Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Jesus era Casado?
    Iniciado por brunojge
    Lido 2.428 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá,
Depois de ler alguns tópicos em que fala de "Maria Madalena", resolvi colocar um artigo que escrevi para o site de uma igreja. Como acho que não é permitido partilhar o url do artigo, faço um "copy paste" do mesmo. Foi escrito por mim, por isso não violo nenhuns direitos de autor, nem foi solicitada nenhuma exclusividade sobre o mesmo.

CitaçãoUma grande discussão, sem dúvida alguma, sobre o facto de Jesus ter sido casado ou não. Pelo que eu tenho observado, não existe nenhum tipo de documentação histórica que possa provar que Ele fora casado e se a sua esposa seria maria madalena.

É verdade que existe um papiro em copta em que se pode ler Jesus a dizer "minha esposa". Só mesmo uma pessoa sem uma preparação em historiografia poderia afirmar que Jesus era casado com base num papiro antigo. Isto porquê:

1. A datação realizada aponta para que este tenha sido escrito três séculos e meio depois de Cristo. Quer isto dizer que o escrito não é baseado num testemunho e sim numa tradução de um texto original, ou até mesmo de outra tradução ou cópia. O que necessita de mais fontes que comprovem este facto.

2. O pedaço de papiro foi adquirido no "mercado negro", o que apesar de ter sido comprovada a sua datação, não comprova a sua autenticidade como fonte histórica.

3. Jesus era um nome comum na altura e poderia se referir a qualquer outra pessoa casada.

Os restantes documentos conhecidos relatam momentos de intimidade entre Jesus e, supostamente, Maria Madalena, mas, em nenhum deles há referência a casamento. Há que lembrar novamente que Jesus e Maria eram nomes muito comuns, o que originou confusões bíblicas, no caso das Marias existentes.

Há que ter em conta que o texto estava escrito em copta, que era a língua usada pelos cristãos gnósticos. Ora, isto é importante ter em conta, pois os cristãos gnósticos tinham como missão evangelizar Alexandria e outras cidades gregas, que consideravam o Evangelho de Cristo para pessoas de intelecto inferior. Então, estes cristãos adotaram o nome de gnósticos, que vem de gnósis e que significa conhecimento. No fundo, levavam a mensagem de Cristo, mas, transmitiam-na com outro tipo de vocabulário e davam a entender que existam um conhecimento secreto por detrás do Evangelho tradicional anunciado às massas. Ou seja, adaptaram a mesma mensagem evangelística deixada por Jesus a um nível cultural diferente daquele em que circulava, pois, o evangelho, devido à perseguição de Roma, era anunciado clandestinamente o que fazia com que apenas as camadas sociais mais baixas fossem mais acessíveis.

Porém, acredita-se que tenha sido pelos gnósticos que a possibilidade de Jesus ter sido casado surgiu, mas, não se sabe bem porquê. Na minha opinião, deverá ter surgido com a mensagem bíblica de que a Igreja é a noiva de Cristo.

Pondo a hipótese de que Jesus foi realmente casado, por que razão não estaria isso mencionado na Bíblia? Vemos nos evangelhos que referencias à família de Jesus: mãe, pai, irmãos e irmãs. (confirme em Marcos 3.31-32; Marcos 6.3; Mateus 13.55-56; João19.25). Todos os textos daquela época, não revelam nenhuma ligação conjugal por parte de Jesus com Maria Madalena ou nenhuma outra mulher.

Então como aparece Maria Madalena? A Bíblia apenas menciona uma única vez Maria, também chamada de Madalena, de quem saíram 7 demónios (Lucas 8:3). A mulher que derramou o perfume nos pés de Jesus não é referido o nome (Marcos 14.3), a pecadora que chorou nos pés de Jesus e os enxugou com os cabelos não é referido o nome, a mulher adúltera que ia ser apedrejada não é referido o nome (João 8.3-4). Quer isto dizer que Maria Madalena não era uma prostituta ou adultera.

O nome Maria Madalena é pronunciado errado, pois deveria ser Maria de Madalena. Ou seja, tal como Jesus de Nazaré, em que Nazaré identificava o local de origem, também Madalena é o local de origem desta Maria, que era uma localidade da Galileia, que segundo Flávio Josefo (historiador judeu contemporâneo de Jesus no século I) era conhecida como "Migdal Nunnayah". Segundo algumas teorias, Maria nem seria de Madalena, pois a cidade de origem foi destruída em 67dC e reconstruída com este novo nome, mas, antigamente era conhecida como Tariqueia, o que levaria a que Maria fosse conhecida como Maria de Tariqueia, posteriormente alterado para Maria de Madalena.

Então porque surge Maria de Madalena como esposa de Jesus? Tal como referi acima, apenas pessoas sem a mínima preparação para interpretar textos históricos poderiam suscitar uma afirmação dessas.

Não vou afirmar que Jesus era casado, mas, devido às provas históricas que temos, é fiável afirmar que Jesus não foi casado. Na minha opinião, visto que a Bíblia nos revela que Jesus já era conhecedor da sua missão, faria sentido Ele não se ter casado, pois iria deixar uma mulher viúva e até uma criança órfã. E naquela altura quando uma mulher ficava viúva, se não tivesse bens, era "obrigada" a trabalhar como escrava para sustentar a sua família, caso não tivesse posses ou família para a acolher. Por isso, não vejo Jesus a criar uma situação dessas.

Como também mencionei, na Bíblia apenas é referida a Igreja como noiva de Cristo, uma analogia a todos aqueles que creram em Jesus como Senhor e Salvador e que irão habitar com Ele eternamente no Seu Reino. Tratasse de uma promessa de Salvação para todos aqueles que desejarem uma vida para lá da compreensão humana.

Cumprimentos.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

boas

eu vejo a coisa assim...


-jesus era judeu?
-era (mais do que) normal os judeus casarem por volta dos 14 ou 15 anos (puberdade)?
-depois de casarem pegavam nas "prendas" e na mulher e faziam-se à vida?
-jesus encaixa neste perfil?

então, para mim era casado.  ;)

abraço
a minha religião é a verdade...

Boas,
Sim, Jesus era judeu e a partir dos 13 anos poderia casar (as mulheres a partir dos 12).
Porém, os judeus são muito rigorosos nos controlo geneológico das suas famílias tanto que se sabe que Maria e José eram ambos descendentes da família real de Davi. E sabemos também que os irmãos de Jesus tiveram descendência, devido a esses registos. No entanto, não há nenhum registo de casamento de Jesus (o casamento judeu era na altura uma cerimónia civil e não tanto religiosa).
Não quero com isto invalidar a possíbilidade de este ter sido casado. O que quero apontar é que não há provas que sustentem as afirmações. Logo, como futuro historiador, não posso, nem nunca poderei afirma que Jesus foi casado, mesmo que existam questões que abram a dúvida quanto aos factos históricos que existem.
Cumprimentos
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

Puca
Agora é vai ser, se fosse na altura da inquisição depois desta resposta tinha bilhete garantido para a fogueira. ;)

Jesus era casado sim e teve filhos, uma filha sei que sim, mais não tenho informação mas é bem possível. Jesus foi um homem comum com um consciência superior e o seu melhor discípulo foi exactamente a sua esposa. Depois da sua "suposta" morte, sim porque Jesus não morreu na cruz, foi para o Egipto e para a India, criaram-se duas vertentes da Igreja, a de Pedro e a de Madalena, Magdala, como lhe preferirem chamar.

A Igreja de Pedro (aquele que negou Jesus para livrar a pele) é a do vaticano, machista, onde a mulher é considerada um ser inferior, prepotente e manipuladora. Por outro lado Madalena e Maria levaram á criação de outra versão da Igreja. Com a ajuda de José de Arimateia procuraram ajuda entre os cátaros e mais tarde foram (por mão dos templários) para o Sul de França. O graal é exactamente a simbologia do útero feminino pois no momento da "morte" de Jesus Madalena estaria grávida e o grande tesouro dos templários era a descendência de Jesus, eram os guardiões desta linhagem. Esta a razão porque foram perseguidos e aniquilados pela Igreja de Pedro.

Os evangelhos de Madalena existem, escondidos a sete chaves algures nas bibliotecas do Vaticano, mas alguns textos foram encontrados entre os pergaminhos do mar morto, pois isto vir a publico seria o fim do "tacho" para a Igreja tal como nos foi dada a conhecer. Gnose significa conhecimento, não é nenhum movimento religioso mas apenas estudiosos de factos que não interessam que sejam revelados, daí o descrédito dado aos chamados Gnósticos.

Jesus, Maria e Madalena foram seres fantásticos, com uma consciência e sabedoria muito para além do imaginável. Na realidade a palavra verdadeira deles promovia a libertação de cada um como ser individual, sem medos nem preconceitos, responsabilizava cada um pelos seus actos e escolhas, davam a conhecer as capacidades que todos temos de "fazer milagres", ensinavam a reencarnação, a roda da vida, as energias, tudo isto fazia parte do que transmitiam. A parte dos castigos, dos infernos, dos diabos foi a forma que a Igreja encontrou para manipular o povo que lhes obedeciam cegamente movidos pela ignorância e pelo medo.

Pronto, podem acender a fogueira...!!!


Puca, acende é a fogueira que está frio aqui para os nossos lados.

Eu, desde sempre, que digo que a Bíblia (tal como a conhecemos hoje) é um livro muito incompleto, que falta ali muita informação sobre Jesus, pois Ele vai pregar aos doutores com 12 ou 13 anos e depois há um "salto" até cerca de dois anos antes da crucificação.

Por isso, acredito que Jesus foi casado e que possa ter sido pai.

E, se Jesus era pobre, então porque a Igreja ou neste caso o Vaticano, se segue tanto o exemplo de Cristo, é uma das mais ricas instituições do mundo?

Mais uma cruz na fogueira, se faz favor.
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

Puca
Além do mais, que diferença faria Jesus ser casado ou não? Os ensinamentos dele teriam menos valor? Porquê? Ou será porque ainda hoje há o preconceito contra a mulher? Ou para justificar o celibato imposto aos padres, vá lá Deus perceber porquê? Porque é que a mulher não pode ser padre, neste caso madre, da Igreja católica? De onde vem o dinheiro do Vaticano? Porque lhe é atribuído tanto poder? Não será ambição, ganância, orgulho? Não seria o objectivo manter os fieis todos "domesticados"? Os ditados populares possuem grande sabedoria, neste caso aplica-se "Por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher".

Todas estas perguntas estão por responder, alguém tem sugestões?

Citação de: brunojge em 06 dezembro, 2014, 10:30
Boas,
Sim, Jesus era judeu e a partir dos 13 anos poderia casar (as mulheres a partir dos 12).
Porém, os judeus são muito rigorosos nos controlo geneológico das suas famílias tanto que se sabe que Maria e José eram ambos descendentes da família real de Davi. E sabemos também que os irmãos de Jesus tiveram descendência, devido a esses registos. No entanto, não há nenhum registo de casamento de Jesus (o casamento judeu era na altura uma cerimónia civil e não tanto religiosa).
Não quero com isto invalidar a possíbilidade de este ter sido casado. O que quero apontar é que não há provas que sustentem as afirmações. Logo, como futuro historiador, não posso, nem nunca poderei afirma que Jesus foi casado, mesmo que existam questões que abram a dúvida quanto aos factos históricos que existem.
Cumprimentos

De acordo com o Cristianismo Gnóstico Jesus fazia parte dos Essénios, uma espécie de seita esotérica que seguia preceitos religiosos muito diferentes dos seguidos pelos restantes judeus.

A referência a Maria Madalena faz todo o sentido como uma valorização da Mulher, contrariando uma cultura de condenação do sexo masculino, que ainda prevalece naquela região.
C'est dans l'air.


...mais uma acha para a fogueira:
...consta em estudo recente, editado em livro, que Jesus seria o terceiro filho de Herodes, e que quando este mandou matar os dois filhos, Maria foi avisada para fugir, tendo Jose tomado a Maria como mulher, uma vez que era jovem e não podia aparecer grávida em público...
...jose levou Maria para o Egipto para fugir a Herodes...o resto da historia é acessível...
...quem estiver interessado em pesquisar basta procurar em:...Saint Paul's Joke...
...o livro pode ser adquirido na Amazon, na Fnac custa cerca de 16€...encomendado..
...divirtam-se...