Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Papa diz que todos os animais vão para o céu
    Iniciado por oculto
    Lido 2.698 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Para quem coloca estas questões:

Publicado em 16 de Dezembro de 2014.
Na passada semana, o Papa Francisco afirmou que todos os animais podem ir para o céu. A afirmação foi feia no Vaticano, no discurso semanal na Praça de São Pedro, para consolar um rapaz que estava triste pelo cão ter morrido.

"Um dia vamos ver novamente os nossos animais na eternidade de Cristo. O paraíso está aberto a todas as criaturas de Deus", afirmou o Papa, cita o Inhabitat.

Se para os fiéis católicos a afirmação do chefe supremo da Igreja Católica possa ser uma espécie de alívio em relação do destino dos animais, a afirmação está fomentar o debate tanto para activistas dos direitos animais como para teólogos.

Papas anteriores a Francisco nunca confirmaram se os animais iriam, segundo a crença católica, para o céu. Pio IX, por exemplo, defendeu que os animais não tinham consciência e como tal não podiam ir para o céu. Já João Paulo II afirmou que os animais têm almas, mas nunca defendeu a possibilidade de uma vida para além da morte para estes seres.

Tecnicamente, o Papa Francisco não fez nenhuma afirmação doutrinal, mas muitos podem considerar a informação como uma indicação clara de que o paraíso está a aberto a todos os animais da Terra.


Fonte:Sapo



Puca
Embora não seja católica e a noção de "céu" de "paraíso" é um bocadinho diferente, também não vejo porque os animais haviam de ir para um sitio diferente dos humanos, das árvores, de tudo o que vive e morre. Como não considero o ser humano uma espécie "superior" (muitas vezes é exactamente o contrário) não tem para mim muita lógica lugares diferenciados no "céu". O homem, o cão, a formiga e a planta irão todos para o mesmo local. :)

#2
Houve muita confusão sobre este assunto. A ser verdade que o Papa afirmou tal coisa, convém não esquecer que:

1 - Não foi um pronunciamento de Fé e/ou Moral, pelo que não se trata de abrir ou fechar portas a uma modificação de Doutrina;
2 - A afirmação veio do Papa (como poderia vir de outra pessoa qualquer) que tentou consolar uma criança de luto por um cachorro.

O resto são apenas especulações e vontade de criar polémica por parte de quem informa. Mas o Papa nada disse de novo.

Assim, a Doutrina Católica afirma que:

- As pedras não têm alma nem consciência. São inanimadas. Os animais (como as plantas e todos os seres vivos) são dotados de alma (essência que anima, por isso são seres viventes). Apesar de alguns Papas terem achado que não. Mas note-se que estas mudanças de pensamento são normais, porque e existência ou não de alma num animal ou planta não fazem parte da dogmática católica, portanto as opiniões dos Papas e teólogos podem dividir-se.

- A alma das plantas e animais é irracional e a do homem é racional. E é aqui que entra a diferença para se perceberem as coisas.

- Os homens, por serem seres vivos, possuem igualmente alma, mas racional.

- O Céu é o estado da união plena com Deus, ao passo que o Inferno é a ausência absoluta de esperança, do amor e da presença de Deus. Esta união ou afastamento com a Luz Divina/Deus é escolhida pelo homem através da liberdade que o Criador lhe concede.

- Os animais não têm essa liberdade de escolher entre o bem e o mal (moralmente falado), nem a noção de Deus revelado, como nós temos.

- Para os católicos, Jesus veio abrir as portas do Céu (ou o direito a ele) que Deus Pai tinha criado para o Homem mas que Adão - através do chamado pecado original (inclinação para o Mal) - tinha fechado.

- Para isso, Jesus teve de redimir o Homem. E fê-lo na cruz, num acto supremo de Amor.

- Com a morte de Jesus, foi "satisfeita" a pena que os Homens tiveram pela desobediência a Deus. Mas Deus continua a respeitar a liberdade do Homem e quer TODOS os homens vão para o Céu. Se há pessoas no Inferno é porque os Homens é que, recusando o Amor de Deus, não querem merecer os méritos da morte de Jesus e recusando-O até ao fim, escolhem o afastamento eterno de Deus.

- Nos animais e plantas, não existe esta "escolha". Um cachorrinho que morde uma pessoa não tem capacidade de se arrepender desse pecado e beneficiar dos méritos da Redenção de Cristo, porque lhe falta o discernimento do pecado. São dotados de alma mas cumprem a sua missão na Terra apenas naturalmente, sem o sentido sobrenatural. Como tal, em sentido amplo, é possível que a sua alma possa ir de modo natural para um Céu (para um estado de comunhão com Deus), pois não existe a noção de culpa/arrependimento do "mal" que tenham feito, nem a noção de recusa/aceitação de Deus.

- Portanto, faz todo o sentido que animais e plantas existam no Céu tal como existem na Terra, no sentido de que são criaturas de Deus. Sendo o Céu o estado das almas que morrem na amizade de Deus e com Ele vivem eternamente felizes, não no sentido de "irem para lá depois de morrerem", como quando nos humanos a alma se separa do corpo e ocorre a morte. A Doutrina Católica afirma assim que para um ser sem alma racional, a sua existência efectiva termina com a morte na Terra, embora não exclua que existam as mesmas criaturas no Céu.

Às vezes, confundem-se Doutrinas com hipóteses teológicas (humanamente mais ou menos lógicas). Penso que foi o caso... Transformaram-se as palavras de conforto de uma criança numa discussão teológica...

Se os jornalistas/media que falam das coisas da Igreja estudassem mais o Catecismo (ou o Corão, ou soubessem mais honestamente o que defendem efectivamente as religiões), escusavam-se tais confusões...

Mais do mesmo, portanto :D
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

pessoalmente...  ::)

acho que ele perdeu uma boa oportunidade para estar calado...  ::)

embora perceba o que ele quer dizer... e aceite a afirmação nas calmas... acho que vai haver muita gente a complicar a coisa...  ::)

qualquer dia ainda vêm dizer que: "é mais facil um rico passar pelo buraco de uma agulha do que um camelo entrar no reino de Deus"... ::)
a minha religião é a verdade...

Puca
Mas isto deu polémica? Nem sabia! Qual a razão?

Mas qual é o problema? Os animais sao tao seres como nós, algumas pessoas ate sao almas reencarnadas de animais.. Eu gostava era de saber para onde vao os porcos e as galinhas que voces comem, criadas em aviarios... O céu enchia logo com as almas delas coitadas
O problema deste fórum é que existem muitas perguntas e poucas respostas, muita desinformação. Eu sei pouco, mas o pouco que sei reconheço que é o correto, estarei aqui para ajudar quem precisa.

o maior problema são mesmo as "ideologias" contraditórias...  ::)

por exemplo:

para um budista, um animal ir para o ceu, não tem problema nenhum. antes pelo contrário, eles consideram que um homem pode reencarnar como um animal.

para o cristianismo, tanto faz...  ::)

para a religiao espirita está fora de questão. Um homem é um homem e um bicho é um bicho.

eu só sei que já tive muitos animais com mais "alma" que muita gente que conheço...  ::)
a minha religião é a verdade...

Citação de: incertus em 18 dezembro, 2014, 23:09
o maior problema são mesmo as "ideologias" contraditórias...  ::)

por exemplo:

para um budista, um animal ir para o ceu, não tem problema nenhum. antes pelo contrário, eles consideram que um homem pode reencarnar como um animal.

para o cristianismo, tanto faz...  ::)

para a religiao espirita está fora de questão. Um homem é um homem e um bicho é um bicho.

eu só sei que já tive muitos animais com mais "alma" que muita gente que conheço...  ::)

Eganas-te, na "religião esprita" muitos consideram-se até animais, isso são chamados de therians, otherskins.
Lá esta, o cristianismo é o mais afastado da realidade
O problema deste fórum é que existem muitas perguntas e poucas respostas, muita desinformação. Eu sei pouco, mas o pouco que sei reconheço que é o correto, estarei aqui para ajudar quem precisa.

#8
Eu não vejo o Cristianismo como o mais afastado da realidade, apenas mais complexo porque, a meu ver e na minha visão, é a crença que tem a Verdade revelada por Deus mais completa, perfeita (dentro das capacidades humanas) e evoluída sobre o sentido último das coisas. Antes que me "massacrem" por escrever algo que possa aparecer tão "firme" ou extremista, note-se que não estou a falar dos erros crassos cometidos por pessoas que compõem Igreja ao longos dos séculos, nem da imagem da Igreja que frequentemente passa pelos media, mas da Doutrina efectiva da Igreja e que poucos se dão ao trabalho de estudar e conhecer.

Além disso, digo que o Cristianismo é a "versão" mais próxima da realidade, pelo que acredito e respeitando as outras visões.

Não digo que as outras visões do mundo e das realidades sobrenaturais não tenham aspectos e fundos de verdade ou que não sejam verdadeiras. Apenas as considero mais imperfeitas, mas o "básico" está lá..

Por exemplo, um não-católico referiu acima (mais ou menos) que "tenho noções diferentes de Céu e não considero o céu igual para animais e para pessoas".

Ora, mas o Cristianismo diz mesmo isso... Sim, os animais e plantas têm almas (mas diferentes da humana), sim os animais e plantas poderão povoar o Céu (de uma maneira diferente da humana, como já expliquei em cima). E dentro do próprio Cristianismo há diversas versões de Céu (uns diz-se um lugar, outros um estado...), e provavelmente todas estão correctas, embora umas mais aproximadas da realidade que outras. Saberemos um dia. Tudo a seu tempo!

No entanto, para quem acredita na ida de almas para o que se chama o Céu, ou para o que se chama de Inferno, é comum a ideia de que o Céu é uma "ideia" agradável, paradisíaca.. Para os cristãos, isto é a plena Vida em Deus. A plena comunhão com o Criador. O Amor perfeito, onde a esperança e a Fé não são necessários porque já nos veremos em Deus e veremos Deus como Ele é.

Há outras crenças que dizem que o Céu é estar "na Luz", na plena "sabedoria e conhecimento"... Várias noções diferentes que tendem para o mesmo: O Céu é algo bom e que todos os homens aspiram.

O Inferno, por exemplo, também difere: para uns é um lugar de sofrimentos eternos sentidos como físicos (fogo, dor...). Para outros é um estado digamos "psicológico" dos que morreram rejeitando Deus e vivem a eternidade, por própria escolha, longe do Amor, sem esperança, nas Trevas e no desespero (sofrimento comparável ao pior da terra - fogo, dor). Há quem diga que é simplesmente a ausência disso tudo. Ou tudo ao mesmo tempo. Ou o Nada. Ou o escuro.

Mas, lá está, várias noções diferentes para o mesmo: o Inferno é algo infeliz e que causa sofrimento.

A minha opinião (minha, claro, nem quero impô-la mas expô-la apenas) é que o Cristianismo (Catolicismo em particular) é a visão mais perto da realidade. Sem que as outras sejam erradas, mas considero apenas mais imperfeitas, com fundos de verdade (em comum a procura pela plenitude, os rituais que ligam ao Divino) por não conhecerem plenamente o Deus Supremo que Se fez homem como nós em Jesus no ventre da Virgem Maria, no Mistério da Encarnação, pelo Espírito Santo.

Abraços :)
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

Citação de: João Luís Aguiar em 20 dezembro, 2014, 11:45
Eu não vejo o Cristianismo como o mais afastado da realidade, apenas mais complexo porque, a meu ver e na minha visão, é a crença que tem a Verdade revelada por Deus mais completa, perfeita (dentro das capacidades humanas) e evoluída sobre o sentido último das coisas. Antes que me "massacrem" por escrever algo que possa aparecer tão "firme" ou extremista, note-se que não estou a falar dos erros crassos cometidos por pessoas que compõem Igreja ao longos dos séculos, nem da imagem da Igreja que frequentemente passa pelos media, mas da Doutrina efectiva da Igreja e que poucos se dão ao trabalho de estudar e conhecer.

Além disso, digo que o Cristianismo é a "versão" mais próxima da realidade, pelo que acredito e respeitando as outras visões.

Não digo que as outras visões do mundo e das realidades sobrenaturais não tenham aspectos e fundos de verdade ou que não sejam verdadeiras. Apenas as considero mais imperfeitas, mas o "básico" está lá..

Por exemplo, um não-católico referiu acima (mais ou menos) que "tenho noções diferentes de Céu e não considero o céu igual para animais e para pessoas".

Ora, mas o Cristianismo diz mesmo isso... Sim, os animais e plantas têm almas (mas diferentes da humana), sim os animais e plantas poderão povoar o Céu (de uma maneira diferente da humana, como já expliquei em cima). E dentro do próprio Cristianismo há diversas versões de Céu (uns diz-se um lugar, outros um estado...), e provavelmente todas estão correctas, embora umas mais aproximadas da realidade que outras. Saberemos um dia. Tudo a seu tempo!

No entanto, para quem acredita na ida de almas para o que se chama o Céu, ou para o que se chama de Inferno, é comum a ideia de que o Céu é uma "ideia" agradável, paradisíaca.. Para os cristãos, isto é a plena Vida em Deus. A plena comunhão com o Criador. O Amor perfeito, onde a esperança e a Fé não são necessários porque já nos veremos em Deus e veremos Deus como Ele é.

Há outras crenças que dizem que o Céu é estar "na Luz", na plena "sabedoria e conhecimento"... Várias noções diferentes que tendem para o mesmo: O Céu é algo bom e que todos os homens aspiram.

O Inferno, por exemplo, também difere: para uns é um lugar de sofrimentos eternos sentidos como físicos (fogo, dor...). Para outros é um estado digamos "psicológico" dos que morreram rejeitando Deus e vivem a eternidade, por própria escolha, longe do Amor, sem esperança, nas Trevas e no desespero (sofrimento comparável ao pior da terra - fogo, dor). Há quem diga que é simplesmente a ausência disso tudo. Ou tudo ao mesmo tempo. Ou o Nada. Ou o escuro.

Mas, lá está, várias noções diferentes para o mesmo: o Inferno é algo infeliz e que causa sofrimento.

A minha opinião (minha, claro, nem quero impô-la mas expô-la apenas) é que o Cristianismo (Catolicismo em particular) é a visão mais perto da realidade. Sem que as outras sejam erradas, mas considero apenas mais imperfeitas, com fundos de verdade (em comum a procura pela plenitude, os rituais que ligam ao Divino) por não conhecerem plenamente o Deus Supremo que Se fez homem como nós em Jesus no ventre da Virgem Maria, no Mistério da Encarnação, pelo Espírito Santo.

Abraços :)

Falta algo a todas, nenhuma é perfeita nem perto disso
O problema deste fórum é que existem muitas perguntas e poucas respostas, muita desinformação. Eu sei pouco, mas o pouco que sei reconheço que é o correto, estarei aqui para ajudar quem precisa.

Zen
Citação de: oculto em 17 dezembro, 2014, 07:49
Para quem coloca estas questões:

Publicado em 16 de Dezembro de 2014.
Na passada semana, o Papa Francisco afirmou que todos os animais podem ir para o céu. A afirmação foi feia no Vaticano, no discurso semanal na Praça de São Pedro, para consolar um rapaz que estava triste pelo cão ter morrido.

"Um dia vamos ver novamente os nossos animais na eternidade de Cristo. O paraíso está aberto a todas as criaturas de Deus", afirmou o Papa, cita o Inhabitat.

Se para os fiéis católicos a afirmação do chefe supremo da Igreja Católica possa ser uma espécie de alívio em relação do destino dos animais, a afirmação está fomentar o debate tanto para activistas dos direitos animais como para teólogos.

Papas anteriores a Francisco nunca confirmaram se os animais iriam, segundo a crença católica, para o céu. Pio IX, por exemplo, defendeu que os animais não tinham consciência e como tal não podiam ir para o céu. Já João Paulo II afirmou que os animais têm almas, mas nunca defendeu a possibilidade de uma vida para além da morte para estes seres.

Tecnicamente, o Papa Francisco não fez nenhuma afirmação doutrinal, mas muitos podem considerar a informação como uma indicação clara de que o paraíso está a aberto a todos os animais da Terra.

Numa madrugada de Julho do ano 2012 entre as 03:00 e as 04:00, uma das minhas gatas partiu deste mundo físico para algum destino, que os meus olhos não conseguiram seguir-lhe o rasto.

Na noite a seguir a ela ter partido, o meu irmão viu o espectro dessa nossa gatinha na divisão da casa onde ela permanecia mais tempo durante os dias, e na mesma noite eu ouvi a presença dessa gatinha a mexer/remexer num objecto que estava dentro dessa mesma divisão, o barulho do remexer foi fácilmente deduzido por nós e associado a essa gatinha como sinal da sua presença naquele momento, porque era habitual a gatinha remexer nesse objecto e sempre que o fazia o barulho era precisamente o mesmo.

Entretanto as semanas foram passando, e a dada altura, nós família, em alguns dias começamos a ouvir dentro de casa o miar dessa gatinha como se o miar viesse de algum lugar longínquo, como se a gatinha estivesse a ver-nos e a chamar por nós, mas nós não a conseguissemos ver, apenas ouvir o seu chamamento.

É um bocado díficil explicar por palavras mas os vários miares que todos nós ouvimos transmitia-nos claramente a sensação do miar ter origem em algum lugar distanciado do plano físico em que nós estamos, uma experiência como se uma via/portal se abrisse e se sobrepusesse ás propriedades do mundo físico, parece uma experiência surreal mas foi verdadeiramente o que aconteceu.

Um ano depois de ela falecer, eu e a minha família mudamos de casa, e passado poucos meses a minha mãe viu nítidamente o espectro dessa gatinha mesmo ao lado dela, ou seja, a visão aconteceu durante a noite, a minha mãe estava já deitada mas acordada e a dada altura olhou para o lado e viu a nossa falecida gatinha mesmo ao lado dela a olhar para ela.

Segundo o relato da minha mãe, a mesma não estava a pensar na gatinha e a visão durou apenas poucos segundos, mas que foi real lá isso foi.

Essa gatinha nunca tinha estado nesta segunda casa, ao contrário de nós que já tinhamos lá morado, a gatinha em vida apenas viveu e faleceu na nossa primeira casa.

Perante isto surgem então as respostas, algo do animal sobreviveu após a morte do seu corpo físico, e o que sobreviveu foi algo mais além do que simples memórias, se as manifestações que recebemos/captamos através da visão e da audição fossem simplesmente um captar de memórias ou bocados de memórias do passado, então como explicar a manifestação da sua presença num local onde a gatinha nunca esteve físicamente enquanto viva? ...ou seja, ela viveu e morreu numa casa e após a sua morte manifestou-se em outra casa onde nunca tinha estado?

Este pormenor é de extrema importância para se conseguir apurar não só que algo pertencente aos animais (gatos neste caso) sobrevive, e esse algo que sobrevive não são apenas memórias, ora, se as memórias circulam em cima da linha do tempo pelas vias do Presente-Passado e Passado-Presente então o facto de a gatinha se ter apresentado num dado momento do nosso Presente num evento totalmente novo que não faz parte do Passado nem nunca fez, então isso significa que algo mais do que memórias sobreviveram á morte, acredito mesmo que o que sobreviveu foi o que nós chamámos de alma e todos os seus inerentes atributos.

Contudo, não sei ao certo o verdadeiro significado de "ir para o céu", mas muito provavelmente poderemos deduzir/concluír que os animais também têm uma alma, e que essa alma sobrevive á morte física do corpo.





eu cá por mim...  ::) cristianismo, budismo, hindismo, espiritismo, judeismo, bla bla bla...   ::) são tudo prespectivas diferentes da mesma coisa...

se estiver um grupo de pessoas a volta de uma mesa a olhar para o mesmo copo pousado no centro da mesa... quem pode dizer que tem a prespectiva correcta sobre o copo?  ::)

e alguns animais têm uma alma ainda mais "evoluida" do que algumas pessoas... sem dúvida nenhuma.
a minha religião é a verdade...

Puca
Ámen Incertus, é isso mesmo.

A verdade é apenas uma para todos os seres, os caminhos para lá chegar é que podem ser diferentes.

:)

Os animais também têm direito a ser respeitados com todas as suas características.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem