Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • 30 Anos dos Caça-Fantasmas
    Iniciado por pekka58a
    Lido 2.380 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá a todos!

Este ano (2014) comemoram-se os 30 anos do primeiro filme da série Ghostbusters, ou Caça-Fantasmas. Desde a realização de um terceiro filme, prevista para 2015, até ao lançamento de miniaturas - que são autênticas peças de coleção - pela Mattel, Lego, e outros grandes fabricantes de brinquedos e colecionáveis, há de tudo um pouco, como grupos que se vestem a preceito, alguns com acessórios incríveis, para reencenar uma caçada aos fantasmas (devo confessar que, sendo um fã do filme, fui à net ver o preço de um acelerador de protões, feito em série, na versão kit-para-você-montar-em-casa.... 800 dólares, fora os portes de envio....).

Pois bem, o primeiro filme é estranho:

Já ouviram falar da Dália Negra? Encontram muita coisa na net acerca dela, e mais ainda se pesquisarem em inglês, por Black Dahlia. Foi uma rapariga de 22 anos, chamada Elizabeth "Beth" Short, que apareceu assassinada em 1947, tendo sido molestada sexualmente, torturada, e cortada ao meio, provavelmente ainda em vida. Um detetive da polícia de Los Angeles, reformado, chamado Steve Hodel (que tem um bom site sobre o caso) chegou à conclusão de que o assassino foi um médico, especialista em DST's (doenças sexualmente transmissíveis), que tratava dos podres da alta sociedade local, e que também fazia abortos clandestinos, conseguindo, assim, gozar de uma imunidade total. O mais dramático é que o médico era o pai do detetive....

Voltando ao filme, no início há uma referência a um evento paranormal em 1947, o apartamento da personagem Dana Barrett fica no 22.º andar, a cena da primeira atuação dos Caça-Fantasmas, no Hotel Sedgwick - que não existe - foi filmada noutro hotel, que tem um hall de entrada suficientemente grande para permitir um diálogo enquanto os atores caminham. Esse hotel é o hotel Biltmore, onde a Dália Negra esteve hospedada nos poucos dias que antecederam a sua trágica morte. Mais: no filme é referido que o autor do projeto do edifício que atraia a paranormalidade era um médico, Ivo Shandor, que fazia muitas "operações desnecessárias", que é como quem diz, abortos.

Estas coincidências já de si são estranhas, tanto mais que há vários relatos de avistamentos de uma figura feminina vestida de negro, nos elevadores do hotel Biltmore, mas ainda há mais:

No filme a secretária dos Caça-Fantasmas, miss Janine Melnitz passa o tempo todo a atirar-se ao Dr. Egon Spengler, sem resultado. Perto do final do filme, quando os fantasmas andam à solta a semear a confusão na Big Apple, o vizinho da Dana Barrett está a ser analisado pelo Dr. Spengler, com a inseparável Janine sempre ao pé dele. A certa altura ela chama-o, e tem lugar mais ou menos este diálogo: "Egon, eu sou muito psíquica (com capacidade paranormal) e eu tenho um mau pressentimento. Acho que vais morrer". Pois bem, neste ano de 2014, Harold Ramis, o ator que desempenhou nos dois filmes o papel do Dr. Spengler, morreu realmente, das complicações de uma doença do sistema circulatório, e como se isso não fosse já uma estranha coincidência, morreu no dia 14 de fevereiro....

Um filme assombrado?....
Creepy, não é? Vão ver o filme e depois digam o que pensam.

#1
Olá, na verdade são dois filmes, não é? Gostei imenso, já os vi imensas vezes e em todas elas farto-me de rir. O que eu não sabia era da estória por de trás da estória, muito bom tópico.
Obrigada
Queria viver tudo numa noite...<br />Isis

Olá, Isisgaia, obrigado pelo comentário.
Eu também não me farto de rever os dois. Haveria outras pistas a pesquisar, por exemplo no primeiro filme o Walter Peck da Agência do Ambiente, que supostamente está do lado do "bem" mas que na realidade é uma pessoa prepotente e raivosa e, graças a isso, fica com o "cofre aberto" e acaba por soltar os fantasmas todos, ou seja, é levado a trabalhar para o mal, uma espécie de possessão ou de "encosto" como dizem os espíritas. Quanto mais vejo os filmes mais coisas descubro. E o que também é curioso é que quem escreveu o script de ambos os filmes foram o Dan Aykroid (Dr. Ray Stanz) e.... Harold Ramis.
Agora vou criar outro tópico sobre um tema interessante, a apofenia. É um fenómeno psicológico que acontece com o nosso cérebro, "vermos" padrões e figuras que não existem. Espero conseguir agitar as águas!
Tudo de bom!  :D

Olá é um tópico muito interessante, por isso não tens nada que agradecer.
Seria interessante um tópico teu sobre esse assunto, porque já vi que percebes e podia esclarecer algumas dúvidas. Já agora bem vindo e espero que gostes do fórum :D
Queria viver tudo numa noite...<br />Isis

Isto não da minha época mas já cheguei a ver o primeiro. E as figuras de LEGO são bem engraçadas!

Mas apesar dessas coincidências todas temos de referir a música, que é bem fixe. E a coreografia também (muitos anos a jogar Just Dance) E para soltar a franga a dançar aquilo.  ;D
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"