Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Medo de Casas de Banho
    Iniciado por HMAR
    Lido 5.815 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa noite!
Antes de mais não sei se será a secção do fórum mais indicada para colocar este post, mas cá vai...
Desde muito pequenino (praticamente bebé) que tenho medo de algumas casas de banho, por vezes até na da minha casa.
Já tentei perceber o que me faz ter esse medo e por vezes pânico. Em alguns casos não consigo mesmo entrar nas ditas casas de banho.
Não consigo encontrar uma resposta válida porque ora me acontece em WC grandes como em WC pequenos. Em locais que conheço como em locais que desconheço. Um dia posso entrar sem problemas num WC e no dia seguinte já não conseguir entrar nesse mesmo WC. As únicas conclusões que cheguei é que WC antigos e cujos autoclismos ficam lá no alto junto ao tecto, me criam pânico.
Pode parecer brincadeira ou que estou a gozar convosco mas já pesquisei e não encontro resposta.
Desde já, agradecido pela vossa atenção.

Talvez isto lhe sirva de resposta. Encontrei isto na Internet:
Fobias...
Se julgava, caro leitor, que já tinha ouvido falar de todas as fobias, espante-se com a que se segue: Fobia a casas-de-banho!

A notícia vem no AllHeadlineNews.com e diz-nos que sete por cento da população britânica (ou seja, quatro milhões de britânicos) têm fobia a casas-de-banho! Quatro milhões! É um número assombroso! Estes quatro milhões jamais entrariam no Alvalade XXI, claro está!

Mas vamos lá ver: Dado que é na casa-de-banho que nós, humanos, excretamos o que não interessa ao nosso corpo para uma sanita, talvez a Paula Bobone também tenha esta fobia!

São quatro milhões, meus amigos! Vamos supor: Se estas pessoas têm fobia a casas-de-banho, então para elas tomar banho é um martírio! Aquele duche matinal, que nos sabe sempre bem, para tais pessoas é um pesadelo! Nem dá para acreditar nisto, a sério.

Ora: Uma pessoa com aracnofobia evita as aranhas. Uma pessoa com claustrofobia não anda de metro e não se enfia em sítios exíguos. As pessoas com fobia a mentiras não compram o 24 Horas. Mas... E uma pessoa com fobia a casas-de-banho, como é que se desenrasca? Vai ao jardim e depois culpa o cão do vizinho?

É, sem dúvida, uma fobia estranha... É que uma casa-de-banho é indispensável ao Homem civilizado! É onde lavamos os dentes, onde nos penteamos, onde arrancamos as peles secas... Será que esta gente não faz nada disto? Será que esta gente, para evitar a casa-de-banho, tem placa dentária, é careca e tem a pele igual à da Lili Caneças? Ou melhor: Será que a Lili Caneças tem fobia a casas-de-banho? Bom, se com uma cara daquelas ela continua a sair à rua, é porque não se deve ver ao espelho à algum tempo...

Longe vão os tempos das fobias normais. Eu acho que um dia ainda haverá quem tenha fobia a mulheres. E nessa altura sim, o José Castelo Branco já não se sentirá sozinho!

Ai ai... Vidas!


há tanta coisa gira para fazer neste mundo, mas o Dias optou por escrever isto pois não tinha nenhuma amiga com ele e encontrava-se: Confortável.
enquanto o Dias escreveu este artigo, apesar de pequenas, as suas orelhas ouviram isto: Division of Laura Lee - Blackcity
tags: fobia a casas-de-banho


Ninfa
#2
Citação de: HMAR em 06 março, 2014, 02:07
Boa noite!
Antes de mais não sei se será a secção do fórum mais indicada para colocar este post, mas cá vai...
Desde muito pequenino (praticamente bebé) que tenho medo de algumas casas de banho, por vezes até na da minha casa.
Já tentei perceber o que me faz ter esse medo e por vezes pânico. Em alguns casos não consigo mesmo entrar nas ditas casas de banho.
Não consigo encontrar uma resposta válida porque ora me acontece em WC grandes como em WC pequenos. Em locais que conheço como em locais que desconheço. Um dia posso entrar sem problemas num WC e no dia seguinte já não conseguir entrar nesse mesmo WC. As únicas conclusões que cheguei é que WC antigos e cujos autoclismos ficam lá no alto junto ao tecto, me criam pânico.
Pode parecer brincadeira ou que estou a gozar convosco mas já pesquisei e não encontro resposta.
Desde já, agradecido pela vossa atenção.

Há quem tenha medo ralos, por ex: os meus gatos quando tomam banho têm medo de irem pelo ralo abaixo. Será que aconteceu o mesmo contigo quando eras pequeno? Os bébés costumam terem medo dos ralos da banheira...os canos fazem barulho quando a agua sai!!

Isso que tens é uma fobia. Um dia alguma coisa te aconteceu, deves ter levado algum susto, por ex: se um bébé tem medo da banheira dos adultos, então dá-se-lhe banho na banheira de plástico fora da casa de banho e sempre com alguém a tomar conta e quando a criança for maior já esqueceu a fobia. Alguém insistiu contigo quando eras pequeno! Isto foi algum trauma! É o resultado de alguns pais quererem que os filhos cresçam rápido. E cada um tem o seu tempo.

>:D lembrei-me agora da fobia que arranjei à minha família por causa da casa de banho, quando tinha uns 5 anos peguei no banco e fui à casa de banho ao armário, resultado: fiquei com as mãos e dedos todos cortados das lâminas de barbear do avô, ainda hoje doí-me só de pensar. Eu disse: deixa cá ver o que é isto, que tanto gostam!!
Brincava na casa de banho todos os dias, depois passei a fazer a barba ( faz de conta) pois fobias não era comigo, eu é que arranjava fobias nos outros: agulhas, tesouras e seringas do veterinário....

Agradeço as respostas. Pelo menos agora sei que há de facto uma fobia relacionada com isso.
No entanto nem eu mesmo consigo categorizar o que me cria medo/pânico de WC's, pois como disse, hoje pode não ser nada e amanhã nem conseguir sequer aproximar-me do dito WC.
Para que conste: cá em casa, mesmo olhando por cima do ombro ás vezes, não deixo de fazer a minha higiene diária e todas as outras actividades que qualquer pessoal "normal" faz.
Há pelo menos um medo constante: que as torneiras abram de repente ou que os canos rebentem. Nunca me afoguei nem tenho recordações de ter apanhado sustos com água, tanto que não dispenso umas idas à praia e umas boas braçadas.
Poços e tanques não me metem medo, mas um simples autoclismo(ou outro objecto que contenha água)  se estiver acima do nível da minha cabeça, causa-me desconforto.

Ninfa
#4
Pode ser algum susto que teve em uma vida passada, eu também tive uma fobia e foi em criança: eu não podia ouvir tambores que quase que tinha um principio de ataque de pânico, hoje quando vou a alguma festa ou um concerto musical, tenho que mentalizar-me a respeito das baterias, começo a ficar nervosa e não curto os momentos. A respeito do teu problema é uma impressão aos canos da agua, realmente pode ter sido algum problema com um familiar teu no passado, já que as informações ficam na genética. Algum familiar teu no passado teve algum acidente com agua? Se não pode ter sido algum acidente contigo em alguma vida passada? Ou algum pequeno susto em criança.

De toda a maneira é melhor tratares desse assunto, porque um dia quando tiveres muita idade vai ser um grande problema, as famílias às vezes não têm paciência, agora que és novo tens que resolver essa fobia.

Citação de: HMAR em 06 março, 2014, 20:13
Agradeço as respostas. Pelo menos agora sei que há de facto uma fobia relacionada com isso.
No entanto nem eu mesmo consigo categorizar o que me cria medo/pânico de WC's, pois como disse, hoje pode não ser nada e amanhã nem conseguir sequer aproximar-me do dito WC.
Para que conste: cá em casa, mesmo olhando por cima do ombro ás vezes, não deixo de fazer a minha higiene diária e todas as outras actividades que qualquer pessoal "normal" faz.
Há pelo menos um medo constante: que as torneiras abram de repente ou que os canos rebentem. Nunca me afoguei nem tenho recordações de ter apanhado sustos com água, tanto que não dispenso umas idas à praia e umas boas braçadas.
Poços e tanques não me metem medo, mas um simples autoclismo(ou outro objecto que contenha água)  se estiver acima do nível da minha cabeça, causa-me desconforto.

Já perguntaste aos teus pais ou a quem te criou se não teras tido nenhuma situação em criança que pudesse despoletar tamanha aversão a wc's?  :-\

Isso é o que tenho feito ao longo dos anos. Perguntar aos meus familiares.
Mas como devem saber, é difícil fazer certas pessoas perceberem o que queremos sem nos tomarem por "maluquinhos", sobretudo quando já estás em idade adulta e as fobias continuam.
Há tempos estava com a minha namorada na net a ver casas para arrendar. Algumas ficaram logo excluídas à partida por causa do WC. Isto só para ter uma ideia de até onde vai a fobia.

As fobias podem tratar-se. Que tal consultar um bom psicólogo?

#8
Na verdade, podem desenvolver-se fobias em relação a tudo. As fobias costumam nascer de um trauma, de um grande susto, e basta que determinado objecto esteja presente na altura em que o episódio se dá para que, insconcientemente, a imagem possa ficar impressa e consequentemente ligada a esse pânico. Assim, de cada vez que se vê esse objecto, ou que se volta a determinado lugar, ele desencadeia um processo mental que faz reviver o pânico.

Isto tudo para dizer que concordo que aí há um trauma. Se desta encarnação, se de outra, não sei... Mas é bem possível que alguma coisa te tenha assustado quando eras pequenino. Que os teus pais não se lembrem não creio que seja significativo, pois pode ter ocorrido uma coisa que para um adulto seja normal - e como tal não tenham registado sequer - mas que para um bebé seja aterrador. Por exemplo, o próprio barulho do autoclismo pode ser assutador para um bebé que nunca o tenha ouvido, mas para o adulto é só mais um puxar de autoclismo...
Por outro lado, pode acontecer que tenhas presenciado, numa casa de banho, alguma coisa que te perturbou e que o trauma não esteja no autoclismo e nas torneiras em si, mas no que a tua memória liga a estes objectos.

«Tudo é encontrar qualquer coisa. Mesmo perder é achar o estado de ter essa coisa perdida. (...) Há no fundo deste poço, como na fábula, a Verdade. Sentir é buscar.»  Fernando Pessoa

✔ Não reze por uma vida fácil, reze por forças, para suportar uma difícil. (Bruce Lee)

Ja pensaste em fazer regressão a vidas passadas?
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 27 junho, 2014, 17:01
Ja pensaste em fazer regressão a vidas passadas?

Talvez  não valha a pena, pois, a casa de banho é muito recente e tal como se conhece, talvez não se encontre em vidas passadas.

Citação de: oculto em 27 junho, 2014, 18:52
Talvez  não valha a pena, pois, a casa de banho é muito recente e tal como se conhece, talvez não se encontre em vidas passadas.

Concordo, talvez não uma casa de banho como as conhecemos na atualidade. Mas a fobia pode estar relacionada com o ato de expulsar o que não interessa, a exposição da intimidade, etc. Talvez se encontre uma explicação em vidas passadas.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#13
Citação de: oculto em 27 junho, 2014, 18:52
Talvez  não valha a pena, pois, a casa de banho é muito recente e tal como se conhece, talvez não se encontre em vidas passadas.
Não concordo. A casa de banho semelhante à que conhecemos hoje era já bastante difundida por exemplo na Inglaterra vitoriana (ainda no séc. XIX) o que deixa espaço para muitas vidas. Poderá deixar espaço para mais vidas ainda se tivermos em conta que compartimentos dedicados às actividades que hoje se praticam na casa-de-banho já existiam muito antes. O próprio autocolismo foi inventado ainda no séc. XVI... Poderá ter passado por um evento traumático numa casa de banho, ou noutro sítio qualquer com a mesma simbologia, ou onde se praticavam os mesmos actos simbólicos. Aproveito para perguntar se há alguma coisa que faça na casa-de-banho que lhe cause mais confusão.. ou se é apenas a ideia de casa-de-banho em si?
Já experimentou uma regressão?
Eu nunca fiz uma em que conseguisse ver vidas passadas. Honestamente não sei bem no que acredito, às vezes duvido muito, outras vezes acredito piamente... mas até prova em contrário tudo é possível :)