Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Transtorno obsessivo compulsivo, o que é?
    Iniciado por cody sweets
    Lido 8.457 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Lilith Lua Negra em 25 maio, 2014, 13:24
Posso marcar já?  ;)
;D É melhor esperarmos que ela entre primeiro para a Universidade e que assista a algumas aulas. ;D Mas seria ideal Psicóloga, médium e amiga seria o pacote completo. :-*

o meu irmão vira sempre os telemóveis com o ecrã para baixo,  o comando dos portões quando pousado tem que estar virado para a porta, se vai lavar as mãos, antes de fechar a torneira tem que a abrir ao máximo, os guardanapos nao podem estar pousados no prato em losango, ele mete em quadrado,...
Cumps, Kikka

Oh amigas sinceramente ja pareço as vezes so falta o diploma ;D

Ja podem marcar ;D sou toda ouvidos :P
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

 já podes marcar uma sessão aqui para mim....
Fico à espera.... :)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: cody sweets em 24 maio, 2014, 14:19
Olá pessoal do PP, escrevo este tópico para informar e ajudar pessoas acerca deste assunto cada vez mais comum que é o transtorno obsessivo compulsivo. Eu sou portador desta doença e como a maiorias das pessoas que sofrem desda doença de forro psicológico demorei muito a admiti-lo e pedir ajuda pois tinha vergonha de que me gozassem e me chamassem "maluco".Essa ideia já não é tão tida pelas pessoas pois este transtorno é cada vez mais normal visto que é dos diagnósticos psicológicos mais feitos e estima-se que até 2020 sejam das doenças mais comprometedoras.
A doença foi me diagnosticada aos 14 anos mais eu já apresentava sintomas desde os 12 anos. Atualmente tenho 24 e já me habituei a viver com ela, tomei medicação e fiz terapia, mas não passou e ainda apresento todos os sintomas e sofro com as suas consequências.
Passo a explicar o que o transtorno obsessivo compulsivo, denominado por TOC.

O TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual o indivíduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a própria pessoa; normalmente tratam-se de ideias exageradas e irracionais de saúde, higiene, organização, simetria, perfeição ou manias e "rituais" que são incontroláveis ou dificilmente controláveis.  Além da interferência nas atividades, os sintomas obsessivo-compulsivos (SOC) causam incómodo e angústia aos pacientes e seus familiares. Ás vezes é confundido com a Síndrome de Tourette (que me foi diagnosticada na altura também), caracterizada pela presença de tiques vocais e físicos de outras pessoas.
Ás ideias e pensamentos obsessivos dá-se o nome de obsessões, que o paciente sabe que não têm nexo ou cabimento algum o que lhe trás um grande sofrimento e por isso tenta reprimi-los, fazendo pior, pois aumenta a ansiedade dentro de si. Algumas obsessões em casos mais sérios podem ser pensamentos e impulsos de fazer alguma atrocidade indesejável, como agredir crianças, atingir alguém com algo e quebrar objetos de valor, causando medo de que se possa perder o controle. O que trás outra coisa as compulsões.

Compulsão é um comportamento consciente e repetitivo, como contar, verificar ou evitar um pensamento que serve para anular uma obsessão. Outros exemplos de compulsão são o ato de lavar as mãos ou tomar banho repetidamente, conferir reiteradamente se esqueceu algo como uma torneira aberta ou a porta de casa sem trancar( Deve-se deixar claro porém que para que esses comportamentos sejam considerados compulsivos, devem ocorrer em uma frequência bem acima do necessário diante de qualquer padrão de avaliação).Compulsões podem ser definidas como comportamentos e/ou atos mentais repetitivos e estereotipados que o indivíduo é levado a executar voluntariamente para reduzir a ansiedade ou mal-estar causado por uma obsessão ou para prevenir algum evento temido. O indivíduo também reconhece o caráter irracional do comportamento, apesar de dificilmente conseguir evitar sua ocorrência.

Isto pode ser um problema incapacitante porque as obsessões podem consumir tempo (muitas horas do dia) e interferirem significativamente na rotina normal do indivíduo, no seu trabalho, em atividades sociais ou relacionamentos com amigos e familiares.
A etiologia (causas) do TOC ainda é desconhecida. O TOC é provavelmente resultante de fatores causais diferentes. Algumas formas de TOC são familiares e podem estar associadas a uma predisposição genética.

Agora que disse o que era em linhas gerais o que é o TOC, vou contar algumas situações que acontecem constantemente.
-Fico horas a tentar adormecer mas não consigo pois sinto obrigação de ir fazer alguma coisa, tipo ver se as portas e janelas estão trancadas, depois de o fazer adormeço normalmente.
-Sempre que vou dormir alinho os chinelos na beira da cama.
-Guardo as coisas sempre no mesmo sítio, pela mesma ordem.
-Repito frases, números ou perguntas, inúmeras vezes...
-Tenho uma estranha obsessão por números ou seja estou em qualquer lado e começo a contar o número de cadeiras, o nº de canetas...(já agora tenho uma obsessão pelo número 33)
- Tocar em objetos um determinado número de vezes
- Não realizar determinadas tarefas
- Ter rotinas diárias bem definidas
-Não conseguir tomar decisões pois tenho medo de me arrepender
Entre muitas outras...~
Isto não é um bicho de sete cabeças se o tratarem devidamente e se estiverem devidamente informados será mais fácil. A muitos livros por aí nos supermercados e na internet para ajudar. Por exemplo eu tenho um livro sobre o transtorno com exercícios no meu telemóvel.
Não tenham vergonha sei que para nós (portadores) é difícil, mas é melhor..falem com as pessoas e ponham os tabus de parte, estamos no século 21, informem-se..

Desculpem a extensão do texto...

Obrigado pela atenção , e espero ajudar alguém
Se houver algumas dúvidas perguntem
Cumprimentos, cody sweets.. :)

Hey, identifiquei-me com quase tudo do que tu disseste. Comigo acontecem coisas semelhantes, mas nem sempre com a mesma intensidade o que é estranho. Há rituais que mantenho sempre, o alinhar os chinelos, alinhar coisas banais como o comando da tv, um par de oculos, etc. Alinho as coisas como se fosse uma espécie de obrigação, porque se não o fizesse, na minha mente algo de mal me poderá acontecer, tanto a mim, como ás pessoas que estão comigo. É como se eu ao fazer esses rituais (entre outros que não indiquei) estivesse a salvaguardar-me de algo, a proteger-me. E já me dei conta que estas situações acontecem mais quando ando um pouco mais ansioso ou nervoso (alturas de exames na faculdade por exemplo). Também tenho 24 anos, mas nunca procurei ajuda, sempre achei que fosse apenas uma mania, mas talvez seja algo mais...

Abraço.

Olá

Venho participar no tópico. Tenho uma filha com 14 anos com T.O.C. Ela tem psicologa há cerca de 2 anos e agora vai ter consulta de psiquiatria. A médica de familia já teve que a medicar porque este disturbio deriva de estados de grande ansiedade. Eu sou o grande apoio dela mas tem sido complicado porque quem tem toc ,tem para sempre(com altos e baixos). Sei que vou fazer tudo para ela ter uma vida normal e funcional mas temo que ela vá sempre precisar muito do meu apoio. Todos os dias peço apoio aos meus guias para ser forte .
Eu não consigo compreender porque é que os pais não fazem parte da terapia porque eu felizmente ,leio muito e sei sobre o assunto mas sinto por vezes desânimo mas sem poder demonstrar porque preciso ser forte por ela...

Desculpem o grande testamento...
Muita luz

sg
Olá.
Uma das "vantagens" de trabalhar ao lado de psicólogos, é que ao fim de alguns anos somos diagnosticados. Sim, TOC.
Tirando a verificação das portas e janelas e do alinhar dos chinelos, todo o post do Cody fez sentido para mim.
Não sou uma pessoa arrumada, sou da categoria das que têm uma secretária com um nível de organização caótica. Sei onde está tudo e sei sempre se alguém lhes mexeu. Nem que seja uns centímetros. E não gosto. E fico muito tempo a remoer isso. Até que arrumo de novo no lugar e passa-me.
Não gosto de simetrias nem de números pares. Conto tudo. Quantos goles dou numa bebida. Os passos do ponto A ao ponto B. O tamborilar da caneta numa mesa. Não só conto o que faço, mas também quando as acções são dos outros. Nada tem de ter um número certo de contagens. Apenas tem de ser contado. Se for par não gosto muito. No caso de estar a beber, dou mais um golinho na água e resolve-se.
O verão traz-me um problema de "contagens"... As sandálias e chinelos obrigam-me a verificar se as pessoas têm 10 dedos. E aqueles modelos que escondem o dedinho pequenino... deixam-me sempre com dúvidas!
Nas idas às superfícies comerciais, passo mais tempo a verificar se as arcas e expositores têm as portas fechadas do que a olhar para os congelados. Só me apercebi quando um dia ouvi a funcionária da peixaria a dizer "Olha, a senhora das portas"...
Nunca me tinha apercebido da maior parte destas coisas, destes comportamentos. Já os tentei ignorar, mas é impossível. No entanto, não me atrapalham. Ou seja: não me consomem mais tempo além do "normal", penso eu...
Desculpem o longo texto...

Olá pessoal, obrigado pelos comentários....
Quanto ati caro amigo Didakus 89 aconselho-te a falares com um profissional, não digo com um psicólogo, pois se tu lá fores sem antes ires ao teu médico mandam-te par casa com meia dúzia de medicamentos e sem saberes nada...mas fala com o teu médico( de família de preferência). As minhas obsessões e compulsões também não ocorrem com a mesma intensidade, quando estou sobre pressão(por exemplo quando tenho um solo num concerto) começo a ficar maluco, ao ponto de as pessoas ficarem também malucas...Eu nunca procurei ajuda os meus tios é que pensavam que eu era tipo esquizofrénico ou algo do género e então mandaram-me ao psicólogo e deu nisto...Espero que tudo corra bem, cumprimentos

Buterfly quanto ati devo dizer que foi aos 14 anos que fui para psicólogos e psiquiatras, quando fui pela primeira vez pensavam que,como já disse em cima, tinha esquizofrenia...No início fiz não sei quantas consultas onde me fazia perguntas depois fizeram aos meus tios e depois ao meu irmão...Diagnosticaram-me TOC alguns meses depois veio a síndrome de tourette, depois dupla personalidade, e mais tarde bipolaridade tudo isto pôs me numa pressão que pensei nunca conseguir aguentar. Senti-me bastante sozinho durante a terapia. Consegui superar a bipolaridade e a dupla personalidade mas nada que atualmente ainda não me afete...
Desejo-lhe tudo de bom para si e para a sua menina, cumprimentos

sg, tens vários sintomas de TOC mas se eles não te atrapalham, provocam sofrimentos e essas coisas se calhar são só tiques ou obsessões comuns. Eu sou fanático pela simetria e contar coisas até 33 e às vezes até 13 e odeio nº pares e odeio a direita, não sei se tem haver com o facto de ser esquerdino. Nos supermercados passo mais tempo a pôr as coisas direitas nas prateleiras do que a fazer compras...Enfim, cada um com a sua mania...Tudo de bom, cumprimentos

Obrigado a todos pelas respostas..
E desculpem pelo testamento :)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

#38
Penso que cada um de nós tem as sua manias. Eu sofro de "aritmomania" ou seja, conto os passos que dou na rua, acabo por contar tudo o que vejo. Tenho a mania dos números. Gosto dos números pares e não gosto dos impares. Também tenho a mania de verificar tudo mais do que uma vez quando saio de casa, os meus chinelos, quando me vou deitar têm de ficar com os bicos/frentes voltadas para a cama e alinhados. Ao despedir-me de alguém tenho que o fazer com mais de um beijo, pelo menos 2. Caso não o faça, penso que algo vai correr mal. Uma vez, encomendei um automóvel e como não tinha matrícula não o pude trazer logo do stand. No outro dia o vendedor telefonou-me a perguntar se me podia vir entregar o carro, Como era um dia impar, arranjei uma desculpa, dizendo que estava em viagem para só levantar o carro no dia seguinte. É verdade, também tenho a mania das matrículas dos automóveis e de fazer delas quase uma previsão para o dia, consoante a sua numeração.
Todavia, tenho quase 70 aninhos, fui sempre considerado o lider na minha profissão, nunca me senti mal com tudo isto e considero que não sou um paciente com TOC. Também nunca tomei qualquer tipo de medicação para estes tiques.

sofiagov
Todos temos as nossas manias realmente.

Quem tem TOC é bastante angustiante, nem posso imaginar como é viver diariamente com essa doença.

Eu com a minha mania de limpeza, já acho que exagero, agora como deve ser viver com a doença. :-\

Antigamente, no meu tempo de estudante, ainda não se conhecia esta doença. Eu tive um professor no Liceu de Oeiras que tinha a mania da higiene das mãos, pegava em tudo com luvas, não apertava a mão a ninguém e no fim de cada aula ia lavar as mãos. Resultado tinha permanentemente as mãos quase em ferida.

Sim ,a minha menina também lavava imensas vezes as mãos ao ponto de eu ter sempre toalhas molhadas a

secar. De inverno tinha feridas nas mãos por causa das lavagens frequentes. Há uns meses para cá começou

com pensamentos obssessivos (que não têm lógica mas se tornam cansativos). A psicologa perguntou se houve

algum acontecimento marcante para ela. Eu só lhe respondi que ela já nasceu assim ansiosa. Entendi assim que

peguei nela ao colo pela primeira vez. Mas não imaginava que seria um dia diagnosticada com toc.

Quando ela vem ter comigo mais aflita eu acalmo-a muito e digo-lhe que há sempre um dia depois do outro. Ter

toc é como ter diabetes , não desaparece, mas temos que aprender a lidar com essa realidade. Obrigado pelo apoio

Muita luz :)