Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Vampiros, Lobisomens e outros.
    Iniciado por Corvo
    Lido 24.934 vezes
0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.
"Dama pé de cabra"

Lendas e Narrativas, do muito nosso Alexandre Herculano.
Literatura da minha adolescencia

Citação de: Jack Gordon em 02 fevereiro, 2010, 19:18
O que eu gostava de saber é como é que se chamava uma figura do folclore brasileiro, que fala sobre um rapaz que tem a particularidade de ter as pernas ao contrário (em vez de ter joelhos e pés para a frente tem nas "torcidas" para trás, tem todos os dentes canino e tem cabelo de fogo.

Ao que sei, diziam que ele habitava nas florestas e n sei mais do que isto, alguém está a reconhecer este personagem do folclore brasileiro?
é o Curupira:
Citação"O Curupira é uma figura do folclore brasileiro. Ele é uma entidade das matas, um anão de cabelos compridos e vermelhos, cuja característica principal são os pés virados para trás.
É um mito antigo no Brasil, já citado por José de Anchieta, em 1560. Protege a floresta e os animais, espantando os caçadores que não respeitam as leis da natureza, ou seja, que não respeitam o período de procriação e amamentação dos animais e que também caçam além do necessário para a sua sobrevivência e lenhadores que fazem derrubada de árvores de forma predatória.
O Curupira solta assovios agudos para assustar e confundir caçadores e lenhadores, além de criar ilusões, até que os malfeitores se percam ou enlouqueçam, no meio da mata. Seus pés virados para trás servem para despistar os caçadores, que ao irem atrás das pegadas, vão na direção errada. Para que isso não aconteça, caçadores e lenhadores costumam suborná-lo com iguarias deixadas em lugares estratégicos. O Curupira, distraído com tais oferendas, esquece-se de suas artes e deixa de dar suas pistas falsas e chamados enganosos.
Sendo mito difundido no Brasil inteiro, suas características variam bastante. Em algumas versões das histórias, o Curupira possui pêlos vermelhos e dentes verdes. Em outras versões tem enormes orelhas ou é totalmente calvo. Pode ou não portar um machado e em uma versão chega ser feito do casco de jabuti."
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Curupira )

Citação de: Aninha em 12 junho, 2009, 22:17
Não quero estragar o texto, nem ofender a pessoa, mas existe uma doença que é caracterizada pelo crescimento de pele. Já encontraram alguns casos, não sei se hoje em dia ainda possa haver alguem com essa doença, mas dizem que as pessoas ficam muito identicas a lobisomens.

Aninha, não me leves a mal, e não duvidando tudo aquilo que sabes, mas é preciso ter atenção em não confundir á doença de crescer pelos no corpo, á verdadeira lenda do lobisomem!

Uma vez a minha querida avó me contou uma história que na terra dela aqui no PORTO em valongo.. ela saia sempre á noite para ir comprar merceria, e tinha muito medo porque passava sempre por um lobisomem, ela dizia que aos 7 filhos se fossem todos rapazes que virava lobisomem, eu já depois de grande cheguei a perguntar para ela se era verdade ou se era ela me tentando assustar por eu ser criança e ela dizia sempre que era verdade, que passava mesmo por ele.. até morrer ela nunca me desmentiu isso, e minha avó nem era de acreditar nessas coisas de vampiros e isso.. mas nessa história ela sempre insistiu...
será verdade pessoal ?

Citação de: AprendizDoPretop em 07 setembro, 2010, 22:45
Uma vez a minha querida avó me contou uma história que na terra dela aqui no PORTO em valongo.. ela saia sempre á noite para ir comprar merceria, e tinha muito medo porque passava sempre por um lobisomem, ela dizia que aos 7 filhos se fossem todos rapazes que virava lobisomem, eu já depois de grande cheguei a perguntar para ela se era verdade ou se era ela me tentando assustar por eu ser criança e ela dizia sempre que era verdade, que passava mesmo por ele.. até morrer ela nunca me desmentiu isso, e minha avó nem era de acreditar nessas coisas de vampiros e isso.. mas nessa história ela sempre insistiu...
será verdade pessoal ?
Bom dia

Sou de perto de Valongo (Gondomar) e a versão que conheço é esta:
Se, ao 5º filho homem consecutivo não lhe derem o nome Adão, e à 7ª filha consecutiva mulher nao lhe deres o nome Eva, andarão a "correr o fado".

Oi bom dia carolina, então foi algo assim parecido, o que é correr fado ?
Obrigado

#51
Citação de: AprendizDoPretop em 08 setembro, 2010, 22:25
Oi bom dia carolina, então foi algo assim parecido, o que é correr fado ?
Obrigado

Ola

Diz-se "Correr o fado" quando, à meia-noite a desdita pessoa se transforma num animal, (cão e cabra são os mais falados) e vai correr na aldeia e nas florestas adjacentes. Dizem que larga as roupas ao começar a metamorfose e que depois as recolhe quando pretende regressar.
Diz-se também que a única forma de quebrar a maldição é espetar uma faca no animal. Mas pode correr mal, ou seja, se acertares com uma faca na perna do bicho, não quer dizer que quando ele se torna humano, a faca estará na perna, pode ser atingida a cabeça ou qualquer outra parte do corpo.

beijo



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.


#52
Olá, a minha avó também me contou que se tinha de espetar uma faca na criatura, mas com cuidado para não termos contacto com o seu sangue.



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.


Citação de: carolina em 09 setembro, 2010, 14:35

Mas pode correr mal, ou seja, se acertares com uma faca na perna do bicho, nao quer dizer que quando ele se torna humano, a faca estará na perna, pode ser atingida a cabeça ou qq outra parte do corpo.


ou seja não é preciso esperar pela metamorfose? É facada em qualquer parte??

#54
Citação de: Jack Gordon em 13 setembro, 2010, 16:09
ou seja não é preciso esperar pela metamorfose? É facada em qualquer parte??

Qualquer facada é muito arriscado, nunca sabes onde acertas... quanto a esperar pela metamorfose, hum, não sei se resulta...



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.


Citação de: carolina em 13 setembro, 2010, 21:06
Qq facada é muito arriscado, nunca sabes onde acertas...

1º disses-te que podia ser uma facada em qualquer parte e agora dizes que o arriscado é onde acertas, não te estou a conseguir entender... O que é que tem se a faca fica na perna? A 1ª facada não é imediatamente letal??  ::)

#56
Citação de: Jack Gordon em 14 setembro, 2010, 16:04
1º disses-te que podia ser uma facada em qualquer parte e agora dizes que o arriscado é onde acertas, não te estou a conseguir entender... O que é que tem se a faca fica na perna? A 1ª facada não é imediatamente letal??  ::)
Jack, nao foi isso que eu disse, ora presta atençao: Ola

Diz-se "Correr o fado" quando, à meia-noite a desdita pessoa se transforma num animal, (cão e cabra são os mais falados) e vai correr na aldeia e nas florestas adjacentes. Dizem que larga as roupas ao começar a metamorfose e que depois as recolhe quando pretende regressar.
Diz-se também que a única forma de quebrar a maldição é espetar uma faca no animal. Mas pode correr mal, ou seja, se acertares com uma faca na perna do bicho, não quer dizer que quando ele se torna humano, a faca estará na perna, pode ser atingida a cabeça ou qualquer outra parte do corpo.



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.




#57
Olá!

Pode parecer ironia da minha parte mas não pretendo sensibilizar ninguém.

Conheço muito bem estas lendas dos seres que se "transformam",mas só por curiosidade,porque é que têm que ser á meia noite,conforma a tradição reporta.

É que as horas de metamorfose são aparentemente triviais,mas não!Porquê?
A tradição diz que este "fado" é resultado de uma rejeição,pode ser até de uma imposição por ousar certa atitude,quebrar um interdito ou tabu.

Diz-se que só uma bala de prata o pode neutralizar,ou se lhe for perdoada a ousadia.
Mas não pode existir lobisomens de dia?porque só de noite!
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

AndreiaLi
Ora lá está. Porquê só de noite?

A única resposta que vejo está associada ao imaginário fomentado e instigado pelas inúmeras lendas, mitos associados não só a criaturas mas também á realização de magias durante a noite devido a uma maior visibilidade da lua no céu, assim como a associação com as horas da madrugada. Por exemplo diz-se que á meia noite e ás 3 da manhã se abrem portas para outros "mundos".

Olá!
Sim esta era a resposta esperada e da qual concordo.
Mas é necessário ir mais longe.
Parece que certos eventos,acontecimentos têm lugar num tempo-nao-tempo,mas em que o ciclo entre o começo e o fim está desde já confinado a duas margens,exp, a meia noite e a aurora.Numa circunstancia,não clara,á meia luz,num espaço fora do espaço extensivo, em que as "coisas" ganham outra vida.

No final resta apenas algo que testemunha uma interacção desse tempo de sonho,um golpe na perna do lobisomem,para não falar do sapato de cristal da cinderela,ou do cascol da menina que pediu boleia a altas horas da noite,e que depois se constatou que tinha falecido há anos.
Poderão dizer,o que a cinderela e o lobisomem têm em comum??,pois....acontecem no tempo e no espaço do sonho,ao contrario do tempo cronológico em que vivemos.Só que algo ficou a ligar essas duas condições.E isso é que é significativo.

Charles Perrault ,os Grimm,Charles Dickens,contam-nos historias semelhantes.A necessidade de compensação entre duas condições com um terceiro elemento a realizar necessariamente a síntese,mas nunca terminada.Onde nos levam?
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez