Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.399
Total de tópicos
26.899
  • Pedra Filosofal
    Iniciado por Arghallad
    Lido 3.994 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Não sei se estou no sítio certo, nem se já existe um tópico acerca disto. No caso de estar no local errado, por favor coloquem-no no correcto que não me importo. Se já tiver sido discutido, peço desculpa mas não encontrei nada excepto menções.



Comparação ao Santo Graal

Busca por pedras filosofais são, em certo sentido, semelhantes à busca pelo Santo Graal das lendas arturianas. Em seu romance Parsifal, Wolfram von Eschenbach associa o Santo Graal não a um cálice, mas a uma pedra que teria sido enviada dos Céus por seres celestiais e teria poderes "inimagináveis".

Opus Magna

A atividade relacionada com a pedra filosofal era chamada pelos alquimistas de "A Grande Obra" (ou "Magnum Opus", em latim).

Lenda & Atribuições

Ao longo da história, criações de pedras filosofais foram atribuídas a várias personalidades, como Paracelsus e Fulcanelli, porém é "inegável" que a lenda mais famosa refere-se a Nicolas Flamel, um alquimista real que viveu no Século XIV. Segundo o mito, Flamel encontrou um antigo livro que continha textos intercalados com desenhos enigmáticos. Porém, mesmo após muito estudá-lo, Flamel não conseguiria entender do que se tratava. Segundo a lenda, ele teria encontrado um sábio judeu em uma estrada em Santiago na Espanha, que fez a tradução do livro, que tratava de cabala e Alquimia, possuindo a fórmula para uma pedra filosofal. Por meio deste livro, Nicholas Flamel teria conseguido fabricar uma pedra filosofal. Segundo a lenda, esta seria a razão da riqueza de Flamel, que inclusive fez várias obras de caridade, adornando-as com símbolos alquímicos. Ao falecer, a casa de Flamel teria sido saqueada por caçadores de tesouros ávidos por encontrar pedras filosofais. A lenda conta que, na realidade, ambos, Flamel e sua esposa, não faleceram, e que em suas tumbas foram encontradas apenas suas roupas no lugar de seus corpos.

Cultura Popular

Existem várias referências às pedra filosofais na cultura popular:

É um poema de António Gedeão: Pedra Filosofal (poema).
É uma canção de Manuel Freire adaptando o poema de António Gedeão.
É um objeto importante na série de livros e filmes Harry Potter;
É citada no livro O Símbolo Perdido de Dan Brown;
É citada na série de anime e mangá Yu-Gi-Oh! GX;
É o tema na série de anime e mangá Fullmetal alchemist
É citada na capa do álbum Rust In Peace, da banda de thrash metal Megadeth;
É citada no livro Grimpow, O Eleito dos Templários, de Rafael Ábalos;
É citada na minissérie Deu A Louca No Tempo, da Rede Globo;
É citada no jogo eletrônico Castlevania: Lament of Innocence;
É citada na série de jogos eletrônicos Valkyrie Profile;
É citada como uma "carta mágica" no jogo eletrônico The Embodiment of Scarlet Devil, da série Touhou Project, usada por Patchouli Knowledge ("Signo dos Cinco Elementos - A Pedra Filosofal");
É citada na série de livros The 39 clues;
É citada no livro O Alquimista, de Paulo Coelho;
É citada no livro Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez;
É citada no jogo eletrônico Tomb Raider: Chronicles;
É citada na introdução da quarta temporada da série Fringe;
É um dos principais elementos da série de anime, mangá e jogos eletrônicos Fullmetal Alchemist, onde é feita de almas humanas.
É citada na série A Mulher Invisível.

Nicolas Flamel (também mencionado nos livro e filme Harry Potter e a Pedra Filosofal)

Nicolas Flamel (Pontoise, 1330 ou 1340 — Paris, 22 de março de 1418) foi um escrivão, copista e vendedor de sucesso francês que ganhou fama de alquimista após seus supostos trabalhos de criação da pedra filosofal. Casado com Dame Perenelle Flamel, segundo a lenda teria fabricado a pedra filosofal, o elixir da longa vida e realizado a transmutação de metais em ouro por meio de um livro misterioso. Em português também é referido como Nicolau Flamel.

Após a morte de seus pais, Flamel foi trabalhar em Paris como escrivão. E em 1364 casou-se com Pernelle, que era viúva. Conseguiu algum dinheiro e passou a dedicar-se ao estudo da alquimia. Nicolau e sua esposa eram católicos devotos. E, com o passar do tempo se tornaram conhecidos pela riqueza e pela filantropia que realizavam, assim como as múltiplas interpretações que davam à alquimia da época.

Obras literárias

Escreveu "O Livro das Figuras Hieroglíficas" em 1399, "O Sumário Filosófico" em 1409 e "Saltério Químico" em 1414.

A Pedra Filosofal

Segundo a lenda, em torno de 1370, Flamel encontrou um antigo livro que continha textos intercalados com desenhos enigmáticos, aparentando hieróglifos. A história de sua vida poderia ser resumida na guarda deste livro, mesmo após muito estudá-lo, Flamel não conseguiria entender do que se tratava. Ainda segundo esta história, ele teria encontrado um sábio judeu em uma estrada em Santiago, na Espanha, que fez a tradução do livro, que se tratava de cabala e alquimia, possuindo a fórmula para a pedra filosofal.

Flamel, a partir de 1380, começou a se dedicar à alquimia prática. Segundo conta-se, conseguiu produzir ouro em torno de 1382 e depois finalmente a transmutação em ouro. Cerca de dez anos mais tarde do início dos experimentos, começou a realizar um grande número de obras de caridade como a construção de hospitais, igrejas, abrigos e cemitérios e os decorar com pinturas e esculturas contendo símbolos alquímicos e muito ouro.

Lenda

A lenda, no entanto, conta que, na realidade, ambos, Flamel e Perrenelle, não morreram, e que em suas tumbas foram encontradas apenas suas roupas em lugar de seus corpos, eles teriam vivido graças ao elixir da longa vida, ao qual, Flamel também teria fabricado.

Flamel deixou um testamento escrito a seu sobrinho, em que revelava os segredos que descobrira sobre a alquimia. O "Testamento de Nicholas Flamel" foi compilado na França no final dos anos 1750 e publicado em Londres em 1806. O documento original foi escrito de próprio punho por Nicholas Flamel em um alfabeto codificado e criptografado que consistia em 96 letras. Um escrivão Parisiense chamado Father Pernetti o copiou e um Senhor de Saint Marc pôde finalmente quebrar o código em 1758.

Foi citado na série de livros Harry Potter como tendo realmente conseguido produzir a pedra filosofal e vivido 665 anos. Ele a teria destruído no final do primeiro livro da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Há menção também em O Código Da Vinci de Flamel tendo sido um dos grão-mestres do Priorado de Sião. Foi citado também em "Os segredos de o imortal Nícolas Flamel". Best Sellers de Michael Scott.

Morte e legado

Flamel morreu em 22 de março de 1418, com mais de 80 anos, e sua casa foi saqueada por caçadores de tesouros e gente ávida por encontrar a pedra filosofal ou receitas concretas para sua preparação.

A casa onde Flamel residiu com sua esposa ainda existe. Ela situa-se na rue de Montmorency, no número 51, sendo a mais antiga casa de pedra da cidade. No andar térreo, hoje encontra-se um restaurante.

Seu nome e o de sua mulher foram dados a ruas próximas do Museu do Louvre, em Paris, em homenagem a eles.

Fonte: Wikipédia -> http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_filosofal ;
                       -> http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolas_Flamel .
Chegasteis até aqui,
Não chegarás mais além.

muito bom, parabéns
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Obrigado cleopatra. Este é um dos assuntos que mais me fascina no mundo da magia e alquimia.
Chegasteis até aqui,
Não chegarás mais além.

Ja agora uma pergunta: sabes qual a diferença entre alquimia , magia, se estão relacionados com a cabala? Sou mera aprendiz
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Alquimia é considerada uma pseudo ciência que contribuiu para a medicina e quimica (wiki); no entanto tem misticismo relacionado porque os alquimistas estudavam a possibilidade de modificar metais,  criar um elixir da vida e a pedra filosofal :) certo? XP

Kabbalah parece-me que é um conjunto de coisas entre as quais ensinamentos e tecnicas para dar sentido ao universo... ne?

Magia é moldar e direcionar energia para um propósito :)

Topico interessante :P ninguém tem uma teoria sobre onde ela pode estar?

Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: LilithP em 18 maio, 2014, 10:02
Alquimia é considerada uma pseudo ciência que contribuiu para a medicina e quimica (wiki); no entanto tem misticismo relacionado porque os alquimistas estudavam a possibilidade de modificar metais,  criar um elixir da vida e a pedra filosofal :) certo? XP

Kabbalah parece-me que é um conjunto de coisas entre as quais ensinamentos e tecnicas para dar sentido ao universo... ne?

Magia é moldar e direcionar energia para um propósito :)

Topico interessante :P ninguém tem uma teoria sobre onde ela pode estar?

Blessed be

Pegando em tudo isto posso dizer que praticamente se pode considerar que todos os cientistas actuais são como que descendentes dos alquimistas. Os alquimistas faziam experiências para conseguir transformar uma coisa, ou um conjunto de coisas, em algo novo. Daí a sua grande e interminante busca pela tão conhecida Pedra Filosofal. A alquimia começou a ter relações com a magia através da Pedra, devido a todo o misticismo e ao tão famoso Elixir da Vida. No entanto, enquanto uns defendiam a sua procura e utilização para a criação de ouro e riqueza, outros defendiam o seu uso para fins medicinais, pois acreditava-se, e ainda hoje se defende, que o Elixir da Vida, era apenas um dos vários elixires que era possível criar com a Pedra. No entanto, outros repudiavam a procura da Pedra, porque acreditavam que esse Elixir era uma afronta á vontade de Deus. Na verdade, a tabela periódica como a conhecemos hoje (á excepção de todos os elementos existentes criados pelo homem), foi criada e os elementos descobertos pelos alquimistas, e não pelos cientistas de hoje, devido a todas as experiências efectuadas em busca, muitas vezes, da pedra filosofal. Muitas experiências acabaram também em mortes e destruição total de muitos sobrescritos de alquimia.

A magia, como a LilithP tão bem colocou, é isso mesmo. Moldagem e direcionamento de energia com um propósito. De Kabbalah, não percebo, peço desculpa.

Tal como já disse anteriormente num outro tópico que me levou a criar este, reza a lenda que a Pedra Filosofal estaria a ser usada como fundação de uma muralha de um castelo na Escócia, mas por alguma razão não encontro essa lenda. A Pedra estaria lá, e não seria vermelha mas sim cinzenta, como uma pedra de muralha normal, e só seria possível encontrá-la ao tocar com um metal normal na pedra, pois este tornar-se-ia ouro instantaneamente devido ao poder "mágico" da Pedra. Um dos mitos, é que a pedra estaria de facto numa parede do Castelo de Loch Ness (sabem, aquele do monstrinho, o Nessy), mas nunca foi confirmado esse mito e essa lenda, tendo caído praticamente no esquecimento. Mas ainda estou a tentar encontrar essa lenda. Um dos mitos, liga a Pedra directamente ao Santo Graal.
Chegasteis até aqui,
Não chegarás mais além.

sofiagov
excelente tópico.  :)

Ninfa
Adoro este tema. Muito bom.


Muito bom. Provavelmente andam ou andaram a tocar na muralha com metal para ver xP
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: LilithP em 19 maio, 2014, 09:37
Muito bom. Provavelmente andam ou andaram a tocar na muralha com metal para ver xP

É engraçado que fales nisso. Numa banda desenhada do Tio Patinhas, ele de facto anda com um ferro na mão a tocar em tudo o que é pedra da muralha, para espanto dos sobrinhos, e de facto encontra a pedra. Não me lembro é como termina a história, mas creio que ele tinha comprado ou acaba por comprar o castelo e marca a pedra de forma a poder transformar em ouro todos os metais que encontra, de forma a recuperar a "perda" no castelo e aumentar a sua riqueza. A versão pato, do avarento Scrooge, no entanto, não partilha nada com o sobrinho, mas alivia-o das suas dívidas para com ele.
Chegasteis até aqui,
Não chegarás mais além.

;D o Tio Patinhas irritava-me quando era pequena ;D

Bora fazer como ele! :P Ja nao temos de roubar o Vaticano
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: LilithP em 19 maio, 2014, 11:34
;D o Tio Patinhas irritava-me quando era pequena ;D

Bora fazer como ele! :P Ja nao temos de roubar o Vaticano

Boa sorte.  ;D >:D
Chegasteis até aqui,
Não chegarás mais além.

Acrescento à cultura popular:

É uma pedra que existe escondida no Monte da Lua e só será revelada à Alexandra Solnado!  ;D
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

* Riso á Tio Patinhas*

QUÁQUÁQUÁQUÁQUÁ
Chegasteis até aqui,
Não chegarás mais além.