Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social)
    Iniciado por Quothnor
    Lido 3.115 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Quothnor
Este tópico serve de compilação ao tópico do cody sweets, Transtorno obsessivo compulsivo, o que é?.
Para além de me ter sido sugerido eu fazer o tópico, serve também para ficarem a conhecer (mais um pouco) o que é o Transtorno de Ansiedade Social, pois é também um dos transtornos mais comuns hoje em dia.

Como introdução deixo o mesmo excerto que meti no tópico do cody sweets:

Citação de: WikipédiaO transtorno de ansiedade social, vulgarmente chamado de fobia social ou sociofobia, é um transtorno ansioso descrito no DSM-IV, caracterizado por manifestações de alarme, tensão nervosa, medo e desconforto desencadeadas pela exposição à avaliação social — o que ocorre quando o portador precisa interagir com outras pessoas, realizar desempenhos sob observação ou participar de atividades sociais. Tudo isso ocorre até o ponto de interferir na maneira de viver de quem a sofre.

As pessoas afetadas por essa patologia compreendem que seus medos são excessivos e irracionais, no entanto experimentam uma enorme ansiedade e apreensão ao confrontarem situações socialmente temidas e não raramente fazem de tudo para evitá-las. Durante as situações temidas, é frequentemente presente nessas pessoas a sensação de que os outros as estão julgando e, enfim, tais sujeitos não raramente temem ser reputados muito ansiosos, fracos ou estúpidos. Por conta disso, tendem frequentemente a se isolarem.

Nunca fui diagnosticado oficialmente com o transtorno, porque nunca falei do problema a ninguém, mas a realidade dos problemas que trás foram um grande factor de quando eu era mais novo.

Citação de: WikipédiaA doença começa a se manifestar na infância e início da adolescência e segue um curso crônico

Eu quando era mais novo (3-9 anos) era praticamente um extrovertido, "a coisa" começou-me mais a aparecer quando entrei para a escola básica no 5º ano (10 anos). Foi nessa altura que comecei a ser vitima de bullying e tinha também os meus problemas em casa, tive uma depressão durante uns anos, mas independentemente de tudo continuava a minha vida normal sem grandes problemas, apenas me tornei mais reservado e calado. Aos 12 anos cansei-me do bullying e "virei-me" aos bullys. Tornei-me bastante agressivo e hostil como um sistema de defesa contra toda a gente.
Só mais à frente quando chumbei o 8º ano (13 anos) que as ansiedades começaram a manifestar-se em força. A partir daí comecei a faltar com alguma frequência à escola. Isso foi algo que foi piorando ao longo dos anos, a partir dos 14-15 deixei de ir à escola de todo.
A minha mãe não suspeitou de qual realmente era o problema, porque eu mascarava isso com doenças de estômago.

Citação de: WikipédiaOs sintomas da fobia social, experimentados pelos vários indivíduos em situações sociais, são, dos muitos, os seguintes:


Medo de ser julgado.
Medo de ter atitudes constrangedoras em público.
Medo de sentir vergonha ou sentir-se ridículo.
Ansiedade crônica, às vezes associada também aos ataques de pânico em casos de picos de ansiedade.
Ansiedade antecipatória, isto é, aquela que surge antes de se expor socialmente, só de se pensar na situação temida.
Reações decorrentes de alterações fisiológicas, como: tensão muscular, sudorese, rubor facial, dificuldade para falar (voz trêmula e voz presa), mal-estar abdominal, mãos e corpo trêmulos, falta de ar e sensação de frio no peito, boca seca, palpitações, vontade frequente de urinar, perda de assuntos sociais devido à preocupação excessiva, entre outros.
Desejo intenso de esquivar-se de situações que serão enfrentadas, ou de fugir de situações que estão já sendo enfrentadas. O desejo de esquiva e fuga costumam ser realizados em grande parte das vezes, na intenção do fóbico se proteger destas situações que para ele são aversivas.
Angústia e turvação do pensamento.
Medo de não estar em estado de comportar-se de modo adequado em situações sociais.
Pensamentos negativos em relação à situação e a própria conduta, que consequentemente leva a um aumento ainda maior da ansiedade.
Medo de enrubescer-se ou balbuciar.
Isolamento social

Isto faz um bom resumo do que se sente.
Eu evitei ir à escola porque simplesmente não aguentava o ambiente social que era o ambiente escolar. Deixei simplesmente de me dar com toda a gente.
Ao mínimo indicio de alguém se "meter comigo", ficava bastante hostil, como disse que fiquei.
Isolei-me praticamente de tudo e todos.
Evitava também todos os cenários e eventos que me metesse no meio de grupos de pessoas e especialmente à frente deles.

Só a partir dos meus 18 anos isso começou a melhorar. Aos 16 anos, nem eu sei como, arranjei uma namorada. Os primeiros anos foram deveras complicados. Eu tinha muitas "pancas", odiava o pensamento de ir com a minha namorada sair com os amigos dela, e afins, para piorar a situação, odiava a mãe dela, era cínica, presunçosa e simplesmente hipócrita.
No próprio dia que a minha namorada fez os 18 anos, tinha eu os meus 19, ela veio viver comigo e os meus pais (má ideia), por problemas que ela tinha lá em casa. Foi nessa altura que cresci mais e aprendi grande parte do que sei hoje a nível social e de relações. Vivemos juntos quase dois anos, acabámos pouco antes de eu fazer os 20, eu era mais velho que ela uns meses, faço anos em Agosto, ela faz em Novembro.

Hoje em dia, eu quase nos meus 21 anos, sou muito mais social do que era antes.
No curso que estou a tirar de noite para recuperar do atraso muitos pensam que sou quase extrovertido e feliz. Brinco bastante com as pessoas e até os professores. Pode-se dizer que o meu passatempo preferido é roubar coisas aos meus colegas e meter nos bolsos de outros colegas meus.
A coisa continua lá, para todos os efeitos "mascaro" muito a minha personalidade "real". Na verdade sou bastante reservado e melancólico. Sou sobretudo solitário. Embora isso não tenha a ver ver directamente com o transtorno, deriva dele.
É muito difícil para mim confiar em alguém, estou sempre na minha guarda. Não dou razões para ser julgado, porque em casos profissionais não mostro fraquezas e faço tudo para ser o melhor naquilo que faço. Não partilho qualquer tipo de informações sobre mim. Como exemplo:
Tenho uma tatuagem no braço esquerdo de um lobo e um corvo. Já me perguntaram o significado dela e nem isso lhes respondi.

Foi-me bastante difícil passar por cima disso, levei vários anos, cometi muitos erros e caí em muitos buracos. Felizmente, para todos os efeitos tornou-se um problema bastante passivo. Não fujo a seja o que for, seja problemas sociais ou não.
Nas minhas acções pode-se não notar falta de confiança, medo de julgamento, ou sequer importar-me o que pensam de mim, mas está lá.
É como uma luta diária a tempo inteiro.

Fonte: Fobia Social: Transtorno de Ansiedade Social (Wikipédia).

Bem, cá está mais ou menos a coisa!
Como é hábito, posso-me ter esquecido de várias coisas que pensei dizer antes, mas isso já é um "traço" meu, ahah.

Desculpem o grande testamento!

Obrigada pelo topico informativo :)

Acho que tenho isto... mas quando for ao psicologo (ou estudar psicologia) logo vejo :)

Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Caro Quothnor

Antes de mais, obrigado pela partilha. Como tu também tive essa doença e convivi com ela quase 15 anos. É uma doença que pode chegar a incapacitar uma pessoa quase a 100% e infelizmente ainda há pouca informação sobre ela. Consequentemente ainda há muita gente a padecer, sem saber para onde se virar. Hoje já estou praticamente livre disso (salvo algumas situações que ainda me fazem... confusão), contudo não sei ao certo qual foi o verdadeiro ponto de mudança.

Já agora aproveito e falo um pouco de como me livrei dela, pode ser que ajude alguém... :)
O meu processo de cura envolveu várias coisas. Desde enfrentar os meus medos, até começar a ter uma vida muito mais activa. Fui também a uma clínica do porto que através de um processo semelhante a NLP me ajudou. Alternativamente a hipnoterapia também poderá ser uma via. Aquilo que acho que mais contribuiu para a minha libertação foi a minha força de vontade e o trabalho pessoal que fiz.

Boa sorte,
Mythos

sofiagov
Quothnor, obrigado pela tua partilha , não é nada fácil.

se o fisico doi ... o psicológico torna-se incapacitante.
espero que consigas tornar a tua vida do passado uma experiência para foraleceres o teu futuro.
força.

Temos tópico  ;)

E eu tenho perguntas.

É possível que este tipo de comportamento se comesse a manifestar em idades mais avançadas ou é só entre adolescentes?

Obrigado pela partilha.
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!

Uau, que forma maravilhosa de falar um pouco da tua história, eu teria usado páginas e páginas para dizer o mesmo  ;D ;D ;D ;D

Pelo menos tudo o que passaste fez de ti uma pessoa muito lúcida a respeito de ti mesmo, estás de parabéns pelo tópico!  :-*
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Quothnor
Antes de mais quero agradecer a todos por as vossas palavras!
Hoje em dia é algo que vai tornando cada vez mais comum nas pessoas e no meu caso foi algo que realmente foi difícil de ultrapassar.

Citação de: LilithP em 25 maio, 2014, 20:33
Obrigada pelo topico informativo :)

Acho que tenho isto... mas quando for ao psicologo (ou estudar psicologia) logo vejo :)

Blessed be

Queria-te apenas aconselhar a ter um certo "cuidado" com os psicólogos. Há sempre psicólogos e psicólogos, mas por experiência próprio e pelo que me contam, também como já foi mencionado antes, grande parte deles preocupa-se mais em fazer um diagnóstico do que propriamente conhecer a pessoa em si e potencialmente evitar diagnosticar coisas que lá não estão.

Citação de: Mythos em 25 maio, 2014, 23:14
Caro Quothnor

Antes de mais, obrigado pela partilha. Como tu também tive essa doença e convivi com ela quase 15 anos. É uma doença que pode chegar a incapacitar uma pessoa quase a 100% e infelizmente ainda há pouca informação sobre ela. Consequentemente ainda há muita gente a padecer, sem saber para onde se virar. Hoje já estou praticamente livre disso (salvo algumas situações que ainda me fazem... confusão), contudo não sei ao certo qual foi o verdadeiro ponto de mudança.

Já agora aproveito e falo um pouco de como me livrei dela, pode ser que ajude alguém... :)
O meu processo de cura envolveu várias coisas. Desde enfrentar os meus medos, até começar a ter uma vida muito mais activa. Fui também a uma clínica do porto que através de um processo semelhante a NLP me ajudou. Alternativamente a hipnoterapia também poderá ser uma via. Aquilo que acho que mais contribuiu para a minha libertação foi a minha força de vontade e o trabalho pessoal que fiz.

Boa sorte,
Mythos

Infelizmente, é um transtorno crónico, embora ser possível a recuperação do transtorno de ansiedade social, vai-se sempre ficar com "algo lá". Boa sorte e força para a frente com isso!

Citação de: sofiagov em 25 maio, 2014, 23:37
Quothnor, obrigado pela tua partilha , não é nada fácil.

se o fisico doi ... o psicológico torna-se incapacitante.
espero que consigas tornar a tua vida do passado uma experiência para foraleceres o teu futuro.
força.

É verdade, o psicológico irá sempre "magoar" mais, afinal de contas é a mente que manda no nosso corpo. Ter algum problema psicológico, seja qual for, é sempre uma "maldição".

Estou muito diferente do que era há poucos anos atrás, aprendi bastante com a minha experiência, embora ser bastante novo. Haverá sempre consequências que se irão arrastar até muito mais tarde, como é o caso dos anos todos que perdi de escola. Ando agora a tirar um curso à noite para recuperar disso, com muita sorte no próximo ano ou no outro a seguir conseguirei entrar em Psicologia.

Citação de: Ex3m em 26 maio, 2014, 00:48
Temos tópico  ;)

E eu tenho perguntas.

É possível que este tipo de comportamento se comesse a manifestar em idades mais avançadas ou é só entre adolescentes?

Obrigado pela partilha.

Não te sei responder com toda a certeza, o que sei é baseado em experiência e pesquisas.
Mas pelo que já pesquisei, é possível aparecer em qualquer idade.

Citação de: Lilith Lua Negra em 26 maio, 2014, 01:51
Uau, que forma maravilhosa de falar um pouco da tua história, eu teria usado páginas e páginas para dizer o mesmo  ;D ;D ;D ;D

Pelo menos tudo o que passaste fez de ti uma pessoa muito lúcida a respeito de ti mesmo, estás de parabéns pelo tópico!  :-*

Ahah, obrigado!
É muito raro eu estar disposto a dar conhecer seja o que for sobre mim, especialmente o que me vai dentro da cabeça. Nem com os mais próximos falo sobre os meus problemas ou o que me vai na mente, antigamente fazia-o com a minha ex-namorada, mas até um certo ponto, porque ela sempre foi uma pessoa um bocado... "Saída à mãe", infelizmente só me apercebi disso muito tempo depois de ela me ter deixado.
Foi ela que me acompanhou a "recuperação" mesmo sem saber dela, por isso há que também admitir que a fiz passar por muita coisa que hoje em dia me arrependo.
Ela tornou-se também um grande tema de conversa entre mim e os meus pais, embora já estar completamente ausente da minha vida, porque afinal de tudo, ela teve um grande impacto na minha vida.
O meu padrasto diz que para mim é muito difícil arranjar uma nova companheira, ou pelo menos uma indicada, ahah. Pelo que diz, sou demasiado diferente do "normal" das pessoas da minha faixa etária, faz-lhe "impressão" de como eu só com esta idade já penso de certas formas. Sempre achei que foi um bocado de exagero, nunca me achei nada de especial.

Citação de: Ex3m em 26 maio, 2014, 00:48
Temos tópico  ;)

E eu tenho perguntas.

É possível que este tipo de comportamento se comesse a manifestar em idades mais avançadas ou é só entre adolescentes?

Obrigado pela partilha.
Olá, pode-se manifestar em qualquer idade. Varia de pessoa para pessoa uma vez que cada um de nós tem os seus próprios mecanismos para lidar com os problemas. No caso dos mais novos e até adolescentes muitas vezes esses mecanismos ainda estão 'verdes' e como tal, para situações mais complicadas/criticas, não são suficientes.

Citação de: Mythos em 26 maio, 2014, 23:18
Olá, pode-se manifestar em qualquer idade. Varia de pessoa para pessoa uma vez que cada um de nós tem os seus próprios mecanismos para lidar com os problemas. No caso dos mais novos e até adolescentes muitas vezes esses mecanismos ainda estão 'verdes' e como tal, para situações mais complicadas/criticas, não são suficientes.

Conheço pelo menos uma pessoa que se distanciou socialmente já depois dos 30 por isso coloquei a questão.
obrigado
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!