Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Estilo Steampunk
    Iniciado por Fireflight
    Lido 1.927 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá, venho aqui partilhar algo que aprecio bastante e acho muito giro... um estilo retro-futurista bem arrojado.

Estilo Steampunk


O Steampunk é um subgênero da ficção científca passado em uma realidade alternativa, cuja proposta estética remete a era Vitoriana, século XIX. É como se as conquistas tecnológicas alcançadas hoje em dia fossem alcançadas a partir da tecnologia daquela época, graças a constantes físicas que favorecem a eficiência da mecânica e o poder da eletricidade em dar origem a máquinas modernas.

O Steampunk é explorado em filmes, livros e jogos de videogame, e também pode ser trazido para a classificação de tribo a partir do fato de que sua popularidade reuniu fãs de todo o mundo, trazendo essa caricatura da ficção científica para o mundo real.

Os Steampunks são caracterizados pela moda retro vitoriana que faz uso de cobre, couro, engrenagens, penas, chapéus, corsets, relógios de bolso etc., nas vestimentas e nos objetos, muitas vezes contemporâneos, transformados esteticamente em máquinas do século XIX.

Apesar do termo "Steampunk" não ter surgido até 1987, quando Kevin Wayne Jeter tentava rotular seus romances, que tinham como principal característica o retrofuturismo, vários trabalhos do gênero foram produzidos antes disso. A palavra Steam significa vapor, referência a revolução industrial ocorrida na Era Vitoriana. Punk, quer dizer questionar a sociedade, o sistema Titus Alone de Marvyn Peake, publicado em 1959, antecipa várias ideias do Steampunk. O gênero foi particularmente influenciado pelos romances científicos e fantasias do século 19, por autores como: Charles Dickens, G K Chersterton, Arthur Conan Doyle, Bram Stoker, Julio Verne, H.G Wells, Mark Twain etc.

Hoje em dia, o gênero vem se popularizando ao redor do mundo, através de filmes como os de James West, games como Final Fantasy e animes como Steamboy. Na música, a junção de vários instrumentos com toques burlescos, metal e opera fazem o som do Steampunk. Beirut, Amanda Palmer the Clockwork Quartet e Diablo Swing Orchestra estão entre os nomes mais famosos. Várias pessoas também estão investindo na produção de acessórios retrofuturistas, criando jóias, relógios e roupas Steampunk.

Ideologia Steampunk:

Como movimento artístico-literário-cinematográfico, é difícil estabelecer uma filosofia ao Steampunk, já que este não está tão afinado com o conceito de movimento cultural como o Punk, por exemplo. Mas podemos afirmar que, tanto na estética quanto nos conceitos que permeiam o Steampunk, há um alerta da relação homem/máquina, homem/meio ambiente e também das relações humanas. Uma característica em comum entre todos os Steampunks é o chamado Sense of Wonder, uma sensibilidade particular para com o fascínio e fantasia.

Fonte: stempunk1c

Desde chapéus de cartola, a relógios de bolso, sistemas de engrenagem e algumas criatura lendárias à mistura, isto tem muito por onde se pegue para estilizarmos o que quer que seja.
Lá fora há quem se dedique a customizar certos gadgets ou acessórios neste estilo. Também é muito procurado por alguns praticantes de Larping.

Vou deixar aqui algumas imagens...

 

 

   

 

 

 

 

 

Fonte imagens: facebook (Steampunk Tendencies)

Se tivesse muito dinheiro abria um Pub neste gênero.
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

O SteamPunk é tão giro!!!


Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem