religiosas são melhores?
    Iniciado por cleopatra
    Lido 3.427 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Pessoas religiosas são melhores?

Uma pesquisa procurou saber se as pessoas religiosas são realmente mais generosas e boas. O resultado do estudo foi surpreendente e mostrou que, ao contrário do que a maior parte da população imagina, a religião não transforma os seres humanos em pessoas melhores e mais caridosas.

De acordo com a pesquisa, os religiosos fazem tantas boas ações quanto qualquer outra pessoa, fato que demonstrou que a religião não está associada à bondade. O estudo foi realizado com 1,2 mil adultos, de diferentes religiões. Eles foram estimulados durante três dias a relatar todas as ações boas e ruins que haviam praticado. Neste contexto, a religião e a visão política não fizeram diferença.

Os religiosos se diziam mais culpados quando cometiam algum erro e mais orgulhosos quando faziam o bem, mas essa condição não fazia com que eles praticassem mais boas ações do que as outras pessoas entrevistadas.

Sendo assim, o senso comum de que pessoas religiosas são mais "boazinhas" não é verdadeiro, e a moral elevada dos religiosos é na verdade um mito. O estudo foi publicado na Science Magazine e foi realizado pelos pesquisadores Wilhelm Hofmann, do departamento de psicologia da Universidade de Colônia, da Alemanha; Mark J. Brandt, do departamento de psicologia social da Universidade de Tilburg, da Holanda; e Linda J. Skitka e Daniel C. Wisneski, do departamento de psicologia da Universidade de Illinois, dos Estados Unidos.

fonte: site de curiosidades
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Belo tópico. Muito interessante este tema. :)

E além de interessante, penso que é realista. Senão vejamos os escândalos da Igreja ao longo dos tempos, os massacres e chacinas em nome de Alá e tantos outros...

Mas se não quisermos ir mais longe, quantas pessoas, aquelas que chamamos beatas, que são grandes impostoras, querem é fofoquice e falar da vida alheia durante e depois da missa? E as freiras que maltratavam as crianças dos orfanatos? Padres pedófilos? E são esses religiosos?

Então sim, ser religioso está longe de ser boa pessoa.

Acho eu que ser boa pessoa, é ser boa pessoa. Praticar o bem. De variadíssimas e possíveis formas. Amar o próximo. Nem que seja passar a vida toda a tentar sê-lo... :)
Sei lá, quem sou eu para dizer como o fazer, mas... Ser Boa Pessoa, independentemente da religião.  :angel:

sofiagov
Bom Tópico Cleo...
Mas não me parece que o ser-se religioso torne uma pessoa melhor...

Boas pessoas praticam o bem...não precisam de provar nada simplesmente fazem-no...independentemente se são desta ou daquela religião.

A religião por vezes é uma lavagem cerebral e não uma prática de bem....enfim cada um com a sua consciência.

Ainda bem que já foi feito o estudo e provado aquilo que há anos eu me convenci...é que cheguei a pensar que andava enganado. Agora pronto,, é continuar a viver sem estar á espera que as religiões nos digam o que fazer e como ser.
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!

Pois... nem sempre a teoria leva à prática...
Outra coisa que não suporto são aquelas pessoas que passam o tempo a dizer que são generosas ou que ajudaram e deram isto ou aquilo a alguém. A generosidade devia andar de mãos dadas com a humildade.  ;)

#5
Em primeiro lugar, afirmo que o texto abaixo, revela apenas a minha maneira de pensar e, por isso, pode e deve ser contradito. Gosto quando há contestação. Se toda a gente concorda é porque algo vai mal e andam todos a "dormir". Onde houver erros, corrijam.

O que é ser "Santo"?

A meu ver, para ser santo, não é preciso estar no altar de uma qualquer igreja. Não discuto o valor das pessoas que, por seu exemplo de vida, desempenharam uma obra admirável segundo os preceitos católicos. A Igreja Católica foi a que mais gerou santos na sua história. Esse título denota que além de grande caráter, a pessoa, está com Deus no céu. Por isso ganhou um lugar no altar e também um "torcicolo" entrem numa igreja e vejam. Sim,porque todo o santinho que se preze tem "torcicolo" (lol)

Como é que os chefes da Igreja conseguem admitir que alguém é santo? Será que têm essa autoridade? Não concordo. Também há santos anónimos.

A palavra "santo" significa "estar separado". O santo deve levar uma vida separada, diferenciada do atual modelo de vida da cultura vigente. A sua vida deve mostrar diferença quanto aos costumes da sociedade secular, e adotar os proceitos da religião que segue, além de agir segundo a sua consciência.


Ser santo significa um compromisso verdadeiro com Deus e seus ensinamentos, ou seja, a pessoa sabe que é impossível ser perfeita, mas sabe também que o pecado deve ser evitado, responsabilizando-se a pessoa por ter um comportamento socialmente correto, vida de ajuda ao próximo.

Mas atenção, o próximo mais próximo, somos nós mesmos. Só podemos ajudar os outros se estivermos bem connosco mesmos. Será egoísmo? Não me parece.

Para ser santo, é preciso ligarmo-nos diretamente a Deus. Em primeiro lugar. Estabelecer uma vivência de oração, confiança e entrega ao Criador. À semelhança de Abraão quando Deus lhe pediu que sacrificasse Isaac. Acredito que foi difícil. Confiou numa situação limite. Mergulhou no mar de Deus. Por isso foi considerado justo.

Acredito que vai surgir o dia em que, para seguirmos o Criador, não serão necessárias religiões, nem sacerdotes, nem líderes. Vamos todos convergir na mesma direção, abandonando políticas, estatutos sociais, crenças, divergências de toda a espécie. Quando será isso? Gostava que fosse agora, mas ninguém sabe. Até lá, aguardamos tranquilamente a vinda do Criador.

Há vários exemplos históricos conhecidos, de pessoas que, "por suas obras valorosas se vão da lei da morte libertando". Para mim, são santos. A saber:

Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Nelson Mandela – pela luta que travaram em defesa dos direitos civis nos seus países. Legado: a não-violência como forma de luta.

Madre Teresa de Calcutá – Não foi política, mas foi uma grande ativista à sua maneira. Ajudou os sem abrigo, doentes terminais, pobres, foi professora. Advogava a Paz e não qualquer forma de luta, porque luta é oposição. Temos de ir a favor da maré, não contra Legado: é possível fazer grandes revoluções fora da política.

Sousa Mendes e Óscar Schindler – Através da sua posição na sociedade, ajudaram milhares de seres humanos a fugir a uma situação injusta de guerra. Pagaram caro a ousadia. Sousa Mendes acabou pobre, com fome e doente. Foi abandonado pelo País, por suposta desobediência. Legado: a consciência tranquila do dever cumprido. São justos entre as nações. Por causa deles há milhares de descendentes espalhados pelo mundo. Sei que há outros exemplos, não apenas estes. Quem souber, diga.

E porque não: o cidadão anónimo que se lembra do vizinho mais velho, que vive sozinho e isolado. Aquele que dá carinho a uma criança que pede. Aquele que ajuda o colega de trabalho que está em dificuldade. Aquele que faz a diferença de vez em quando ou até todos os dias. Vêem Deus no riso da criança, na alma cansada, nas lágrimas, nos sorrisos, nas plantas, animais, mineiras. São santos e tenho tido o privilégio de conhecer alguns. Estão de bem com a vida. Esses não vão para o altar.

Pessoalmente, gostava de ser apenas santa, mas sou uma santa pecadora porque tenho as minhas limitações e erro no alvo, mais do que devia. Não são erros grandes mas existem. Não vejo grande problema, porque os grandes santos da igreja também pecaram.

Concluo que, para ser "santo", não é necessária nenhuma religião.

E tu, queres ser Santo? (sem ofensa, é apenas troca de opiniões)

Cleo
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Para nem falar de padres, freiras, catequistas, etc... Quantas e quantas pessoas não falham uma missa e mal saem da igreja se demonstram como pessoas mal formadas? Acaba por ser parte da educação...Acreditem que mais de metade das pessoas vão lá só porque sim, porque habituaram-se assim desde pequenas ou como forma de preencher algum vazio interior... Ouvem a palavra de Deus que entra a 10 e sai a 1000.

Estou de acordo com  a maior parte das opinioes.    O ser religioso, nao tem nada a ver com melhor ou pior pessoa. Acho, que era desnessario qualquer estudo, nesse sentido

No meu ponto de vista, a religião pode ser útil no caso em que alguém esteja a passar por alguma dificuldade, seja qual for, e encontre ali alguma forma de paz interior, alguma fé em que as coisas vão melhorar. Mas na maior parte das vezes, eu vejo a religião como uma fachada para as pessoas não evoluírem espiritualmente. É mais fácil cumprir a obrigação de uma hora de missa semanal e mandar os filhos à catequese, e depois desligar-se de tudo isso, do que estar atento aos próprios comportamentos, ter cuidado com a forma como se lida com os outros, sobretudo crianças, enfim, ter consciência de como as nossas acções vão impactar/influenciar as outras pessoas e de que forma poderemos fazer o bem, sem o constante medo de um deus que nos dá castigos e prémios. Eu fui catequista aos 20 anos e, passado já algum tempo sobre essa época, vejo que se tivesse na altura a consciência que tenho hoje, não daria catequese, porque para mim isso não é mais do que ensino de conceitos. E o que faz as pessoas serem boas pessoas é a consciência, não os conceitos. E a consciência, a espiritualidade, exerce-se 24 horas por dia, é algo que está impregnado em tudo o que fazemos. É questão de estarmos atentos...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Volto a dizer muitas das piores pessoas que conheço vão todos os santos domingos bater com as mãos no peito e ajoelhar-se perante deus.
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Puca
A essência de todas as religiões é de boa índole, apela aos valores da Alma, á fraternidade ao Amor incondicional, á eliminação dos egos, etc. Não há religião que fale de mártires, de guerras santas, de "pagas a bula e já podes comer carninha", de mulheres com sendo seres inferiores que incutam o medo, venerem o sofrimento ou outros disparates. A destruição das religiões chegou com a instituição humana, com a sua ganância de poder, de dinheiro, de favores e benefícios. Manipulou todo o conhecimento de espiritualidade profunda e verdadeira por uma série de regras de conduta, de preconceitos que se não forem escrupulosamente seguidos são uma sentença de "infernos", demónios, mortes e outras formas de tortura. Ou seja o homem assumiu o papel de intermediário de "Deus" e o povo foi na conversa por preguiça de pensar pela sua cabeça, por medo ou por moda. Transformou-se algo que poderia ser uma mais valia para a humanidade, numa "empresa" alimentada pela "Fé Morta" de um povo cego.

Há Santos em todo o lado, a maioria estão e mantêm-se incógnitos, não querem ser associados a nenhum tipo de instituição, não procuram publicidade nem reconhecimento, simplesmente são assim. Seres com valores da Alma nascidos de "dentro para fora", não incutidos por nenhuma associação, religião, instituição ou outro "ão" qualquer. Pessoas que dão sem esperar nada em troca, simples e sinceros na sua humildade. Estes não vão parar a nenhum Panteão, não vão ter estátua na Igreja nem ser feriado nacional, mas para mim são os verdadeiros Santos e é para estes que vão as minhas "orações".

#11
Obviamente que não, essa deveria ser uma pergunta irónico-retórica.
Se formos seguir todas as religiões ao pormenor, seguiremos uma conduta de vida completamente desregular nos tempos de hoje em dia numa democracia.
Temos o Alcorão e a Biblia q são livros extremamente violentos, foram feitos numa época em que a maioria das coisas não se enquadrão numa sociedade democrática.

Da bíblia já toda a gente conhece um ou outro exemplo, agora deixo é aqui alguns exemplo do Islamismo:



Dizem que o que temos na Europa é o Islão moderado (??????!!!!!!!!!!):

MODERADO!!! (deveriam usar facas em vez de espingardas??!!!)

A unica coisa q estou de acordo:


E que venham as pessoas perguntarem "ho JohnnyBlaze mas e diz-me lá de que religião eram as pessoas que iniciaram a 1ª guerra mundial; a 2ª guerra mundial; a chacina de milhões de pessoas; a guerra do Iraq, etc etc."
Eu respondo a essas pessoas: "foram cristãos, não radicais, e sem qualquer pretexto religioso, foi pura maldade de alguns. Por isso, essa comparação, caso alguém a queira usar, é ridícula.

PS: Caaaaaaalma, a não ser q existam dois alcorões diferentes, um extremista e outro "moderado" -.-´´´´´´´´´



ACTUALIZAÇÃO: E a saga continua, o Islão "moderado" ja matou mais dois num supermercado

#12
É obvio que não, isto poderia torna-se uma discussão se fosse escrever o que acho relativamente ás chamadas "beatas" mas uma coisa é certa essas pessoas que vão bater com a mão no peito são depois as piores pessoas possiveis  >:( >:( >:(
Morgaine Le Fay

Para mim é óbvio que a religião apenas aprisiona as pessoas nas suas sombras, enquanto a espiritualidade as liberta!

Bom tópico!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334