Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.442
Total de tópicos
26.914
  • Exú
    Iniciado por coenuno
    Lido 6.625 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
coenuno
#15
Moreno, você que é um defensor da Luz, acha que a Luz tudo pode e é toda poderosa?

Se assim é, me diga então porque você e os seus pares precisam do trabalho de Exú nos vossos trabalhos, reuniões, etc?

Sinceramente não entendo porque você maldiz algo e se utiliza deles tantas vezes.

Ou será que o seu chefe, não lhe contou tudo?



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.


#16
Citação de: coenuno em 07 junho, 2014, 15:58
Moreno, você que é um defensor da Luz, acha que a Luz tudo pode e é toda poderosa?

Se assim é, me diga então porque você e os seus pares precisam do trabalho de Exú nos vossos trabalhos, reuniões, etc?

Sinceramente não entendo porque você maldiz algo e se utiliza deles tantas vezes.

Ou será que o seu chefe, não lhe contou tudo?



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.


hoje estas agressivo coenuno :-[
Quanto maiores forem os dons, maior deve ser sua humildade, lembrando de que tudo lhe foi dado como empréstimo...

Nossa você coloca a escuridão como mais poderosa que a luz????
Meu amigo mude rapidamente esses pensamentos, você esta sendo envolvido por espiritos inferiores do plano astral, que colocaram essas ideias estranhas em sua mente.
Coenuno você é um espirito de luz, você é filho da Grande Luz.
Busque a Luz.

coenuno
#18
Citação de: Moreno Wilson em 07 junho, 2014, 16:36
Nossa você coloca a escuridão como mais poderosa que a luz????
Meu amigo mude rapidamente esses pensamentos, você esta sendo envolvido por espiritos inferiores do plano astral, que colocaram essas ideias estranhas em sua mente.
Coenuno você é um espirito de luz, você é filho da Grande Luz.
Busque a Luz.

Hermetismo.

O que está em cima está em baixo.


mas será que consegue responder às minhas questões?
Existe um equilíbrio entre a Luz e as Trevas.

Moreno Wilson e o palácio da Barbie!
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Bara Ô Exu!
O Senhor dos Caminhos.
O que abre e fecha todas as portas e todos os rituais.
Saravá!
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Citação de: Tokobá del Rey em 07 junho, 2014, 17:46
Bara Ô Exu!
O Senhor dos Caminhos.
O que abre e fecha todas as portas e todos os rituais.
Saravá!


O sangue e os rituais.
No site Aprendi na Umbanda encontrei esse belo texto inteligente e racional.
Vejamos o texto.

1)Primeiramente é explicado no livro que, quando há o sacrifício de animais, ATRAEM-SE ENERGIAS PESADAS E ENTIDADES PRIMITIVAS que se alimentam do energismo, como vampiros. Conforme o médium alimenta essas entidades com essas energias e fluídos vitais de animais sacrificados, estreita-se um laço de união e dependência, resultando em uma "egrégora doentia, mórbida e de baixíssima vibração." O autor ainda explica que é a partir desse momento que se inicia a magia negra, que provoca vítimas pelo mundo inteiro.
"MAS O PROCESSO NÃO TERMINA AÍ. QUANDO O TAL FILHO-DE-SANTO DESENCARNA, ENCONTRA-SE PRISIONEIRO DESSAS ENTIDADES QUE SE MANIFESTAM COMO SANTOS OU ORIXÁS; PASSA A SER PRESA DELES NAS REGIÕES PANTANOSAS DO ALÉM-TÚMULO. [...] Às vezes por anos ou séculos, mantêm-se prisioneiros nas garras de entidades perversas e atrasadas, que, quando encarnados, alimentaram com o sangue de animais inocentes, submetendo-se a essas e outras exigências esdrúxulas de espíritos que deles se aproveitaram."
(PINHEIRO, Robson. Tambores de Angola, p. 202).
A explicação ainda continua, quando é enfatizado que essas entidades perversas continuam se alimentando da energia vital mesmo quando o médium desencarna. Em que esses espíritos, quiumbas, ficam ligados a essas almas e passam então a perseguir os restos mortais.
"Quando desencarnam seus alimentadores (seus filhos, como eram chamados), essas entidades passam a frequentar sua sepultura e, não raras vezes, permanecem ligados aos despojos carnais em putrefação, quando são vampirizados por aqueles a quem serviam em vida. São perseguidos então, e seus restos mortais passam a ser repasto dessas entidades que antes consideravam santos ou escoras."
(PINHEIRO, Robson. Tambores de Angola, p. 206)
Por existir o livre-arbítrio, os mentores espirituais desses médiuns não podem interferir nessas ações. "Eles têm, na Terra, as vozes da Umbanda e as orientações do espiritismo, mas, se não quiserem ouvi-las, somente os séculos de dores e sofrimentos em futuras reencarnações, ou nos pântanos do mundo astral, é que farão com que acordem."

2) Vou agora realçar algumas observações importantes.

a) quando há o sacrifício de animais, atraem-se energias pesadas e entidades primitivas que se alimentam do energismo, como vampiros. Conforme o médium alimenta essas entidades com essas energias e fluídos vitais de animais sacrificados, estreita-se um laço de união e dependência, resultando em uma "egrégora doentia, mórbida e de baixíssima vibração."

b) essas entidades perversas continuam se alimentando da energia vital mesmo quando o médium desencarna. Em que esses espíritos, quiumbas, ficam ligados a essas almas e passam então a perseguir os restos mortais.

c) "Mas o processo não termina aí. Quando o tal filho-de-santo desencarna, encontra-se prisioneiro dessas entidades que se manifestam como santos ou orixás; passa a ser presa deles nas regiões pantanosas do além-túmulo. [...] Às vezes por aos ou séculos, mantêm-se prisioneiros nas garras de entidades perversas e atrasadas, que, quando encarnados, alimentaram com O SANGUE DE ANIMAIS INOCENTES, submetendo-se a essas e outras exigências esdrúxulas de espíritos que deles se aproveitaram."

d) "Quando desencarnam seus alimentadores (seus filhos, como eram chamados), essas entidades passam a frequentar sua sepultura e, não raras vezes, permanecem ligados aos despojos carnais em putrefação, quando são vampirizados por aqueles a quem serviam em vida. São perseguidos então, e seus restos mortais passam a ser repasto dessas entidades que antes consideravam santos ou escoras."

3) Analisando de forma racional.

Quem pratica sacrifícios de animais esta atraindo entidades primitivas, espíritos ignorantes e obsessores, quando há o sacrifício de animais, ATRAEM-SE ENERGIAS PESADAS E ENTIDADES PRIMITIVAS que se alimentam do energismo, como vampiros.
No candomblé e na quimbanda encontramos essas praticas.
Existe virtude, existe elevação moral, em matar, matar, matar, sangue, sangue, jorrar sangue, queremos sangue, os animais merecem isso???
No livro Mediunidade de J. Herculano Pires, o Mestre realçar, o movimento espírita deveria se LEVANTAR contra a matança de animais inocentes nesses lugares.
Quando há o sacrifício de animais, atraem-se energias pesadas e entidades primitivas que se alimentam do energismo, como vampiros. Conforme o médium alimenta essas entidades com essas energias e fluídos vitais de animais sacrificados, estreita-se um laço de união e dependência, resultando em uma "egrégora doentia, mórbida e de baixíssima vibração."

Tudo isso é terrível e muitos ficam calados.
Quem cala consente.
Pelo menos Robson Pinheiro não se calou, como o Herculano Pires.
Só os fracos são omissos e ficam calados de braços cruzados.

Tokoba deu rei como você analisa agora essas observações.

coenuno
#22
Meu amigo, já colocaste esse texto mais que 10x.

podias ter colocado o resto do livro do Robson Pinheiro, mas eu sei que não convem.

fica em paz com a tua iluminação e com aqueles guardioes que tu e o teu líder usam nos vossos trabalhos, talvez eles um dia te digam quem são.

meu caro, ainda falta responder às minhas questões.

ou não quer expor a sua luz a pecadores como eu?

Ola meu amigo, você assistiu os trabalhos mediúnicos do Racionalismo Cristão???
Os espíritos do astral superior você analisa de que forma???
Os espíritos superiores podem disciplinar os espíritos mais atrasados para realizarem trabalhos dentro do umbral ou astral inferior, como esses espíritos possuem um corpo fluidico mais denso, eles podem volitar em regiões de matéria fluidica mais densa, que seria as regiões do astral inferior que esta repleta de espiritos inferiores, perturbadores, obsessores, vampiros psíquicos, falanges de entidades das sombras.
Nessa região do umbral ou astral inferior, somente espíritos que possuem um perispirito ou corpo astral mais denso pode penetrar, porem tais espíritos são altamente disciplinados pelo Astral Superior para poderem trabalhar nessas regiões de baixa vibrações psíquicas e morais.
Para os trabalhos mais densos e pesados são usados espíritos mais atrasados porem disciplinados por espíritos superiores, esses espíritos são como uma força policial que age de forma forte ou firme para enfrentar as falanges dos espíritos das sombras e os magos negros.
Existe verdadeiros exércitos de espíritos rebeldes, maldosos e obsessores nessas regiões do umbral ou astral inferior, tais exércitos do mal agem mais visando instituições, empresas, políticos e governantes e autoridades, eles não querem perde tempo em vampirizar ou obsidiar pessoas, seus planos são grandes, por exemplo, na morte do presidente Tancredo Neves no Brasil, muitas falanges de espíritos rebeldes e maléficos se apresentaram no Racionalismo Cristão, para mostrar a sua força diabólica, eles falaram, que foram eles que promoverem a morte do presidente, por que, ele seria um grande presidente que iria ajudar muito o povo brasileiro, eles falaram que trabalham para travar o desenvolvimento do Brasil.
Bem, não posso me alongar muito nessas explicações.

Para lutar contra marginais do plano astral são usados espíritos de corpos fluidicos mais densos, força policial astral.
O que eu acho importante, que muitos espíritos de luz que baixam no racionalismo cristão condenam essas praticas de sacrifícios de animais, tais praticas são usadas pelos magos negros do mundo invisível, quando eu tiver mais tempo e energia eu desenvolvo o assunto, um abraço.

coenuno
#24
Citação de: Moreno Wilson em 07 junho, 2014, 21:35
Ola meu amigo, você assistiu os trabalhos mediúnicos do Racionalismo Cristão???

De forma presencial foi impossível, pois não encontro no raio de 100km. Mas fiz a pesquisa e estudo que você sugeriu. Fui aos sites que você sugeriu. E andei pelos blogs, fóruns, etc por onde você passou.

Os espíritos do astral superior você analisa de que forma???

No Plano terreste:
9 esperas no pólo positivo.
9 esferas no pólo negativo
e o nosso plano, que é o plano neutro.


Os espíritos superiores podem disciplinar os espíritos mais atrasados para realizarem trabalhos dentro do umbral ou astral inferior, como esses espíritos possuem um corpo fluidico mais denso, eles podem volitar em regiões de matéria fluidica mais densa, que seria as regiões do astral inferiorSe eu mudar umas quantas palavras afinal estamos a falar dos mesmos seres. Seres mais atrasados evolutivamente. Mas não são mais atrasados que nós, muito pelo contrário. Espiritualmente são muito mais evoluídos que nós. Mas no entanto não confundamos Exús Humanizados, Humanos Exumizados, Exús Naturais.
Afinal vocês  sempre trabalham com "eles".



que esta repleta de espiritos inferiores, perturbadores, obsessores, vampiros psíquicos, falanges de entidades das sombras.

Apesar de serem perturbadores, obsessores, vampiros psíquicos, falanges de entidades das sombras, jamais os poderás chamar de inferiores. Esses simplesmente estão em faixas evolutivas diferentes.

Nessa região do umbral ou astral inferior, somente espíritos que possuem um perispirito ou corpo astral mais denso pode penetrar, porem tais espíritos são altamente disciplinados pelo Astral Superior para poderem trabalhar nessas regiões de baixa vibrações psíquicas e morais.



Para os trabalhos mais densos e pesados são usados espíritos mais atrasados porem disciplinados por espíritos superiores, esses espíritos são como uma força policial que age de forma forte ou firme para enfrentar as falanges dos espíritos das sombras e os magos negros.

Você leu o que eu escrevi nos posts atrasados?
Você não vÊ que mudando simplesmente algumas palavras, ambos falamos dos mesmos seres?


Existe verdadeiros exércitos de espíritos rebeldes, maldosos e obsessores nessas regiões do umbral ou astral inferior, tais exércitos do mal agem mais visando instituições, empresas, políticos e governantes e autoridades, eles não querem perde tempo em vampirizar ou obsidiar pessoas, seus planos são grandes, por exemplo, na morte do presidente Tancredo Neves no Brasil, muitas falanges de espíritos rebeldes e maléficos se apresentaram no Racionalismo Cristão, para mostrar a sua força diabólica, eles falaram, que foram eles que promoverem a morte do presidente, por que, ele seria um grande presidente que iria ajudar muito o povo brasileiro, eles falaram que trabalham para travar o desenvolvimento do Brasil.

Se calhar a queda do avião do Sá Carneiro tem a mesma origem.

Bem, não posso me alongar muito nessas explicações.

Para lutar contra marginais do plano astral são usados espíritos de corpos fluidicos mais densos, força policial astral.
O que eu acho importante, que muitos espíritos de luz que baixam no racionalismo cristão condenam essas praticas de sacrifícios de animais, tais praticas são usadas pelos magos negros do mundo invisível, quando eu tiver mais tempo e energia eu desenvolvo o assunto, um abraço.


Gostei:
*Pela forma com que escreveu, pois abdicou do copy paste e passou a escrever por si  mesmo.

*Porque identificou os seres que alguns de nós vinham insistindo. "Para lutar contra marginais do plano astral são usados espíritos de corpos fluidicos mais densos, força policial astral."


Mas agora vou deixar algo da sua própria casa(MRC) para você pensar.

Eu sei que vocês defendem as virtudes e lutam contra os vícios.

Mas repara em outras coisas:


Qual a finalidade do Racionalismo Cristão?



A finalidade do Racionalismo Cristão é esclarecer, espiritualizar, educar, instruir, levantar as almas combalidas, fortificar corpos enfraquecidos, combater os vícios e ensinar a criatura a ser justa, valorosa, honrada, simples e verdadeira.

Doutrina filosófica

O Racionalismo Cristão é doutrina filosófica de caráter espiritualista. Explana princípios que ajudam o ser humano a se regenerar de seus maus hábitos e fornece meios para que ele se esclareça sobre o que seja a vida na Terra e a razão de nela estar.

Baseado nos ensinamentos de Jesus, afirma que "só a verdade poderá libertar a humanidade das garras da ignorância e, assim, prepará-la para o cumprimento do seu dever na Terra".

Grande Foco

Admite a existência de uma Força Superior (Deus), que denomina Força Universal, Inteligência Universal ou Grande Foco, o qual irradia sobre todo o Universo.

Ensina o ser humano a ser verdadeiro e honrado, faz dos fracos fortes, encoraja-os para a vida, demonstrando-lhes que nada devem temer, seja a morte, a pobreza, o trabalho ou a luta.

Orienta-os na repressão aos desejos intemperados.

Valoriza o pensamento, a vontade, a disciplina, o trabalho, a moral, a família e a pátria.

O Racionalismo Cristão assenta seus princípios na razão e no bom senso, ensinando que pela lucidez do raciocínio a pessoa se emancipa do fanatismo e das superstições. Incentiva a leitura e o estudo. Combate os vícios(Não  confunda vícios com utilização de elementos. Eu posso usar o chocolate ou ser viciado em chocolate), em especial o fumo, o jogo e o álcool. Combate as magias branca e negra. Ensina a respeitar todas as religiões, bem como a maneira de pensar dos nossos semelhantes.
Não admite destino

O Racionalismo Cristão não admite provação nem destino, no sentido de predestinação. Ensina que todos os atos de nossa vida dependem do emprego do livre-arbítrio e que viemos à Terra para evoluir, mas nunca por provação ou predestinação.

Conforme pensarmos, assim seremos; aquilo que de mau desejarmos ao próximo, a nós mesmos estaremos desejando; o que de bom fizermos redundará em nosso benefício, pois seremos aquilo que quisermos ser. Não devemos cultivar sentimentos de ódio, inveja ou malquerença. Devemos higienizar a mente e o corpo, a fim de que possamos ter uma existência tranqüila, próspera e saudável.

O Racionalismo Cristão, embora ensine a respeitar o modo de pensar do nosso semelhante e não tenha cor política, combate todas as ideologias extremistas, e por seus ensinamentos prepara a criatura para ser consciente perante a vida, útil a si e à família, à pátria e à humanidade.



Aqui estão as parte que você não tem respeitado. De resto, tudo  tranquilo.


Como você vê não tenho  problema algum em responder ás suas questões e respeitar as suas crenças, desde que essas mesmas crenças, respeitem as minhas.

Como pode ver sua falta no trabalho de casa o deixou numa posição ingrata. Pois acabou por assumir que estes seres são benéficos.
Meu caro, só muda o nome.

Ou você achava que eu iria falar á toa?

"A liberdade de um ser termina onde a do outro começa."

Apesar de não  ter respondido ás minhas questões eu agradeço esta pequena evolução sua, largando o copy paste e escrevendo por si mesmo.



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.



Ola meu amigo.

1)O Racionalismo Cristão é uma Doutrina espiritualista que procura educar, moralizar, fortalecer, espiritualizar as pessoas incentivando elas a seguirem o caminho do bem e das virtudes.
Essa Doutrina também combate essas praticas supersticiosas e essas crendices, o Racionalismo Cristão explana em seus livros, que nenhum objeto material tem ação sobre os espíritos desencarnados, somente nossos pensamentos podem atrair ou repelir os espíritos, esses espíritos desencarnados que pedem coisas matérias são espíritos inferiores da atmosfera terrena, espíritos sem esclarecimentos ainda apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, esses espíritos que atuam nesses centros de candomblé e quimbanda são espíritos impuros, espíritos ignorantes, espíritos sem luz.
Você acha que espíritos de luz vão precisar de velas, charutos, cigarros, comida, cachaça, despachos???????
Isso é ridículo, somente pessoas ignorantes podem pensar dessa forma, esses centros de candomblé e quimbanda são verdadeiros chiqueiros espirituais, somente espíritos imundos se manifestam nesses lugares de baixo nível moral, espíritos desencarnados que pedem sacrifícios de pobres animais são espíritos ignorantes e bestializados.
Para se atrair os espíritos de luz temos que cultivar as Virtudes, cultivar pensamentos elevados e nobres, ser honesto, correto, digno, educado, caridoso, são nossos pensamentos e sentimentos elevados que vão atrair pela sintonia vibratória dos pensamentos os espíritos de luz.
O Bem atrai o Bem.
O mal atraia o mal.
Essa é a lei psíquica das atrações.
Esses médiuns que bebem e fumam só podem atrair espíritos desencarnados ainda apegados a matéria, espíritos de alcoólatras e tabagistas, um médium para ser instrumento dos espíritos de luz ele tem que se elevar moralmente, combatendo suas imperfeições morais e vícios, sendo uma pessoa digna, correta e honesta e ter sempre pensamentos positivos e firmes no Bem.
Os maus espíritos não conseguem se aproximar de pessoas com pensamentos elevados e nobres, o bem repele o mal.

2) Todos os ensinamentos e mensagens que venha dos espíritos desencarnados, tem que ser analisados com muito cuidado e critério, por que, existe no mundo espiritual ou plano astral, muitos espíritos mentirosos, hipócritas, embusteiros, sedutores e mistificadores, que usam nomes falsos, pomposos e importantes para enganar as pessoas, eles também usam uma LINGUAGEM melosa, suave e doce para seduzir e mistificar, eles falam macio, são lobos em pele de ovelhas, temos que ter muito cuidado. O Mestre Jesus disse, cuidado com os falsos profetas, esses falsos profetas também existem no plano astral, são os mistificadores desencarnados, tudo fazem para iludir, enganar as pessoas.
Como evitar isso?
Não devemos aceitar nada cegamente e passivamente, todos os ensinamentos e mensagens que venha dos espíritos desencarnados têm que passar pelo crivo severo da Razão e da Lógica, para poder ser aceiro, qualquer ofensa a Razão, a lógica e a Moral, denuncia um espírito embusteiro e mal intencionado. Portanto, a regra é essa, passar tudo pelo crivo rigoroso da razão e da lógica, a nossa fé tem que ser raciocinada e não cega. Os maus espíritos não suportam o exame rigoroso e racional das suas mensagens e comunicações, é por isso, que eles evitam a critica, e tentam colocar na mente das pessoas que criticar é algo ruim, eles querem levar as pessoas para um estado de aceitação passiva, ninguém critica, ninguém analisa, ninguém raciocina, ninguém questiona, ninguém pensa, somos robôs em suas mãos.
Os espíritos mistificadores e obsessores, usam nomes falsos e pomposos e também usam uma LINGUAGEM melosa, suave, doce, para seduzir e enganar as pessoas, tudo isso ocorre, por que, as pessoas não usam o crivo severo da Razão e da lógica, para analisar as comunicações mediúnicas.

Vejamos mais uma Observação importante do Mestre Kardec.

"Os maus Espíritos temem o exame; eles dizem: 'Aceitai nossas palavras e não as julgueis.' Se tivessem a consciência de estar com a verdade, não temeriam a luz. O hábito de escrutar as menores palavras dos Espíritos, de pesar-lhes o valor, distancia forçosamente os Espíritos mal intencionados, que não vêm, então, perder inutilmente seu tempo, uma vez que se rejeite tudo o que é mau ou de origem suspeita. Mas quando se aceita cegamente tudo o que dizem, que se coloca, por assim dizer, de joelhos diante de sua pretensa sabedoria, fazem o que fariam os homens - disso abusam." (Allan Kardec, Escolhos dos Médiuns, Revista Espírita, fevereiro de 1859)

Os espíritos de luz ou espíritos elevados não possuem apegos as coisas matérias, somente espíritos inferiores e atrasados pedem coisas matérias como velas, despachos, cigarros, charutos, comida, cachaça e bebidas alcoólicas, espíritos apegados a matéria, não podemos confiar em espíritos que ainda estão condicionados a vida material.

3) Os Espíritos não são iguais nem em poder, nem em conhecimento, nem em sabedoria.
Como não passam de almas humanas desembaraçadas de seu invólucro corporal, ainda apresentam uma variedade maior que a que encontramos entre os homens na Terra, por isso que vêm de todos os mundos, e porque entre os mundos a Terra nem é o mais atrasado, nem o mais adiantado.
Há, pois, Espíritos muito superiores, como os muito inferiores; muito bons e muito maus, muito sábios e muito ignorantes, há os levianos, malévolos, mentirosos, astutos, hipócritas, facetos, espirituosos, trocistas, etc.

Estamos incessantemente cercados por uma nuvem de Espíritos que, nem por serem invisíveis aos nossos olhos materiais, deixam de estar no espaço, em redor de nós, ao nosso lado, espiando os nossos atos, lendo os nossos pensamentos, uns para nos fazer bem, outros para nos fazer mal, conforme eles próprios sejam bons ou maus.

No mundo espiritual tudo é atração e sintonia, encarnados viciados na bebida, cigarros, drogas, jogo, vão atrair pela sintonia dos pensamentos, desencarnados apegados a esses vícios.
O mal atraindo o mal, o vicio atraindo o vicio, a ignorância atraindo a ignorância.
Para atrairmos os espiritos de luz ou espiritos elevados, temos que criar condições mentais e morais positivas e nobres.
Repelir os vícios e maus pensamentos, cultivar pensamentos positivos e nobres, praticar boas ações, manter a conduta moral reta no Bem, na Caridade e nas Virtudes, dessa forma vamos entrar em sintonia com os espiritos luminosos.
O Bem atrai o Bem, a virtude atrai a virtude, a caridade atrai a caridade.
Não adianta usar objetos matérias como, velas, amuletos, talismã, roupas brancas, imagens, sinais cabalísticos, nada disso funciona, isso é misticismo e superstições tolas, tudo reside em nossos pensamentos elevados e puros.

Vejamos uma observação de J. Herculano Pires.
A força do Espírito não é material, mas moral. E a força do médium é a mesma do Espírito. ENGANAM-SE, POIS, AS PESSOAS QUE PROCURAM TRABALHOS FORTES EM TERREIROS DE UMBANDA etc., sob a alegação de que os obsessores precisam ser afastados por meio da força. A única força que os pode realmente afastar é a força moral. O tratamento da obsessão é antes de tudo uma evangelização.
O perispírito do obsedado, como diz Kardec, foi penetrado pelo do obsessor como a umidade penetra a roupa, e só a doutrinação paciente e caridosa conseguirá livrá-lo dessa impregnação viciosa.

Como disse muito bem Herculano Pires.
A ÚNICA FORÇA QUE PODE AFASTAR OS MAUS ESPÍRITOS É A FORÇA MORAL, ou seja, os pensamentos elevados e positivos, a prece sincera, as boas ações, a pratica do Bem, da Caridade e das Virtudes.
Sem elevação moral não vamos conseguir afastar os maus espíritos.

Vejamos uma observação muito importante do Professor J. Herculano Pires sobre essa questão.
Não se deixe atrair por macumbas e as diversas formas de mistura de religiões africanas com as nossas crendices nacionais.
Não pense que alguém lhe pode tirar a obsessão com as mãos. Os passes têm por finalidade a transmissão de fluidos, de energias vitais e espirituais para fortificar a sua resistência.
Não confie em passes de gesticulação excessiva e outras fantasias. O passe é simplesmente a imposição das mãos, ensinada por Jesus e praticada por Ele. É uma doação humilde e não uma encenação, dança ou ginástica.
NÃO CARREGUE AMULETOS NEM PATUÁS OU COLARES MILAGROSOS. TUDO ISSO NÃO PASSA DE SUPERSTIÇÕES PROVINDAS DE RELIGIÕES DAS SELVAS. VOCÊ NÃO É SELVAGEM, É UMA CRIATURA CIVILIZADA CAPAZ DE RACIOCINAR E SÓ ADMITIR A FÉ RACIONAL.
ESTUDE O ESPIRITISMO E NÃO SE DEIXE LEVAR POR TOLICES.
Dedique-se ao estudo, mas não queira saltar de aprendiz a mestre, pois o mestrado em espiritismo só se realiza no plano espiritual. Na Terra somos todos aprendizes, com maior ou menor grau de conhecimento e experiência.

Como disse Herculano Pires: NÃO CARREGUE AMULETOS NEM PATUÁS OU COLARES MILAGROSOS. TUDO ISSO NÃO PASSA DE SUPERSTIÇÕES PROVINDAS DE RELIGIÕES DAS SELVAS. VOCÊ NÃO É SELVAGEM, É UMA CRIATURA CIVILIZADA CAPAZ DE RACIOCINAR E SÓ ADMITIR A FÉ RACIONAL.

Herculano Pires completa.
PALAVRAS, AMULETOS, MEDALHAS, IMAGENS E OUTROS INSTRUMENTOS DO CULTO RELIGIOSO OU DE PRÁTICAS MÁGICAS NADA INFLUEM SOBRE OS ESPÍRITOS PERVERSOS, SE AQUELE QUE OS EMPREGA NÃO POSSUIR VIRTUDES MORAIS E NÃO AGIR COM AMOR, HUMILDADE E COMPREENSÃO. AGINDO ASSIM, TODOS OS INSTRUMENTOS E ARTIFÍCIOS SÃO DISPENSÁVEIS.

Vamos concluir que é pela Elevação Moral e pelos Pensamentos puros e nobres e pela pratica do Bem e das Virtudes que esta a única Defesa psíquica contra os maus espíritos.

4) Os Espíritos de Luz ou os Espíritos Superiores e Elevados não possuem necessidades matérias, eles estão moralmente depurados.
Os Espíritos de Luz possuem sempre uma Linguagem pura, digna, elevada, nobre, lógica e sublime de moralidade e seus ensinamentos visam sempre a melhoria Moral e espiritual das pessoas.
Os Espíritos Elevados são Virtuosos em seus ensinamentos.
Eles pregam o Bem, a caridade, o amor, a elevação moral, a disciplina, a ordem, as virtudes.
Os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores possuem sempre uma Linguagem moralmente pesada, grosseira, ímpia, agressiva, maliciosa, sem lógica e sem elevação moral.
E suas mensagens só tratam de assuntos matérias vulgares.
Os Espiritos de Luz jamais vão pedir coisas matérias, como velas, despachos, cachaça, charutos, farofa e sacrifícios de animais.
Somente espíritos apegados a matéria e aos vícios terrenos é que pedem tais absurdos.


Esse é um resumo dos meus estudos espíritas, espero ter ajudado em alguma coisa, busquemos o Mestre supremo Jesus o Cristo, o caminho, a verdade e a vida.

Wilson Moreno na busca da Verdade.

Boas tardes, e os meus parabéns ao autor do tópico pelos esclarecimentos alargados que nos dá, conjuntamente com os demais participantes, sobre a figura de Exu, esse orixá (guardião) da tradição espiritual africana. Não vou fazer referência a nenhum autor em concreto, antes vou escrevendo sob o que de mim possa brotar depois de tanto ter lido a respeito de tanta coisa... muitas inúteis e algumas úteis.
Que sabemos nós, mortais, sobre os mistérios das causas primeiras? Bastará lerem-se uns livros de filosofia, frequentar-se com devoção um culto e já sabemos o suficiente sobre reflexão e sobre religião?
A nós, no vazio do meu saber, sinto que nos é permitido apenas o uso da razão, essa ferramenta extraordinária que nos levou, em menos de 1 século, de um carro de tracção animal a uma nave lunar. Acredito na força do Homem, na sua capacidade de rasgar caminhos pela ciência (saber racional), de procurar o destino nas estrelas, de se multiplicar, de sofrer as mutações físicas que o levarão a uma mudança de aspecto. Acredito no Homem que domina os mistérios da genética (cada vez mais desvendados); no Homem que poderá ser Deus, pois já comeu da "árvore da ciência" e vai avançando no alcance dos frutos da "árvore da vida".
Mas, quem somos, afinal?
Nascemos nus, sem nos conseguirmos erguer, nem alimentar, nem proteger do frio ou de quem nos queira fazer mal. Temos a sorte de termos à nossa espera uma mãe e um pai carinhosos e protectores que nos ajudam na nossa caminhada. Ao nosso redor, também em outros reinos que não só o animal, vemos exemplos dessa protecção que nos surge como ideia de imanente, intrínseca, como impulso primevo e eterno.
Fiquemo-nos por esta ideia de Protecção. De alguém que nos protege no nosso caminhar. Nesta ideia que se nos apresenta como primordial, do tempo antes do tempo.
Fiquemo-nos com a ideia, também, que tudo se passa no campo da matéria: realidade que somos em primeira análise, porque nos olhamos pelos olhos da ciência, da razão.
Juntemos a isto uma outra percepção, a da realidade espiritual (ou o que se queira chamar) que nos é dada pela análise racional... pelas conclusões racionais. Ou seja, o Homem ao longo da sua caminhada terrestre,  material, tem sido objecto de experiências que, além de ainda hoje persistirem, a ciência as não consegue contrariar. São exemplo as manifestações paranormais de toda a espécie que conhecemos, e que nos levam a racionalmente concluir que somos seres duais, formados, portanto, de matéria/espírito (ou o que se lhe queira chamar a esta dualidade).
E aqui começa – e já começou para muitos – o grande embaraço do Homem: o não conseguir racionalmente explicar o mundo da metafísica (que tradicionalmente lhe incutiram, os racionalistas, que não existia), mas não ter bases racionais fortes para explicar o que racionalmente tem sido impossível de explicar que são, precisamente, essa fenomenologia paranormal que nos acompanha desde o berço de terra até a um assento na Estação Espacial Internacional.
É aqui que as religiões surgem para dar uma razoável explicação para a umbilical realidade humana da sua natureza dual.
E aqui surge, em cada civilização, em cada povo, em cada canto da terra, em cada época, a respectiva explicação para dar ordem ao caos da inexplicação. E o Homem não se conforma em viver sem que os fenómenos sejam explicados, pois é da sua natureza dominar a sua realidade, compreendê-la, saber o seu mundo.
Todas as civilizações e suas tradições, desde as mais remotas e brilhantes da mesopotâmia, Egipto, Grécia, Roma, etc., até às menos conhecidas dos confins da amazónia ou da Papua Nova-Guiné, tiveram e têm essas realidades presentes: a dualidade humana. E também têm a sua corte celestial. Ou seja, há o acreditar numa vida além morte física, que se situa num plano superior, onde estão os deuses. E também a crença numa lei de retribuição de uma sentença a cumprir no além, conforme o seu comportamento na Terra, pois há o acreditar no Bem e no Mal. Paralela e consequentemente, existe a crença numa legião de entidades superiores que servem de intermediários entre o Homem e a Deidade, a quem se pedem favores para os que partiram, ou a quem possamos em vida recorrer para alcançar nós mesmos esses favores. E ainda a crença em entidades inferiores (espirituais, mas em campos opostos à Deidade Benigna), a quem se recorre para fazer mal a quem entendemos que nos prejudique.
Portanto, ao nível dos sentimentos o Homem pode-os ter altruístas ou egoístas; benéficos ou maléficos.
E é na escolha de cada um dos caminhos que cada um de nós se vai construindo como ente revelador da sua tendência evolutiva: do lado do altruísmo, ou do lado da mesquinhez.
Não me aprofundando, agora, sobre essas tendências e suas consequências para o futuro metafísico de cada um, vou centra-me na figura das entidades intermediárias entre o Homem e a(s) Deidade(s), conforme estejamos perante uma cultura monoteísta ou politeísta, respectivamente.
Como referi, o Homem tem buscado compreender o "outro lado", o lado que a morte oculta. Buscou, na natureza, produtos que lhe produzissem estados alterados da consciência, a fim de aceder a esses lugares etéreos. Muito provavelmente teve experiências inadvertidas com substâncias (plantas, cogumelos, etc.) com características alucinogénias, e deve-se ter maravilhado com o que isso lhe causou ao nível da percepção da realidade, e terá anotado a receita que guardou e fez passar. Criou rituais. Maravilhou-se a si e tornou-se respeitado, pelo medo, perante os outros que não dominavam a "arte" da comunicação interdimensionais... pelo menos assim acreditavam.
As modernas religiões substituíram esses xamãs por padres, pastores, etc, conforme a religião em apreço, mas já antes o haviam feito as velhas religiões com os seus sacerdotes. Mas sempre na mesma lógica: haver quem estivesse habilitado a servir de canal de ligação entre o mundo impuro da Terra e o mundo divino, de pureza.
Ou seja, têm-nos incutido o sentimento de que precisamos de alguém preparado para nos ligar ao mundo da divindade suprema, com quem nos queremos dar bem, e a quem pedimos protecção. Claro que para aqueles que seguem aquela referida linha de egoísmo e mesquinhez, naturalmente que a sua deidade será outra (demónio, ou o que se queira).
Isto quer dizer que cada um de nós teria tanto mais chances de obter os favores da deidade quanto maiores fossem as qualidades do intermediário. Por isso que muita gente, em vez de ir a um sacerdote, antes apela a um santo, cuja boa reputação e virtudes já estão comprovadas e lhes poderão, com mais certeza de êxito, obter os favores desejados. Em conclusão, o nosso racionalismo força-nos a procurar a entidade que esteja em melhor posição, perante a deidade, de se obter o favor desejado. Por isso não é de estranhar as petições a anjos, arcanjos, etc, e a outras entidades similares de outras religiões que não a Cristã, Judaica e Islâmica.
Isto já vai longo, mas para mim, racionalista espiritual (seja lá isso o que for), termino com esta realidade: de tempos em tempos, como que para nos acordar, aparecem uns seres estranhos, que, pela sua singularidade, se diferenciam dos demais da sua época (e doutras). Seres como Jesus Cristo. Este (Jesus) trouxe uma mensagem  absolutamente radical. Se os judeus queriam expiar os seus pecados tinham que ir ao Templo fazê-lo perante o sacerdote, comprando e ofertando para sacrifício um animal (p.ex. pomba, cordeiro). O pedido para a expiação dos seus pecados (pedido maior de um judeu) era feito pela intermediação de um sacerdote. Cristo, também judeu, veio trazer uma mensagem de proximidade com Deus. Ensinando que nós mesmo poderíamos pedir ao Pai Celeste directamente, e orar a ele, sem ter que andar a recitar, de cor, as passagens da Tora. Ensinou, a pedido dos confusos discípulos, uma única oração simples e profunda ("Pai Nosso"), e ensinou que qualquer um poderia pedir ao Pai, falar com Ele, mesmo no silêncio e reclusão do seu quarto ou na imensidão do deserto. Que o Pai estava connosco, dentro de nós.
Vem-me, assim, a lembrança do que disse quando falei que nós nascemos nus e temos pais que nos protegem. Pois creio que nós temos Deus dentro de nós, que nunca nos abandonou desde a nossa criação (seja lá isso onde foi) e que espera que nós lhe peçamos alimento, como o pedimos a nossos pais carnais.
Sou, pois, a favor da ligação directa do Homem a Deus, sem intermediação. A intermediação foi necessária numa primeira fase evolutiva; não agora ou para aqueles que começam a querer, sinceramente, compreender a realidade de Deus. E questionando-O directamente sobre o que são os mistérios do Mundo, tenho a certeza que Ele nos instruirá, mesmo pela revelação, do que efectivamente são.
Não sei porque nascemos "cegos", não sei porque temos que andar na "cegueira", sei, sim, que só Deus nos pode curar dessa "cegueira" (ignorância sobre o que somos, donde vimos e para onde vamos). E também sinto que para quem O procura e se identifica como seu filho, que Ele, o mais Poderoso Pai/Mãe, o protege.
Deus é único e sem religiões. E só se identifica com Ele quem pratica o altruísmo, de coração puro, sem rancores. Quanto ao resto, nada temam, porque quem está com Ele, nada, mas nada mesmo deverá temer de quem quer que seja. Basta estar ligado a Ele pelas acções e pensamentos.

Um grande bem-haja e paz profunda. 

O debate está a ser bom, mas a escrita nem por isso  :P

coenuno, atenção às abreviaturas por favor, não são permitidas neste fórum.  ;)

Obrigado e continuação de bons tópicos
ILYM

Citação de: Moreno Wilson em 08 junho, 2014, 13:31
Eles pregam o Bem, a caridade, o amor, a elevação moral, a disciplina, a ordem, as virtudes.
Os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores possuem sempre uma Linguagem moralmente pesada, grosseira, ímpia, agressiva, maliciosa, sem lógica e sem elevação moral.
E suas mensagens só tratam de assuntos matérias vulgares.
Os Espiritos de Luz jamais vão pedir coisas matérias, como velas, despachos, cachaça, charutos, farofa e sacrifícios de animais.
Somente espíritos apegados a matéria e aos vícios terrenos é que pedem tais absurdos.


Esse é um resumo dos meus estudos espíritas, espero ter ajudado em alguma coisa, busquemos o Mestre supremo Jesus o Cristo, o caminho, a verdade e a vida.

Wilson Moreno na busca da Verdade.


Você anda a ver muito muito filme de terror e exorcismo, pois nunca estudaste sobre os caídos, eles tem o dom da palavra, do raciocínio, grande virtudes em distorcer a realidade. Os caídos são assim, para que eles querem sacrifícios se eles querem é a sua alma, nota-se que existem gente que coloca no mesmo saco, Baixa Magia com Alta Magia, sendo tudo Magia Negra.
Mas eles realmente são grandes dissimuladores da realidade. Muita gente pensa estar indo para a luz e esta mas para o outro pólo.

Só para lembrar você Wilson Moreno na busca da Verdade. Agora relata que o Mestre supremo é Jesus o Cristo, mas em outro tópico você disse que ele Cristo é como qualquer um de nós, simplesmente mais evoluído, estas foram as suas palavras em outro tópico. Se for assim como você pode acreditar que ele é o caminho a verdade e vida, já que Cristo falava isto por se dizer filho de Deus aqui na terra e que ninguém vai ao pai se não por mim porque Eu sou o caminho a verdade e a vida.

Tem coisa confusa!?
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Existe espíritos mistificadores que são cultos, inteligentes, raciocinam bem, mais usam a inteligência para o mal, eles querem dominar a sua mente, te influenciar, te seduzir e depois te destruir, te jogando na miséria material, financeira e espiritual, essas forças ocultas são diabólicas, mais são espíritos humanos desencarnados, ainda apegados a esse plano de sensações terrenas, para ir para o caminho da Luz basta seguir as Virtudes, cultivar pensamentos elevados, ser bom, correto, digno, educado, otimista, combater os vícios, os maus desejos, respeitar os animais, ser solidário, ser honesto, isso é Luz, isso é Virtudes, e quem segue as virtudes e pratica fica IMUNE as influencias dos maus espíritos, o bem repele o mal.
Você acha que os espíritos das sombras vão incentivar as pessoas a seguirem o caminho das virtudes???
Jesus é um espírito muito puro e evoluído, mais não é o único, existe outros espíritos puros na obra universal, seguir Jesus é simplesmente se melhorar moralmente, não existe mistérios nessas questões.
O Bem e o mal não se misturam, eles se repelem, e quem escolhe a direção a seguir é a própria pessoa pelo seu livre arbítrio.

Os Espíritos não são iguais nem em poder, nem em conhecimento, nem em sabedoria.
Como não passam de almas humanas desembaraçadas de seu invólucro corporal, ainda apresentam uma variedade maior que a que encontramos entre os homens na Terra, por isso que vêm de todos os mundos, e porque entre os mundos a Terra nem é o mais atrasado, nem o mais adiantado.
Há, pois, Espíritos muito superiores, como os muito inferiores; muito bons e muito maus, muito sábios e muito ignorantes, há os levianos, malévolos, mentirosos, astutos, hipócritas, facetos, espirituosos, trocistas, etc.

Estamos incessantemente cercados por uma nuvem de Espíritos que, nem por serem invisíveis aos nossos olhos materiais, deixam de estar no espaço, em redor de nós, ao nosso lado, espiando os nossos atos, lendo os nossos pensamentos, uns para nos fazer bem, outros para nos fazer mal, conforme eles próprios sejam bons ou maus.

No mundo espiritual tudo é atração e sintonia, encarnados viciados na bebida, cigarros, drogas, jogo, vão atrair pela sintonia dos pensamentos, desencarnados apegados a esses vícios.
O mal atraindo o mal, o vicio atraindo o vicio, a ignorância atraindo a ignorância.
Para atrairmos os espiritos de luz ou espiritos elevados, temos que criar condições mentais e morais positivas e nobres.
Repelir os vícios e maus pensamentos, cultivar pensamentos positivos e nobres, praticar boas ações, manter a conduta moral reta no Bem, na Caridade e nas Virtudes, dessa forma vamos entrar em sintonia com os espiritos luminosos.
O Bem atrai o Bem, a virtude atrai a virtude, a caridade atrai a caridade.
Não adianta usar objetos matérias como, velas, amuletos, talismã, roupas brancas, imagens, sinais cabalísticos, nada disso funciona, isso é misticismo e superstições tolas, tudo reside em nossos pensamentos elevados e puros.