Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • O TRISKLE Celta
    Iniciado por sofiagov
    Lido 5.716 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov
O TRISKLE CELTA



Os símbolos são emblemas, sinais ou figuras, que naturalmente evocam uma aura de mistério e magia. Os símbolos, assim como toda a cultura celta, eram sagrados e por isso, transmitidos apenas através de rituais, contos, músicas e danças, mas jamais pela palavra escrita. Alguns registros escritos remanescentes destes povos que, culturalmente conhecemos como Celtas, são muito escassos e, na sua maioria, descritos por gregos e romanos durante a ascensão do Império Romano ou por monges da Idade Média. Portanto, observemos os símbolos celtas de forma simples, seguindo apenas a verdade e a intuição de nossos corações.

ESPIRAIS CELTAS
As espirais celtas são encontradas em vários artefatos e construções antigas, o seu significado reside na beleza e na simplicidade dos seus traços. Geralmente, representam o equilíbrio do universo dentro de nós, ou seja, o equilíbrio espiritual interior e a consciência exterior. Elas formam um padrão que começa pelo centro e se deslocam para fora ou para dentro, conforme a sua configuração. Esses movimentos podem ser observados no sentido horário ou anti-horário. As espirais com movimentos no sentido horário estão associadas ao Sol e a harmonia com a Terra ou movimentos que representam à expansão e à atração, em relação ao centro.

Por outro lado, as espirais com movimentos no sentido anti-horário estão associadas à manipulação dos elementos da natureza e aos encantamentos que visam à interiorização e à transmutação de energias, assim como a proteção. Lembrando que entre os celtas, mover-se em torno de um objeto em sentido anti-horário era considerado como mau agouro.Os antigos túmulos megalíticos na Irlanda, são exemplos maravilhosos de espirais, anterior aos celtas, conhecidos como "As Espirais da Vida", que representam o ciclo da vida, da morte e do renascimento.

TRISKLE OU TRISKELION
O Triskle é considerado um antigo símbolo indo-europeu, palavra de origem grega, que literalmente significa "três pernas", e, de fato, este símbolo nos lembra três pernas correndo ou três pontas curvadas, em uma referência ao movimento da vida e do universo. Na cultura celta é dedicado à Manannán Mac Lir, o Senhor dos Portais entre os mundos. Tudo indica que o número três era considerado sagrado pelos Celtas, reforçando o conceito da triplicidade e da cosmologia celta de: Submundo, Mundo Intermediário e Mundo Superior.




O Triskle também é conhecido por triskelion ou triskele, tríscele, threefold ou espiral tripla, e possui dois grandes aspectos principais de simbolismo implícitos em sua representação, que são:

- Simbologia ligada ao constante movimento de ir, representando: a ação, o progresso, a evolução, a criação e os ciclos de crescimento.
- Simbologia ligada às representações da triplicidade: Corpo, Mente e Espírito; Passado, Presente e Futuro; Primavera, Verão e Inverno... Os ciclos de transformação.


Os nós celtas são variantes entrelaçadas de símbolos do mundo pré-céltico, germânico e céltico. O número três nos liga aos reinos do Céu, da Terra e do Mar – elementos que compunham o mundo Celta – e por sua vez, formavam os Três Reinos, vistos da seguinte forma:

- O Céu, que está sobre nossa cabeça e nos oferece o Sol, a Lua, as estrelas e as chuvas que fertilizam a terra. Representa a luz, a inspiração (o fogo na cabeça) e os Deuses da criação.
- A Terra, que está sob nossos pés e nos dá o alimento, nos abriga e faz tudo crescer - são as raízes fortes das árvores.
Representa o solo, a raíz e os Espíritos da Natureza.
- O Mar é a água que está em nós, representa o Portal para o Outro Mundo, que sacia a sede e nos dá a vida - sem a água tudo perece e morre. Representa os seres feéricos, a água e os Ancestrais.


Sendo os três elementos interdependentes, onde cada um possui seu significado próprio, mas que dependem um do outro para continuar existindo, permitido assim, que o nosso mundo também exista em perfeita interação.

Os três reinos representam locais onde há vida, e o fogo é a alma que caminha entre eles. Além disso, cada reino era relacionado a um grande caldeirão sustentado por três pernas, que por sua vez, possuíam três atributos diferentes. Apesar de não haver um mito de criação como outras culturas indo-europeias, havia entre eles a ideia dos Três Mundos, como citamos anteriormente, descritos como:

- O Mundo Celestial ou Superior: onde as energias cósmicas como o Sol, a Lua e o vento se movem. Associado aos Deuses da criação.
- O Mundo Intermediário: onde nós e a natureza vivemos. Associado aos espíritos da natureza.
- O Submundo: onde os ancestrais e os seres feéricos vivem. Associado ao Outro Mundo.


Portanto, as três pontas do Triskle eram associadas aos Três Reinos ou aos Três Mundos e ao fluxo das estações. E, numa versão moderna, às três fases da Lua vistas no céu: Crescente, Cheia e Minguante. Com as mesmas características observadas nas espirais, seu movimento a partir do centro, pode ser descrito como no sentido horário ou anti-horário. Simbolicamente, o sentido horário: representa a expansão e crescimento e o sentido anti-horário: a proteção e o recolhimento."Tendo em consideração o número três, símbolo sagrado dos Celtas, o qual tanto se apresenta com a forma de Tríade como de Triskle, a tripla espiral que, girando à volta de um ponto central, simboliza por excelência o universo em expansão.


De um modo geral, este símbolo está associado ao crescimento pessoal, ao desenvolvimento humano, o fluir e a expansão da consciência física e espiritual.
fonte:somostodosum


Olá!
Mais uma vez parabéns gosto muito dos seus tópicos sobre simbologia. Sou um grande entusiasta em assuntos relacionados com a cultura Celta. Principalmente sou um grande admirador da música

Cumprimentos, cody
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Eu e duas primas temos um tatuado no pulso esquerdo.... lindo mesmo e o significado é brutal :)
Morgaine Le Fay

Por acaso estava a pensar fazer uma tatuagem com um símbolo Celta, mas não sei...as que tenho doeram tanto....
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: cody sweets em 30 julho, 2014, 20:44
Por acaso estava a pensar fazer uma tatuagem com um símbolo Celta, mas não sei...as que tenho doeram tanto....

Das que tenho acho que esta foi a que doeu mais mas também ele nunca tirou a agulha para ficar tudo perfeitinho  ;)
Morgaine Le Fay

Eu tenho 3, duas na mão direita, uma no dedo indicador que diz ARDO AB CHAO e outra nas costas da mão perto do polegar que tem um clave de Sol. A que tenho nas costas é um lobo e doeu mesmo, mas mesmo muito...Se fizer atenção !se fizer! era no braço ou como tu no pulso
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: cody sweets em 30 julho, 2014, 22:12
Eu tenho 3, duas na mão direita, uma no dedo indicador que diz ARDO AB CHAO e outra nas costas da mão perto do polegar que tem um clave de Sol. A que tenho nas costas é um lobo e doeu mesmo, mas mesmo muito...Se fizer atenção !se fizer! era no braço ou como tu no pulso

Para quem gosta de cultura celta(como no meu caso) é uma boa escolha....também sou louca por música celta  :)
Morgaine Le Fay

É mesmo espetacular música Celta tenho algumas na minha lista de reprodução. :)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

#8
Bastante bom :)

So quero acrescentar que esta tambem ligado a Deusa e o facto de representar o fluir da nossa energia, é a razão de ser utilizado para cura e proteção.

Blessed Lughnasadh
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

#9
Citação de: LilithP em 02 agosto, 2014, 15:21
Bastante bom :)

So quero acrescentar que esta tambem ligado a Deusa e o facto de representar o fluir da nossa energia, é a razão de ser utilizado para cura e proteção.

Blessed Lughnasadh

Por estar ligada á Deusa é que também a fizemos ;)  
Morgaine Le Fay

http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: LilithP em 02 agosto, 2014, 18:55
? ;D

Lol, eu e duas primas tatuamos um no pulso esquerdo  ;D

Morgaine Le Fay

Ahh ;D
Fixe, nao tava a perceber :P
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."