Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • "Quem criou Deus? De onde veio Deus?"
    Iniciado por oculto
    Lido 5.325 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Dá que pensar...


 

Pergunta: "Quem criou Deus? De onde veio Deus?"

Resposta: O ateísta Bertrand Russel escreveu em seu livro "Por que não sou um Cristão" que, se é verdade que todas as coisas precisam de uma causa, então Deus também precisa de uma causa. A partir daí ele concluiu que se Deus precisava de uma causa, então Deus não era Deus (e se Deus não é Deus, então, logicamente, não há Deus). Esta foi simplesmente uma forma um pouco mais sofisticada da pergunta infantil: "Quem criou Deus?" Até uma criança sabe que as coisas não surgem do nada, então se Deus é uma "coisa", então Ele deve também deve ter uma causa, certo?

A pergunta é ardilosa porque escorrega na falsa suposição de que Deus vem de algum lugar e depois pergunta que lugar seria este. A resposta é que nem a própria pergunta tem sentido. É como se perguntássemos: "Como é o cheiro do azul?" Azul não está na categoria de coisas que têm cheiro, então a pergunta é, em si, errônea. Da mesma forma, Deus não se encontra na categoria de coisas que são criadas ou que vêm a existir, ou são causadas. Deus é "não-causado" e "não-criado": Ele simplesmente existe.

Como sabemos disso? Bem, sabemos que do nada, nada pode surgir. Então, se alguma vez já houve um tempo em que não existia absolutamente nada, então nada jamais viria a existir. Mas as coisas existem. Por isso, uma vez que nunca pode ter havido o nada absoluto, alguma coisa deve ter sempre existido. Esta coisa que sempre existiu (Isaías 57:15) é o que chamamos Deus. Salmo 90:1-2 diz: "Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.



Fonte: gotquestions

Sky
Não procuro apenas nas estrelas o que pode estar sob os meus pés.

sofiagov

Sky
Houve tempos que quase "pirei" a tentar obter estas respostas.

"Antes da existência de algo existia outro algo".

Não... não vou voltar a entrar em "parafuso"... Fui...  :o
Não procuro apenas nas estrelas o que pode estar sob os meus pés.

Quem nasceu primeiro a galinha ou o ovo?  :angel: >:D
Procura deixar o mundo um pouco melhor do que o encontras-te "B.P"

o ovo... no entanto desenvolveram-se em paralelo  ;)
a minha religião é a verdade...

Inominado
O ovo nasceu primeiro. Antes de haverem galinhas já outras espécies eram ovíparas.

Estou haver mesmo com vários estudos, crenças etc etc, ainda continua haver muitas dúvidas sobre "esse assunto" hehehe.. :laugh:
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

a minha religião é a verdade...

#9
Deus não é uma coisa para se Visto, Sentido, Tocado, ele é a existência, ele só pode ser evidenciado pela sua percepção da criação de tudo que esta em nossa volta, ele é a unidade que esta em tudo, basta deixa-lo fluir dentro de nossa própria existência pela fé, este é uma das leis do nosso livre arbítrio.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Como se costuma dizer - "Estamos a anos luz de saber se Deus existe ou não".

Eu pessoalmente acredito mas cada um tem a sua ideia e á que respeitar isso...

Torna-te aquilo que és ‐ Friedrich Nietzsche

#11
O problema é que Deus é a causa de todas as coisas, logo, de si também.

Penso que o raciocínio de Russel esbarra nisso mesmo e na limitação, compreensível, que temos em não perceber que algo possa existir desde sempre. Não faço a mínima ideia de como explicar isto, mas terá que ser algo assim, que aqui coloco que é um excerto de uma mensagem que enviei a um frequentador deste sítio e que passo a expor, por ser a visão que tenho duma parte dos mistérios da Criação:

"Tenho uma tese, algo que sinto que faça algum sentido para mim, e pela primeira vez a partilho com alguém. Mas nada mais é do que uma mera ideia da explicação entre os dois mundos: material/espiritual. Se tiveres "pachorra" lê, se não, ignora  Grin.
Já ouviste falar no Big Bang, a grande explosão inicial que criou o Universo. Os cientistas explicam que toda a incomensurável matéria hoje existente, no início estava toda concentrada numa única e ínfima partícula, a qual, tendo atingido o seu estado crítico, explodiu em todas as direcções, dando início, pela libertação da sua energia e componentes, à formação das biliões e biliões de galáxias, com os seus biliões e biliões de sistemas solares, com os seus planetas e estrelas. Também se ensina que quando o Universo entrar em contração (quando a força da explosão inicial se esvanecer), toda a matéria acabará por regressar a um mesmo ponto, em queda, e ser absorvida e integrada numa mesma ínfima partícula como a inicial, com toda a massa do Universo. Que, por sua vez, atingindo o seu estado crítico, acabará por voltar a explodir, recomeçando tudo de novo, num processo interminável. Ora bem, eu tenho para mim que Deus, é o Logos, a Organização, e é o Todo. Ele próprio contém em si a matéria e o espírito, que, embora complementares como todos os oposto, são oposto. E já como ensinava Heráclito, na sua teoria dos opostos, é do confronto dos opostos que se dá o Movimento. Ou seja, as coisas têm dois estados possíveis no absoluto: repouso e movimento. É pela alteração de cada um destes estados que o milagre da vida acontece. Quando tudo está em repouso, é quando toda a massa está concentrada numa única e ínfima partícula; o movimento ocorre quando se atinge o tal ponto crítico e se dá a explosão. Mas, qual a fonte de "ignição"? Ou seja, o que faz com que se passe do estado de repouso ao estado de movimento? Eu acredito que é o Verbo. A vontade de Deus. Deus, que é a própria "partícula ínfima", não se esgota nesta, pois está para além dela, é mais do que ela: é Vontade, é Comando, é Ordem, é Inteligência, é Consciência, é Palavra... o que os antigos chamam de Verbo Divino: "No princípio era o Verbo!". E, de facto, o Verbo (Logos) tem que ser anterior à existência do Mundo, pois se se dá a explosão (Big Bang) ele terá que ser "Ordenado", tem que haver uma Vontade que a faça ocorrer. E não poderia ser de outra forma. Imagina, visualiza, essa "partícula ínfima", e terás a percepção duma esfera minúscula, microscópica (já diziam os antigos, que o que está em cima é como o que está em baixo, e que o microcosmos é como o macrocosmos, pois conhecendo-se a parte se conhece o todo e vice-versa), ora, se mantiveres a visualização verás os contornos dessa partícula. E se, como dizem os cientistas, assim fosse, e que essa partícula era o Todo Absoluto e nada mais existia, então eu pergunto: onde bate a parte exterior da partícula? Terá que bater em algo, necessariamente, mas isso seria impossível, pois ela é o Todo. Aqui chegados, eu concluo por outra hipótese: quando se dá a concentração do Todo na ínfima partícula ocorre a Inexistência, o Nada. E o Nada não se delimita com coisa nenhuma, não confronta ou faz fronteira com Nada. Mas, que existe então? O Verbo, a Inteligência Divina, Aquilo que está para além do Tempo e do Espaço, da Realidade como a percebemos. Por isso se diz que no início era o Verbo, pois é Ele que dá a ordem do Fazer, da Explosão, que nada mais é do a criação do Mundo Material, já que o Espiritual está na Reserva do Verbo Divino, O que É, e Sempre Foi.
Claro que a Matéria também faz parte de Deus, pois Deus é Uno na Dualidade, como Tudo, de resto, e nós também. E Todos nós somos uma fracção de Deus. Parte Dele. Irmãos! Estamos Todos e Tudo ligado a Ele, e, no Final, voltaremos a Ele na sua parte Dualidade (a parte material, à partícula; a parte espiritual, ao Verbo). O Verbo é, pois, anterior à Matéria. A Matéria, com a sua concentração numa única partícula, aniquila-se e extingue-se, originando o Nada Material; o qual ressurge, se Cria, por vontade do Verbo, que não tem, nem teve, Início nem Fim. É Absoluto.
Compreender isto, ou aceitar isto, é muito complexo."

Se o Nada existe, o Tudo também existe. Essa dicotomia será o paradigma de Deus
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: Arph em 24 janeiro, 2016, 20:10
E Todos nós somos uma fracção de Deus. Parte Dele. Irmãos! Estamos Todos e Tudo ligado a Ele, e, no Final, voltaremos a Ele na sua parte Dualidade (a parte material, à partícula; a parte espiritual, ao Verbo).

Bom post, excelente raciocínio.

À luz do nosso conhecimento e das capacidades que nos foram dadas para a sua aquisição dificilmente se poderá ir muito além.

Agora, é evidente que todo o raciocínio que desenvolvemos tem por base a nossa condição. Com isto, pretendo dizer que tudo pode ser muito mais complexo ou ainda mais simples. Há, certamente, muita coisa que desconhecemos de todo por se encontrarem muito para lá daquilo que os nossos sentidos conseguem percepcionar.

Astaroth, creio que te estejas a precipitar :)
Se Deus é uma imagem criada pelo homem, porque é que Deus disse ao homem para não criar imagens e muito menos prestar culto às mesmas?
Se Deus da Bíblia poderá ter sido mal interpretado? Eu acredito que sim.
Acredito que algo poderá ter vindo aqui há milhares de anos atrás e trouxe esse conhecimento de Deus ao homem. Possivelmente noutras espécies do espaço, é provável que Deus seja o mesmo, mas poderá ter nomes diferentes.

Mas brincando um pouco com o assunto, preferes um "Pão de Deus"



Ou um "Pão que o Diabo amassou"?

"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein