Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Lenda da Donzela Encantada na ilha de Santa Maria
    Iniciado por lly0d
    Lido 5.217 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ah pois é, minha terrinha também tem muitas lendas!! :D Ainda irei postar mais sobre um livro que tenho das Lendas de Santa Maria para os interessados que habitam nos Açores! :laugh:

                                                                LENDA DA DONZELA ENCANTADA
                                                                       

Reza a lenda que na ribeira de Valverde, em Santa Maria, onde as mulheres iam lavar a roupa, o dia começou a anoitecer e à medida que iam terminando o trabalho as mulheres regressavam a casa, ficando no entanto uma para trás acabando de lavar as suas roupas, estava concentrada no trabalho e cantarolando, quando começou a ouvir alguns murmúrios abafados pelo barulho da água corrente vindos do outro lado da ribeira. Parando para descansar um pouco deu-se conta que uma voz feminina se lamentava, entre gemidos e choro, pedia socorro, ao aproximar-se viu uma moça muito formosa, com ar angelical e vestida de branco fluorescente meio escondida entre a vegetação. A lavadeira perguntou à donzela, porque estava tão infeliz, a donzela respondeu que tinha sido encantada por uma fada má e que só lhe era permitido aparecer naquele local de sete em sete anos ao pôr do sol e que enquanto não encontrasse um jovem que a quisesse namorar não poderia voltar à sua condição normal e dizer quem era. Dizendo isto desapareceu.

A lavadeira contou o sucedido na sua vizinhança, mas muitos não acreditaram nela. Passados sete anos muitos rapazes de Valverde foram sentar-se nas margens da ribeira de Valverde, ao pôr do sol, na esperança de ver a donzela encantada, mas ela nunca mais apareceu.

Não perca a esperança ainda pode aparecer um dia... ::)
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

Muito interessante. As Lendas têm sempre algum fundo de verdade (fantasias à parte).
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#2
Nas lendas existe sempre  algo de verdade que lhe deu origem

Tem uma bem interessante que também aconteceu aqui na ilha, a tal que ainda hoje ninguém sabe quem muda as flores que estão na cruz ao pé de uma curva, qualquer dia meto lá uma câmara a filmar!! ;D Quando tiver tempo irei fazer novo tópico! :laugh:
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

Gostei bastante desta lenda, muito interessante!

Citação de: lly0d em 19 novembro, 2014, 20:09
Tem uma bem interessante que também aconteceu aqui na ilha, a tal que ainda hoje ninguém sabe quem muda as flores que estão na cruz ao pé de uma curva, qualquer dia meto lá uma câmara a filmar!! ;D Quando tiver tempo irei fazer novo tópico! :laugh:

Nao sou de Santa Maria mas conheco muito bem a ilha, digo ja que é um verdadeiro paraiso. Nao  sabia essa das flores na cruz, se  der põe la uma maquina a filmar. Podes dizer-me onde fica essa cruz ou postar aqui uma foto.
Obrigado

#6
Citação de: lunacristalina em 02 dezembro, 2014, 23:58
Nao sou de Santa Maria mas conheco muito bem a ilha, digo ja que é um verdadeiro paraiso. Nao  sabia essa das flores na cruz, se  der põe la uma maquina a filmar. Podes dizer-me onde fica essa cruz ou postar aqui uma foto.
Obrigado

Claro que não irei meter uma câmara a filmar, seria por uma parte falta de respeito por aquele alguém que vai lá todos os meses mudar as flores e prefiro manter o clima enigmático na cruz!!  ::) :P

Mas que é verdade, é, ainda hoje ninguém sabe quem as troca, a cruz está localizada no Pico Alto, numa curva, mas muito distante de população, quem quer que seja, quem fosse lá trocar, seria visto pelos carros que passam mesmo na estrada.

Em questão à foto, já estive a pesquisar no Google e não o encontro, qualquer dia irei postar uma foto em tópico a explicar a história todinha, mas é um bocado longe da minha casinha!

Quando for cá à ilha, poderei-lhe indicar o caminho com todo o gosto!! :)

Beijocas..
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

Adoro este tipo de lendas...adorei, mas coitada da donzela  :(
Morgaine Le Fay

Citação de: lly0d em 03 dezembro, 2014, 01:10
Claro que não irei meter uma câmara a filmar, seria por uma parte falta de respeito por aquele alguém que vai lá todos os meses mudar as flores e prefiro manter o clima enigmático na cruz!!  ::) :P

Mas que é verdade, é, ainda hoje ninguém sabe quem as troca, a cruz está localizada no Pico Alto, numa curva, mas muito distante de população, quem quer que seja, quem fosse lá trocar, seria visto pelos carros que passam mesmo na estrada.

Em questão à foto, já estive a pesquisar no Google e não o encontro, qualquer dia irei postar uma foto em tópico a explicar a história todinha, mas é um bocado longe da minha casinha!

Quando for cá à ilha, poderei-lhe indicar o caminho com todo o gosto!! :)



Beijocas..

Ola boa tarde
Conheço muito bem a ilha e pelo que falas sera na estrada que vai de almagreira para o pico alto mas nao lembro onde fica so gostava de saber para vizualizar o local, o facto de nao saberem quem vai mudar as flores pode alguem mudar em segredo, sabes que nesse local passam poucos carros portanto e facil mudar sem serv visto, se calhar o deixar uma maquina a filmar é uma ideia mas continua dificil pois nunca se sabe o dia e decerto moras longe do local.
Fico ansiosa por saber, tudo que diga respeito a ilha me agrada, e o meu paraiso encantado
Beijinhos amigo

Citação de: lunacristalina em 03 dezembro, 2014, 16:34
Ola boa tarde
Conheço muito bem a ilha e pelo que falas sera na estrada que vai de almagreira para o pico alto mas nao lembro onde fica so gostava de saber para vizualizar o local, o facto de nao saberem quem vai mudar as flores pode alguem mudar em segredo, sabes que nesse local passam poucos carros portanto e facil mudar sem serv visto, se calhar o deixar uma maquina a filmar é uma ideia mas continua dificil pois nunca se sabe o dia e decerto moras longe do local.
Fico ansiosa por saber, tudo que diga respeito a ilha me agrada, e o meu paraiso encantado
Beijinhos amigo

Boa tarde amiga, como está?
Sim tem razão, é de quem vai de Almagreira para o Pico Alto, tem razão. Exactamente e esse acontecimento da cruz já ocorreu à anos cá na ilha! Irei brevemente fazer um tópico sobre tal, com tudo explicado! Até lá! :) :P
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

#10
Citação de: lly0d em 04 dezembro, 2014, 00:14
Boa tarde amiga, como está?
Sim tem razão, é de quem vai de Almagreira para o Pico Alto, tem razão. Exactamente e esse acontecimento da cruz já ocorreu à anos cá na ilha! Irei brevemente fazer um tópico sobre tal, com tudo explicado! Até lá! :) :P

Bom dia amigo
vou ficar a espera do novo topico que vai ser muito interessante depois diz-me alguma coisa para o caso de eu não dar por isso na hora.
amigo ja consegui visualizar ondevfica a cruz, realmente nao se vai lá de qualquer maneira e seria preciso ter muita sorte mesmo para nunca ser visto lá durante anos.
Beijinho e tudo de bom te desejo :)

Boas a todos e para si também amiga Luna, como prometido aqui está o tópico, até me dói os dedinhos de escrever!!! :laugh:

Espero que gostem, abraços a todos e desejo tudo de bom para si também amiga!!

portugalparanormal.com/index.php/topic,31678.msg292778.html#msg292778
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?


Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?