Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Sonhos são sinal do nosso subsconsciente, são sinais exteriores ou são o quê
    Iniciado por simplesmentemaria
    Lido 6.162 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Quando sonho (muito raramente) tenho sonhos esquisitos o último mais marcante foi o de subir uma escadaria de madeira estreita (degraus em mau estado, podres) e chegar a um terreiro onde existia um castelo e depois ver soldados feridos (com fardas recentes) e sangue no chão (manchas e salpicos) por todo o lado. Depois escorreguei e cai mas já não era sangue mas uma espécie de gordura.

Quando era mais pequena, durante a adolescência, sonhava muitas vezes com o metro e comboios com pessoas como se fossemos para os campos de concentração e eu tentava fugir e quando chegava às saidas dos túneis estava sempre alguém com armas que me impedia de saír. Na altura o meu professor de psicologia dizia que tinha a ver com um trauma de infância e quando descobrisse passava. Perguntei à minha mãe que disse que quando estava grávida de mim tinha quase ficado entalada na porta do metro não sei se tem alguma coisa a ver mas nunca mais sonhei tão repetidamente com isso. Se bem que de vez em quando sonho com isto.

A maior parte das vezes não sonho porque tomo comprimidos para dormir. Quando não tomo é quase sempre certo que sonho.

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

catuxo
permita-me uma observacao...

segundo os "letrados" na questao, sonhamos sempre que dorminos, podemos ou nao lembrar-nos dos sonhos. no seu caso a medicacao podera estar a "bloquear" o acesso a essas memorias.

abraco

Citação de: catuxo em 11 junho, 2014, 18:49
permita-me uma observacao...

segundo os "letrados" na questao, sonhamos sempre que dorminos, podemos ou nao lembrar-nos dos sonhos. no seu caso a medicacao podera estar a "bloquear" o acesso a essas memorias.

abraco


Um  destes  "letrados" comenta:

São cinco estágios no ciclo de sono. Só no quinto sonhamos efetivamente.
Para melhor refletir podemos dividir, a grosso modo, em fase de não-sonhar e fase do sonhar. Na primeira são quatro estágios, nos quais a atividade cerebral vai se tornando progressivamente mais lenta, a partir da supressão dos sentidos e do desligamento das relações com o mundo externo. Aos poucos, a onda cerebral medida, vai ficando mais lenta, até atingir um nível de onda delta, que é uma onda de três a quatro ciclos por segundo. Este estágio é chamado, comumente, de sono profundo, quando é mais difícil de a pessoa ser acordada.
No quinto estágio, que é quando se sonha, a onda tem uma aceleração muito grande. Por isso é que se diz que o cérebro fica muito ativo e trabalha muito. A onda cerebral atinge um nível de aceleração praticamente do estágio de vigília, o cérebro trabalha à toda.
É bom ressaltar que DURANTE TODO O PERÍODO DE SONO existe um isolamento sensorial do meio ambiente. O curioso é que, por motivos de segurança, a audição é o único sentido consciente que não é desligado. Estamos protegidos pelo limiar de ruído.
Pode-se então entender o que nos acontece se dormimos em áreas com alto nível de ruído: podemos interromper o sonhar de uma pessoa com um estímulo de alguns decibéis, sem acorda-la de todo, mas suficiente para tirar a pessoa do seu sonhar.
Pode acontecer também de um barulho apenas superficializar o sono. Então, a pessoa de estágio Cinco, passa para o estágio Quatro, depois para o Três e assim por diante. O barulho no estágio Cinco sacrifica o sonho, em detrimento das funções intelectuais e psicológicas da pessoa.
No sentido orgânico, e do ponto de vista físico, o estágio Quatro é o mais reparador.
Depois vem o quinto estágio quando então sonhamos. Neste estágio a atividade cerebral atinge um pico parecido com o pico de atividade cerebral da vigília, ou seja, trabalha tanto quanto se estivéssemos acordados.
Uma coisa que hoje em dia se conhece é que o organismo é todo controlado por relógios biológicos internos. Nós passamos pelos diferentes estágios do sono de quatro a cinco vezes por noite. Depois de mais ou menos uma hora e meia, chegamos ao estágio Quatro. Depois de atingir o estágio Cinco, sonhamos por volta de cinco a dez minutos e voltamos ao estágio Um, recomeçando o ciclo. Os estágios se repetem quatro ou cinco vezes por noite. Só que os estágios iniciais vão se tornando mais curtos e os estágios Cinco vão ficando mais longos. Portanto, na medida em que você dorme, você vai tendo períodos de sonho cada vez mais longos.
Em geral podemos calcular que cada um de nós passa mais ou menos duas horas sonhando, por noite.

EU NÃO SONHO! EU NUNCA SONHO!

Esta é uma afirmativa sem nenhuma base. O que acontece é que alguém pode NÃO SE LEMBRAR do que sonhou. Ë muito comum que alguém jamais tenha sido ensinado ou estimulado a lembrar do conteúdo de seus sonhos.
Muitos passam por isso por causa dos distúrbios do sono. Isto vai se refletir na perda da qualidade de vida e no aumento dos problemas psicológicos. É preciso reencontrar o ideal em termos de qualidade de vida. Isto significa um sono mais reparador e sonhos mais plenos de sentido para o sonhador.
Fonte:"Todos somos um"

✔ Não reze por uma vida fácil, reze por forças, para suportar uma difícil. (Bruce Lee)


Relativamente a este tema, antes demais devo mencionar que não sou letrado em sonhos, nem pretendo ser. Sou letrado noutra área e chega-me bem. E muito menos pretendo entrar em discussões filosóficas e/ou metafisicas, porque tenho mais o que fazer. Apenas partilho algumas coisas que aprendi. O que aprendi sobre esta matéria, resultou de 16 anos de estudo, aprendendo com os meus sonhos e com sonhos de pessoas próximas e lendo sobre isso. Efectivamente todos sonhamos durante a noite, porque uma das funções dos sonhos é precisamente fazer uma análise e um processamento de situações vividas durante o dia, ou em determinada altura no passado. O fato de a pessoa não sonhar, é perfeitamente possível, sobretudo se estiver a tomar algum medicamento do tipo hipnótico por exemplo, onde o sono é induzido por acção química que acaba por bloquear os sonhos. O sonho do metro não me parece relacionado com trauma, mas não me vou alongar, porque acho que iria estar a entrar em detalhes pessoais de quem sonhou. O sonho das escadas está relacionado com uma situação actual de certeza e serve até de alerta para algumas coisas, já que outra função dos sonhos é mostrar-nos aquilo que a nível consciente não conseguimos ver, ou perceber.

Citação de: oculto em 11 junho, 2014, 19:20
É preciso reencontrar o ideal em termos de qualidade de vida. Isto significa um sono mais reparador e sonhos mais plenos de sentido para o sonhador.[/color]Fonte:"Todos somos um"

Quer dizer com isto que teria mais qualidade de vida se me lembrasse dos meus sonhos? Quando a maior parte deles não tem sentido para mim ou são assustadores?

#7
Citação de: Alex81__ em 11 junho, 2014, 23:58
O sonho do metro não me parece relacionado com trauma, mas não me vou alongar, porque acho que iria estar a entrar em detalhes pessoais de quem sonhou. O sonho das escadas está relacionado com uma situação actual de certeza e serve até de alerta para algumas coisas, já que outra função dos sonhos é mostrar-nos aquilo que a nível consciente não conseguimos ver, ou perceber.

Pois é esse mesmo que em suscita muita curiosidade pois houve uma altura da minha vida em que sonhava repetidamente com o metro e o facto de não conseguir sair de lá de dentro.

Então para o Alex os sonhos são manifestações do nosso subsconsciente para percebermos o que se passa à nossa volta?

Então umas escadas podem e sangue pdoem significar o quê? Uma dificuldade que eu não estou a conseguir enfrentar?



Boa noite

Efectivamente alguns sonhos mostram a realidade de uma forma que não conseguimos discernir a nível consciente e mostram até o futuro algumas vezes, o que pode ser útil em alguns casos para tomar decisões, ou pelo menos tomar consciência de algumas situações.

A interpretação de sonhos é extremamente complexa porque vai muito para além dos arquétipos do inconsciente colectivo.

Acho que sabe intuitivamente, ou pelo menos presume, com o que o sonho das escadas estará relacionado. 

Cumprimentos

Citação de: Alex81__ em 12 junho, 2014, 22:45
Acho que sabe intuitivamente, ou pelo menos presume, com o que o sonho das escadas estará relacionado.

Obrigada pela ajuda. Tenho algumas coisas que me preocupam neste momento mas nada que associe às escadas. Onde poderei ver mais informação acerca do significado dos sonhos?

Ultimamente tenho sonhado muito, por vezes muitas coisas que não fazem sentido algum para mim mas que algum devem ter.

catuxo
propunha-lhe um exercicio...

como ninguem melhor que voce podera ter a capacidade de intrepretar os seus sonhos a analise que exponho e meramente a titulo de exemplo.

CitaçãoQuando sonho (muito raramente) ...subir uma escadaria de madeira estreita (degraus em mau estado, podres) e chegar a um terreiro onde existia um castelo e depois ver soldados feridos (com fardas recentes) e sangue no chão (manchas e salpicos) por todo o lado. Depois escorreguei e cai mas já não era sangue mas uma espécie de gordura.

subir a escadaria estreita e com degraus em mau estado:
"perseguir um objectivo dificil de atingir?"

chegar a um terreiro onde existe um castelo:
"momento em que tem a oportunidade de atingir o seu objectivo?"

ver soldados mortos (presumindo que se mataram uns aos outros):
"outras pessoas perseguindo o mesmo objectivo?"

depois escorrega e o sangue transforma-se em gordura:
"a forma como eles (soldados) terao tentado conseguir esse objectivo nao foi a melhor?"
(interpretando o sangue enquanto "essencia" do motivo porque perseguem esse objectivo)

mas como disse... ninguem melhor que voce para encontrar as respostas ;)

abraco


sofiagov
Citação de: Maída em 17 junho, 2014, 11:09
E sonhar acidentes de autocarros também tem significado?  :-\

pode ser um sinal que algo pode acontecer em sua vida, para ter mais cuidado nas coisas que faz.
Sonhar com acidente também significa que tuas ideias e opiniões estão em confronto com outra pessoa.
Caso no seu sonho algum ente querido perca a vida, significa que você deve perdoar alguém que já tenha te magoado.


só tu podes interpretar o que poderá ser.

paz