Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Umbanda, os espiritos de luz precisam de velas, charutos e cachaça?
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 17.884 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Moreno Wilson em 13 maio, 2014, 19:51
Ola meu amigo coenuno, sobre polaridades eu não sei sobre essa questão e sobre videncia graças a Deus e não tenho é perigoso ver o plano astral.
Gostaria de dizer que a maioria dos umbandistas são pessoas boas, corretas, virtuosas e caridosas, praticam o bem e as virtudes, os umbandistas são pessoas dignas que merecem todo o nosso respeito.
A umbanda é uma religião bacana, positiva e bonita, eu respeito a sagrada Umbanda branca.
O mais importante é agente seguir o caminho da paz, da fraternidade, da caridade e da honestidade, temos que promover o bem e o amor, vamos nos iluminar nos ensinamentos do Mestre Jesus.
Salve as forças luminosas da umbanda, salve seus guias de luz, salve meus amigos umbandistas, salve a Luz do Cristo Jesus.
A minha intenção não é escurecer e sim debater e focar, somente isso.
Que todos os umbandistas tenham muita saúde, paz e vitórias matérias e espirituais.
Salve a Umbanda, salve suas forças de luz.
Mais isso não impede de analisarmos certas praticas, o importante é raciocinar.
Wilson Moreno na busca da Verdade

Impressionante, falou... Digo, escreveu, finalmente!

Dei um gosto por isso, quanto ao conteúdo do post... Hummm, não me convence muito, mas enfim! Só não digo "salvé a Luz do Cristo Jesus" porque ainda não consegui confirmar se de facto existiu.
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

A minha intenção é analisar ideias, praticas, princípios, somente isso.
Eu não estou analisando pessoas e nem Religião.
Toda Religião é respeitável, quando promove o Bem, a caridade, a elevação moral e as virtudes.
Religião que promove desregramentos morais não é religião.
Sacrifícios de pobres animais, o uso de bebidas alcoólicas, cigarros, charutos vai promover o que de bom e útil???
Eu estou analisando praticas.

Citação de: Moreno Wilson em 16 maio, 2014, 01:34
A minha intenção é analisar ideias, praticas, princípios, somente isso.
Eu não estou analisando pessoas e nem Religião.
Toda Religião é respeitável, quando promove o Bem, a caridade, a elevação moral e as virtudes.
Religião que promove desregramentos morais não é religião.
Sacrifícios de pobres animais, o uso de bebidas alcoólicas, cigarros, charutos vai promover o que de bom e útil???
Eu estou analisando praticas.


Para minha pessoa quando analisamos os princípios e práticas  de uma religião estamos observando características básicas do principio religioso da religião analisada, se isto não é analisar a característica religiosa e suas bases, desculpa minha ignorância sobre o assunto, é para minha pessoa analisar a religião.  ::) 

Estou errado?  :-[
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Citação de: marypaulla em 04 maio, 2014, 20:42
Pois é...
Eu não teria o menor problema em receber um passe magnético de um médium que fuma e bebe, mas pelos vistos serei só eu. Uma coisa é beber socialmente outra coisa é embriagar-se.
Com toda a certeza domina a matéria muito melhor que eu e poderá explicar-me porquê.
Um médium que bebe uma bebida á refeição e fuma um cigarro com o café. Será essa atitude que revela a sua conduta? Ou será antes a sua solidariedade e o seu amor ao próximo?
Esta é uma das coisas que não entendo na doutrina espirita, a outra é a presunção de que apenas os espíritos presentes no Centro espirita são evoluídos ou elevados. Quem avalia? Sabemos tão pouco...



Posso falar de experiência própria,sou espírita mas já fiz parte de um centro espírita,seguiamos Alan Kardec,mas...e com grande orgulho recebiamos pretos velhos,caboclos,ciganas etc.eu própria não fumo,não bebo e tenho guias da esquerda que quando descem para fazer boas acções fumo charuto  e bebo  vinho.e garanto que soprasse ao balão numa operação stop que dá zero,porque sao necessidades dos espíritos,que lá porque erraram no passado,nest momento com os seus vícios ajudam muitos desencarnados e encarnados.adoro   umbanda assim como espiritismo.E não podemos dizer que  a umbanda  não  existem espiritos de luz,todos os que praticam o bem sao todos iluminados
;)aify

Amigo Riclif e amigo Wilson.

Deixo aqui isto só para relembrar velhos tempos. 🍷

Saravá




Citação de: coenuno em 06 maio, 2014, 23:01
Saudações.

Após uma pequena pesquisa pela rede, foi fácil concluir que o nosso amigo Wilson doutrina a torto e a direito a sua doutrina, até mesmo aos seus irmãos espiritas. Pelo que transcreverei a resposta dada pelo Sr. Leonardo Montes, Espirita.

"Espíritos da Umbanda podem se manifestar nos Centros Espíritas?

Antes de tudo, porém, é preciso esclarecer que não há isso de espíritos da Umbanda e espíritos do Espiritismo. Espíritos são espíritos e manifestam-se onde quiserem.

Eu já escutei dezenas de versões dessa história de que no terreiro o espírito se manifesta como preto-velho e Dr. no Centro Espírita, pois os Espíritas não aceitariam a manifestação de preto-velhos por preconceito.

Sinceramente, acho que isso é um mito que muitos Umbandistas repetem (eu já ouvi isso num terreiro de Umbanda, mas em mais de uma década em vários centros eu NUNCA vi isso acontecer).

Acontece que a Umbanda trabalha com arquétipos e um deles é o preto-velho. É ingenuidade pensar que o preto-velho seja o espírito de um negro e ex-escravo. Ele pode ter sido escravo, médico, dentista, lixeiro, etc. Quando um espírito se manifesta como preto-velho ele apenas está identificando a qual falange espiritual de trabalho ele pertence e isso é válido somente na Umbanda, sendo muito mais parte do RITO religioso (dos encarnados), do que uma necessidade do espírito em se manifestar.

No Espiritismo não se usa nada disso. O espírito se manifesta dando o nome que ele quiser. Contudo, a Umbanda, assim como o Candomblé, não tem muito interesse em estabelecer uma relação de contato direta com os espíritos familiares, preferindo as consultas com guias e instrutores. Já no Espiritismo o processo é o inverso e o contato com familiares é muito intenso, dai a necessidade do espírito se manifestar com seu nome.

Todos os espíritos podem se manifestar nos Centros Espíritas e não há vedação alguma quanto a isso. O problema é que, na tentativa de umbandizar o Espiritismo, muitos julgam por preconceito o fato dos dirigentes não aceitarem – não a manifestação do espírito que se identifica como preto velho (que, repito, eu nunca vi dentro de nenhum centro em mais de uma década) -, mas a todos os trejeitos, maneirismos e apetrechos ritualísticos que se usa na Umbanda. Isso precisa ficar claro.

O que os dirigentes vedam (ou vedariam, por que acho que isso acontece é muito mais exceção do que regra), não a manifestação desses espíritos, mas o fato de não se aceitar no espiritismo toda a ritualística que se usa na Umbanda. Simples assim.

Se um espírito quer se manifestar num Centro Espírita e usar elementos como álcool, cigarros, folhas e ervas; se ele quer fazer uma gira, um ponto riscado ou ponto cantado, ele certamente está equivocado e errou de endereço. Não se trata de preconceito, é simples coerência doutrinária. Todos esses apetrechos ritualísticos não fazem parte do Espiritismo. Portanto, por que os centros deviriam aceitá-los?

Como espírito, repito, ele poderia se identificar como quisesse. Poderia usar seu nome, uma alegoria, um pseudônimo. Poderia se manifestar no Espiritismo, na Umbanda, no Catimbó, etc.


Obs.: É preciso considerar, contudo, que uma boa parte dos espíritas não entende muito sobre a Umbanda e pelo fato de verem nas giras Umbandistas uma série de rituais que não entendem, logo concluem que se trata de espíritos inferiores. Ledo engano."

"
Olá, Wilson. Grato pelo seu comentário.

Eu não vou me alongar. Acredito que já respondi muitos desses pontos anteriormente, mas parece que você não os leu. A mistura que você faz das coisas é quase alucinógena, desculpe a franqueza. Mas, como havia dito anteriormente, compete aos Umbandistas defender a Umbanda e meu foco é o Espiritismo.

Interessante você citar Ramatís, o rei a pseudociência espírita (exceto se você considerar que o mundo acabou mesmo em 2000) e criticar tão veementemente os trabalhos Umbandistas.

Bom, acho que uma coisa que me esforcei para deixar claro é que Espiritismo e Umbanda são coisas distintas. Vários fundamentos Umbandistas não são aceitos pelo Espiritismo. Entretanto, daí inferir que suas manifestações sejam práticas de espíritos inferiores não é apenas preconceito, é puro non-sense mesmo. Lamentável.

Fiquemos por aqui, abraço.
"



Eu já havia encerrado o assunto, Wilson. Mas, como você insiste, voltarei atrás. Mas, essa provavelmente será minha última resposta, talvez esclareça algum leitor futuro. Vou focar no seu primeiro comentário, pois os outros são basicamente repetições.

1) Em momento algum neste blog (eu te desafio a prová-lo) foi postado que: Umbanda seja Espiritismo; que se deve misturar ambas. Este blog, acredito, é um dos poucos que ainda existem na atividade prezando pela coerência doutrinária acima de tudo. Eu tenho alguns posts sobre Umbanda, que admiro muito, justamente para desmistificar essa ideia de que Umbanda é um tipo de Espiritismo. Contudo, eu conheço a Umbanda e nutro por ela bastante respeito. Trata-se de uma religião admirável, para quem a conhece, claro...

2) Nós não usamos os mesmos elementos, roupas ou ritualísticas da Umbanda. E não usamos isso porque não vemos necessidade. Isso é óbvio e todo espírita sabe disso. Contudo, uma coisa é entender o motivo pelo qual não usamos, outra, bem diferente, é achar que isso seja tolice ou coisa de espírito atrasado;

Normalmente, os espíritos que se manifestam na Umbanda não são nossos entes queridos. São espíritos que abdicam da sua identidade (adotando um nome alegórico) para realizar um trabalho. Assim, esses espíritos não se manifestam pedindo cigarro ou bebida por que QUEREM beber ou fumar. Eles fazem uso de alguns destes elementos para realizar um trabalho espiritual, conforme a crença Umbandista.

Entenda de uma vez, Wilson. Você não precisa acreditar que essas práticas possuem alguma eficácia, mas pare de dizer que esses espíritos são inferiores e querem apenas beber e fumar. É tolice repetir isso. Você não precisa ter o mesmo credo do Umbandista, mas pelo menos entenda o fundamento das suas práticas!

3) Na Umbanda tradicional não se faz sacrifícios de animais. Eu já disse e estou repetindo mais uma vez... Agora, outro ponto: existem muitos pontos do ritual religioso que pertencem mais aos homens do que aos espíritos. A Umbanda é uma religião ritualizada (e um ritual muito bonito, diga-se), ela tem uma forma para começar e para acabar, variando de casa para casa, e normalmente conforme a crença daqueles que fundaram os trabalhos. Por isso cada terreiro é diferente.

De igual forma, as oferendas possuem um valor simbólico. Existe um famoso conto: "Um Umbandista foi ao túmulo do seu ente querido levar um prato de sua comida favorita. Um católico que estava no túmulo ao lado deixando flores, olhou aquilo e disse: – Olha, me diz quando seu parente vai vir comer essa comida? – ao que o Umbandista respondeu: – no dia que seu parente vier pegar essas flores". Entendeu a essência da coisa? O Umbandista não faz oferenda para acalmar os deuses e coisas do tipo, mas por um ato de respeito, veneração... Aqui, eu novamente repito: você não precisa acreditar nestas coisas, mas pelo menos entenda seu fundamento... Pare de dizer que é coisa de espírito atrasado...

"É um bando de Vampiros, isso que eles são". Eu me envergonho de pensar que um espírita seja capaz de pensar isso sobre a crença do outro. Não precisa aceitá-la, não precisa acreditar nela, mas por quê desmerecê-la, assim? Você já foi em algum terreiro? Eu me recuso a acreditar que você tenha ido ver in loco e lá tenha se deparado com algo que pudesse fazer você pensar isso...

São centenas, milhares de relatos de pessoas que se beneficiaram dentro de um Terreiro. Será que espíritos tão inferiores seriam capazes disso? Preconceito, puro e simples, é disso que se trata essa frase e que, espero, você reveja depois de ler este meu comentário.

Por fim, quando você diz que os espíritos que se manifestam como caboclos estão apegados à sua última encarnação, eu sinto forte que você nem sequer leu meu comentário anterior sobre isso. Mas, repito (embora para entender bem você precise ler mais). A Umbanda trabalha com arquétipos. Um deles é o do Caboclo. Quando se manifesta um caboclo, isso não quer dizer que tenha sido um índio ou descendente de índio, ok? Pode ter sido um padre, um professor, um médico, etc. Ele apenas quer dizer que faz parte das muitas legiões de espíritos afins que usam este nome, ok? Ele abdica da sua identidade pessoal.

Aqui, repito de novo: Você não é obrigado a acreditar nisso, mas não diga que são espíritos inferiores... Há poucos dias eu fui num terreiro (e espero que você não seja daqueles que pensa que espírita só pode ir em centro, por que eu me dou a liberdade de ir viver as coisas e não apenas acreditar no que me dizem...) e lá recebi um passe de um Caboclo. Eu suei terrivelmente, senti muito sono e quando acordei no outro dia estava renovado, me sentindo muito bem disposto. Foi um efeito físico ali, na minha frente. Você pode não acreditar, mas é real. Será que isso é mesmo coisa de espírito inferior?

4) Tudo que você disse nesse item eu concordo e acredito que os Umbandistas também concordariam.

5) Eu também concordo com este item e acho que os Umbandistas também concordariam. Antigamente, era comum vermos Umbandistas se dizerem Espíritas, mas isso tem uma explicação história (vide o livro A História da Umbanda, de Alexandre Cumino). Hoje em dia, porém, existe uma pelo cultural e identitário muito forte na Umbanda para se definirem apenas como Umbandistas.

6) Eu nunca vi um espírito dentro do terreiro usar linguagem vulgar, dar ordens, querer se impor, se melindrar de ser questionado, etc. Todas às vezes em que busquei um terreiro fui muito bem recebido, tanto pelas pessoas, quanto pelos espíritos, que conversavam de igual para igual e em várias dessas ocasiões obtive respostas muito precisas bem como auxílio espiritual muito eficaz.

Portanto, as coisas que você pensa que encontrará num terreiro, simplesmente não existem.

7) Aqui também concordo e creio que os Umbandistas concordariam também.
Para finalizar, Wilson... Com toda sinceridade, sua descrição sobre o que é a Umbanda parece vir de contos infantis, como os que eu também escutava. A Umbanda é uma religião muito bonita e que merece nosso respeito. Quase tudo que você escreveu sobre ela está errado. Já que isso te incomoda tanto, por que não aplica o mesmo ardor em estudar Kardec para estudá-la? Você vai se surpreender...
Eu não sou Umbandista, não acredito em orixá, não uso branco, não vejo necessidade dos espíritos usarem arquétipos, não uso fumo, não bebo, e não acho isso relevante. Isso, porém, é o que eu creio. Entretanto, respeito profundamente a prática Umbandista. Por que é que tenho que meter o pau naquilo que eu nem sequer sou partidário?
Outra coisa que você se esqueceu: mediunidade é só em centro espírita? Não. Mediunidade está em toda parte. Embora eu acredite que boa parte do ritual Umbandista (aos meus olhos espíritas) sejam desnecessários, isso não quer dizer que ali não possa haver um fato mediúnico, real, autêntico e há! Eu já os presenciei!
Bom, eu encerro por aqui o assunto. Como disse, cabe aos Umbandistas defenderem a Umbanda, e se você observar este blog ele nunca quis juntar Umbanda e Espiritismo, pelo contrário, visa esclarecer as diferenças, mas de uma maneira respeitosa e honesta.
Obs.: Se possível, favor evite escrever textos tão longos. É repetitivo."


 
 
 


Fonte:estudoespirita.org

E penso que depois deste comentário está tudo dito.

Lancelot