Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Umbanda, os espiritos de luz precisam de velas, charutos e cachaça?
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 17.885 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
coenuno
Meu caro Wilson, esses relatos nada trazem de novo ao assunto. Até porque não se pode provar a sua veracidade. Estão assinados com um unico nome. Podem muito bem ser forjados. Relatos desse genero existem aos milhares. Eu poderia postar aqui outros tantos a contradizer o que diz. A Iurd tem inúmeros destes, basta só adapta-los.

E já agora porque não responde àsminhas questões? Não sabe responder? Não quer? Ou tem medo de responder?   

Obrigado.

#31
Ou não sabe...

coenuno
Saudações.

Após uma pequena pesquisa pela rede, foi fácil concluir que o nosso amigo Wilson doutrina a torto e a direito a sua doutrina, até mesmo aos seus irmãos espiritas. Pelo que transcreverei a resposta dada pelo Sr. Leonardo Montes, Espirita.

"Espíritos da Umbanda podem se manifestar nos Centros Espíritas?

Antes de tudo, porém, é preciso esclarecer que não há isso de espíritos da Umbanda e espíritos do Espiritismo. Espíritos são espíritos e manifestam-se onde quiserem.

Eu já escutei dezenas de versões dessa história de que no terreiro o espírito se manifesta como preto-velho e Dr. no Centro Espírita, pois os Espíritas não aceitariam a manifestação de preto-velhos por preconceito.

Sinceramente, acho que isso é um mito que muitos Umbandistas repetem (eu já ouvi isso num terreiro de Umbanda, mas em mais de uma década em vários centros eu NUNCA vi isso acontecer).

Acontece que a Umbanda trabalha com arquétipos e um deles é o preto-velho. É ingenuidade pensar que o preto-velho seja o espírito de um negro e ex-escravo. Ele pode ter sido escravo, médico, dentista, lixeiro, etc. Quando um espírito se manifesta como preto-velho ele apenas está identificando a qual falange espiritual de trabalho ele pertence e isso é válido somente na Umbanda, sendo muito mais parte do RITO religioso (dos encarnados), do que uma necessidade do espírito em se manifestar.

No Espiritismo não se usa nada disso. O espírito se manifesta dando o nome que ele quiser. Contudo, a Umbanda, assim como o Candomblé, não tem muito interesse em estabelecer uma relação de contato direta com os espíritos familiares, preferindo as consultas com guias e instrutores. Já no Espiritismo o processo é o inverso e o contato com familiares é muito intenso, dai a necessidade do espírito se manifestar com seu nome.

Todos os espíritos podem se manifestar nos Centros Espíritas e não há vedação alguma quanto a isso. O problema é que, na tentativa de umbandizar o Espiritismo, muitos julgam por preconceito o fato dos dirigentes não aceitarem – não a manifestação do espírito que se identifica como preto velho (que, repito, eu nunca vi dentro de nenhum centro em mais de uma década) -, mas a todos os trejeitos, maneirismos e apetrechos ritualísticos que se usa na Umbanda. Isso precisa ficar claro.

O que os dirigentes vedam (ou vedariam, por que acho que isso acontece é muito mais exceção do que regra), não a manifestação desses espíritos, mas o fato de não se aceitar no espiritismo toda a ritualística que se usa na Umbanda. Simples assim.

Se um espírito quer se manifestar num Centro Espírita e usar elementos como álcool, cigarros, folhas e ervas; se ele quer fazer uma gira, um ponto riscado ou ponto cantado, ele certamente está equivocado e errou de endereço. Não se trata de preconceito, é simples coerência doutrinária. Todos esses apetrechos ritualísticos não fazem parte do Espiritismo. Portanto, por que os centros deviriam aceitá-los?

Como espírito, repito, ele poderia se identificar como quisesse. Poderia usar seu nome, uma alegoria, um pseudônimo. Poderia se manifestar no Espiritismo, na Umbanda, no Catimbó, etc.


Obs.: É preciso considerar, contudo, que uma boa parte dos espíritas não entende muito sobre a Umbanda e pelo fato de verem nas giras Umbandistas uma série de rituais que não entendem, logo concluem que se trata de espíritos inferiores. Ledo engano."

"
Olá, Wilson. Grato pelo seu comentário.

Eu não vou me alongar. Acredito que já respondi muitos desses pontos anteriormente, mas parece que você não os leu. A mistura que você faz das coisas é quase alucinógena, desculpe a franqueza. Mas, como havia dito anteriormente, compete aos Umbandistas defender a Umbanda e meu foco é o Espiritismo.

Interessante você citar Ramatís, o rei a pseudociência espírita (exceto se você considerar que o mundo acabou mesmo em 2000) e criticar tão veementemente os trabalhos Umbandistas.

Bom, acho que uma coisa que me esforcei para deixar claro é que Espiritismo e Umbanda são coisas distintas. Vários fundamentos Umbandistas não são aceitos pelo Espiritismo. Entretanto, daí inferir que suas manifestações sejam práticas de espíritos inferiores não é apenas preconceito, é puro non-sense mesmo. Lamentável.

Fiquemos por aqui, abraço.
"



Eu já havia encerrado o assunto, Wilson. Mas, como você insiste, voltarei atrás. Mas, essa provavelmente será minha última resposta, talvez esclareça algum leitor futuro. Vou focar no seu primeiro comentário, pois os outros são basicamente repetições.

1) Em momento algum neste blog (eu te desafio a prová-lo) foi postado que: Umbanda seja Espiritismo; que se deve misturar ambas. Este blog, acredito, é um dos poucos que ainda existem na atividade prezando pela coerência doutrinária acima de tudo. Eu tenho alguns posts sobre Umbanda, que admiro muito, justamente para desmistificar essa ideia de que Umbanda é um tipo de Espiritismo. Contudo, eu conheço a Umbanda e nutro por ela bastante respeito. Trata-se de uma religião admirável, para quem a conhece, claro...

2) Nós não usamos os mesmos elementos, roupas ou ritualísticas da Umbanda. E não usamos isso porque não vemos necessidade. Isso é óbvio e todo espírita sabe disso. Contudo, uma coisa é entender o motivo pelo qual não usamos, outra, bem diferente, é achar que isso seja tolice ou coisa de espírito atrasado;

Normalmente, os espíritos que se manifestam na Umbanda não são nossos entes queridos. São espíritos que abdicam da sua identidade (adotando um nome alegórico) para realizar um trabalho. Assim, esses espíritos não se manifestam pedindo cigarro ou bebida por que QUEREM beber ou fumar. Eles fazem uso de alguns destes elementos para realizar um trabalho espiritual, conforme a crença Umbandista.

Entenda de uma vez, Wilson. Você não precisa acreditar que essas práticas possuem alguma eficácia, mas pare de dizer que esses espíritos são inferiores e querem apenas beber e fumar. É tolice repetir isso. Você não precisa ter o mesmo credo do Umbandista, mas pelo menos entenda o fundamento das suas práticas!

3) Na Umbanda tradicional não se faz sacrifícios de animais. Eu já disse e estou repetindo mais uma vez... Agora, outro ponto: existem muitos pontos do ritual religioso que pertencem mais aos homens do que aos espíritos. A Umbanda é uma religião ritualizada (e um ritual muito bonito, diga-se), ela tem uma forma para começar e para acabar, variando de casa para casa, e normalmente conforme a crença daqueles que fundaram os trabalhos. Por isso cada terreiro é diferente.

De igual forma, as oferendas possuem um valor simbólico. Existe um famoso conto: "Um Umbandista foi ao túmulo do seu ente querido levar um prato de sua comida favorita. Um católico que estava no túmulo ao lado deixando flores, olhou aquilo e disse: – Olha, me diz quando seu parente vai vir comer essa comida? – ao que o Umbandista respondeu: – no dia que seu parente vier pegar essas flores". Entendeu a essência da coisa? O Umbandista não faz oferenda para acalmar os deuses e coisas do tipo, mas por um ato de respeito, veneração... Aqui, eu novamente repito: você não precisa acreditar nestas coisas, mas pelo menos entenda seu fundamento... Pare de dizer que é coisa de espírito atrasado...

"É um bando de Vampiros, isso que eles são". Eu me envergonho de pensar que um espírita seja capaz de pensar isso sobre a crença do outro. Não precisa aceitá-la, não precisa acreditar nela, mas por quê desmerecê-la, assim? Você já foi em algum terreiro? Eu me recuso a acreditar que você tenha ido ver in loco e lá tenha se deparado com algo que pudesse fazer você pensar isso...

São centenas, milhares de relatos de pessoas que se beneficiaram dentro de um Terreiro. Será que espíritos tão inferiores seriam capazes disso? Preconceito, puro e simples, é disso que se trata essa frase e que, espero, você reveja depois de ler este meu comentário.

Por fim, quando você diz que os espíritos que se manifestam como caboclos estão apegados à sua última encarnação, eu sinto forte que você nem sequer leu meu comentário anterior sobre isso. Mas, repito (embora para entender bem você precise ler mais). A Umbanda trabalha com arquétipos. Um deles é o do Caboclo. Quando se manifesta um caboclo, isso não quer dizer que tenha sido um índio ou descendente de índio, ok? Pode ter sido um padre, um professor, um médico, etc. Ele apenas quer dizer que faz parte das muitas legiões de espíritos afins que usam este nome, ok? Ele abdica da sua identidade pessoal.

Aqui, repito de novo: Você não é obrigado a acreditar nisso, mas não diga que são espíritos inferiores... Há poucos dias eu fui num terreiro (e espero que você não seja daqueles que pensa que espírita só pode ir em centro, por que eu me dou a liberdade de ir viver as coisas e não apenas acreditar no que me dizem...) e lá recebi um passe de um Caboclo. Eu suei terrivelmente, senti muito sono e quando acordei no outro dia estava renovado, me sentindo muito bem disposto. Foi um efeito físico ali, na minha frente. Você pode não acreditar, mas é real. Será que isso é mesmo coisa de espírito inferior?

4) Tudo que você disse nesse item eu concordo e acredito que os Umbandistas também concordariam.

5) Eu também concordo com este item e acho que os Umbandistas também concordariam. Antigamente, era comum vermos Umbandistas se dizerem Espíritas, mas isso tem uma explicação história (vide o livro A História da Umbanda, de Alexandre Cumino). Hoje em dia, porém, existe uma pelo cultural e identitário muito forte na Umbanda para se definirem apenas como Umbandistas.

6) Eu nunca vi um espírito dentro do terreiro usar linguagem vulgar, dar ordens, querer se impor, se melindrar de ser questionado, etc. Todas às vezes em que busquei um terreiro fui muito bem recebido, tanto pelas pessoas, quanto pelos espíritos, que conversavam de igual para igual e em várias dessas ocasiões obtive respostas muito precisas bem como auxílio espiritual muito eficaz.

Portanto, as coisas que você pensa que encontrará num terreiro, simplesmente não existem.

7) Aqui também concordo e creio que os Umbandistas concordariam também.
Para finalizar, Wilson... Com toda sinceridade, sua descrição sobre o que é a Umbanda parece vir de contos infantis, como os que eu também escutava. A Umbanda é uma religião muito bonita e que merece nosso respeito. Quase tudo que você escreveu sobre ela está errado. Já que isso te incomoda tanto, por que não aplica o mesmo ardor em estudar Kardec para estudá-la? Você vai se surpreender...
Eu não sou Umbandista, não acredito em orixá, não uso branco, não vejo necessidade dos espíritos usarem arquétipos, não uso fumo, não bebo, e não acho isso relevante. Isso, porém, é o que eu creio. Entretanto, respeito profundamente a prática Umbandista. Por que é que tenho que meter o pau naquilo que eu nem sequer sou partidário?
Outra coisa que você se esqueceu: mediunidade é só em centro espírita? Não. Mediunidade está em toda parte. Embora eu acredite que boa parte do ritual Umbandista (aos meus olhos espíritas) sejam desnecessários, isso não quer dizer que ali não possa haver um fato mediúnico, real, autêntico e há! Eu já os presenciei!
Bom, eu encerro por aqui o assunto. Como disse, cabe aos Umbandistas defenderem a Umbanda, e se você observar este blog ele nunca quis juntar Umbanda e Espiritismo, pelo contrário, visa esclarecer as diferenças, mas de uma maneira respeitosa e honesta.
Obs.: Se possível, favor evite escrever textos tão longos. É repetitivo."


 
 
 


Fonte:estudoespirita.org

E penso que depois deste comentário está tudo dito.

Lancelot

Citação de: coenuno em 06 maio, 2014, 16:37
Meu caro Wilson, esses relatos nada trazem de novo ao assunto. Até porque não se pode provar a sua veracidade. Estão assinados com um unico nome. Podem muito bem ser forjados. Relatos desse genero existem aos milhares. Eu poderia postar aqui outros tantos a contradizer o que diz. A Iurd tem inúmeros destes, basta só adapta-los.

E já agora porque não responde às minhas questões? Não sabe responder? Não quer? Ou tem medo de responder?   

Obrigado.

Anda à procura de um copy/Paste que se adeqúe!

O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

#34
Já que o nosso colega de fórum Moreno Wilson acredita que tudo que esta em livros devemos acreditar, trago citação de um livro, esta é uma contribuição.
Não sou adepto de nenhuma destas religiões.
Mas esta citação não é para dizer quem esta certo ou errado, pois para minha pessoa livros são apenas informações que podem ser contestadas, mas não julgadas, e cabe ao leitor através de sua historia (ou evolução) de vida fazer esta informação gerar conhecimento, não doutrina.
MÉDIUNS ESPÍRITAS X UMBANDISTA
DIFERENÇA ENTRE MÉDIUNS ESPÍRITAS E UMBANDISTAS
É ainda em relação com o exposto, vamos proceder a certo confronto sobre a natureza vibratória dos médiuns puramente adaptados no astral para função mediúnica na corrente kardecista e os adaptados, nesse mesmo astral, para a corrente umbandista...
Entre um e outro há uma diferença vibratória mediúnica considerável. Senão, vejamos:
O médium kardecista (ou qualquer outro, de qualquer setor, que não seja de Umbanda) dentro da lei de afinidade, de ação e reação mediúnica, foi adaptado tão-somente para ser um veículo dos espíritos daquela faixa, isto é, com um plano de ação funcional circunscrito ao sistema empregado por essa corrente, o qual é limitado ou seja: ali não há Magia ou forças mágicas específicas postas em ação; ali não há terapêutica vegeto-astromagnética (defumações, banhos) como condição indispensável; ali não há cabalismo, ou o uso de sinais riscados; ali não há ação mágica entre forças visíveis e invisíveis, por via de oferendas, preceitos, trabalhos etc., ali não há obrigações ou responsabilidades em reação com sítios de reajustamentos vibratórios, assim como mar, praia, cachoeira, mata, rio, bosque,campos, encruzilhadas etc; ali não se joga com as forças em reação com a influência dos astros ou astrologia esotérica; enfim ali não há preceitos, "amacys" especiais,batismos de lei, sobre médiuns ou pessoas iniciandas; ali não se cuida de talismã,oração cabalística, preparo e "desmancho" de certos trabalhos oriundos de baixamagia; ali não se dá seqüência a pedidos ou benefícios de ordem humana ou material, por via da ação específica de forças ou de elementos adrede preparados; não há rituais ou liturgia em função de sistemas particulares ou gerais...
Portanto - a condição de ser médium da faixa kardecista não exigiu dessa criatura uma adaptação ou uma manipulação toda especial de acréscimo energético desde "lá em cima, até cá embaixo"...
Ele - o médium kardecista - não foi especialmente manipulado para receber caboclos, pretos-velhos etc., entidades fortes, magos afeitos às lides da Magia e dos quais não é um vinculo afim, e nem vai também, por força de sua condição vibratória mediúnica, lidar com Exus, demandas ou forças contundentes originárias do astral-inferior e um sem-número de coisas mais que é desnecessário citar aqui...
Então, fica patente que a adaptação que recebeu foi para funcionar como simples veículo, dentro de condições que podemos dizer assim como de "normalidade funcional mediúnica"...
Não é que os genuínos médiuns umbandistas tenham essa função "anormal";compreenda-se, estamos usando termos comparativos ou acessíveis à maioria dos entendimentos, porque, já o dissemos, receberam ou recebem como acréscimo energético uma manipulação especial, adequada às funções ou ao meio em que vai atuar ou exercer a mediunidade...
Assim, não tem cabimento essa doutrina de se dizer que o médium tanto é de lá como de cá... Isso é erro ou ignorância... Não devem fazer isso, podem "estourar" o médium que é daquele campo vibratório (kardecista), a não ser que esteja por lá...por engano ou por não ter achado ainda seu caminho certo.
Agora, qualquer verdadeiro médium da corrente de Umbanda, pode funcionar nas sessões kardecistas, sem o menor abalo vibratório, porque a sua adaptação energética, sendo de acréscimo, supera tudo o que por ali possa acontecer...
Mas - se duvidam, tirem um genuíno médium kardecista de suas sessões de mesa e o coloquem nas sessões de terreiro, debaixo de pontos-cantados,defumadores etc., para ver o que lhe pode acontecer!
FONTE: LIVRO SEGREDOS DE MAGIA DA UMBANDA E KIMBANDA
AUTOR: W.W. MATA E SILVA



Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Devemos questionar ou aceitar as coisas sem exame???

Vejamos as observações do Mestre Allan Kardec, que se encontra na obra O Livro dos Mediuns.

1)Submetendo-se todas as comunicações a rigoroso exame, sondando e analisando suas idéias e expressões, como se faz ao julgar uma obra literária – e rejeitando sem hesitação tudo o que for contrário à lógica e ao bom senso, tudo o que desmente o caráter do Espírito que se pensa estar manifestando, — consegue-se desencorajar os Espíritos mistificadores que acabam por se afastar, desde que se convençam de que não podem nos enganar.

Repetimos que este é o único meio, mas é infalível porque não existe comunicação má que resista a uma crítica rigorosa. Os Espíritos bons jamais se ofendem, pois eles mesmos nos aconselham a proceder assim e nada têm a temer do exame. Somente os maus se melindram e procuram dissuadir-nos, porque têm tudo a perder. E por essa mesma atitude provam o que são.

Eis o conselho dado por São Luís a respeito:

"Por mais legítima confiança que vos inspirem os Espíritos dirigentes os vossos trabalhos, há uma recomendação que nunca seria demais repetir e que deveis ter sempre em mente aos vos entregar aos estudos: a de pensar e analisar, submetendo ao mais rigoroso controle da razão todas as comunicações que receberdes; a de não negligenciar, desde que algo vos pareça suspeito, duvidoso ou obscuro, de pedir as explicações necessárias para formar a vossa opinião".


2) Vejamos essas observações importantes.

Submetendo-se todas as comunicações a rigoroso exame, sondando e analisando suas idéias e expressões, como se faz ao julgar uma obra literária – e rejeitando sem hesitação tudo o que for contrário à lógica e ao bom senso,
Repetimos que este é o único meio, mas é infalível porque não existe comunicação má que resista a uma crítica rigorosa. Os Espíritos bons jamais se ofendem, pois eles mesmos nos aconselham a proceder assim e nada têm a temer do exame.

Allan Kardec manda EXAMINAR as comunicações e mensagens dos espíritos desencarnados, REJEITANDO SEM HESITAÇÃO TUDO O QUE FOR CONTRÁRIO À LÓGICA E AO BOM SENSO.
REPETIMOS QUE ESTE É O ÚNICO MEIO, MAS É INFALÍVEL PORQUE NÃO EXISTE COMUNICAÇÃO MÁ QUE RESISTA A UMA CRÍTICA RIGOROSA.

Allan Kardec fala em usar a Critica Rigorosa, para avaliar e analisar as comunicações dos espíritos desencarnados.
Portanto, temos que QUESTIONAR pelo Crivo severo da Razão e da Lógica as mensagens e comunicações dos espíritos desencarnados e rejeitando sem hesitação tudo o que for contrário à lógica e ao bom senso.

3) Existe lógica em pensar que os espíritos de luz precisam de coisas matérias, como, velas, despachos, cigarros, café, charutos, bebida alcoólica????
Essa é a questão chave.
Devemos analisar com muito cuidado as informações, mensagens e comunicações que venham do mundo espiritual, existe muitos espíritos embusteiros, mentirosos, hipócritas, sedutores, mistificadores vagando pelo plano astral ou mundo extra físico.
Esses espíritos mistificadores são espertos e malandros sabem manipular as palavras para seduzir e enganar as pessoas.
Por isso, o Mestre Allan Kardec fala em seus livros.
Todo ensinamento ou comunicação que venha dos espíritos desencarnados, tem que passar pelo Crivo severo da Razão e da lógica para poder ser aceito.
Qualquer ofensa a razão, a lógica e a moral, devemos rejeitar tudo.
REJEITANDO SEM HESITAÇÃO TUDO O QUE FOR CONTRÁRIO À LÓGICA E AO BOM SENSO.
REPETIMOS QUE ESTE É O ÚNICO MEIO, MAS É INFALÍVEL PORQUE NÃO EXISTE COMUNICAÇÃO MÁ QUE RESISTA A UMA CRÍTICA RIGOROSA.

Quem não questiona, não raciocina, não analisa, fica vulnerável a receber mistificações.
Vejamos essa questão.
Um espírito desencarnado se manifesta numa reunião mediúnica, pedindo, cigarros, charutos, cachaça, velas, despachos, passando pelo Crivo severo da Razão e da Lógica essa questão, vamos concluir que é um espírito atrasado ainda apegado a matéria que esta se comunicando.
Os espíritos de Luz não possuem vícios e nem estão apegados a matéria.

4) OS UMBANDISTAS FALAM QUE A BEBIDA ALCOÓLICA E O FUMO TEM AÇÃO PARA REALIZAR TRABALHOS ESPIRITUAIS.
Os médiuns que bebem e fumam nos Centros de umbanda estão trabalhando com bons espíritos, seria isso correto?????
Vejamos o que Andre Luiz na obra Missionários da Luz, fala.
Uso de alcoólicos - André examinou, em seguida, um cavalheiro já maduro que também tentava a psicografia. Havia nele um odor característico. A atmosfera em derredor do rosto não era agradável. Seu corpo parecia um tonel de cujo interior escapavam certos vapores muito leves, mas incessantes. Era visível sua dificuldade para sustentar o pensamento com relativa calma.

O CANDIDATO A MÉDIUM USAVA ALCOÓLICOS EM QUANTIDADE REGULAR.

O aparelho gastrintestinal parecia ensopado em aguardente, porquanto essa substância invadia todos os escaninhos do estômago. O fígado estava enorme. Pequeninas figuras horripilantes postavam-se, vorazes, ao longo da veia porta, lutando desesperadamente com os elementos sangüíneos mais novos.

A estrutura do órgão se mantinha alterada, com considerável aumento de volume. Alexandre explicou então que os alcoólicos aniquilavam aquele homem vagarosamente. Ele permanecia completamente desviado em seus centros de equilíbrio vital.

Todo o sistema endocrínico fora atingido pela atuação tóxica. Inutilmente a medula trabalhava para melhorar os valores da circulação e em vão esforçavam-se os centros genitais para ordenar as funções que lhes estão afetas, porque o álcool excessivo determina modificações deprimentes na própria cromatina, substância existente no núcleo das células.

Rins e pâncreas também sofriam a ação corrosiva do álcool. Larvas destruidoras exterminavam as células hepáticas e, não fossem as glândulas sudoríparas, talvez o homem já houvesse desencarnado. (Cap. 3, págs. 29 a 31) 

A ingestão de álcool é compatível com a atividade mediúnica?
R.: É evidente que não. Além de todos os males conhecidos decorrentes do alcoolismo, a ingestão de álcool torna o indivíduo completamente desviado em seus centros de equilíbrio vital. O sistema endocrínico é atingido pela atuação tóxica. Inutilmente a medula trabalha para melhorar os valores da circulação e em vão esforçam-se os centros genitais para ordenar as funções que lhes estão afetas, porque o álcool excessivo determina modificações deprimentes na própria cromatina, substância existente no núcleo das células. A atividade mediúnica acarreta desgaste e, por isso, requer equilíbrio do corpo e da mente. (Obra citada, cap. 3, págs. 29 a 31.)
Andre Luiz mostra Claramente que o uso da bebida alcoólica prejudica muito o médium.
Deu para entender, quer que eu desenhe.


5) Uma outra questão que os Umbandistas não respondem.
O médium que faz uso de bebida alcoólica e cigarros ou charutos, tem condições de aplicar PASSES?????
Qual a sua resposta???
Os Vícios
Para o médium trabalhar com as energias sutis do mundo espiritual ele deve largar os vícios que abaixam sua vibração e perturbam o seu equilíbrio físico e espiritual.
Entre os principais que podemos citar estão o álcool, fumo, sexo desregrado, drogas e quaisquer tipos de compulsão.
André Luiz nos fala sobre a importância da renovação e força de vontade para o médium no livro Nos Domínios da Mediunidade:
"Médiuns repontam em toda parte, entretanto, raros já se desvencilharam do passado sombrio para servir no presente à causa comum da Humanidade, sem os enigmas do caminho que lhes é particular. E como ninguém avança para diante, com a serenidade possível, sem pagar os tributos que deve à retaguarda, saibamos tolerar e ajudar, edificando com o bem..."
Se o médium insistir em trabalhar quando está desequilibrado então ele prejudicará a casa que freqüenta e também as pessoas que ele tenta ajudar, vamos pensar em alguns casos:
• Médiuns Passistas doarão energias negativas e de baixo padrão, prejudicando o paciente. Em alguns casos ele pode até absorver energias positivas do paciente.
• Médiuns de Caridade – Reunião de Desobsessão – Ao se tornarem escravos dos vícios também se tornam escravos dos obsessores e criam uma brecha no trabalho espiritual. Muitas vezes se ligam a espíritos durante a sessão e não conseguem se desvencilhar, gerando trabalho e preocupação para o dirigente da reunião.
• Médiuns que trabalham no atendimento ou em passes. Existem casos de médiuns extremamente desequilibrados na parte sexual que aproveitam a fragilidade dos pacientes para obter algum benefício próprio. Geralmente estão sendo assediados por obsessores que tudo fazem para afastá-lo do centro, além de comprometer o trabalho da casa de caridade.

6) Compartilho trecho de um texto que li na internet:

"Os que defendem o sacrifício de animais com finalidades mágico-ritualísticas alegando a ancestralidade destas práticas esquecem que magia também evolui. Seguindo o raciocínio de que tudo o que antigo é válido, estaríamos defendendo também o canibalismo! Afinal, os antropófagos não comiam prisioneiros porque "era gostoso meu francês", mas por acreditarem que tal refeição lhes permitiria absorver as qualidades da vítima.

Argumentam, ainda, os umbandistas que sacrificam bichos, que os animais não possuem uma alma individual, mas apenas, alma-grupo. Uma vez mortos, suas almas seriam absorvidas nesta alma coletiva. A questão, porém, contra o sacrifício de animais em cultos religiosos, não é se o animal tem ou não um espírito individualizado mas o "porquê" do sangue ser tão necessário...

Segundo magistas mais bem informados, cujas obras serviram, e muito, para a configuração dos rituais da Umbanda, O SANGUE ALIMENTA ENTIDADES ASTRAIS INFERIORES(...)
O SACRIFÍCIO OU DERRAMAMENTO DE SANGUE DE ANIMAIS NESSES RITOS ATRAI ESTAS ENTIDADES, QUE PRECISAM DO FLUIDO VITAL PARA SE MANTER NA ESFERA TERRENA, à qual estão apegadas, e servem, PELO INTERESSE NO SANGUE, E TAMBÉM NO FUMO, NO ÁLCOOL, NO SEXO PROMÍSCUO àqueles que se dizem magos.

Estes "sacerdotes" precisam de intermediários da mais ignóbil extirpe existencial simplesmente porquê não sabem como utilizar, sem tais recursos, o instrumento maior da magia: Pensamento! Não sabem criar formas-pensamento, não sabem condensar nem irradiar a própria energia sem apelar para uma enorme parafernália ritualística, sem evocar tais entidades, habitantes do verdadeiro baixo-astral, que os ajude a manter a mente concentrada e/ou agir sobre a Natureza.

O próprio Caio de Omolu, que escreveu o livrinho destinado a defender o sacrifício de animais, reconhece, no fim do texto: "...acredito que chegará época não muito distante que tanto o sacrifício de animais, como outras práticas ditas ultrapassadas ou primitivas, deixem de existir. Quando este tempo chegar elas serão substituídas por métodos mais avançados ou evoluídos espiritualmente".

Vou realçar essa observação importante.
O SANGUE ALIMENTA ENTIDADES ASTRAIS INFERIORES(...)
O SACRIFÍCIO OU DERRAMAMENTO DE SANGUE DE ANIMAIS NESSES RITOS ATRAI ESTAS ENTIDADES, QUE PRECISAM DO FLUIDO VITAL PARA SE MANTER NA ESFERA TERRENA
, à qual estão apegadas, e servem, PELO INTERESSE NO SANGUE, E TAMBÉM NO FUMO, NO ÁLCOOL, NO SEXO PROMÍSCUO àqueles que se dizem magos.

Isso diz tudo.



#36
Citação de: Moreno Wilson em 07 maio, 2014, 01:05
Devemos questionar ou aceitar as coisas sem exame???

Vejamos as observações do Mestre Allan Kardec, que se encontra na obra O Livro dos Mediuns.

1)Submetendo-se todas as comunicações a rigoroso exame, sondando e analisando suas idéias e expressões, como se faz ao julgar uma obra literária – e rejeitando sem hesitação tudo o que for contrário à lógica e ao bom senso, tudo o que desmente o caráter do Espírito que se pensa estar manifestando, — consegue-se desencorajar os Espíritos mistificadores que acabam por se afastar, desde que se convençam de que não podem nos enganar.

Repetimos que este é o único meio, mas é infalível porque não existe comunicação má que resista a uma crítica rigorosa. Os Espíritos bons jamais se ofendem, pois eles mesmos nos aconselham a proceder assim e nada têm a temer do exame. Somente os maus se melindram e procuram dissuadir-nos, porque têm tudo a perder. E por essa mesma atitude provam o que são.

Eis o conselho dado por São Luís a respeito:

"Por mais legítima confiança que vos inspirem os Espíritos dirigentes os vossos trabalhos, há uma recomendação que nunca seria demais repetir e que deveis ter sempre em mente aos vos entregar aos estudos: a de pensar e analisar, submetendo ao mais rigoroso controle da razão todas as comunicações que receberdes; a de não negligenciar, desde que algo vos pareça suspeito, duvidoso ou obscuro, de pedir as explicações necessárias para formar a vossa opinião".


2) Vejamos essas observações importantes.

Submetendo-se todas as comunicações a rigoroso exame, sondando e analisando suas idéias e expressões, como se faz ao julgar uma obra literária – e rejeitando sem hesitação tudo o que for contrário à lógica e ao bom senso,
Repetimos que este é o único meio, mas é infalível porque não existe comunicação má que resista a uma crítica rigorosa. Os Espíritos bons jamais se ofendem, pois eles mesmos nos aconselham a proceder assim e nada têm a temer do exame.

Allan Kardec manda EXAMINAR as comunicações e mensagens dos espíritos desencarnados, REJEITANDO SEM HESITAÇÃO TUDO O QUE FOR CONTRÁRIO À LÓGICA E AO BOM SENSO.
REPETIMOS QUE ESTE É O ÚNICO MEIO, MAS É INFALÍVEL PORQUE NÃO EXISTE COMUNICAÇÃO MÁ QUE RESISTA A UMA CRÍTICA RIGOROSA.

Allan Kardec fala em usar a Critica Rigorosa, para avaliar e analisar as comunicações dos espíritos desencarnados.
Portanto, temos que QUESTIONAR pelo Crivo severo da Razão e da Lógica as mensagens e comunicações dos espíritos desencarnados e rejeitando sem hesitação tudo o que for contrário à lógica e ao bom senso.

3) Existe lógica em pensar que os espíritos de luz precisam de coisas matérias, como, velas, despachos, cigarros, café, charutos, bebida alcoólica????
Essa é a questão chave.
Devemos analisar com muito cuidado as informações, mensagens e comunicações que venham do mundo espiritual, existe muitos espíritos embusteiros, mentirosos, hipócritas, sedutores, mistificadores vagando pelo plano astral ou mundo extra físico.
Esses espíritos mistificadores são espertos e malandros sabem manipular as palavras para seduzir e enganar as pessoas.
Por isso, o Mestre Allan Kardec fala em seus livros.
Todo ensinamento ou comunicação que venha dos espíritos desencarnados, tem que passar pelo Crivo severo da Razão e da lógica para poder ser aceito.
Qualquer ofensa a razão, a lógica e a moral, devemos rejeitar tudo.
REJEITANDO SEM HESITAÇÃO TUDO O QUE FOR CONTRÁRIO À LÓGICA E AO BOM SENSO.
REPETIMOS QUE ESTE É O ÚNICO MEIO, MAS É INFALÍVEL PORQUE NÃO EXISTE COMUNICAÇÃO MÁ QUE RESISTA A UMA CRÍTICA RIGOROSA.

Quem não questiona, não raciocina, não analisa, fica vulnerável a receber mistificações.
Vejamos essa questão.
Um espírito desencarnado se manifesta numa reunião mediúnica, pedindo, cigarros, charutos, cachaça, velas, despachos, passando pelo Crivo severo da Razão e da Lógica essa questão, vamos concluir que é um espírito atrasado ainda apegado a matéria que esta se comunicando.
Os espíritos de Luz não possuem vícios e nem estão apegados a matéria.

4) OS UMBANDISTAS FALAM QUE A BEBIDA ALCOÓLICA E O FUMO TEM AÇÃO PARA REALIZAR TRABALHOS ESPIRITUAIS.
Os médiuns que bebem e fumam nos Centros de umbanda estão trabalhando com bons espíritos, seria isso correto?????
Vejamos o que Andre Luiz na obra Missionários da Luz, fala.
Uso de alcoólicos - André examinou, em seguida, um cavalheiro já maduro que também tentava a psicografia. Havia nele um odor característico. A atmosfera em derredor do rosto não era agradável. Seu corpo parecia um tonel de cujo interior escapavam certos vapores muito leves, mas incessantes. Era visível sua dificuldade para sustentar o pensamento com relativa calma.

O CANDIDATO A MÉDIUM USAVA ALCOÓLICOS EM QUANTIDADE REGULAR.

O aparelho gastrintestinal parecia ensopado em aguardente, porquanto essa substância invadia todos os escaninhos do estômago. O fígado estava enorme. Pequeninas figuras horripilantes postavam-se, vorazes, ao longo da veia porta, lutando desesperadamente com os elementos sangüíneos mais novos.

A estrutura do órgão se mantinha alterada, com considerável aumento de volume. Alexandre explicou então que os alcoólicos aniquilavam aquele homem vagarosamente. Ele permanecia completamente desviado em seus centros de equilíbrio vital.

Todo o sistema endocrínico fora atingido pela atuação tóxica. Inutilmente a medula trabalhava para melhorar os valores da circulação e em vão esforçavam-se os centros genitais para ordenar as funções que lhes estão afetas, porque o álcool excessivo determina modificações deprimentes na própria cromatina, substância existente no núcleo das células.

Rins e pâncreas também sofriam a ação corrosiva do álcool. Larvas destruidoras exterminavam as células hepáticas e, não fossem as glândulas sudoríparas, talvez o homem já houvesse desencarnado. (Cap. 3, págs. 29 a 31)  

A ingestão de álcool é compatível com a atividade mediúnica?
R.: É evidente que não. Além de todos os males conhecidos decorrentes do alcoolismo, a ingestão de álcool torna o indivíduo completamente desviado em seus centros de equilíbrio vital. O sistema endocrínico é atingido pela atuação tóxica. Inutilmente a medula trabalha para melhorar os valores da circulação e em vão esforçam-se os centros genitais para ordenar as funções que lhes estão afetas, porque o álcool excessivo determina modificações deprimentes na própria cromatina, substância existente no núcleo das células. A atividade mediúnica acarreta desgaste e, por isso, requer equilíbrio do corpo e da mente. (Obra citada, cap. 3, págs. 29 a 31.)
Andre Luiz mostra Claramente que o uso da bebida alcoólica prejudica muito o médium.
Deu para entender, quer que eu desenhe.


5) Uma outra questão que os Umbandistas não respondem.
O médium que faz uso de bebida alcoólica e cigarros ou charutos, tem condições de aplicar PASSES?????
Qual a sua resposta???
Os Vícios
Para o médium trabalhar com as energias sutis do mundo espiritual ele deve largar os vícios que abaixam sua vibração e perturbam o seu equilíbrio físico e espiritual.
Entre os principais que podemos citar estão o álcool, fumo, sexo desregrado, drogas e quaisquer tipos de compulsão.
André Luiz nos fala sobre a importância da renovação e força de vontade para o médium no livro Nos Domínios da Mediunidade:
"Médiuns repontam em toda parte, entretanto, raros já se desvencilharam do passado sombrio para servir no presente à causa comum da Humanidade, sem os enigmas do caminho que lhes é particular. E como ninguém avança para diante, com a serenidade possível, sem pagar os tributos que deve à retaguarda, saibamos tolerar e ajudar, edificando com o bem..."
Se o médium insistir em trabalhar quando está desequilibrado então ele prejudicará a casa que freqüenta e também as pessoas que ele tenta ajudar, vamos pensar em alguns casos:
• Médiuns Passistas doarão energias negativas e de baixo padrão, prejudicando o paciente. Em alguns casos ele pode até absorver energias positivas do paciente.
• Médiuns de Caridade – Reunião de Desobsessão – Ao se tornarem escravos dos vícios também se tornam escravos dos obsessores e criam uma brecha no trabalho espiritual. Muitas vezes se ligam a espíritos durante a sessão e não conseguem se desvencilhar, gerando trabalho e preocupação para o dirigente da reunião.
• Médiuns que trabalham no atendimento ou em passes. Existem casos de médiuns extremamente desequilibrados na parte sexual que aproveitam a fragilidade dos pacientes para obter algum benefício próprio. Geralmente estão sendo assediados por obsessores que tudo fazem para afastá-lo do centro, além de comprometer o trabalho da casa de caridade.

6) Compartilho trecho de um texto que li na internet:

"Os que defendem o sacrifício de animais com finalidades mágico-ritualísticas alegando a ancestralidade destas práticas esquecem que magia também evolui. Seguindo o raciocínio de que tudo o que antigo é válido, estaríamos defendendo também o canibalismo! Afinal, os antropófagos não comiam prisioneiros porque "era gostoso meu francês", mas por acreditarem que tal refeição lhes permitiria absorver as qualidades da vítima.

Argumentam, ainda, os umbandistas que sacrificam bichos, que os animais não possuem uma alma individual, mas apenas, alma-grupo. Uma vez mortos, suas almas seriam absorvidas nesta alma coletiva. A questão, porém, contra o sacrifício de animais em cultos religiosos, não é se o animal tem ou não um espírito individualizado mas o "porquê" do sangue ser tão necessário...

Segundo magistas mais bem informados, cujas obras serviram, e muito, para a configuração dos rituais da Umbanda, O SANGUE ALIMENTA ENTIDADES ASTRAIS INFERIORES(...)
O SACRIFÍCIO OU DERRAMAMENTO DE SANGUE DE ANIMAIS NESSES RITOS ATRAI ESTAS ENTIDADES, QUE PRECISAM DO FLUIDO VITAL PARA SE MANTER NA ESFERA TERRENA, à qual estão apegadas, e servem, PELO INTERESSE NO SANGUE, E TAMBÉM NO FUMO, NO ÁLCOOL, NO SEXO PROMÍSCUO àqueles que se dizem magos.

Estes "sacerdotes" precisam de intermediários da mais ignóbil extirpe existencial simplesmente porquê não sabem como utilizar, sem tais recursos, o instrumento maior da magia: Pensamento! Não sabem criar formas-pensamento, não sabem condensar nem irradiar a própria energia sem apelar para uma enorme parafernália ritualística, sem evocar tais entidades, habitantes do verdadeiro baixo-astral, que os ajude a manter a mente concentrada e/ou agir sobre a Natureza.

O próprio Caio de Omolu, que escreveu o livrinho destinado a defender o sacrifício de animais, reconhece, no fim do texto: "...acredito que chegará época não muito distante que tanto o sacrifício de animais, como outras práticas ditas ultrapassadas ou primitivas, deixem de existir. Quando este tempo chegar elas serão substituídas por métodos mais avançados ou evoluídos espiritualmente".

Vou realçar essa observação importante.
O SANGUE ALIMENTA ENTIDADES ASTRAIS INFERIORES(...)
O SACRIFÍCIO OU DERRAMAMENTO DE SANGUE DE ANIMAIS NESSES RITOS ATRAI ESTAS ENTIDADES, QUE PRECISAM DO FLUIDO VITAL PARA SE MANTER NA ESFERA TERRENA
, à qual estão apegadas, e servem, PELO INTERESSE NO SANGUE, E TAMBÉM NO FUMO, NO ÁLCOOL, NO SEXO PROMÍSCUO àqueles que se dizem magos.

Isso diz tudo.




Na citação acima tens uma parte relatada que: "...Submetendo-se todas as comunicações a rigoroso exame, sondando e analisando suas idéias e expressões, como se faz ao julgar uma obra literária – e rejeitando sem hesitação tudo o que for contrário à lógica e ao bom senso,..."
Pensando assim ouve um tempo passado que a lógica era a terra achata, como também era o centro do universo, e não aceitava outra alternativa pois a lógica era esta, se dependessem destas pessoas o conhecimento que temos hoje continuaria como os do passado. Então a lógica de hoje talvez seja o erro de amanhã, e só saberemos se nós através de divergências gerarmos o conhecimento. Não apenas o certo ou errado.

Devemos questionar ou aceitar as coisas sem exame???
Questionar não é para dizer quem esta certo ou errado, pois para minha pessoa questionar é a partir de novas informações, buscar outras informações e assim gerar conhecimento.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Hummmmm, bem dito BACHOR, mas creio que ele não vai entender, a interpretação não é para todos e a quem não consegue ver mais do que aquilo que quer, nem vale a pena responder.

Devemos questionar ou aceitar as coisas sem exame???

Ele aceita as coisas sem exame, não pensa para ver o ridículo do que afirma, ponto final, nada a fazer!

Por acaso nem me vou dar ao trabalho de procurar textos que falem mal do que ele defende e colocar aqui como sendo a verdade absoluta, não devem faltar pela net mas, ao contrário do nosso amigo Moreno, tenho mais o que fazer!
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Sr. Moreno já nem leio o que escreve torna-se cansativo pois está sempre a repetir-se. Sinceramente prefiro as respostas, aprendo mais com elas.
Aceite um conselho se quiser e puder, viva a vida descontraidamente apreciando todas as pequenas coisas que ela nos oferece, pois são presentinhos de Deus.
Respeite o próximo e as suas convicções, não se esqueça que Deus é só um seja qual for a religião.
Seja humilde e em vez de julgar o próximo, pratique autocritica, pois aprende-se muito ao praticá-la.
Se a sua convicção é tão forte e acredita piamente nos espíritos "inferiores" do Umbanda ou de outras religiões, reze por eles, pois é tudo o que pode fazer.
Fique com Deus.

FUMO E BEBIDA NA UMBANDA, SÃO BONS EXEMPLOS?

VEJAMOS UM TEXTO DE UM UMBANDISTA QUESTIONANDO ESSAS QUESTÕES.
SEU COLEGA UMBANDISTA ESTA QUESTIONANDO ESSAS PRATICAS, COMO VOCÊ ANALISA ESSE TEXTO QUE É DO SEU COLEGA UMBANDISTA.

Sandro da Costa Mattos - APEU - Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba - www.apeu.rg.com.br


1)Muitos dizem que na Umbanda se usa o fumo porque o Preto-Velho Pai Antônio pediu um cachimbo na sua primeira manifestação no médium Zélio Fernandino de Moraes em 16 de novembro de 1908. Na verdade, olhando bem a história, notaremos que Pai Antônio, quando perguntado do que ele sentia falta da época em que estava na Terra (ou seja, no que ele ainda sentia necessidade) ele disse: "meu pito, que deixei no toco no momento da minha passagem" (daí vem o ponto cantado).

Observem que ele não pediu o cachimbo como elemento de trabalho, mas sim, para "matar" uma saudade dos tempos em que estava no corpo físico.
Na verdade o primeiro elemento colocado por ele e que, aliás, foi o primeiro elemento material usado na Umbanda, foi uma guia de rosário.
Outros alegam que é uma tradição indígena, mas esquecem que apenas o pajé e seus poucos aprendizes eram os conhecedores da magia da fumaça e não todos os índios da tribo (nem todo caboclo que atua na Umbanda foi pajé).
Algum tempo atrás descobri que a Tenda São Jorge (uma das casas fundadas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas), não utilizava cachimbo e charuto em seus trabalhos e que mudou anos depois por influência de um novo sacerdote que assumiu a casa.

Isso deixa claro (na minha visão) que as entidades não necessitam desses artifícios para atingirem seus objetivos, e mais, que não é uma coisa recente, como eu mesmo acreditava (há tempos venho percebendo que o número de casas que estão deixando de utilizar esses elementos em seus rituais vem crescendo, sendo que em algumas, primeiro deixaram de adotar a bebida, em outras, o tabaco também).
O USO DO FUMO E PRINCIPALMENTE DA BEBIDA ALCOÓLICA É, NO MÍNIMO, UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA NOSSA JUVENTUDE, PRINCIPALMENTE NUM PAÍS EM QUE O NÚMERO DE VICIADOS JOVENS É CADA VEZ MAIOR.

Isso sem contar com a saúde. Muitos alegam que a entidade não é viciada e que ela não aspira, ou seja, não traga a fumaça do cigarro, pois apenas a utiliza como defumação. Mas essa defumação seria tão importante assim se todos são defumados previamente no terreiro? E o efeito dela, vale mais à pena do que o perigo exposto à saúde das pessoas?
Digo isso porque, mesmo não sendo tragada, a fumaça entra na boca do médium. Talvez poucos se atentem a isso, mas o câncer de boca (e esôfago) é um dos que mais matam no Brasil.
E SABE QUAL É UM DOS PRINCIPAIS DESENCADEADORES DO CÂNCER DE BOCA? O TABACO, PRINCIPALMENTE QUANDO ASSOCIADO AO USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS (CORRIQUEIRO NA MAIORIA DAS TENDAS).
CÂNCER DE PULMÃO: ÍNDICES ELEVADÍSSIMOS MOSTRAM QUE TANTO QUEM FUMA COMO QUEM RESPIRA (FUMANTE PASSIVO), CORREM RISCOS. NUM AMBIENTE FECHADO, COMO É UMA TENDA DE UMBANDA, COMO FICAM AQUELES QUE SÃO OBRIGADOS A RESPIRAR AQUELA FUMAÇA DE TABACO?

Entendo que existem pessoas que defendem o uso do fumo e da bebida (essa, pra mim, pior ainda), mas em pleno século 21, muitos dizem que a Umbanda está evoluindo e se desprendendo dos elementos materiais; e se está, porque então não abolir esses costumes de vez, auxiliando assim muitos órgãos que lutam bravamente para acabar com esses vícios pelo mundo?

As entidades se adaptam rapidamente sem esses elementos, pois muitas vezes os utilizam, mais por necessidade do médium e até do consulente, que precisa de algo material para acreditar que ali tem mesmo um espírito atuante.
Lembro-me de uma vez em que o Exu da casa em que freqüento chegou muito chateado. Ele nos disse que havia visitado um outro terreiro e quando lá incorporou num médium, logo foi recebendo um charuto e um copo de cachaça (marafa). Quando o Exu (que é de Lei) avisou que não bebia e nem fumava, pois já havia entendido que não precisava disso para fazer caridade, foi vítima de risos, e falaram para ele que ele não era um Exu.
Isso mostrou que a dificuldade para o umbandista aceitar um guia que não fuma e bebe ainda é muito grande (quando é um Exu ou um marinheiro ou baiano então, nem se fala).
Mas voltemos ao uso do fumo e de bebidas nos terreiros de Umbanda!

Entendemos que a tenda de Umbanda é um local sagrado, não é mesmo? Assim como outros templos religiosos. Então porque só a Umbanda abre espaço para usar esses elementos em suas "igrejas" (entenda igreja como local sagrado = casa de Deus). Até mesmo no Candomblé não existe a ingestão de bebida e fumo com o orixá manifestado (bolado) nos médiuns.

Os estudiosos da aura humana já escreveram vários artigos, entre os quais chamo atenção para o livro "Os Chakras", escrito por C.W. Leadbeater, que alerta sobre a má influência do uso do cigarro, da bebida e das outras drogas sobre nossa tela protetora que recobre o perispírito e protege os chakras (essenciais para a prática da mediunidade).

A maioria dos terreiros solicita aos seus médiuns para que fumem menos e se abstenham da bebida alcoólica no dia dos trabalhos. Pra que? Tal solicitação não faz sentido, se no terreiro esses mesmos elementos são liberados (em alguns casos, até fora de controle, causando problemas mais sérios)? Certa vez presenciei isso numa festa de Iemanjá, no município de Praia Grande/SP, onde um dirigente chorava desesperado porque duas das suas filhas-de-santo haviam morrido afogadas e que teriam sido levadas pelas "Santas" para o mar – detalhe: o próprio dirigente tinha um forte cheiro de álcool na boca. Eu como umbandista fiquei chocado; imagine uma pessoa que não conhece a religião e acha que todo terreiro trabalha dessa forma!

E como fica uma pessoa que tem ojeriza ao cheiro do tabaco (e do álcool), ou mesmo alguém que sofre de asma e/ou bronquite? Não poderá ser umbandista? Eu mesmo já precisei sair mais cedo quando visitava um terreiro, porque não agüentava o cheiro forte e a fumaça que fazia me arder os olhos (quem tem problemas respiratórios, como uma simples rinite, sabe o que estou dizendo).

ALGUMAS CASAS PERMITEM QUE APENAS MÉDIUNS DESENVOLVIDOS POSSAM FUMAR E BEBER. LEGAL! ISSO É IMPORTANTE, PARA NÃO ATRAPALHAR A PSIQUE DO MÉDIUM NOVATO. MAS SE DURANTE ANOS O GUIA NÃO PRECISOU BEBER E FUMAR PARA TRABALHAR, PORQUE PRECISARÁ DE UMA HORA PARA OUTRA?

Outra questão importante é sobre o tratamento a pessoas viciadas. Todas as religiões possuem trabalhos importantes nesse sentido, e vemos constantemente pessoas que se livraram das drogas e do álcool através da religião. Mas como servir de exemplo a essas pessoas, se utilizamos tais elementos dentro do culto? Fica difícil convencer alguém através do "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço", não é mesmo?

E PARA COMPLETAR, NO FINAL DOS TRABALHOS, SERIA CORRETO, ELEVAR O PENSAMENTO A DEUS, FAZER PRECES E NO DIRIGIR ÀS ESFERAS DO ASTRAL SUPERIOR (ARUANDA), COM UM TREMENDO "BAFO-DE-CANA" NA BOCA?

Muitas pessoas que defendem o uso do álcool alegam que o cheiro da bebida não altera o hálito do médium, porém sabemos que isso seria impossível. O que ocorre é que o mesmo é mascarado pela mistura do álcool com a fumaça do fumo.

Bom, eu poderia enumerar várias outras situações, mas paro por aqui. Não estou criticando quem usa, nem vou achar que uma entidade é de Luz ou não por usar o fumo, muito pelo contrário. Respeito todos, até porque, na casa que freqüento, por algum tempo também se usou o fumo e a bebida, porém essa prática foi abolida pelo mentor há mais de 25 anos. E sei também que maravilhas acontecem em todos os terreiros de Umbanda, independente do ritual utilizado.

Também não posso deixar de explicar que não sou contra o uso de bebidas em centros de segurança, pois sei que são fontes de energia e utilizadas para defesa da casa na firmeza de pontos especiais (como a tronqueira, por exemplo). Também sei que são utilizadas como componentes de determinados banhos especiais, assim como em certas oferendas. Além disso, entendo que tais elementos possam e muitas vezes devem ser utilizados como material de trabalho pela entidade manifestada, desde que não ocorra sua ingestão, pois sabemos que os espíritos precisam na verdade da parte etérea dos mesmos, e para isso, não é necessário que seja colocado uma gota de álcool no organismo do médium. Isso é claramente comprovado em muitas casas em que as bebidas ficam em copos ou "coités", dentro do ponto firmado da entidade, sem a necessidade do espírito beber o líquido ali contido.
De qualquer forma, buscando plantar a semente de um debate democrático e respeitoso, acho que esse é um ponto que merece um momento para reflexão.
Postado por Fraternidade Espírita Monsenhor Horta

Sandro C.Mattos28 de maio de 2013 11:46
Agradeço pela confiança, já que este artigo escrevi a muitos anos atrás para ser editado na Revista Umbanda Centenária (em 2008). Sandro da Costa Mattos - APEU - Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba - www.apeu.rg.com.br

2)Colocações inteligentes de umbandista que raciocina, muito bom.
Vou realçar algumas observações.
O USO DO FUMO E PRINCIPALMENTE DA BEBIDA ALCOÓLICA É, NO MÍNIMO, UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA NOSSA JUVENTUDE, PRINCIPALMENTE NUM PAÍS EM QUE O NÚMERO DE VICIADOS JOVENS É CADA VEZ MAIOR.

Isso sem contar com a saúde. Muitos alegam que a entidade não é viciada e que ela não aspira, ou seja, não traga a fumaça do cigarro, pois apenas a utiliza como defumação. Mas essa defumação seria tão importante assim se todos são defumados previamente no terreiro? E o efeito dela, vale mais à pena do que o perigo exposto à saúde das pessoas?

E SABE QUAL É UM DOS PRINCIPAIS DESENCADEADORES DO CÂNCER DE BOCA? O TABACO, PRINCIPALMENTE QUANDO ASSOCIADO AO USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS (CORRIQUEIRO NA MAIORIA DAS TENDAS).
CÂNCER DE PULMÃO: ÍNDICES ELEVADÍSSIMOS MOSTRAM QUE TANTO QUEM FUMA COMO QUEM RESPIRA (FUMANTE PASSIVO), CORREM RISCOS. NUM AMBIENTE FECHADO, COMO É UMA TENDA DE UMBANDA, COMO FICAM AQUELES QUE SÃO OBRIGADOS A RESPIRAR AQUELA FUMAÇA DE TABACO?

A maioria dos terreiros solicita aos seus médiuns para que fumem menos e se abstenham da bebida alcoólica no dia dos trabalhos. Pra que? Tal solicitação não faz sentido, se no terreiro esses mesmos elementos são liberados (em alguns casos, até fora de controle, causando problemas mais sérios)? Certa vez presenciei isso numa festa de Iemanjá, no município de Praia Grande/SP, onde um dirigente chorava desesperado porque duas das suas filhas-de-santo haviam morrido afogadas e que teriam sido levadas pelas "Santas" para o mar – detalhe: o próprio dirigente tinha um forte cheiro de álcool na boca. Eu como umbandista fiquei chocado; imagine uma pessoa que não conhece a religião e acha que todo terreiro trabalha dessa forma!

ALGUMAS CASAS PERMITEM QUE APENAS MÉDIUNS DESENVOLVIDOS POSSAM FUMAR E BEBER. LEGAL! ISSO É IMPORTANTE, PARA NÃO ATRAPALHAR A PSIQUE DO MÉDIUM NOVATO. MAS SE DURANTE ANOS O GUIA NÃO PRECISOU BEBER E FUMAR PARA TRABALHAR, PORQUE PRECISARÁ DE UMA HORA PARA OUTRA?

E PARA COMPLETAR, NO FINAL DOS TRABALHOS, SERIA CORRETO, ELEVAR O PENSAMENTO A DEUS, FAZER PRECES E NO DIRIGIR ÀS ESFERAS DO ASTRAL SUPERIOR (ARUANDA), COM UM TREMENDO "BAFO-DE-CANA" NA BOCA?

3) Essas colocações e questionamentos são racionais e inteligentes desse umbandista que tem coragem para questionar tais praticas negativas.
Como vocês analisam essas questões????
Wilson Moreno na busca da Verdade.

coenuno
Citação de: coenuno em 06 maio, 2014, 16:37
Meu caro Wilson, esses relatos nada trazem de novo ao assunto. Até porque não se pode provar a sua veracidade. Estão assinados com um unico nome. Podem muito bem ser forjados. Relatos desse genero existem aos milhares. Eu poderia postar aqui outros tantos a contradizer o que diz. A Iurd tem inúmeros destes, basta só adapta-los.

E já agora porque não responde àsminhas questões? Não sabe responder? Não quer? Ou tem medo de responder?   

Obrigado.

Wilson, esse texto que consegui ler até metade vai ao encontro do que te temos estado a tentar fazer ver, por isso acredito que tarde ou cedo cedo consigas atingir o que significa, basta leres, ou será que tu não lês o que postas aqui?

A ver se passo ali na igreja e digo ao padre que omita aquela parte em que toma o cálice de sangue, quem sabe se mais dia menos dia não o vão acusar de estar a ser possuído por obcessores.

Bem, tendo em conta que o tabaco faz mal até mesmo para os fumadores passivos, eu atrevo-me a recomendar-te como activista dos verdes, a tua energia canalizada para por um fim à poluição era mais que perfeita, imagina a indiferença que faz uma fumaça dentro de um templo quando comparada com o que gramamos todos os dias em garagens e trânsito, isso sim faz mal, mata até o planeta, se formos analisar tudo o que faz mal não vivemos, és um extremista, tenho medo que um dia lideres uma seita e voem todos na cauda de um cometa!
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

POSTADO POR FRATERNIDADE ESPÍRITA MONSENHOR HORTA
Sandro C.Mattos
O texto na integra já mandei para vocês analisarem, vou agora analisar algumas observações desse inteligente umbandista.
Seu colega umbandista esta raciocinando e questionando algumas praticas, isso mostra que eu não sou o único a questionar essas coisas.
Vou realçar algumas observações.
a)O USO DO FUMO E PRINCIPALMENTE DA BEBIDA ALCOÓLICA É, NO MÍNIMO, UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA NOSSA JUVENTUDE, PRINCIPALMENTE NUM PAÍS EM QUE O NÚMERO DE VICIADOS JOVENS É CADA VEZ MAIOR.
Vejamos nessa observação o grave erro do mau exemplo para as pessoas de forma indireta incentivar o gosto pela bebida e pelo fumo.
Vejamos que tal colocação foi colocada pelo seu colega Umbandista.
Como que você explica tal fato????


b)ISSO SEM CONTAR COM A SAÚDE. MUITOS ALEGAM QUE A ENTIDADE NÃO É VICIADA E QUE ELA NÃO ASPIRA, OU SEJA, NÃO TRAGA A FUMAÇA DO CIGARRO, POIS APENAS A UTILIZA COMO DEFUMAÇÃO. MAS ESSA DEFUMAÇÃO SERIA TÃO IMPORTANTE ASSIM SE TODOS SÃO DEFUMADOS PREVIAMENTE NO TERREIRO? E O EFEITO DELA, VALE MAIS À PENA DO QUE O PERIGO EXPOSTO À SAÚDE DAS PESSOAS?
Nessas colocações vemos o perigo para a saúde das pessoas se expor a fumaça de charutos num ambiente fechado que seria um terreiro.
Como você analisa essa questão????




c)E SABE QUAL É UM DOS PRINCIPAIS DESENCADEADORES DO CÂNCER DE BOCA? O TABACO, PRINCIPALMENTE QUANDO ASSOCIADO AO USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS (CORRIQUEIRO NA MAIORIA DAS TENDAS).
CÂNCER DE PULMÃO: ÍNDICES ELEVADÍSSIMOS MOSTRAM QUE TANTO QUEM FUMA COMO QUEM RESPIRA (FUMANTE PASSIVO), CORREM RISCOS. NUM AMBIENTE FECHADO, COMO É UMA TENDA DE UMBANDA, COMO FICAM AQUELES QUE SÃO OBRIGADOS A RESPIRAR AQUELA FUMAÇA DE TABACO?

Meus amigos procurem ler com a máxima atenção essa colocação desse grande umbandista.

E SABE QUAL É UM DOS PRINCIPAIS DESENCADEADORES DO CÂNCER DE BOCA?
O TABACO, PRINCIPALMENTE QUANDO ASSOCIADO AO USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS (CORRIQUEIRO NA MAIORIA DAS TENDAS).

CÂNCER DE PULMÃO: ÍNDICES ELEVADÍSSIMOS MOSTRAM QUE TANTO QUEM FUMA COMO QUEM RESPIRA (FUMANTE PASSIVO), CORREM RISCOS. NUM AMBIENTE FECHADO, COMO É UMA TENDA DE UMBANDA, COMO FICAM AQUELES QUE SÃO OBRIGADOS A RESPIRAR AQUELA FUMAÇA DE TABACO?

Vou repetir e sabe qual é um dos principais desencadeadores do câncer de boca?
o tabaco, principalmente quando associado ao uso de bebidas alcoólicas (corriqueiro na maioria das tendas).

As pessoas que trabalham nesses terreiros, bebendo cachaça, fumando cigarros e charutos, correm risco de gerar um CÂNCER.
Isso mesmo um Câncer.
Você tem resposta para isso?????





d)A MAIORIA DOS TERREIROS SOLICITA AOS SEUS MÉDIUNS PARA QUE FUMEM MENOS E SE ABSTENHAM DA BEBIDA ALCOÓLICA NO DIA DOS TRABALHOS. PRA QUE?

TAL SOLICITAÇÃO NÃO FAZ SENTIDO, SE NO TERREIRO ESSES MESMOS ELEMENTOS SÃO LIBERADOS (EM ALGUNS CASOS, ATÉ FORA DE CONTROLE, CAUSANDO PROBLEMAS MAIS SÉRIOS)?

CERTA VEZ PRESENCIEI ISSO NUMA FESTA DE IEMANJÁ, NO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE/SP, ONDE UM DIRIGENTE CHORAVA DESESPERADO PORQUE DUAS DAS SUAS FILHAS-DE-SANTO HAVIAM MORRIDO AFOGADAS E QUE TERIAM SIDO LEVADAS PELAS "SANTAS" PARA O MAR – DETALHE: O PRÓPRIO DIRIGENTE TINHA UM FORTE CHEIRO DE ÁLCOOL NA BOCA. EU COMO UMBANDISTA FIQUEI CHOCADO; IMAGINE UMA PESSOA QUE NÃO CONHECE A RELIGIÃO E ACHA QUE TODO TERREIRO TRABALHA DESSA FORMA!

Como vocês analisam essa contradição????


e)ALGUMAS CASAS PERMITEM QUE APENAS MÉDIUNS DESENVOLVIDOS POSSAM FUMAR E BEBER. LEGAL! ISSO É IMPORTANTE, PARA NÃO ATRAPALHAR A PSIQUE DO MÉDIUM NOVATO. MAS SE DURANTE ANOS O GUIA NÃO PRECISOU BEBER E FUMAR PARA TRABALHAR, PORQUE PRECISARÁ DE UMA HORA PARA OUTRA?

E PARA COMPLETAR, NO FINAL DOS TRABALHOS, SERIA CORRETO, ELEVAR O PENSAMENTO A DEUS, FAZER PRECES E NO DIRIGIR ÀS ESFERAS DO ASTRAL SUPERIOR (ARUANDA), COM UM TREMENDO "BAFO-DE-CANA" NA BOCA?

Mais uma contradição dessas praticas umbandistas.



Citação de: Moreno Wilson em 07 maio, 2014, 19:08
POSTADO POR FRATERNIDADE ESPÍRITA MONSENHOR HORTA
Sandro C.Mattos
O texto na integra já mandei para vocês analisarem, vou agora analisar algumas observações desse inteligente umbandista.
Seu colega umbandista esta raciocinando e questionando algumas praticas, isso mostra que eu não sou o único a questionar essas coisas.
Vou realçar algumas observações.
a)O USO DO FUMO E PRINCIPALMENTE DA BEBIDA ALCOÓLICA É, NO MÍNIMO, UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA NOSSA JUVENTUDE, PRINCIPALMENTE NUM PAÍS EM QUE O NÚMERO DE VICIADOS JOVENS É CADA VEZ MAIOR.
Vejamos nessa observação o grave erro do mau exemplo para as pessoas de forma indireta incentivar o gosto pela bebida e pelo fumo.
Vejamos que tal colocação foi colocada pelo seu colega Umbandista.
Como que você explica tal fato????


b)ISSO SEM CONTAR COM A SAÚDE. MUITOS ALEGAM QUE A ENTIDADE NÃO É VICIADA E QUE ELA NÃO ASPIRA, OU SEJA, NÃO TRAGA A FUMAÇA DO CIGARRO, POIS APENAS A UTILIZA COMO DEFUMAÇÃO. MAS ESSA DEFUMAÇÃO SERIA TÃO IMPORTANTE ASSIM SE TODOS SÃO DEFUMADOS PREVIAMENTE NO TERREIRO? E O EFEITO DELA, VALE MAIS À PENA DO QUE O PERIGO EXPOSTO À SAÚDE DAS PESSOAS?
Nessas colocações vemos o perigo para a saúde das pessoas se expor a fumaça de charutos num ambiente fechado que seria um terreiro.
Como você analisa essa questão????




c)E SABE QUAL É UM DOS PRINCIPAIS DESENCADEADORES DO CÂNCER DE BOCA? O TABACO, PRINCIPALMENTE QUANDO ASSOCIADO AO USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS (CORRIQUEIRO NA MAIORIA DAS TENDAS).
CÂNCER DE PULMÃO: ÍNDICES ELEVADÍSSIMOS MOSTRAM QUE TANTO QUEM FUMA COMO QUEM RESPIRA (FUMANTE PASSIVO), CORREM RISCOS. NUM AMBIENTE FECHADO, COMO É UMA TENDA DE UMBANDA, COMO FICAM AQUELES QUE SÃO OBRIGADOS A RESPIRAR AQUELA FUMAÇA DE TABACO?

Meus amigos procurem ler com a máxima atenção essa colocação desse grande umbandista.

E SABE QUAL É UM DOS PRINCIPAIS DESENCADEADORES DO CÂNCER DE BOCA?
O TABACO, PRINCIPALMENTE QUANDO ASSOCIADO AO USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS (CORRIQUEIRO NA MAIORIA DAS TENDAS).

CÂNCER DE PULMÃO: ÍNDICES ELEVADÍSSIMOS MOSTRAM QUE TANTO QUEM FUMA COMO QUEM RESPIRA (FUMANTE PASSIVO), CORREM RISCOS. NUM AMBIENTE FECHADO, COMO É UMA TENDA DE UMBANDA, COMO FICAM AQUELES QUE SÃO OBRIGADOS A RESPIRAR AQUELA FUMAÇA DE TABACO?

Vou repetir e sabe qual é um dos principais desencadeadores do câncer de boca?
o tabaco, principalmente quando associado ao uso de bebidas alcoólicas (corriqueiro na maioria das tendas).

As pessoas que trabalham nesses terreiros, bebendo cachaça, fumando cigarros e charutos, correm risco de gerar um CÂNCER.
Isso mesmo um Câncer.
Você tem resposta para isso?????





d)A MAIORIA DOS TERREIROS SOLICITA AOS SEUS MÉDIUNS PARA QUE FUMEM MENOS E SE ABSTENHAM DA BEBIDA ALCOÓLICA NO DIA DOS TRABALHOS. PRA QUE?

TAL SOLICITAÇÃO NÃO FAZ SENTIDO, SE NO TERREIRO ESSES MESMOS ELEMENTOS SÃO LIBERADOS (EM ALGUNS CASOS, ATÉ FORA DE CONTROLE, CAUSANDO PROBLEMAS MAIS SÉRIOS)?

CERTA VEZ PRESENCIEI ISSO NUMA FESTA DE IEMANJÁ, NO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE/SP, ONDE UM DIRIGENTE CHORAVA DESESPERADO PORQUE DUAS DAS SUAS FILHAS-DE-SANTO HAVIAM MORRIDO AFOGADAS E QUE TERIAM SIDO LEVADAS PELAS "SANTAS" PARA O MAR – DETALHE: O PRÓPRIO DIRIGENTE TINHA UM FORTE CHEIRO DE ÁLCOOL NA BOCA. EU COMO UMBANDISTA FIQUEI CHOCADO; IMAGINE UMA PESSOA QUE NÃO CONHECE A RELIGIÃO E ACHA QUE TODO TERREIRO TRABALHA DESSA FORMA!

Como vocês analisam essa contradição????


e)ALGUMAS CASAS PERMITEM QUE APENAS MÉDIUNS DESENVOLVIDOS POSSAM FUMAR E BEBER. LEGAL! ISSO É IMPORTANTE, PARA NÃO ATRAPALHAR A PSIQUE DO MÉDIUM NOVATO. MAS SE DURANTE ANOS O GUIA NÃO PRECISOU BEBER E FUMAR PARA TRABALHAR, PORQUE PRECISARÁ DE UMA HORA PARA OUTRA?

E PARA COMPLETAR, NO FINAL DOS TRABALHOS, SERIA CORRETO, ELEVAR O PENSAMENTO A DEUS, FAZER PRECES E NO DIRIGIR ÀS ESFERAS DO ASTRAL SUPERIOR (ARUANDA), COM UM TREMENDO "BAFO-DE-CANA" NA BOCA?

Mais uma contradição dessas praticas umbandistas.




Em quantos terreiros você já foi para confirmar como acontece estas praticas?

E os terreiros que fostes era de umbanda séria, onde tens suas origens, falando origens como qual casa o pai de santo era antes de fundar o seu terreiro?
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Ola meu amigo.
As Observações colocadas no texto NÃO são minhas são de um umbandista que esta de forma inteligente questionando essas praticas.
Eu só estou levantando a questão a travez de vários ângulos para se debatida, essas observações são de um umbandista o senhor Sandro C. Mattos, Postado por Fraternidade espírita Monsenhor Horta.
Entra na internet e digite Beber e fumar são bons exemplos de Sandro C. Matos, e você vai achar o texto.
O texto na integra eu já mandei para esse debate.
Existe vários umbandistas questionando essas praticas, portanto, eu não sou o único a questionar tais praticas.
Vou colocar outro texto de outro umbandista que também questiona essas praticas.



Mais uma opinião de um umbandista inteligente que raciocina e questiona essas praticas.
Observações do Pai Fernando.
Fonte site Pai maneco.



ACHO QUE OS MÉDIUNS NÃO DEVEM BEBER NEM FUMAR.

Como a Umbanda ainda não completou cem anos está passível de ter que se adequar com situações novas. Sempre disse que ela deve evoluir, mas em respeito à tradição, prefiro dizer que ela deve ser modificada, ao menos para fugir das mesmices das outras religiões.
Sempre entendi como a grande magia da umbanda o uso do álcool e do fumo. Eu particularmente senti na carne essa coisa estranha que é beber e não se embriagar, e mesmo fumar vários charutos seguidos e não sentir nenhum enjôo. Isso, apesar de me deixar assombrado, não se encaixa dentro de um costume sadio e espiritualizado.

Sei que os espíritos não bebem e nem fumam, então porque os médiuns têm que beber e fumar? A explicação mais lógica até agora que me foi dada é que é para embriagar o médium e facilitar o domínio de sua mente pela entidade comunicante. A fumaça serve para defumar. Vou seguir nesta linha. Se houver explicação melhor, avisem-me que volto atrás.

O MÉDIUM INGERINDO BEBIDA ALCOÓLICA COM A INTENÇÃO DE PERMITIR AO ESPÍRITO O DOMÍNIO DE SEU MENTAL, DEIXA A COMUNICAÇÃO CAPENGA. A TERCEIRA ENERGIA (ESPÍRITO DO MÉDIUM E DO ESPÍRITO) FORMADA POR DUAS INTELIGÊNCIAS, COM O PORRE DO MÉDIUM, METADE FICA PREJUDICADA.

NÃO SERIA MELHOR SE ESSA INCORPORAÇÃO FOSSE TOTALMENTE INTELIGENTE?

Ou seja, a mente espiritualizada da entidade somada com a do médium, devidamente preparada? O fumo durante as sessões de descarrego está sendo usado como defumador para limpar os pacientes, inclusive pessoas doentes e crianças. Isso está certo?
EM NOSSO TERREIRO EU NÃO INCENTIVO O USO DA BEBIDA E DO FUMO, DEIXANDO ISSO A CRITÉRIO DE CADA MÉDIUM.

A MAIORIA DELES JÁ ESTÁ DISPENSANDO ESSES VÍCIOS.

Achei isso muito bom, demonstrando a maturidade de cada um. Explico a eles que às vezes, apesar do espírito tirar antes de se afastar todo o efeito daninho do álcool, eles podem confundir a embriaguez com a mediunidade inconsciente. Explico: "bêbado, no dia seguinte, não sabe as besteiras que fez..."
Na minha trajetória no espiritismo perdi a conta de quantos médiuns eu já fiz desenvolver suas mediunidades. Sempre usei como principio o conhecimento, a limpeza do perispirito e a honestidade. Tento passar o que eu sei sobre todas as técnicas de incorporação e concentração, ensino os banhos de ervas e a paz que deve anteceder todas as incorporações, e peço que me comuniquem tudo que lhes acontece, para eu poder avaliar até que ponto o médium está preparado.

Quanto ao uso do fumo também lhes ensino toda a técnica da limpeza astral, o que será muito mais eficiente que uma baforada mal cheirosa.

ACHO QUE OS MÉDIUNS NÃO DEVEM BEBER NEM FUMAR".
ESSA É A MINHA OPINIÃO!

Pai Fernando .
Fonte site Pai Maneco.

E agora como explicar essas observações desse inteligente umbandista????
Vamos ver que eu não sou o único a questionar essas praticas.

Gostaria de pedir desculpas ao Coenuno eu só queria debater e raciocinar a minha intenção não é destruir e sim equacionar.

Wilson Moreno na busca da Verdade.