Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Como afastar os maus espíritos e as energias negativas?
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 23.410 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Como afastar os maus espíritos e os trabalhos de magia negra?????

1)O mundo espiritual ou plano astral é regulado pela Lei da Sintonia vibratória ou afinidade moral, os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem, cada ambiente ou cada lugar tem um Padrão Vibratório próprio, formado pelos pensamentos, sentimentos e atitudes das pessoas que vivem nesses ambientes.
Os Espiritos Elevados e os Bons espíritos são atraídos para ambientes que possuem um padrão vibratório positivo, vibrações positivas atraindo outras vibrações positivas, os maus espíritos são atraídos para ambientes que possuem uma faixa vibratória baixa e densa, vibrações baixas e negativas vão atrair outras vibrações baixas e negativas.
Tudo é sintonia vibratória.
Muitas vezes os Espíritos elevados ou Espíritos de Luz não podem ajudar uma pessoa, por que, ela se encontra em um ambiente de baixas vibrações mentais, nesses lugares que predominam discussões, palavrões, brigas, fofocas, intrigas, vícios, ódio, raiva, falsidade, racismo, desonestidade, o ambiente é pesado e negativo, portanto, o padrão vibratório é baixo, sendo baixo vai atrair outras vibrações negativas e pesadas.
Os espíritos inferiores, perturbadores, embusteiros, maliciosos, obsessores são atraídos pelas vibrações mentais negativas e pesadas dos ambientes, é por isso que temos que criar um ambiente moralmente elevado com pensamentos nobres e positivos, para podermos elevar o Padrão Vibratória do ambiente e atrair a assistência luminosa dos Espíritos Superiores.
O Bem tem sintonia com o Bem.
O mal tem sintonia com o mal.

Estamos cercados por espíritos desencarnados que tem uma certa afinidade com os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, essas inteligências desencarnadas nos observam constantemente, é por isso que devemos ORAR E VIGIAR para não cairmos nas influencias espirituais negativas, a nossa AURA muda de Cor e intensidade conforme o  nosso estado mental e moral, quando estamos com pensamentos de  raiva, ódio, medo, rancor, revolta, falsidade etc...
Nossa Aura muda de Cor fica com cores escuras e turvas, e os espíritos desencarnados observam isso em nossa Aura e disso se aproveitam os maus espíritos para nos influenciar pelas intuições mentais.
Eles sabem que estamos numa faixa mental baixa devido aos maus pensamentos, eles se aproximam pela sintonia vibratória e passam a nos acompanhar esperando uma oportunidade para atacar.
Atacar como?
Intuindo ou inspirando em nossa mente pensamentos de desanimo, preguiça, revolta, ódio, desejos de vingança, inveja, ciúmes, incentivando brigas, intrigas, fofocas, vicios e ate crimes. Eles procuram alguma brecha em nossa Mente, portanto, temos que vigiar nossos pensamentos, idéias, planos, desejos e impulsos, cuidado, quando eles se estalam a coisa fica perigosa.
A terapia contra as Obsessões e as influencias espirituais negativas, esta na Disciplina Mental e Moral, mentalizar fortemente pensamentos elevados e nobres, praticar a Caridade e as Virtudes, manter uma Conduta moral reta no Cristo, cultivar a prece sincera, combater os maus pensamentos, combater os maus desejos, combater os vícios, dessa forma a pessoa consegue elevar seu Padrão Vibratório afastando os maus espíritos e atraindo os Espíritos de Luz.
Atraindo o Bem o mal se afasta gradativamente, assim como o calor afasta o frio.

A atmosfera terrena ou psicosfera esta repleta de formas pensamentos inferiores e de espíritos apegados a matéria, as paixões, aos vícios e desejos terrenos, existe milhões de espíritos desencarnados na atmosfera e na crosta terrestre, esses espíritos querem  continuar a viver a vida material, eles querem saciar seus desejos e vícios e interferir na vida dos encarnados.
Muitos desses espíritos são sofredores, outros são perturbados e perturbadores, outros são viciosos cheios de manias, vícios, desejos torpes, outros são vingativos e astutos, outros são mentirosos, embusteiros e mistificadores, outros são vampiros sugam os fluidos vitais das pessoas e também sugam os fluidos da nicotina, do álcool, das drogas, outros são maldosos sentem inveja das pessoas boas e corretas e procuram obsidiar essas pessoas, agem pela inveja do bem, são uns infelizes.
Existe outros espíritos maldosos que se agrupam em bandos ou Falanges e trabalham de forma técnica para vampirizar e obsidiar as pessoas que são invigilantes com seus pensamentos e conduta moral, são os trabalhadores do mal, entidades das sombras.
Nós os encarnados vivemos dentro dessa região espiritual inferior, por que, ela abrange a crosta e atmosfera terrena, muitos pesquisadores chamam essa região de astral inferior ou umbral.
Esses espíritos desencarnados apegados a matéria e as paixões e vícios terrenos, possuem um perispirito denso, turvo, grosseiro e impuro e eles sofrem a Lei de gravidade e ficam retidos na psicosfera terrena, para afastar esses espíritos inferiores, perturbadores e obsessores, temos que entender o seguinte, não existem milagres, não existe protecionismo divino sobrenatural, tudo depende das nossas condições mentais e morais ( condições vibratórias), pela Lei das atrações psíquicas, os iguais se atraem e os diferentes se repelem, atraímos espíritos desencarnados que se identificam com os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.
Vamos concluir disso tudo, que a Proteção espiritual quem faz é a própria pessoa, conforme seus Pensamentos e Conduta moral.
Uma pessoa correta, honesta, caridosa, cordial, digna, sem vícios, com pensamentos positivos e nobres, repele naturalmente os maus espíritos, não havendo sintonia vibratória os maus espíritos se afastam.
A Luz do Cristo repele os agentes das sombras.
Temos que cultivar as Virtudes ensinadas pelo Grande Mestre Jesus o Cristo, pensar em Cristo, sentir o Cristo, praticar os ensinamentos do Cristo, é se iluminar, e a Luz espanta a escuridão.
Nós somos filhos da Grande Luz, nós somos Luz, nós estamos na Luz, nós temos a Luz, nós evoluímos é na Luz.
Essa Luz são as Virtudes, cada virtude que adquirimos mais força teremos para afastar os maus espíritos e atrair os Espiritos de Luz.
As Virtudes esse é o caminho.

2) Existe uma lei chamada Lei de Sintonia vibratória ou a Lei de afinidade moral que o ser humano pratica com seus pensamentos.
Essa Lei determina que os iguais se atraem e os diferentes se repelem, cada pessoa conforme seus pensamentos, sentimentos e atitudes, vão atrair bons ou maus espíritos conforme o Padrão Moral desses pensamentos, sentimentos e atitudes.
Uma pessoa que se entrega aos seus maus pensamentos, maus sentimentos e aos vícios, vai estabelecer sintonia vibratória com espíritos desencarnados que pensam e sentem da mesma forma, ou seja, vai atrair uma assistência espiritual ruim.
O nosso Pensamento tem que estar canalizado somente para coisas positivas e elevadas, o pensamento se propaga no mundo espiritual ou plano astral através de ondas vibratórias e ele vai sempre estabelecer sintonia com os espíritos desencarnados, pensamentos de ódio, raiva, ciúmes, inveja, egoísmo, falsidade, desonestidade, revolta, medo, hipocrisia, desejos de vingança vai sempre atrair espíritos inferiores, perturbadores e obsessores, por que, esses espíritos também pensam da mesma forma negativa, os semelhantes atraindo os semelhantes.
Pelo pensamento entramos em contato vibratório com o plano astral e os espíritos desencarnados, podemos dizer que os espíritos se comunicam entre si pela irradiação dos pensamentos ou vibrações mentais, portanto, os espíritos desencarnados podem conhecer e ler nossos pensamentos, e os espíritos obsessores podem com isso descobrir nossos pontos fracos.
É por isso que devemos cultivar pensamentos elevados, nobres e firmes no Bem, para podermos estabelecer sintonia com os Espiritos de Luz e afastar os espíritos das sombras, tudo depende das nossas condições morais e mentais.
O Pensamento cria correntes fluídicas entre o plano espiritual e o plano material, e nessas correntes fluídicas vamos ter um canal aberto com o plano astral.
Para resumir, o ser humano com seus pensamentos vai estabelecer sintonia vibratória com os espíritos desencarnados, pensamentos de raiva, ciúmes, medo, revolta, falsidade, egoísmo vai atrair espíritos que pensam e sentem da mesma forma, portanto, temos que disciplinar nossos pensamentos somente em coisas boas e positivas.
Ler bons livros, ouvir boas musicas, manter contato com pessoas de boa formação moral, cultivar a prece sincera e ter pensamentos elevados e positivos, é a melhor forma de elevar o padrão vibratório dos pensamentos.

3) Os maus espíritos não têm nenhum poder sobre as pessoas de Bem, os bons pensamentos, os sentimentos elevados e as atitudes corretas e honestas, vão sempre repelir as influências espirituais negativas, o Bem é mais forte que o mal, são as nossas imperfeições morais que atraem os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores, portanto, a nossa luta é contra as nossas imperfeições morais, combatendo elas os maus espíritos se afastam gradualmente. Assim como as moscas farejam as chagas do corpo, os maus espíritos farejam as chagas morais da alma, para afastar as moscas basta limpar o corpo das suas impurezas físicas, da mesma forma, a pessoa se depurando das suas impurezas morais, ela consegue repelir os espíritos perturbadores e obsessores.
É na elevação moral dos pensamentos e sentimentos e na prática sincera do Bem e das Virtudes, que está a Defesa psíquica contra os maus espíritos.
Não adianta usar amuletos, talismã, velas, roupas brancas, imagens de santos, palavras sacramentais, sinais cabalísticos, nada disso funciona, tudo reside em nossos pensamentos e sentimentos.

Seria muito fácil e cômodo usar um amuleto, um talismã, usar roupas brancas, imagens de santos, fazer exorcismos etc...
Para afastar os maus espíritos temos que buscar a nossa Reforma Moral na pratica do Bem e das Virtudes e cultivar pensamentos elevados e nobres, somente isso.

Wilson Moreno na busca da Verdade.

Moreno Wilson,

peço-te que coloques as fontes em todos os textos que tens postado. Obrigada.

Gostei muito do que disse aqui, mas para um esclarecimento publico teria muita pergunta a fazer, deixarei apenas algumas.

- Onde foi aprender todas essas leis que diz e fala, com tanta certeza, gostava de consultar para poder evoluir o meu conhecimento.

- Há muitas alíneas que não coincidem com a minha prática espiritual isenta de formalidades,gostaria de poder limar algumas arestas decerto.

- como explica que pessoas que conheço completamente exemplares de vida e modo de falar tenho tido e tenham incorporações involuntárias, e diz que os maus espiritos não têm poder sobre o bem.

- Quando se refere que as pessoas, não possam ser ajudadas, porque tenho tanta prova de serem ajudados, e práticamente todos somos inferiores sem a dita condição como refere.

- Porque descreve porque tantos espiritos nos rodeiam e nada têm de mal, não tenham feito a transição a seu tempo, porque não possuiam a energia necessária (como determina esse tipo de energia)

- O que tem a ver Cristo com o mundo espiritual, ou qualquer lider religioso.Se não há religiões no mundo espiritual.

- Na ultima frase sobre usar amuletos etc e exorcismos para afastar os ditos maus espiritos, ai talvez discordo um pouco, pois para alguns é verdade para outros nem tanto assim, uma vez que nos meus estudos mediunicos existe apenas encaminhamento de amor pelos que ainda aqui estão sem serem ajudados a fazerem a dita transição (queria salientar que a maior lei do universo é o amor, até as religiões o dizem) porem eu pratico para com essas entidades, as tais que um dia posso ser eu, como você mesmo, ou a minha mãe, ou cristo ou buda, e quantas entidades que pensa ser de luz e não são?.


- De qualquer forma apreciei alguns dos escritos, pena é que não tenha mediunidade suficiente para fazer trabalho a fim de prolongar os estudos possiveis, para modificar ou completar aquilo que outros escreveram, e assim poderiamos todos ganhar mais, tudo está em aberto, eu próprio o que fazia há pouco tempo, neste momento já não faço assim, nada no mundo está parado. Mesmo na área espiritual, longe vai os exorcismos antigos, embora muitos ainda os pratiquem.

- De qualquer forma muito do que disse, aprovo e realço,

sofiagov
de qualquer forma não sei se conseguimos ter pensamento ultra positivo tão nobre e constante , sem ter maus pensamentos toda uma vida, uma vez que por mais que queiramos vivemos rodeados de "lixo tóxico"... situações que nos contornam .
Não somos de ferro para carregar demasiados fardos e manter tanta nobreza de espírito ao mesmo tempo.

até porque as más condutas poderão levar a aprender que o lado mau trás uma certa positividade na forma como podemos encarar a vida aprendendo e tornando-nos melhores pessoas (aprendendo com esse lado negativo de nós ).

a negatividade está implicita em nós de certa forma, não podemos esquecer , ela existe e faz parte do crescimento interno.
Ter maus pensamentos hás vezes ajudam-nos a perceber qual o caminho que queremos seguir.

muita paz




A fonte dos estudos são o Racionalismo Cristão que é uma Doutrina espiritualista, a outra fonte é o Espiritismo e a outra fonte é o Ocultismo.
A 20 anos que eu estudo tais assuntos, eu coloco textos que são um resultado dos meus estudos e pesquisas, cito nome de autores e coloco observações minhas.
Na internet é só procurar assuntos espirituais do Racionalismo Cristão e vocês vão achar grandes ensinamentos dessa fantástica Doutrina, que foi fundada por um Maçom o Mestre Luis de Mattos que era Maçom do grau 33 que é o máximo, ele era um grande iniciado, depois em 1910 ele fundou o Espiritismo Racional e Científico, hoje com o nome de Racionalismo Cristão.
Esse assunto é muito profundo eu prefiro colocar CONTEÚDOS para as pessoas analisarem, quando eu tiver mais tempo eu tentarei explicar esses assuntos da Metafísica.

Vou deixar um texto desse grande Maçom, vejamos.


Vejamos as Observações do Mestre Luiz de Mattos sobre a Obsessão.

1)Na grandiosa obra da Inteligência Universal o Grande Foco  tudo se encadeia num sentido harmonioso.
Nas sábias leis que conduzem a perfeição e tudo produzem, desde os insignificantes grãos de areia aos grandes planetas dispersos no infinito, constituindo o Universo, tudo toma o estado preciso ao meio e às correntes fluídicas, para o estabelecimento de uma vida em harmonia com as irrevogáveis leis da natureza.
As Leis do Universo, de elevadíssima sabedoria que surpreendem o homem, encerram todos os segredos, estabelecem todas as verdades, confirmam todas as ciências e explicam todos os fenômenos.
No estudo destes princípios, é mister compreender que novas causas, novos efeitos cercam incessantemente o estudioso, envolvendo-o em estranhos pensamentos e ligando-o, por inúmeros fios condutores, a todos os seres inteligentes, corpóreos e incorpóreos, transmitindo-lhes descargas fluídicas e impressões do mundo espiritual, e se sua imperfeição não fora tanta, ele sentiria melhor as vibrações do bem e repeliria as vibrações da perversidade.

A obsessão é, pois, sem a mínima dúvida, o resultado da ação de pensamentos maus, por meio dos quais são atraídos espíritos do astral inferior que envolvem o paciente, subjugando-o e impondo-lhe a sua vontade. É pelo meio em que vive o encarnado e pelas suas fraquezas e vícios e falta de moral que ele se torna um imã de atração dos espíritos que, por ignorância ou perversidade permanecem na atmosfera da Terra.
Em decorrência desta atração, começam os espíritos obsessores a fazer sentir, pouco a pouco sua influencia, que se reflete na aura da vítima, impregnando o seu perispírito de fluidos danificadores, até estabelecerem pleno domínio e ação sobre ela.
Perturbado completamente o espírito da vítima, o obsessor toma conta dela, passa a influenciá-la, a intuir-lhe cismas e manias perturbadoras, e é assim que se opera a obsessão.

A obsessão dos seres humanos é mais comum do que se calcula, e isto porque não estando a humanidade devidamente esclarecida, não conhecendo a ação do pensamento e os seus efeitos e ignorando até mesmo, a existência dos espíritos do astral inferior, que agem com força altamente maléfica, não está em condições de livrar-se das correntes do mal, o que só seria possível por meio de uma reação inteligente.

2)Os milhões de obsessores que povoam o astral inferior têm, cada qual, as suas preferências e escolhem as vítimas encarnadas de acordo com a afinidade que sentem por elas ou os sentimentos que a animam em relação a essas mesmas vítimas.

Os pensamentos afins são sempre o imã de atração.

As vibrações harmônicas do obsessor e do obsedado conjugam-se, fundem-se, ajustam-se e se encaixam de tal maneira uma na outra, que se torna difícil a separação.
Depois de desobsedado, limpo psiquicamente, é preciso fortificar não só o espírito, mas também o corpo, danificados ambos pelos maus fluidos e grande perda de energia anímica, o que se consegue pela reeducação da vontade e disciplina de pensamento.

O bom êxito deste período de desobsessão é mais difícil de ser alcançado, por depender da reeducação da vontade do normalizado e da reação contra novas obsessões.
Os vícios provocados pelos obsessores ficam tão arraigados em seu espírito que só os deixa a muito custo. Sob a influência desta disciplina, começa o normalizando a raciocinar e a dominar os vícios próprios e aqueles que foram desenvolvidos pelos obsessores, e quando se lhe tornar fácil este domínio, não mais se deixará obsedar.


3)Os espíritos componentes do astral inferior dividem-se em muitas classes, sendo a mais baixa constituída de elementos de ínfima condição moral. Em conseqüência desse estado, estão muitos deles envolvidos em matéria fluídica densa, impregnada de miasmas de moléstias e de substâncias putrefatas, próprias do meio em que permanecem, em obediência à lei de atração.
As vibrações dos pensamentos da maioria de tais espíritos são de ordem sensualista, animalizada, predominando o sentimento de malquerença, de ódio, de inveja, de vingança e outros do mesmo gênero.

Quando o ser encarnado se descuida e emite pensamentos que se identifiquem com os baixos sentimentos dessa classe de obsessores, atrai um ou mais de tais elementos para a sua companhia e absorve parte de seus fluidos inferiores, juntamente com a correspondente carga pestífera que conduzem.

Pela LEI DE ATRAÇÃO, atrai-se conforme a vibração do pensamento. Pensamentos negativos atraem espíritos negativos, que perambulam na atmosfera terrestre, a qual, por isso, é denominada, no livro Racionalismo Cristão, de ASTRAL INFERIOR, assim como ASTRAL SUPERIOR, segundo a definição da mesma obra, são as regiões do Espaço onde habitam e desenvolvem suas atividades os espíritos evoluídos pertencentes aos mundos espirituais da 18ª à 33ª classe evolutiva.

Os espíritos que permanecem na atmosfera, depois da chamada morte, o fazem por desconhecimento dos seus deveres após a desencarnação ou por apego a pessoas, coisas e prazeres materiais ou, ainda, por estarem possuídos de maus sentimentos e outros estados de perturbação. Seus corpos fluídicos estão de tal maneira materializados que não conseguem se libertar dos laços que os prendem ao ambiente terreno, ficando retidos na atmosfera por força dessa lei de atração.

Nessas condições não tardam a dar início à sua ação propriamente obsessiva sobre os encarnados, atingindo principalmente aqueles que habitualmente alimentam pensamentos e sentimentos negativos e não possuem esclarecimento sobre a vida fora da matéria. Esses espíritos atuam de modo mais freqüente através da mediunidade intuitiva, comum a todos os seres humanos.

Essa verdade precisa ser aceita. Entendida a ação maléfica de tais espíritos, pode-se combater a causa dos problemas psíquicos, em vez de seus efeitos, e assim tratar de maneira eficiente esses males.


4) Dessas colocações do Mestre Luiz de Mattos podemos entender o seguinte, os espíritos do astral inferior, são os espíritos desencarnados que estão na atmosfera terrena, eles estão apegados a matéria e aos vícios e desejos matérias, como eles não possuem mais seus corpos físicos para saciarem esses vícios e desejos torpes, eles vão procurar os encarnados que possuem tais vícios e desejos, eles se encostam no perispirito do encarnado e absorvem os fluidos da bebida e da nicotina.
É o vampirismo espiritual.
Todo encarnado viciado é um ponto de atração para esses espíritos do astral inferior, os iguais se atraem, o vicio atraindo o vicio.
Existe os espíritos do astral inferior que possuem sentimentos de ódio, raiva, inveja, desejos de vingança, outros são zombeteiros, astutos, maliciosos e mistificadores.
Esses espíritos inferiores e obsessores procuram interferir na vida dos encarnados, tentando intuir ou inspirar vícios, maus pensamentos e maus desejos na mente das pessoas, que são invigilantes com seus pensamentos e conduta moral.
Esses obsessores podem provocar acidentes, brigas, intrigas, discussões, crimes e toda sorte de maldades que vemos nesse mundo terra.

Como afastar os espíritos do astral inferior????
Tudo no mundo espiritual como explica o Mestre Luis de Mattos é atração, afinidade e sintonia vibratória dos pensamentos.
O Bem tem sintonia com o Bem.
A Virtude tem sintonia com a Virtude.
A Verdade tem sintonia com a Verdade.
Da mesma forma.
O mal tem sintonia com o mal.
O vicio tem sintonia com o vicio.
A mentira tem sintonia com a mentira.
Atraímos pelos nossos Pensamentos espíritos desencarnados que afinam conosco.
Pensamentos inferiores de ódio, falsidade, desonestidade, hipocrisia, mentiras, crueldade, vícios, maus desejos, racismo, grosseria, falta de educação, palavrões, discussões, raiva, desejos de vingança, vai nos ligar as correntes vibratórias dos espíritos inferiores e obsessores do astral inferior.
O mal atraindo o mal.
Os pensamentos elevados e firmes no Bem, a conduta moral reta, as boas ações, os sentimentos nobres, a pratica da caridade e do amor, o respeito pelas pessoas, o respeito e o amor pelos animais, são poderosas BARREIRAS VIBRATÓRIAS contra a ação dos espíritos do astral inferior.
O Bem é mais forte que o mal.
Tudo reside em nossos Pensamentos.

5) Vejamos outras explanações do Mestre Luis de Mattos sobre o Pensamento.

Alteiem os seus pensamentos, tenham sempre o cuidado de não vacilarem quando tiverem que resolver algum problema. Estamos sempre preparados astralmente para dar intuição a todos aqueles que saibam irradiar. Aproveitem as intuições, saibam que quando estão com o pensamento alteado a irradiar estamos presentes, porque somos atraídos; é aí que damos os nossos eflúvios, para que as criaturas despertem e o raciocínio se clarividência; porém tem que haver um pólo de atração muito forte para podermos chegar até vocês"


"Querer é poder.
Pensem sempre alto, habituem-se a levantar o pensamento para atrair eflúvios benéficos, porque aqueles que pensam bem atraem o bem, jamais atraem o mal. Portanto, é através do pensamento que a criatura se eleva e se volta para o Astral Superior, para de lá receber intuições que possam ajudá-la.
Sabemos que não é tão difícil assim, é questão de treino, é a criatura não sair da linha reta que traçou, desviando-se sempre dos maus caminhos, para que possa andar de fronte erguida, sempre com o pensamento elevado e sempre numa estrada reta e luminosa. Assim fazendo ela se sente bem, sente-se bem assistida, porque está agindo dentro da disciplina, dentro, portanto, da razão e do bom senso. Ela forma o seu próprio mundo através da constância, da dignidade, do valor e do espírito de justiça.
Levantem o pensamento, tornem-se dignos, porque é para isso que o espírito encarna: para lutar e vencer"

O pensamento e a palavra têm poder curador.
O corpo é o veículo através do qual se manifesta, no plano terrestre, o espírito do qual o corpo é apenas o reflexo materializado.
É importante emitir bons pensamentos, de valor, de coragem e de confiança, porque estes são transmitidos e captados com a mesma intensidade, atraindo assim as vibrações em sintonia com o seu pensar. Sendo positivo atrairá situações positivas e o contrário também se verificará.
Cultivar o pensamento, fortalecê-lo, aperfeiçoá-lo e aprimorá-lo é poder consciente da vontade e atributo fundamental do espírito. É através do pensamento que a criatura põe em ação o raciocínio, resolve, soluciona, descobre e esclarece situações e problemas da vida.
A força do pensamento varia, portanto, com a educação da vontade, e, sendo forte, o pensamento é vigoroso, consciente, desprendido, claro e iluminado. Sendo fraca, a força de vontade produz pensamentos débeis e pouco claros. É nos momentos mais difíceis que esta força de vontade deve emergir para assim poder vencer com êxito, superando as dificuldades impostas pela vida.
É através destes reveses que maiores lições se aprendem, pois na vida nada é por acaso!
O insucesso pode ser a alavanca para o êxito, pois permite-nos procurar a resposta nos recônditos mais íntimos de nós mesmos.

6) Para finalizar uma observação minha sobre a Obsessão.

O problema da Obsessão que é uma enfermidade psíquica, causada por espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do plano astral ou mundo espiritual. Existe muitos espíritos maldosos e vingativos que procuram obsidiar os encarnados que são invigilantes com a sua Conduta Moral. A causa da Obsessão está nas imperfeições morais das pessoas, são os maus pensamentos, vícios, maus desejos, maus hábitos e atitudes negativas, que atraem pela Sintonia vibratória os espiritos obsessores do mundo espiritual, para afastar os maus espíritos, só existe um caminho Aprimoramento Moral e Mental, temos que procurar viver de uma forma correta, honesta e digna, com pensamentos elevados e nobres e praticar o bem e as Virtudes. O Bem repele o mal. Tudo depende da Sintonia Vibratoria dos pensamentos e sentimentos, atraímos bons ou maus espíritos, conforme, o padrão moral dos nossos pensamentos e sentimentos. Pela Lei das Atrações psiquicas, os semelhantes atraem os semelhantes, é por isso, que devemos praticar as Virtudes, ser bom, ser correto, ser honesto, ser trabalhador, ser cordial, ser solidário, ajudar os fracos e doentes, combater os vícios, combater os maus desejos, combater os maus hábitos, amar e respeitar os Animais, cultivar pensamentos elevados e puros, dessa forma a pessoa repele naturalmente os maus espíritos e atrai os Espíritos de Luz, o bem atraindo o bem. O vicio da bebida, do cigarro, da gula,do jogo e das drogas, são portas abertas para os maus espíritos, existe muitos espíritos desencarnados que ainda mantem esses vicios no plano astral, como eles não têm mais o corpo fisico para saciar tais vicios e desejos, eles procuram algum encarnado que tenha os mesmos vicios e desejos, eles se encostam no encarnado que está bebendo ou fumando e vão sugar os fluidos da nicotina ou do álcool, num processo chamado de Vampirismo psiquico, os viciados terrenos são Vampirizados por espíritos obsessores. É por isso, que devemos ter uma vida terrena pura, digna e correta, praticando o bem e as Virtudes, para podermos afastar os maus espiritos e os vampiros psiquicos do plano astral. O Mestre jesus chamou esses espíritos de espíritos imundos, devido as suas impurezas morais. Essas forças do mal podem provocar acidentes, brigas, crimes, eles conseguem intuir ou inspirar maus pensamentos na mente das pessoas, levando as pessoas a cometerem coisas erradas e nocivas. A causa da Obsessão está nas nossas imperfeições morais é por isso que devemos ter uma vida pautada por principios Morais elevados, não existe milagres e nem proteções divinas, a proteção espiritual quem faz é a propria pessoa, conforme seus Pensamentos e Conduta Moral. O uso de velas, amuletos, talismã, roupas brancas, imagens de santos, terços, são tudo baboseiras criadas pelo misticismo religioso, é no pensamento elevado e firme no Bem e na Conduta moral reta, que vamos afastar esses espíritos imundos, a escuridão não suporta a Luz. E nós somos filhos da Grande LUZ. Esse é um pequeno resumo sobre o problema da Obsessão.. Meus amigos vamos praticar sempre o Bem e as Virtudes esse é o caminho.


Wilson Moreno na busca da Verdade somente a Verdade.


Pois na realidade pode ser que assim seja tudo o que está ai escrito, noto que algumas coisas são interessantes, no entanto tambem temos muita coisa escrita e não se verifica com tanta minúcia, ainda não encontrei uma entidade chamada de luz, portanto das que fizeram uma transição para planos estáveis que não dissesse que os humanos não tinham a mínima capacidade para compreender a sua existencia. Foi sempre em informações de entidades baixas que se formaram as filosofias ou religiões humanas.
Toda a informação que tenho encontrado escrita como ex o caso da Alexandra Solnado não passa de espiritos baixos; chamei algumas dessas entidades que me confirmaram isso. Este caso como outros deviam ter aprofundamento de esclarecimento publico,  tenho-me oferecido e esforçado para quem queira, participar e colaborar nessa dita verdade, fazendo uma reunião espirita aberta, mas até agora nem resposta tenho obtido.

Sendo assim as coisas tornam-se herméticas e ocultas, sem a participação clara de outros não há verdade no que se faz, nisto não há mestres, nem nenhum compêndio de autorização como o caso da biblia e outras,  mas sim médiuns com mais ou menos prática e entidades espirituais, Muito antes das crenças humanas já existia comunicação espiritual, portanto nunca está nas mãos de qualquer humano ter capacidade para saber a forma do seu próximo estado de vida, pois já estive com entidades, que nada previa terem ficado tanto tempo aqui por baixo.

De qualquer forma a sua explicação tem muito fundamento, mas como digo nem sequer eu ou Kardec ou Xavier ou quem quer que seja fecha o circulo evolutivo, apenas contribuímos para algum pequeno esclarecimento, no entanto o médium  do nosso grupo como o de outros temos uma finalidade mais prática de intervenção do que escrita, porque é isso que se espera.
Espero que tambem assim possam ajudar quem precisa seja espírito ou humano.

Sobre as questões que envolve a espiritualidade, temos que buscar sempre os ensinamentos que possuem um nível moral e racional elevado e nobre, como eu procuro sempre estudar e pesquisar eu procuro conhecimentos em outras Doutrinas que pregam o Bem e as Virtudes, vejamos uma observação muito importante, analisem com calma.

ELE TEM O VÍCIO DA BEBIDA E DO FUMO - Dulce Romero Pereira
REFLEXO - Meu assistido aí se encontra pela primeira vez. Veio a convite do seu amigo. Ele tem o vício da bebida e do fumo. Foi a vários lugares, mas nada resolveu. Está prestando bastante atenção, pois pretende deixar esses vícios.

DOUTRINAÇÃO - É claro, quando ele encarnou não tinha vícios. O espírito envolvendo aquele corpo de criança não tinha vício. O vício é fruto do mal uso do livre-arbítrio, não resta a menor dúvida. Se as criaturas compreendessem não iriam atrás de antídoto para largar de beber, porque o remédio está na própria vontade. O ser humano é superior a qualquer tipo de vício.Não é admissível que a criatura diga que não é capaz de abandonar o vício, principalmente quando o vício está degradando a sua moral, a sua dignidade. Este que vos fala também fumou, mas depois que conheceu o Racionalismo Cristão disse a mim mesmo: "Não fumarei mais"; faz trinta e seis anos que abandonei esse vício e jamais fumarei.

São deliberações que o espírito tem que tomar. Tomar uma postura na vida e colocar-se em condições de dizer a si próprio: "de hoje em diante não beberei, nem fumarei mais". Podemos afirmar que ninguém levará o copo ou o cigarro a sua boca. Quem faz todos esses movimentos é o próprio viciado. Então, o remédio está na própria criatura, é só ter força de vontade.

Não viemos ao planeta Terra para ser uma chaminé ambulante. Não viemos ao mundo físico para ser um trapo humano, porque o viciado desrespeita a sua família e a sociedade a que pertence, torna-se uma criatura indesejável e não é para isso que o espírito encarna.

O espírito encarna para realizar um programa que estabeleceu no seu mundo espiritual. Ele elabora esse programa e, aqui chegando, não poderá desvirtuá-lo, porque seria desrespeito a ele mesmo. É o que está acontecendo com teu assistido. Deixe os vícios de lado, seja uma criatura positiva, olhe longe, pise na Terra com firmeza e terá força suficiente para abandonar qualquer tipo de vício. Porque o homem e a mulher são superiores a qualquer vício.

REFLEXO - O meu assistido entrou nesta Casa desiludido, não acreditando mais na vida, sem força de vontade e, de repente, está se sentindo outra pessoa. Está com o pensamento bem mais claro e está pensando, com ele mesmo: "por que essa transformação tão de repente?"

DOUTRINAÇÃO - Porque foste afastado do lado dele. Não é verdade?

REFLEXO - Isso é verdade. Eu o acompanhava.

DOUTRINAÇÃO - Nós sabemos, e quem estuda o Racionalismo Cristão sabe, que não há efeito sem causa. Para todos os efeitos existe uma causa. Se alguém está cabisbaixo, desanimado na vida é porque não está sozinho: está acompanhado de um desanimado. Não foste assim na vida física?

REFLEXO - Fui mesmo. Não tinha ânimo para nada.

DOUTRINAÇÃO - Também não realizaste nada.

REFLEXO - Exatamente.

DOUTRINAÇÃO - Tudo o que de valor se realizar demanda ânimo, coragem, discernimento. Fora disso não há progresso, é querer tampar o sol com a peneira. Portanto, o teu assistido que venha mais vezes a esta Casa, peça um folheto que é distribuído gratuitamente por um dos nossos auxiliares, para fazer a higiene mental diariamente, às 7 e às 20 horas.

Quando algo de anormal está acontecendo, a criatura tem que olhar longe, levantar a cabeça e elevar o seu pensamento; observar as manifestações da natureza e ver quanta grandeza deixamos de observar pela indolência mental ou, melhor dizendo, pela apatia mental. Foi o que aconteceu contigo na vida física e apoderou-se do teu espírito o desânimo, a fraqueza e desencarnaste neste estado deplorável. Estavas observando o mesmo no teu assistido e pensavas que o ajudavas, mas estavas atrapalhando, porque na realidade quem não tem não pode dar.

A criatura não tendo conhecimento, não pode dá-lo. Ela precisa aprender primeiro. É isso o que se faz nas Casas Racionalistas Cristãs. Ensina-se a criatura a ser forte, ser digna, virtuosa e a saber que ela é uma partícula da Inteligência Universal. O espírito é imortal, não há cataclismo que possa destruí-lo, essa é uma grande Verdade. Prova que estás falando num corpo que não é o teu, mas o teu espírito jamais morrerá. Quem sabe em outra encarnação, deixarás a fraqueza de lado e procurarás, na medida do possível, usar toda a força do espírito para evoluir.

Cabe a ti resolver isso e a ninguém mais. E o teu assistido nunca esqueça que nada acontece por acaso, para tudo há uma razão de ser. Devemos compreender isso quando percebemos que alguém necessita da nossa palavra amiga, do nosso incentivo. Um tapinha nas costas da criatura, com pensamentos elevados, vem beneficiá-la. Ela não precisa saber quem a beneficiou, o importante é que se tornou uma criatura mais ágil, mais rápida com o pensamento. É isso que faz a criatura suportar as vicissitudes da vida.

REFLEXO - Ele se atrapalhou na condução e não foi possível chegar a tempo. Ficou desiludido, mas permaneceu na porta, ainda está lá e eu aqui sem saber o que fazer.

DOUTRINAÇÃO - Não sabias que estavas atrapalhando o teu assistido, mas veja, meu amigo, mesmo não encontrando abertas as portas desta Casa, foste beneficiado e ele também, porque não deu satisfação para as tuas intuições, apenas perdeu a condução. Isto está sujeito a acontecer a qualquer um. Era tua presença, não resta a menor dúvida. Para o espírito não existem portas nem paredes. Estás falando num corpo que não é o teu, estás observando?

REFLEXO - Estou até admirado disso.

DOUTRINAÇÃO - Admirado por quê ? O espírito é invisível não há nada que possa enclausurá-lo, só há uma coisa que atravanca o progresso do espírito: é a ignorância da própria vida espiritual. Jamais chamaríamos quem quer que seja de ignorante, pois nesta Casa seus ensinos pugnam pela boa educação e disciplina também. Quando dizemos ignorância, estamos nos referindo à ignorância da vida espiritual. Foi o que atravancou o teu progresso, fez com que vivesses na atmosfera da Terra até este presente momento, pensando que estavas ajudando alguém, mas estavas atrapalhando. E por isso, meu amigo, estás sendo irradiado pelo Astral Superior; aquele que serviu para trazê-lo aqui está lá fora em obediência à disciplina que tem essa orientação. Nós sabemos disso, não há distância para o pensamento.

Quando não podemos estar aqui fisicamente estaremos espiritualmente; não há distância para o espírito. Podemos provar isso cientificamente: a luz solar tem uma velocidade de trezentos mil quilômetros por segundo, e o espírito, sendo Luz Astral, nada fará de menos. Em fração de segundo atingirás o teu mundo espiritual; lá verás o teu quadro fluídico, e observarás quanto tempo perdeste neste mundo.

REFLEXO - A minha assistida tem o seu corpo físico saudável, mas, às vezes, tem insônia que a incomoda. Ela aí está.

DOUTRINAÇÃO - Perturbação espiritual, não resta a menor dúvida. Se a criatura foi ao médico e este constatou que o corpo é sadio e ela tem essas perturbações, isso é indisciplina mental. Se ela estudar o livro Racionalismo Cristão, e observar bem o capítulo VIII - O PENSAMENTO, compreenderá que tudo vem de fora, até a nossa vida está fora do corpo físico: não está dentro do corpo como muitos pensam, mas ligada por cordões fluídicos ao cérebro e ao coração, que são os órgãos mais sensíveis do corpo humano.

Quando a criatura leva um susto, ela abala o seu ser espiritual, quando o susto é muito grave. Compreendendo isso ela ocupará o seu tempo, durante o dia, no trabalho produtivo, vivendo os preceitos que se coadunam com o bom viver dentro do respeito, da amizade, do entrosamento e do entendimento com as demais criaturas.

Procurará exercitar o seu dia de trabalho eficientemente, para então às 20 horas fazer o seu preparo mental, como está no folheto de limpeza psíquica, para que seu espírito possa ter um sono tranqüilo, indo ao seu mundo enquanto a matéria repousa, até que ele acorde, no dia seguinte, para trabalhar alegremente, e ser uma criatura virtuosa, confiando em si mesma. Ela tem que primeiro confiar em si, para depois observar se as demais pessoas merecem confiança.

É isso que ensina o livro Racionalismo Cristão, onde são explanados os maravilhosos princípios da Doutrina. E suas Casas são escolas de alto psiquismo, educando as criaturas através do pensamento orientado com critério e bom senso.

Quanto mais orientar os pensamentos, melhor será para a criatura encarnada. Irradiará pensamentos convictos, sabendo que o amor vence tudo. O amor está no reino espiritual e não na matéria. Isso afirmamos com plena convicção. É demonstrado até pelos animais inferiores que dão a vida para salvar seus filhotes. Tudo isso pertence ao amor espiritual, como muitas criaturas encarnadas que dão sua vida para salvar outras pessoas.

Vários bombeiros e militares deram suas vidas para salvar vidas. Fora do amor espiritual não resolvemos nada.

ASTRAL SUPERIOR
DULCE ROMERO PEREIRA

Munido de um corpo físico o espírito investiga, analisa e trabalha nas descobertas científicas para tratar do corpo físico. Mas ainda não são suficientes essas descobertas. As enfermidades vêm crescendo a cada dia que passa, por falta de conhecimentos e esclarecimentos.

Falamos a Verdade às criaturas. O que interessa é o esclarecimento do espírito, porque noventa e cinco por cento da humanidade sofre de enfermidades atraídas por maus pensamentos. Os espíritos sofrem e levam a enfermidade ao corpo físico.

A criatura esclarecida sabe raciocinar, sabe se conduzir, sabe ter disciplina, convencendo-se de que a saúde está em si própria. Muitas vezes o corpo físico necessita de reparo; é por isso que existe a medicina. Mas é preciso raciocinar um pouco mais. É raciocinando com acerto que o espírito não se engana no que vai realizar.

As criaturas esclarecidas, que têm conhecimento de si próprias e que aprenderam a ter disciplina, a se conduzirem com altivez e sabedoria por intuições das Forças Superiores, aprenderam a atraí-las e a saberem que essa Força não falha, havendo senso de responsabilidade. É preciso que as criaturas se esclareçam um pouco mais, através da disciplina, pois ela é fator importante para o ser humano prolongar sua existência no mundo Terra, dando ao espírito o conhecimento de que ele necessita dessa escola que é o Racionalismo Cristão.

Não é só vir a uma Casa Racionalista Cristã e se dizer ser racionalista cristão.

Ao entrar por este portão, deixem a conversa lá fora e procurem se disciplinar, silenciando qualquer conversa neste recinto. Cada um ocupe seu lugar, sem preferência por lugares. Os que desejam preferência não são esclarecidos, marcam passo e serão sempre duvidosos.

Nós queremos que compreendam o que significa a Doutrina e dêem valor ao seu merecimento, para o seu próprio bem, para sua felicidade, para sua saúde, porque é assim que o espírito vai-se lapidando. Uma vez conhecendo esses ensinamentos, fazemos votos que compreendam a disciplina e o que ela significa.

Aqui não se trata de coisas materiais; aqui dentro se realizam trabalhos sérios, trabalhos espirituais para beneficiarem a humanidade sequiosa de aprender.

O espírito vem em busca de esclarecimento e esse esclarecimento o fará feliz, quando souber aplicar a disciplina no seu viver, para bem de si próprio e do seu semelhante, dando exemplo de valor.



#7
Pois, são situações diferentes das nossas, a mediunidade a hipnose e a regressão em que praticamos não é o mesmo que fazer estudos, é trabalho com resultados e não há doutrinas, apenas resolvemos os assuntos, é essa a nossa finalidade; mas admiro toda essa sua persistência, em tentar compreender, alias já tive vários amigos em quase tudo o que são organizações e religiões e sempre me apresentavam doutrinas diferentes. Diferente do mundo espiritual em que por mais que se tente compreender é praticar e ajudar com amor, sendo para o bem comum têm sempre utilidade. No mundo espiritual as leis não são nossas e mesmo nem nós temos conhecimento qual a próxima postura do nosso espirito.

Tenho pena de não ter lido tudo pois era tanta coisa que se torna cansativo.

Ola meu amigo João, valeu pelas considerações e observações.
O Espiritismo e o Racionalismo Cristão são Doutrinas baseadas em Praticas Mediúnicas e não somente em estudos teóricos, o Racionalismo Cristão realiza 3 vez por semana reuniões mediúnicas no qual se estuda na PRATICA assuntos como desdobramento, obsessões, vampirismo, temos contato direto com os espíritos desencarnados e eles explicam diretamente tais assuntos, tudo na Doutrina é colocado na PRATICA.
Eu mesmo já tive contato direto com espíritos desencarnados mais de mil vezes, espíritos obsessores, espíritos sofredores, espíritos mistificadores, espíritos superiores de muito Luz, estão sempre se manifestando e mostrando na pratica como funciona as coisas.
Estudar é uma dais coisas mais importantes que o ser humano pode praticar no plano material, sem estudos e pesquisas ficaremos travados no processo evolutivo.

Um espírito de muita Luz se comunicou as pessoas que estavam na reunião e deixou essa mensagem.
Que eu vi com os meus próprios olhos.

Não dê chance ao astral inferior

As vibrações de maus hábitos devem ser substituídas por vibrações positivas. O pensamento superior, positivo, neutraliza as vibrações negativas. Cada ser é responsável por si mesmo, pelas escolhas que faz, pelos caminhos que decide seguir. Na vida há muitos caminhos, mas só existem duas correntes: a do bem e a do mal.
Muitos seres vêm ao Racionalismo Cristão convictos de que são vítimas de espíritos obsessores, mas não conseguem enxergar sua parcela de culpa na atração desses espíritos. O astral inferior só avança com o aval do espírito encarnado. O ser que vibra de forma elevada, consciente de si e dos seus deveres, não sofre as ações de espíritos obsessores quedados na atmosfera fluídica da Terra.

Portanto, meus amigos, existem, sim, espíritos obsessores que fazem tudo para se aproximar dos encarnados, mas todo espírito encarnado tem seu livre-arbítrio e atributos superiores inerentes à Força Criadora na sua essência. Trabalhando sua espiritualidade com elevação, os seres podem fazer bom uso dessas ferramentas espirituais e só terem a assistência de Forças do Astral Superior e delas receberem os eflúvios. Pensem bem, muito bem, antes de agirem. Mesmo que certas atitudes venham contra determinados sentimentos que mais alimentam em seu subconsciente, pensem, porque pode ser a oportunidade de uma mudança positiva em suas vidas.

O astral inferior aproveita-se dos maus hábitos que os seres humanos cultivam. Não são os espíritos obsessores, diretamente e sozinhos, que induzem o ser encarnado a cometer excessos, a se viciar de alguma forma. O espírito encarnado, em algum momento de sua vida, vacilou, agiu contra sua própria consciência e, assim, atraiu a assistência desses espíritos. Todo espírito encarnado precisa cuidar da saúde física, ficando bem longe dos vícios. Há espíritos do astral inferior que sugam animicamente a contraparte etérica dos espíritos encarnados. Esses, por possuírem vícios de bebida, fumo e outros mais, acabam atraindo espíritos desencarnados afins.

OS ESPÍRITOS QUEDADOS NA ATMOSFERA FLUÍDICA DA TERRA NÃO POSSUEM CORPO FÍSICO E O CORRESPONDENTE DUPLO ETÉRICO. ENTÃO, A MANEIRA QUE ELES ENCONTRAM DE SENTIR CERTAS VIBRAÇÕES E SENSAÇÕES DA MATÉRIA É COLANDO-SE, APOSSANDO-SE DE UM SER ENCARNADO QUE VIBRA DE FORMA ANÁLOGA ÀS SUAS INTENÇÕES. ELES BEBEM, FUMAM, SE ALIMENTAM DE TUDO QUE O ENCARNADO PRATICA. HÁ ESPÍRITOS QUE SE ALIMENTAM SUGANDO OS FLUIDOS ETÉRICOS QUE CIRCULAM NA CONTRAPARTE ETÉRICA DOS NUTRIENTES FÍSICOS.

Os grandes obsessores, no entanto, não perdem tempo com isso. Eles induzem os encarnados a fazerem o que eles querem e se nutrem com energias absorvidas do corpo etérico dos espíritos encarnados. É lamentável, meus amigos, para nós, Espíritos Superiores, observarmos essas cenas, mas livre-arbítrio é livre-arbítrio e deve ser respeitado. Intuímos sempre os espíritos encarnados para que olhem com a razão, conscientemente, para dentro de si mesmos e vejam a força que possuem.

Tudo que acabamos de narrar é uma triste realidade. O espírito desencarnado, nas dimensões psíquicas, liberto das zonas de perturbação, não necessita dos fluidos anímicos dos espíritos seus irmãos em essência encarnados, não precisam dos fluidos etéricos dos alimentos, dos objetos, de nada que pertence ao mundo físico. É a perturbação que faz espíritos do astral inferior agirem assim, porque, quando encarnados, não cumpriram seus deveres, perderam-se em si mesmos, nos seus sentimentos inferiores, defeitos que não conseguiram combater. Preferiram registrar milhões e milhões de vezes inferioridades em seu subconsciente e acabaram sendo vítimas das vibrações que mais alimentaram quando encarnados.

No Racionalismo Cristão, orientamos os seres para que se esclareçam espiritualmente. Não apenas para não serem vítimas do astral inferior, mas, principalmente, para não serem vítimas de si mesmos. Todos podem fazer boas escolhas. Os espíritos obsessores, sem um ponto de apoio, um polo de atração, não têm como permanecer na atmosfera fluídica da Terra. Perdem suas energias, podem ser resgatados pelo Astral Superior e levados para a dimensão espiritual a que fazem jus.

Portanto, ao pensarem, amigos, são responsáveis por si mesmos e pelos resultados que esses pensamentos produzem. Espírito esclarecido pensa em si e em todos. Procura, com coragem, não vibrar de forma negativa, porque sabe que vai entorpecer a própria consciência e agravar a situação espiritual dos obsessores. É melhor, sempre melhor, vencer a si próprio, mesmo que no início doa substituir as vibrações negativas pelas superiores. As superiores são eternas; as negativas são passageiras e dolorosas. Por isso, façam a escolha certa que condiz com a essência de todos, da Inteligência Universal.
Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão



#9
Gostei muito do que mencionou, afinal sem nos conhecermos estamos práticamente dentro do mesmo com algumas diferenças,como é lógico.
No mundo espiritual tambem temos comunicações desde há muito, e experiências, Quanto á filosofia, do racionalismo cristão e doutrinas, ai somos diferentes pois não temos vínculos a qualquer idiologia.

Seguimos cada caso e cada dia como único, uma vez que as entidades de luz sempre nos disseram que o ser humano não tem capacidade para compreender o mundo espiritual, mesmo depois não tem tudo o que espera e pensa.

Portanto somos meros elos de uma cadeia de uma grande corrente em que vamos acrescentando pequenas coisas, ou retirando. No fim o fundamental é estarmos prontos a actuar ajudando as entidades sempre que batem á porta de um humano, no fim é a prática que interessa e não as nossas filosofias.

Um dia seria talvez útil uma aproximação na prática, para podermos evoluir no conhecimento. abraço

Afinal pesquisei e não conhecia esta filosofia, esta abaixo descrito e cada um retire as suas conclusões


O racionalismo é uma teoria filosófica que dá a prioridade à razão, como faculdade de conhecimento relativamente aos sentidos. (no mundo espiritual não há como todos sabemos não existe razão, ela é somente uma questão humana)

O racionalismo pode ser dividido em diferentes vertentes: a vertente metafísica, que encontra um caráter racional na realidade e indica que o mundo está ordenado de forma lógica e sujeito a leis;(o mundo material)  
a vertente epistemológica ou gnosiológica, que contempla a razão como fonte de todo o conhecimento verdadeiro,(humano ou biológico cientifico) sendo independente da experiência; e a vertente ética, que acentua a relevância da racionalidade, respectivamente, à acção moral.

Os princípios da razão que tornam possível o conhecimento e o juízo moral são inatos e convergem na capacidade do conhecimento humano ("lumen naturale").

A defesa da razão e a preponderância desta corrente filosófica se transformou na ideologia do iluminismo francês e, no contexto religioso, criou uma atitude crítica em relação à revelação, que culminou na defesa de uma religião natural.

Racionalismo Cristão
O racionalismo cristão consiste em uma filosofia espiritualista sistematizada por Luís de Matos e que surgiu graças a uma separação do movimento espírita brasileiro. Seguidores dessa doutrina afirmam que o racionalismo cristão é uma ciência e não uma religião, e tem como objetivo abordar a evolução do espírito humano, chegando a conclusões sobre fenômenos e matérias como razão e raciocínio.

- Apenas sublinhei ou acrescentei algumas notas como esclarecimento meu sobre a filosofia racional, e que nem todos os leitores poderão estar relacionados.

Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Sabia que os Espíritos se manifestam nos bares?

Em princípio o espírito sopra aonde quer, segunda aquela famosa afirmação.
Assim, querendo e sendo atraído pelas mentes dos bebuns, os bares estarão repleto de Espíritos, numa quantidade maior do que de encarnados (espíritos ainda presos na matéria).

E bebem! Não aquela dose que jogam para o santo no pé do balcão.
Bebem conjuntamente numa perfeita sintonia corpo a corpo.

Desse modo ocorrem milhares de "incorporações" autênticas, e os homens e mulheres, não sabem disso...
Cada espírito, encarnado ou desencarnado, tem o seu padrão vibratório. O Espiritismo confirma que os semelhantes se atraem. O uso de álcool e outras drogas produz um atrativo irresistível para os espíritos que desencarnaram na condição de viciados nessas substâncias. Os desencarnados passam a acompanhar seus "amigos" encarnados quando estes fazem uso de intorpecentes. Estimulam, neles, o uso cada vez mais contínuo e em maiores doses.
Não faltam exemplos na literatura espírita de como os encarnados são utilizados docilmente pelos desencarnados viciados. Tornam-se verdadeiras marionetes em suas mãos e como bebedores contumazes, são "canecos vivos" dos desencarnados.
O problema de quem consome qualquer tipo de drogas é que atrai a companhia de espíritos muito perturbados, com a preocupação constante de satisfazer o seu vício. Eles se "colam" ao perispírito do usuário para inalar, aspirar, sentir os efeitos da droga como se estivessem encarnados.
Eu já bebi muita manguaça e já joguei muitas pros santos, mas não arrisco fazer isso hoje em dia dado aos conhecimentos aí citados. Confesso ser um bom provador de uma boa cachaça mas longe de Bar, raramente em alguma festa onde só haja alegria e descontração. Mesmo assim eu não aconselho ninguém a beber sequer com moderação por quê o risco é grande ...

Allan Kardec, na questão 459 de "O Livro dos Espíritos", indaga aos espíritos superiores: "Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?" Ao que eles lhe respondem de forma incisiva: "Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto que, de ordinário, são eles que vos dirigem."
Tal afirmação, para nós espíritas é perfeitamente natural e pode ser explicada com base nos seguintes aspectos: o homem pensa, e o pensamento é energia, que se propaga pelo espaço em forma de ondas:

- disso depreende-se, que todo o espaço a nossa volta está saturado de ondas, de diversos matizes, frequências e comprimentos, e que o tipo de onda emitida, caracteriza o grau evolutivo do emissor:

- como complemento desse processo, a mente assemelha-se a uma antena com as funções transmissora e também receptora. Portanto, captamos e emitimos, o que implica dizer que sempre vai existir no processo de comunicação mental uma vontade apelo e uma vontade aceitação, que se alterna na medida dos interesses que promove esse intercâmbio mental. À medida que emitimos um pensamento (idéia), imediatamente sintonizamos com um outro pensamento, que, na mesma frequência que o nosso, reflete os mesmos sentimentos e impressões; se temos um pensamento de amor sintonizamos com o amor; se nosso pensamento é de caráter obsceno, sintonizamos com a obscenidade; se é de vício, sintonizamos com viciados.

Obviamente que o processo de influenciação mental não se resume apenas a isso, ele é muito mais complexo e profundo, mas acho que responde a sua pergunta.

"Vigiai e orai, para não cairdes em tentação." (Mateus 26,41)

Pense nisso!
Fonte Site Yaoou debates sobre questões espíritas.
Encontrei boas explicações sobre varias questões espíritas nesse site, devemos sempre estudar e pesquisar para entendermos melhor esses mecanismos.

Vejamos agora uma observação do grande Raul Teixeira.

Muitos candidatos à mediunidade nos aparecem, confessando, no entanto, sua predileção pelo vício de fumar. Que fazer nestes casos?

Ponderam os Mentores da Vida Maior que o vício da utilização do fumo cotidianamente é considerado dos menores vícios da personalidade humana. Não obstante, qualquer candidato à mediunidade cristã deverá esforçar-se diariamente por superar suas próprias inibições, consciente de que o quadro de serviços redentores a que se candidata exigir-lhe-á renúncias e abnegações incessantes em favor do próximo. Dentro deste particular é que os Amigos Espirituais nos dizem que, principalmente nas tarefas de auxílio desobsessivo e nas tarefas de alívio aos doentes, É TOTALMENTE DESACONSELHÁVEL O HÁBITO DE FUMAR. ASSIM, SENDO, OS MÉDIUNS PSICOFÔNICOS, OS PASSISTAS E OS DE EFEITOS FÍSICOS FAZEM MUITO BEM QUANDO ABANDONAM O CIGARRO.
Raul Teixeira.


coenuno
Meu caro, gostei do que li. Embora tenha algumas divergências, mas nada de mais.

Talvez tenha saltado o assunto, mas nada encontrei sobre polaridades internas.
Será que pode deixar a sua visão sobre o assunto?

Obrigado

Ola meu amigo, a minha intenção é colocar observações espiritualistas e espíritas sobre essa questão tão grave que são os Vícios e suas consequências espirituais, sobre a questão das polaridades internas, posso entender da seguinte forma.
Atraímos externamente aquilo que cultivamos internamente, se eu cultivo maus pensamentos, maus desejos e vícios, vou atrair externamente espíritos desencarnados que cultivam os mesmos valores morais negativos.
O Bem tem sintonia com o Bem.
O mal tem sintonia com o mal.
Estamos sempre atraindo e repelindo conforme nossos pensamentos e atitudes.
Para afastar os maus espíritos só existe um caminho, praticar o Bem, as Virtudes e cultivar pensamentos elevados e positivos.
O Bem é mais forte que o mal, portanto, temos que seguir esse caminho, o caminho do Bem e das Virtudes.
Os vícios da bebida, do fumo, das drogas e do jogo, vão atrair pela sintonia dos pensamentos espíritos desencarnados também viciados nessas substancias nocivas.

Os médiuns que trabalham nesses centros de umbanda, terreiros e centros de candomblé, usam cigarros, charutos e cachaça, dessa forma eles vão atrair pela sintonia, espírito inferiores e obsessores do plano astral.
Tudo é atração e sintonia no mundo espiritual.
Devemos cultivar uma vida terrena digna, correta, honesta, combater os vícios, combater os maus desejos e maus pensamentos, para podermos repelir os maus espirros.



coenuno
Saudaçoes meu caro.

O que aqui falaste foi sobre magnetismos. Polaridade é um pouco diferente.

Também tocaste num ponto que, honestamente, eu não o comento, porque acredito que só o conheces de fora para dentro. Quem sabe um dia a gente fale no porquê que se usa as bebidas e os cigarros, etc na Umbanda. E olha que o motivo é muito diferente daquele que afirmas.

Mas não estou aqui para falar de fundamentos religiosos, só tenho curiosidade mesmo em saber o teu conceito de polaridade.

Muito obrigado pela tua resposta.

Um grande abraço