Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Novo modelo de diagnóstico precoce do autismo chega a Portugal
    Iniciado por cody sweets
    Lido 1.667 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá pessoal!

Encontrei esta notícia num jornal chamado "Folha de Portugal" que encontrei perdido aqui à porta de casa.
Ao ler a notícia fiquei extremamente contente pois sou um grande apoiante da causa. Agradeço a cima de tudo às pessoas que trouxeram este projeto para Portugal pois estas pessoas sofrem imenso.

Novo modelo de diagnóstico precoce do autismo chega a Portugal

A cooperativa Focus anunciou recentemente a introdução em Portugal do Modelo Denver de Intervenção Precoce, que há vários anos é utilizado Estados Unidos.

A partir de Setembro diagnóstico das patologias do espectro do autismo em crianças dos 12 aos 48 meses, vai ter mais um aliado em Portugal.
A implementação acional do referido programa era um dos objetivos da instituição de solidariedade social fundada em 2012, em Vale de Cambra e concretizar-se-á em Setembro com 3 medidas: a realização de dois workshops para profissionais, a edição do livro das autoras do modelo e a criação das primeiras equipas de prevenção preococe com essa metodologia, em Aveiro, Braga, Lisboa e Porto.
" Em 2012, a revista Time elegeu este programa como um dos 10 principais progressos da Medicina", explicou à Lusa o presidente da Focus, Fernando Barbosa.
"Vai ser apresentado pela primeira vez em Portugal e a sua característica distintiva é que abrange todas as áreas de desenvolvimento da criança permite diagnosticar mais cedo eventuais  formas de autismo, logo partir dos 12 meses", acrescenta.
O primeiro Modelo Denver foi desenvolvido nos anos 80  por Sally Rogers, investigadora da universidade da Califórnia, e Geraldine Dawson, sua colega na universidade de Duke.
É o upgrade desse programa que agora chega a portugal, após estudos controlados terem demonstrado que a sua componente específica de intervenção precoce tem vantagens no desenvolvimento geral do indivíduo autista e repercurssões substanciais na sua idade adulta.

Diagnóstico precoce

"Em Portugal temos o problema de se detetar muito tarde as formas de autismo, porque os pediatras e mesmo as escolas, têm alguma dificuldade no diagnóstico", admite o responsável.
"Os Estados Unidos estão 40 anos à nossa frente e [em 2013] fizeram um estudo que demostrou que a despesa anual do Estado com indivíduos autistas foi de 137 mil milhões de dólares, 90 por cento dos quais relativos a situações de desemprego e necessidades residenciais", revela.
O que vários outros estudos demonstraram, é que o Modelo Denver de Intervenção Precoce pode diminuir essa fatura. "Uma intervenção intensa na fase inicial do desenvolvimento da criança, quando a plasticidade do seu cérebro ainda é moldável, pode permitir a redução desses custos futuros em dois terços e conduzir essas pessoas a uma participação ativa na sociedade", garante o presidente da Focus.
Segundo dados da Focus, essa é a perturbação que regista maior taxa de crescimento atualmente, sendo que nós nos Estados Unidos, por exemplo, uma em cada 68 crianças sofre dessa condição, enquanto na coreia do Sul , por sua vez, a prevalência aumenta para um em cada 38 indivíduos.
Fernando Barbosa adianta que "em Portugal não existem estatísticas" sobre a matéria, mas, a avaliar pelos dados internacionais, indica que serão cerca de 65.000 os cidadãos com perturbações autistas.
O responsável deixa ainda o alerta: "Muitas pessoas ainda não foram diagnosticadas, nem receberam um tratamento adequado."
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento que afeta sobretudo a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento.
Algumas crianças apesar de autistas, apresentam inteligências e fala intactas.
Outras, contudo, apresentam um atraso mental, mutismo ou atrasos significativos na linguagem.

Algumas características da autismo:

-Dificuldade de relacionamento com outras crianças;
-Riso inapropriado;
-Pouco ou nenhum contacto visual;
-Aparente insensibilidade à dor;
-Preferência pela solidão;
-Fixação inapropriada por alguns objetos;
-Hiperatividade ou extrema inatividade;
-Resistência à mudança de rotina;
-Sem noção ou medo do perigo;
-Recuso colo ou afagos;
-Dificuldade em expressar necessidade(aponta para objectos em vez de pedir)
-Acessos de raiva.

Obrigado pela leitura
Cumprimentos, cody
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

É realmente muito interessante. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais eficaz será a intervenção. No entanto, ainda há um longo caminho pela frente.
O mais importante da vida não é saberes onde estás, mas sim para onde vais. (Goethe)

É sempre importante saber sobre estes avanços da Medicina.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Sou um grande apoiante desta causa e por isso quis dar estas fantásticas notícias!
Espero que este novo tipo de diagnóstico ajude muitas crianças e as suas famílias!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"