Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Programação Neuro-Linguística
    Iniciado por Incertus
    Lido 2.669 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Um tópico muito interessante! Obrigada, Incertus, por partilhar a sua visão. Agora só me falta arranjar tempo para ver os vídeos.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

A PNL é um conceito muito mais antigo do que se pensa. Ela nasceu em 1973 com Bandler e Grinder... e é uma técnica importante para "abrir os olhos" e lhe mostrar do que a "programação" é capaz de fazer... a sua mente não deixa de ser um computador altamente especializado... por isso "cuidado"!

Programar a mente das pessoas é isso que todas as sociedades fazem através da educação, das regras e das normas... veja o tópico da Littlelight sobre os armários... Repare como desde pequenos aprendemos a interiorizar o certo e o errado... quando você faz algo certo, dificilmente o recompensam por isso, porque é isso que se pretende, é a "norma"... mas se você faz algo de mal... prepare-se porque meio mundo vai cair em si de si. Porquê? Porque a tónica está sempre a ser colocada no lado negativo da questão, como se errar fosse sempre atrair uma punição. Por isso se encontram tantas perturbações mentais... o ser humano tem os dois lados, positivos e negativos. O positivo deve ser SEMPRE reforçado e o negativo deve ser punido na medida certa. Ora se há este desequilíbrio, que acaba por gerar problemas graves na idade adulta, como sendo falta de autoconfiança, autoestima, depressões, perturbações obsessivo-compulsivas, etc... é natural que perante uma estratégia destas as pessoas acabem por aderir, pois consideram, acima de tudo que as poderá ajudar. Os pais são os principais agentes dessa educação. Se você faz uma coisa certa, ninguém lhe diz nada... mas se faz algo errado, leva um soco e fica sem os dentes.... entende??

No mundo atual, onde a competição é acérrima distinguem-se aqueles que possuem competências de empatia e comunicacionais. Estes são verdadeiros sedutores! É assim que se transmite aos jovens de hoje a diferença. A título de exemplo, o meu filho ontem fez uma apresentação de Português sobre um poema de Pessoa. Ele preparou-o em 5 minutos... chegou à aula, sorriu para todos, projetou a voz (porque ele tem uma boa voz) e falou de algo que nem sequer tinha preparado em condições... resultado, a professora deu-lhe 19 e justificou... que ele convencia qualquer pessoa com a sua atitude! Isto é caricato mas foi verdadeiro. Ele achou piada e eu assustei-me! Isto é PNL utilizada para "seduzir" os outros.

Por isso a PNL se encontra muito associada com a hipnoterapia. Se tiver interesse veja os vídeos de Milton Erickson, pois valem a pena. Este senhor tem uma história de vida incrível, cheia de problemas de saúde e desenvolveu o seu próprio método. As conversas com ele, simplesmente davam sono... mas ele conseguia no seu tom monocórdico passar sugestões importantíssimas para ajudar as pessoas... e é neste contexto que a PNL deve ser entendida. Como tudo na vida, ela pode ser utilizada de forma positiva ou negativa, o problema é que ela não é ciência e carece de um código de ética na sua utilização!

O problema da PNL reside nos usos indevidos e para fins pouco naturais! No entanto se alguém a utiliza para fomentar a sua autoconfiança, a sua autoestima e como ferramenta para compreender o outro, porque não? :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Muito interessante a sua resposta, Faty. E o meu dia devia ter 100 horas para poder ler e ver tudo o que me interessa! :)

Bom, quando você falou que somos condicionados a interiorizar o certo e o errado, lembrei-me de algo que aconteceu comigo há uns anos, e que tem a ver como certos tipos de emoções são-nos impostas. Falo especificamente da felicidade, que hoje em dia todos temos direito à felicidade e é quase uma obrigação sermos felizes. Claro, ser feliz é bom, mas há o outro lado. Nessa minha situação específica, o que aconteceu é que um dia eu estava a sentir-me triste, e não percebia porquê. Fartei-me de tentar compreender, e não compreendia. Eu tinha que me sentir feliz, eu tenho esse direito, e era isso que a sociedade me transmitia. Eu sentia-me como se fosse uma "traidora", por sentir-me triste; eu não devia ter aqueles sentimentos. Foi aí que algo fiz um clique cá dentro e compreendi. Não consegui apurar os motivos da minha tristeza, mas o que percebi para mim foi mais importante, foi assumir a tristeza, sem lutar contra os sentimentos, perceber que a moeda tem dois lados e que era necessário passar por aquele momento para que ele se desvanecesse sem me prejudicar, em vez de lutar contra ele e sofrer muito mais. Faz-lhe sentido isto?

E estou contente que já fiz download do vídeo sobre PNL, agora é passar para CD e ver na tv...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Littlelight faz-me todo o sentido o que escreveu. Ainda bem que o "condicionamento" foi ao contrário, ou seja que a sua perceção era de que deveria ser feliz e não o contrário. Eu conheço pessoas que são exatamente o contrário. São infelizes, não sorriem, não querem sequer sentir felicidade, fogem dela... porque ninguém lhes ensinou que isto era positivo... são pessoas más, tristes, que atraem constantemente coisas negativas... e seu peço, por exemplo, imagine-se a sorrir ou que você tem o direito a ser feliz, elas entram em dissonância e conflito interior e não o conseguem fazer! Isto é condicionamento puro da educação!

Aquele vídeo que colocou daquela palestrante de motivação é PNL... ela usa a sua história de vida para cativar as pessoas, para motivá-las! Ou seja, utiliza-a de forma positiva. :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Sim, ser feliz é bom, o problema é quando se persegue a felicidade a todo o custo e as pessoas não se permitem sentir a tristeza, que é uma parte da vida. E o contrário também é verdade; como diz, há quem tenha medo da felicidade e foi condicionado por longos anos a achar que ser infeliz era normal. Acho que deve haver um equilíbrio, nem oito nem oitenta. Há a felicidade e há a tristeza, tal como há o quente e o frio, o alto e o baixo, e por aí vai... Um pouco o caminho do meio...

Essa palestrante tem uma alma enorme! :)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!