Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Kundalini
    Iniciado por KALKI
    Lido 4.101 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Uma vez fiz um trabalho sobre kundaliní para a faculdade e ia chumbando. (Porque será?) No entanto, a palavra foi mencionada num artigo publicado por John de Castro, Ph.D., da Sam Houston State University - US, no journal Yoga & Physical Therapy em 2014, e noutro artigo publicado pelo mesmo autor no journal Consciousness and Cognition em 2015. (É claro que já tinham sido publicados artigos sobre a kundaliní em revistas científicas de Psicologia Transpessoal.) Portanto, prevejo que daqui a 30 anos seja aceite em Portugal falar sobre kundaliní.

Não me diga que acreditou naquela conversa que reza mais ou menos assim: "no ensino superior as pessoas estão abertas à investigação de coisas novas"?  ;)

"Superior" ou não, as pessoas não deixam de ser pessoas e os professores, de um modo geral e com raras excepções, não gostam de novidades (e nem se esforçam por disfarçar...) nem de sentir que um aluno possa saber mais do que eles numa certa área.


Aprecio o seu optimismo... 30 anos?
Dentro da área da psicologia, a psicanálise anda cá há 100 anos e mesmo assim é olhada de lado.
Um exemplo: tive um professor que era psiquiatra mas que tinha um grande interesse pela psicologia, e mais concretamente, pelas as teorias psicanalíticas. E ele falava sobre a estranheza que este interesse provocava nos seus colegas psiquiatras, que simplesmente não entendiam qual a utilidade da vertente psicológica, e menos ainda da psicanalítica.

Tudo o que não for do âmbito geral, com possibilidade de ser medido, testado e reproduzido dificilmente é discutido dentro das áreas "sérias".
E quando assim é, a sociedade tende a olhar esses assuntos de lado.

O mundo está mais acelerado, mas mesmo assim acho que 30 anos são um curto espaço de tempo para mudar mentalidades.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

É claro que eu estava a ser otimista, porque a Psicologia em Portugal é do mais retrógrado que existe. Até achei piada falar nas "áreas sérias" porque a Psicologia americana (EUA) encontra-se numa profunda crise (segundo eles), porque não estão a conseguir replicar os resultados dos estudos "sérios" que deram origem à Psicologia como a conhecemos hoje. Pois bem a nossa Psicologia ainda se encontra numa crise maior, porque nem sabemos que essa crise existe. Eu continuarei a fazer o meu trabalho e estou-me nas tintas para o que os outros psicólogos, psiquiatras, etc. pensam sobre ele.

Percebe-se a tentativa feita nos primórdios da Psicologia de colagem às áreas sérias, como forma de tentar dar credibilidade à área.
A pergunta é se actualmente essa colagem, da forma como continua a ser feita, continua a fazer sentido.

Citação de: Somar em 20 março, 2017, 20:34
Eu continuarei a fazer o meu trabalho e estou-me nas tintas para o que os outros psicólogos, psiquiatras, etc. pensam sobre ele.

E faz bem, se toda a gente seguisse apenas o que é "seriamente" aceite as coisas não mudavam nunca.

Mas na verdade, não sei se efectivamente alguma vez haverá mudança no que à kundalini diz respeito.
O modo como as pessoas vivem não parece propício a isso.
Sim, há mais informação e divulgação, mas o ruído de fundo também é cada vez maior.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)