Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Investigação ou Pseudo-Ciência
    Iniciado por paulodecarvalho
    Lido 8.967 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
zootoze
Boa tarde,

A minha opinião sobre este assunto é simples...

A Parapsicologia não é uma Ciência, pelo menos uma ciência elementar, ciência humana concerteza será.

Ela falha em pelo menos dois aspectos fundamentais, a repitibilidade sobre condições iguais (variaveis controladas) e o estabelecer de conclusões que permitam ser usadas para novas investigações nesta e em qualquer outra área cientifica.

Isto não retira que na Parapsicologia deva ser usado o método cientifico, para a credibilizar como ciência humana e poucas áreas haverá onde se pode usar tal indice de inter-disciplinaridade como aqui, isso que a torna interessante a meu ver.

Tal como o criador do tópico indicou, seria ótimo a Parapsicologia ir já no desenvolvimento de teses e sua experimentação para os fenómenos parapsicológicos, mas nisso estamos limitados, por exemplo para investigar vida além da morte, poderá haver indicios contra ou a favor, mas não conclusões, mas acho interessante usar todo o conhecimento cientifico para explicações com viabilidade.

O 1º objectivo da Parapsicologia a meu ver, será a validação ou não de um fenómeno, chegar à conclusão que um fenómeno realmente não tem uma explicação normal, natural, mas algo além disso.
A partir daí, sim, usarmos o conhecimento cientifico para obtermos uma explicação cientificamente viável, mas que sempre carecerá de prova.

Tudo para dizer que realmente, quanto menos usarmos um método cientifico rigoroso, menos credibilizámos a parapsicologia, como o autor do tópico afirmou.

Abraço, fiquem bem.