Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • A Lei do Retorno
    Iniciado por oculto
    Lido 8.828 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
É isso mesmo, nada fica sem efeito. Para quem não acredita nas múltiplas existências e prefere acreditar no inferno, purgatório e paraíso, o resultado é o mesmo. Cada acção, as boas e as más, acabam sempre por trazer consequências. E para quem em nada acredita, tenho a informar que as leis da natureza (física e química) existem e que tudo está interligado. Uma semente deitada ao chão, pode até não dar uma árvore ou uma flor, mas vai de certeza fazer "adubo", quando se decompuser nos seus elementos (azoto, carbono, enxofre, etc.). Assim com as nossas acções e pensamentos, porque esses geram energias e nunca nada se perde, pois tudo se transforma.
Portanto estejam atentos aos vossos sentimentos e meçam sempre bem as suas possíveis consequências. Chamo em especial à atenção do sentimento chamado de "curiosidade". Pois se o podemos considerar de muito útil para o progresso, também pode ser um sentimento muito mau. Vejamos o caso de um acidente rodoviário, onde por exemplo dois carros estão envolvidos e pelo menos um deles está virado de rodas para cima na berma (nem precisava de ser tão aparatoso!  :D ). Agora todos sabemos o que esse acidente origina automaticamente: -> fila !
Isso acontece porque muita gente é curiosa e quer VER e quer ENTENDER. Até aí muito bem, em especial se a intensão da pessoa com essa curiosidade for de perceber se pode ajudar, por exemplo telefonando para chamar ajuda, ou até mesmo porque sabe praticar socorrismo, ou ainda porque é uma pessoa corajosa e ao perceber que está alguém dentro do carro que já fumega porque está prestes a incendiar-se, decide que vai tentar tirar essa pessoa de dentro do veículo.
Mas se a curiosidade não for essa, então qual é o motivo da curiosidade?
1. Poder contar aos amigos que viu um acidente aparatoso e isso com o máximo de detalhes -> vaidade, orgulho, exibicionismo... >:(
2. Poder ver um "desastre", .... porque é interessante e "ao vivo" -> prazer em ver a desgraça dos outros... >:( >:(
3. Porque sabe bem ver a vida dos outros a correr mal -> malignidade pura e dura ... >:( >:( >:(
Se nenhuma destas opções for a certa, então só sobra a "estupidez", mas deve ser muito pouco provável, a não ser que se trate de alguma pessoa com insuficiência mental grave!
Isto é só um exemplo simples, mas que pode servir de teste rápido para identificar a natureza das pessoas.
A que grupo de curiosidade pertence o nosso perfil? Essa é a pergunta teste!  ;)
Daí a técnica da Morgana não ser nada errada!  ;) Se a pessoa que nos olha estranhamente não estiver a pensar mal, então também nenhum mal lhe pode acontecer pelo desejo que ela formula!  ;)
Portanto cuidado com o que semeamos! E cuidado com a curiosidade!  ;)

#31
Não concordo muito com a expressão "cá se fazem, cá se pagam", porque embora acredite na lei do retorno, não consigo acreditar em outro castigo que não aquele que já aqui foi referido, o do arrependimento!

Sem arrependimento existe revolta, ódio, vingança...

O arrependimento surge muitas vezes quando nos colocamos no lugar dos outros, com ele também temos o outro lado, ao qual chamamos perdão!

Assim o mundo vai evoluindo, entre os dois (arrependimento e perdão) temos experiências, elas servem para nos levar ao sitio certo.

Podemos escolher entre ajudar ou não ajudar, se ajudamos estamos apenas a cumprir a nossa parte, a de deixar a nossa consciência tranquila, quem não ajuda pode ou não sofrer consequências, a situação pode não estar ao nosso alcance, ou tinha de ser vivida por outrem, ou mais tarde surgir-nos o arrependimento, ao estar na pele dos outros, ver que podíamos ter ajudado e nada fizemos.

Embora não concorde muito com as interpretações que Kardec faz daquilo que os espíritos lhe transmitiram, a ele e aos outros, acredito apenas naquilo que me parece justo e familiar, assim sendo acredito que um dia, aqui ou noutro lugar, nos vai ser sempre dada a oportunidade de ficar no "lugar dos outros", para que nos possamos arrepender do que fizemos ou não fizemos.

Acredito que é assim que tudo funciona, não sabemos se, quem está a agir errado, não está apenas a ter a sua oportunidade de ficar no lugar dos outros, não sabemos o que aconteceu na sua última estadia aqui, ou algures no seu passado nesta vida.

Penso que acima de tudo devemos ser tolerantes, condescendentes, connosco e com o próximo, não se ajudam pessoas a evoluir castigando, a lei do retorno faz isso por nós, não nos compete castigar, punir ou julgar, mas sim fazer a nossa vida, ajudar sempre que a nossa consciência nos ditar e ficar quieto quando sentirmos que é isso que devemos fazer.

Nascemos com manual de instruções, cada um tem o seu, infelizmente ouvimos demais os outros e esquece-mo-nos de o ler!

Qual o pior castigo para alguém que queima uma obra de arte, do que vir como artista na próxima reencarnação?
Qual o pior castigo a quem viva na luxuria por roubar os outros, do que vir pobre da próxima vez?

Não é fácil para nós conseguirmos compreender e aprender tudo o que se prende com a nossa pessoa, com esta nossa experiência de vida, quanto mais querer saber tudo o que se passa com cada um dos outros, por isso afirmei que:

"Não faço o bem para receber nada em troca, aliás, eu não faço nada, vivo apenas, deduzo é que todo o bem que chega é um reflexo, se não do bem, pelo menos do mal que não cometo."

Eu limito-me a viver, interfiro com o mundo quando a minha consciência me diz que o devo fazer, lembro-me que no passado tomei atitudes que hoje não tomaria, sinto que podia ter ajudado mais, mas não me culpo, nem tenho ressentimento contra quem o faça, sei que se hoje reconheço isso é porque aprendi e foi apenas isso que vim aqui fazer, por enquanto não me arrependo de nada do que fiz ou deixei de fazer, talvez um dia veja as coisas de outra forma e acabe por me arrepender de algumas atitudes, mas isso só a mim diz respeito, porque para já faço apenas o melhor que sei!

Muitas vezes a melhor ajuda que podemos dar é apenas pedir às pessoas que se coloquem no lugar dos outros, só assim conseguem avaliar o mundo exterior, parece pouco, mas mesmo este pouco é das coisas mais difíceis de conseguir!

Acredito que basta isso para acabar o mal no mundo, da mesma forma que acredito que tal aconteça no final da nossa existência, quando a nossa humanidade atingir o equilíbrio, até lá estamos a caminho, as mesmas oportunidades para todos os filhos, independentemente da altura em que elas nos vão sendo dadas, compete a nós abreviar o final, mas ele está lá para todos!
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Citação de: Lilith Lua Negra em 23 maio, 2014, 11:11
Não concordo muito com a expressão "cá se fazem, cá se pagam", porque embora acredite na lei do retorno, não consigo acreditar em outro castigo que não aquele que já aqui foi referido, o do arrependimento!

Pelo que entendi da tua logica amiga os psicopatas por exemplo nao sofrem as consequencias dos seus actos nunca visto que normalmente nao sentem arrependimento nem nada parecido :)

Não é? Ou entendi mal?
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: Lilith Lua Negra em 23 maio, 2014, 11:11
....
Muitas vezes a melhor ajuda que podemos dar é apenas pedir às pessoas que se coloquem no lugar dos outros, só assim conseguem avaliar o mundo exterior, parece pouco, mas mesmo este pouco é das coisas mais difíceis de conseguir!
....
Esta é de facto uma excelente receita para evitar de fazer mal. Sendo um bom conselho para dar aos outros ou para aplicar a nós próprios, é sempre um bom princípio: tentar colocar-se na situação do outro para ver o seu ponto de vista e para entender os seus sentimentos.
Mas não é um exercício fácil. Requer uma forte capacidade de abstracção de nós próprios, dos nossos ideias e por vezes dos nossos preconceitos que são muitas das vezes autênticas "doutrinas" na nossa forma de estar. Mas é sem dúvida um bom princípio.
Infelizmente não acredito que só com esse excelente princípio se consiga eliminar ou solucionar todos os males da nossa sociedade. Às vezes não basta entender o que se passa na pele dos outros. É preciso algo mais!  ;)
Mas vamos aprendendo!  ;D


Todas as decisões que tomamos no dia a dia têm os seus aspetos positivos e negativos. O resultado dessas decisões para algumas pessoas poderá ter consequências positivas para outras consequências negativas. O retorno dessas decisões poderá vir para nós de uma forma positiva que satisfaz os nossos objetivos ou de uma forma negativa, os nossos objetivos não se realizaram, contudo valeu a pena realizar para a concretização de algo que era necessário ser feito no momento.
O ser humano, primeiro critica sem pensar nos seus atos, só depois pensa no que acabou de fazer ou dizer. Todos nós devíamos passar por diversas situações para nos colocarmos na pele dos outros. :) :) :)

Citação de: LilithP em 10 maio, 2014, 23:57
Umas pessoas chamam lei do retorno outras justiça divina e ainda outras, como eu, karma.
É tudo opiniões e crenças.

Quais sao as tuas afinal? :)
Já agora, cara LilithP, quais são as tuas crenças (tendências) religiosas? Hinduísmo, Budismo, ...???
Desculpa esta frontalidade da minha parte. É mesmo curiosidade pessoal. Gosto bem das intervenções que tiveste aqui no site e que vais tendo. Admiro a tua postura e daí esta minha curiosidade.
Não me ralhes, não?? :-\

Citação de: organic em 22 maio, 2014, 15:05
(...) Mas eu não me estava a referir a este vasto grupo de pessoas com actividades muito nobres. Sem desprezar o seu mérito, eu estava a pensar nas pessoas que recebem a graça de poder, através de capacidades que o comum dos mortais não costuma ter, ajudar os outros a resolverem problemas que pelas vias tradicionais não se resolvem.(...) Mas quando temos daqueles casos onde uma pessoa ou uma família completa não para de ter "incêndios" ou acidentes, ou não consegue em médico nenhum a cura para uma doença que nem sequer encaixa em sintomatologia alguma, ou que parace atraír todos os desastres imagináveis e inimagináveis (estou a traçar o pior dos cenários possíveis  ;D), .... por vezes encontra-se alguém, que assim do nada, resolve tudo. Milagre?? Bruxaria?? Obra de um Santo??...
Não sei dizer. Mas sei que relatos desses vão continuando a surgir. Sei que existem pessoas com verdadeiros dons, que não foram aprendidos nem desenvolvidos e que ajudam!
Pessoas dessas, provavelmente por serem existências já muito elevadas na pureza do seu espírito (que cada um leia na expressão "espírito" aquilo que melhor se enquadrar na sua crença), andam nesta terra para fazer o bem. E seguramente que receberão o bem em pago, quanto mais não seja, no momento de regressarem ao seu estado espiritual.

Olá organic,

   Sim, a minha questão era para si. O "amiga" foi com intenção cordial.
   Essas pessoas são os médiuns. Não têm dons alguns (no sentido de algo divino, de exceptional, inerente só a alguns), apenas uma faculdade mais ostensiva. E nada fazem. são intermediários. E até quem, com essas faculdades ostensivas, e mesmo a laborar, no Bem, não o desejem fazer.
   Esses médiuns, tem uma luta muito grande, para se manterem humildes, e toda as posições como a sua, lhes faculta a vida :)
   E é uma missão, e muitos, não são tão evoluídos assim, pelo contrário, têm esta "dura" missão afim de reparar o "menos bom" feito anteriormente.
   Acredite, muito sinceramente, dê mais importância aos médicos, bombeiros, policias, etc., a todos que sem algo de "divino", ajudam o próximo. ;)


Abraço,

Citação de: LilithP em 23 maio, 2014, 11:21
Pelo que entendi da tua logica amiga os psicopatas por exemplo nao sofrem as consequencias dos seus actos nunca visto que normalmente nao sentem arrependimento nem nada parecido :)

Não é? Ou entendi mal?


Olá Lilith,


   Sempre sentirão esse arrependimento. Exactamente, quando a psicose for tratada. Muito poucos aqui ( falha da nossa sociedade a lidar com esse problema com a ciência disponivel), mas todos, serão tratados, na espiritualidade, e aí sim, imagina o arrependimento. A não ser que a amiga considere, os psicopatas, irmãos eternamente vinculados à sua psicose, ao sofrimento, e alienados do Amor de alguém...
   Para quem diz ter um Dom... :) Onde está essa Divindade, esse Amor ao próximo? :)

Abraço,

Citação de: LilithP em 23 maio, 2014, 11:21
Pelo que entendi da tua logica amiga os psicopatas por exemplo nao sofrem as consequencias dos seus actos nunca visto que normalmente nao sentem arrependimento nem nada parecido :)

Não é? Ou entendi mal?

Não sei se compreendi bem a tua duvida acerca do que eu referi, vou-te responder com o que existe dentro da minha cabeça, é só uma opinião, mas é nela que acredito como Lei do Retorno:

Se não tiveres Karmas e semeares o Bem, é apenas o Bem que recolhes, estás protegida e só vens para ajudar os outros, os males que se cruzam no teu caminho não te afectam porque os compreendes e aceitas com um caminho para o bem, nem que seja apenas para o bem dos outros.

Se te voltar algum mal é porque tens karmas, há qualquer coisa que precisas aprender, ou algo do qual que queres redimir. Nesse caso, mesmo sem semeares o mal ele terá de vir.

Se o semeares, ele retornará nesta ou noutra vida, a menos que reconheças o teu erro, admitas a tua culpa, te arrependas e sejas perdoada!

Os psicopatas, os assassinos, os violadores, enfim, os criminosos. Têm duas hipóteses, ou se arrependem aqui, ou se arrependem depois de morrer.

Sem arrependimento não há castigo que os demova!

O único castigo que existe é a dor do arrependimento e é dada por nós, a nós mesmos, mais ninguém nos consegue fazer sentir a dor alucinante que é a da culpa, queremos ser perdoados, precisamos de nos perdoar, por vezes depois do arrependimento escolhemos missões que nos façam sentir perdoados, que façam com que aqueles que magoamos nos perdoem, mas somos nós que as escolhemos!

Quando em vida sentimos amor por alguém que nos odeia, ou ódio por alguém que nos ama, talvez estejamos perante alguém a quem magoámos e veio para ter o nosso perdão ou vice versa!

Imagina que os criminosos são punidos pela mão do Homem, se não admitirem que erraram e se arrependerem, isso só os revolta e faz com que se sintam "injustiçados", pois se não reconhecem o seu erro, significa que continuam a achar-se no direito de o fazer, depois da punição, numa prisão por exemplo, serão reincidentes, piores do que eram antes, porque acresce a força da revolta.

Imagina que são punidos pela mão de Deus, impossível, Ele sabe que não adianta nada irem para o inferno, purgatório, ou lá o que seja que dizem que existe para esse fim, porque Ele não é mais burro que nós, sabe que não é a tortura nem o medo que faz com que as pessoas admitam que erraram e se arrependam de facto, isso apenas as revolta mais, Deus não castiga ninguém, se assim fosse era injusto ao nos permitir ter livre arbítrio, se assim fosse obrigava-nos a ir até ele para nos dar nas orelhas, nem isso faz, deixa que cada um chegue até Si, mas apenas quando estiver preparado para o Bem!

O mais certo é que os criminosos, enquanto não passarem pelo que fizeram os outros passar, não se consigam aperceber dos seus erros, mas devemos julgá-los como criminosos ou serão apenas Almas inexperientes?

Serão Almas evoluídas que vieram cumprir uma missão que permita aos outros passar por essas situações?

Não sabemos, nem nos compete saber, só temos de fazer a nossa parte, aquilo que sentimos com a Alma.

O pior é quando os criminosos morrem e não vão para onde deviam ir, porque é lá que conseguem rever tudo o que fizeram em vida, nessa altura é-lhes dada a tal oportunidade do arrependimento, se não entenderem bem a coisa voltam cá para continuar o "tratamento", se não forem para lá é grave, estão a atrasar a sua missão e a prejudicar a dos outros, daí a importância da mediunidade, cada vez há mais pessoas com estes dons, elas podem encaminhar essas Almas que renunciam ao Bem ou a Deus (como Lhe quisermos chamar) com medo de admitir o que fizeram. Muitas apenas porque têm medo de ter de cá voltar, acham que vão ter de passar pelo fizeram aos outros, algumas são Almas muito jovens ainda e não sabem como a coisa funciona, o arrependimento verdadeiro salva muitas situações, mas ou porque não o sabem ou porque ainda não estão arrependidas, preferem ficar entretidas a tentar que os outros sejam como elas, que cometam os mesmos erros, para não se sentirem tão culpadas, para não se sentirem tão sós nas suas falhas, por vezes até as reconhecem, mas são orgulhosas demais para o admitir a si mesmas.

Quer Deus exista, quer não, o arrependimento é o único castigo que existe, todos os demais são oportunidade de reconhecermos os nossos erros, se os entendermos de forma a que não os voltemos a repetir, não há necessidade de se ser castigado, isto é tão básico que, até entre nós humanos, qualquer pai justo que ame os seus filhos opta por essa forma de educação, ajuda os filhos a verem onde erraram, se eles por ignorância reconhecem o erro não é necessário castigo, se o fazem por maldade a árdua tarefa dos pais é fazerem-nos ver que é errado e não descansam enquanto não o conseguem, nem que levem a vida inteira, sem ter de necessariamente usar a força para lhes mostrar o caminho do Bem. (Este é o maior erro de algumas religiões, pensarem que à força conseguem arrependimentos!)

Vamos pegar na teoria da Bíblia, o que de facto está lá escrito não sei, mas o que deve querer dizer é mais ou menos o seguinte:

Deus não é inferior ao Homem logo não vai castigar ninguém, vai colocar as pessoas numa situação em elas se possam arrepender, para as "salvar", ou melhor, para que elas se salvem de si mesmas. Daí tanta insistência no arrependimento, está certo, arrependei-vos, quando culpamos Deus de "deixar" que as coisas aconteçam, estamos apenas a ser presunçosos e injustos, podemos colocar-nos no lugar Dele, mas para O compreender e não para O punir, afinal qual é a forma de fazer com que um incendiário se aperceba do mal que faz e se possa arrepender, senão fazer com que tenha uma vida onde é vítima de um incêndio, de certeza que à terceira vez vai ser bombeiro!

1 vida incendiário (criminoso)
2 vida morre queimado (vítima)
3 vida é bombeiro (benfeitor)

Imagina as vidas que são precisas para que possamos reconhecer todos os nossos erros e redimir-mo-nos deles!

O mal de algumas pessoas, nomeadamente de algumas religiões, é a falta de paciência e de benevolência, querem que os outros o façam à força, como são impotentes para o conseguir optam pelo medo, Arrependam-se meus irmão... Senão... Senão o quê? Morremos? Ok, é suposto morrer mais tarde ou mais cedo! O medo da morte não faz arrepender ninguém! O medo do inferno e da tortura? Como?!? Se as Almas não sentem dor... Afinal temos medo de quê exactamente?

Aperceber-mo-nos do mal e optar pelo Bem é algo que nasce dentro de cada um de nós, demora, mas temos direito a ter tempo, a ter o mesmo tempo que os outros tiveram, porquê a pressa? No Além o tempo que conhecemos aqui, não existe, qual é a pressa?

Se as Almas não nasceram todas no mesmo dia, é natural que nem todas tenham o mesmo grau de evolução, terão um dia, mas até lá têm o mesmo direito que os outros tiveram, daí existirem tantas discrepâncias nas situações actuais, quer a nível moral, quer a nível social, uns já passaram pelas coisas e outros ainda não.

Uma Alma que nasceu à 100 anos terá de passar o mesmo pelo que passou uma que nasceu à 2.000 anos, seja fome, assassinato, violação, tortura, medo, tudo o que precisar para evoluir, a menos que as Almas mais recentes nasçam já a saber tudo, mas se funcionasse assim era igual para todos e não precisávamos de estar aqui a aprender!

A melhor forma de uma pessoa ver se fez bem ou mal é colocar-se no lugar dos outros, ainda assim pode não entender, então vem a máxima que toda a gente pode usar:

"Não faças aos outros o que não gostavas que te fizessem a ti!"

Ainda assim pode não funcionar, porque os gostos diferem de pessoa para pessoa.

A melhor solução para quem erra, não reconhece que errou e não se arrepende, é a que o universo nos permite, o Retorno:

O violador será na próxima vida uma vitima de violação, ou pior ainda, verá violada alguma pessoa que ame, como uma filha, uma irmã, a mãe, a mulher, não importa, o assassino provavelmente irá assistir ao assassinato daqueles que mais ama e assim por diante.

Por isso costumo dizer que cada pessoa se deve meter na sua vida e deixar para quem de direito julgar os outros. Nem o pior assassino devemos julgar, primeiro porque não sabemos o que andou a fazer nas vidas anteriores e depois porque, tal como Judas, não sabemos se ele não se veio sacrificar para que outra pessoa se arrependa, não sabemos, penso que a justiça dos Homens nos casos de crime compete às autoridades, as missões deles levaram-nos às suas profissões por algum motivo que nos transcende, não sabemos, nem nos compete.

Devemos ficar quietos e calados?

Depende, se sentirmos que devemos agir temos de agir, se acharmos melhor ficar quietos ficamos.

Cada um irá sentir exactamente aquilo que deve fazer, a única coisa que importa é seguir a nossa Alma, nunca nos deixarmos influenciar pela opinião de ninguém, os outros não sabem ao que viemos, logo não sentem por nós, logo a sua opinião não conta para nada, pior, pode induzir-nos em erro, pior ainda, depois vamos arrepender-nos por lhes ter dado ouvidos!

A pessoa que sente vontade de fazer justiça pela sua própria mão, que faça, mais tarde saberá se fez bem ou não, se a impedirmos há duas hipóteses, ou estamos a agir bem ou mal, não sabemos, então é fácil, fazemos o que a nossa Alma mandar fazer!

Se fosse suposto não falharmos já não andávamos cá, por isso não faz mal, nada faz mal, se correr bem tanto melhor, se correr mal voltamos para nos melhorarmos, é para isso que serve a reencarnação, até chegar à perfeição há-de faltar tanto ainda, que o ideal é mesmo cada um ouvir a sua Alma e tentar dar o seu melhor!

Portanto e respondendo à tua pergunta; Os psicopatas só sofrem as consequências dos seus actos quando as reconhecerem, até lá podem sofrer muitas outras coisas, mas não as consequências dos seus actos!

Sabemos o tempo médio de vida de um Ser Humano, mas ninguém sabe quantas vezes podemos reencarnar, se não acreditarmos na reencarnação, ora abóbora vou dormir, desculpa o texto grande, à muito que não o fazia, mas foi a minha Alma quem mo ditou!
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Hmm, quando me envolvi com feitiçaria, fiz mal a muita gente... porém, estava sob influências malignas.

Apesar, de todo sofrimento que passei... terei de pagar pelos meus atos, mesmo assim?

Espero que não, pois, seria muito injusto, para comigo!

✔ Não reze por uma vida fácil, reze por forças, para suportar uma difícil. (Bruce Lee)

EStimado amigo,
não sei se terá de pagar mas , é bom não esquecer o ditado "Cá se fazem, cá se pagam!"
Tudo de bom para si.

Citação de: oculto em 28 maio, 2014, 07:57"Cá se fazem, cá se pagam!"
Sei lá mas, isso não me parece nada bom!
✔ Não reze por uma vida fácil, reze por forças, para suportar uma difícil. (Bruce Lee)

Citação de: Lilith Lua Negra em 28 maio, 2014, 04:45
........
.....
Se o semeares, ele retornará nesta ou noutra vida, a menos que reconheças o teu erro, admitas a tua culpa, te arrependas e sejas perdoada!
.....
Sem arrependimento não há castigo que os demova!
.....

Concordo em absoluto, Lilith Lua Negra. Se semearmos o mal, neste ou noutra existência, na forma reencarnada (humana) ou noutra, teremos de reparar.
O arrependimento, nem que seja no momento do último suspiro, é a chave para o caminho da reparação.  ;)

Citação de: Lilith Lua Negra em 28 maio, 2014, 04:45
........
.....
O mais certo é que os criminosos, enquanto não passarem pelo que fizeram os outros passar, não se consigam aperceber dos seus erros, mas devemos julgá-los como criminosos ou serão apenas Almas inexperientes?

Serão Almas evoluídas que vieram cumprir uma missão que permita aos outros passar por essas situações?

Não sabemos, nem nos compete saber, só temos de fazer a nossa parte, aquilo que sentimos com a Alma.
.....

Outra grande verdade. Porquê que Deus (ou a entidade que gere o universo, conforme as crenças) permite que coisas horríveis aconteça. Certamente não é para castigar. Se não, por que carga de água, é que alguns de nós nascem com o rabo virado para a lua e outros parecem ter nascido para sofrer. Uns são "abeçoados" e os outros não? Uns perdem um filho e sempre tiveram comportamentos correctos e até exemplares, enquanto que outros, sendo autênticos exemplos de mau comportamento, nunca tiveram de sofrer a morte de alguém querido. Tais reflexões mostram claramente que não pode haver tanta insjustiça vinda de um Deus. Não pode mesmo. Tem de haver um mecanismo diferente que justifica essas desigualdades aparentes. Esse mecanismo é a aprendisagem. A melhoria contínua. Tal como diz a Lilith Lua Negra, como saber se um criminoso não está a ser assim, porque ele constitui uma prova, uma missão para alguém aprender a sofrer um crime? Ou poderá de facto ser um espírito ainda pouco evoluído e que ainda não compreendeu que agiu mal? Não sabemos mesmo. Certo é que nada acontece por acontecer e tudo tem um prepósito, uma razão de ser.

Citação de: Lilith Lua Negra em 28 maio, 2014, 04:45
........
.......essas Almas que renunciam ao Bem ou a Deus (como Lhe quisermos chamar) com medo de admitir o que fizeram. Muitas apenas porque têm medo de ter de cá voltar, acham que vão ter de passar pelo fizeram aos outros, algumas são Almas muito jovens ainda e não sabem como a coisa funciona, o arrependimento verdadeiro salva muitas situações, mas ou porque não o sabem ou porque ainda não estão arrependidas, preferem ficar entretidas a tentar que os outros sejam como elas, que cometam os mesmos erros, para não se sentirem tão culpadas, para não se sentirem tão sós nas suas falhas, por vezes até as reconhecem, mas são orgulhosas demais para o admitir a si mesmas.
......

Pois aqui nasce a tal necessidade de haver quem tenha o dom de ajudar, no sentido de ter o dom de ver o que o comum dos mortais não vê, ou de comunicar com entidades que normalmente não conseguimos ouvir. De facto, espíritos torturados, ou espírirtos "tortos", movidos por intensões pouco nobres ou francamente más, podem tentar os vivos e deliciar-se com as más acções ou maus pensamentos que conseguem inculcar.

Citação de: Lilith Lua Negra em 28 maio, 2014, 04:45
........
Cada um irá sentir exactamente aquilo que deve fazer, a única coisa que importa é seguir a nossa Alma, nunca nos deixarmos influenciar pela opinião de ninguém, os outros não sabem ao que viemos, logo não sentem por nós, logo a sua opinião não conta para nada, pior, pode induzir-nos em erro, pior ainda, depois vamos arrepender-nos por lhes ter dado ouvidos!
......

Já que podemos ser tentados para o mal e já que não estamos necessáriamente num estado de evolução tão baixo do nosso espírito para não ter consciência que algo de errado se está a passar connosco, acho que devemos mesmo procurrar ajuda e dar ouvidos aos outros. Pessoalmente não acho errado tentar ouvir os outros, pessoas mais próximas ou até mesmo pessoas desconhecidas, mas que nos queiram ajudar. Evidentemente podemos estar a ser induzidos em erro, mas a intenção é que conta. Algumas das nossas acções menos boas e outras francamente erradas, podem de facto ser o fruto da ignorância ou do baixo nível do nosso espírito. Mas não necessáriamente. As más infuências existem. Por isso uns vão à missa comungar e receber a benção de Cristo. Outros andam com cruscifixos. Outros andam com amuletos. Outros andam com pedras preciosas ou cristais. Outros fazem rituais. Etc... Convinhamos portanto que esse sentimento de nos sentirmos tentados ou negativamente infuenciados é bastante comum, não sendo no entanto um dado adquirido para toda a gente.
Mas precisamente por assim ser, acho que é muito útil ouvir os outros. Afinal vivemos num mundo onde há muita boa gente, com um espírito acima da média e que nos mostram o caminho certo, que nos vão alertando para as coisas más ou que nos puxam as orelhas. Não é de todo errado buscar esse conselho, o que também não impede, como diz a Lilith Lua Negra, de sabermos ouvir aquilo que "a nossa alma nos diz". Um pouco dos dois será o melhor a fazer e meditar sobre as nossas intenções.

Citação de: Lilith Lua Negra em 28 maio, 2014, 04:45
........
..... afinal qual é a forma de fazer com que um incendiário se aperceba do mal que faz e se possa arrepender, senão fazer com que tenha uma vida onde é vítima de um incêndio, de certeza que à terceira vez vai ser bombeiro!

1 vida incendiário (criminoso)
2 vida morre queimado (vítima)
3 vida é bombeiro (benfeitor)

Imagina as vidas que são precisas para que possamos reconhecer todos os nossos erros e redimir-mo-nos deles!
.......
Se as Almas não nasceram todas no mesmo dia, é natural que nem todas tenham o mesmo grau de evolução, terão um dia, mas até lá têm o mesmo direito que os outros tiveram, daí existirem tantas discrepâncias nas situações actuais, quer a nível moral, quer a nível social, uns já passaram pelas coisas e outros ainda não.
.......
"Não faças aos outros o que não gostavas que te fizessem a ti!"

Ainda assim pode não funcionar, porque os gostos diferem de pessoa para pessoa.

A melhor solução para quem erra, não reconhece que errou e não se arrepende, é a que o universo nos permite, o Retorno:

O violador será na próxima vida uma vitima de violação, ou pior ainda, verá violada alguma pessoa que ame, como uma filha, uma irmã, a mãe, a mulher, não importa, o assassino provavelmente irá assistir ao assassinato daqueles que mais ama e assim por diante.
......
......
Se fosse suposto não falharmos já não andávamos cá, por isso não faz mal, nada faz mal, se correr bem tanto melhor, se correr mal voltamos para nos melhorarmos, é para isso que serve a reencarnação, até chegar à perfeição há-de faltar tanto ainda, que o ideal é mesmo cada um ouvir a sua Alma e tentar dar o seu melhor!
......

Estas palavras e as minhas também, são claramente assentes na crença das múltiplas existências que muito bem se enquadram no Espiritismo. Compreendo que nem todos nós acreditamos nisso. É uma possibilidade. Pessoalmente acredito nessa "teoria", que para mim complementa em muita coisa, enormes lacunas do cristianismo em geral. Muito provavelmente haverá outras crenças, outras doutrinas ou outras religiões que ajudem a complementar ainda mais aquilo que achamos precisar de saber para compreender aquilo que no fundo são as grandes questões de todos:
Quem somos, de onde vimos e para onde vamos?
Obviamente esta história do retorno, pode ter muitas leituras e pode ser vista de forma muito variável. Ainda bem que assim é, porque se algum de nós já soubesse exactamente como é, seguramente que já nos teria instruído a todos e já não teríamos de andar à busca da verdade.
Mas seja ela qual for essa verdade, uma coisa é certa: fazer sofrer os outros e isso de forma consciente e premeditada, paga-se! Entre fazer o mal e fazer o bem, já sabemos que o caminho do bem, é sempre aquele que mais custa percorrer e só por aí, já conseguimos todos ter uma noção de como nos devemos comportar, enquanto que por cá andamos à espera de saber para onde vamos!  ;)

Citação de: anormal em 28 maio, 2014, 06:02
Hmm, quando me envolvi com feitiçaria, fiz mal a muita gente... porém, estava sob influências malignas.

Apesar, de todo sofrimento que passei... terei de pagar pelos meus atos, mesmo assim?

Espero que não, pois, seria muito injusto, para comigo!



"Cá se fazem, cá se pagam" mas só porque no Além não se pagam dívidas, o ajuste de contas é no inferno, ou seja, aqui mesmo!

O que eu disse é apenas aquilo em que acredito, dizes que é injusto, mas se for verdade repara bem:

Ao desculpares-te com a influência das forças malignas, não estás a admitir a tua culpa, por enquanto tu não sentes compaixão pelos que magoaste mas sim por ti mesmo, ao sentires que foste uma vítima, isso não é a dor do arrependimento, é apenas constatar que erraste e encontrares um bode expiatório que assuma as culpas, falta o resto do processo.

Enquanto tivermos  livre arbítrio os outros não podem ser culpabilizados pelos nossos actos, porque temos sempre opção, nem que seja a morte!

Admitir o erro, aceitar a culpa, sentir-se arrependido e ser perdoado.

Enquanto as pessoas que magoaste não te perdoarem tu não te conseguirás ver no final do processo, por isso é que é tão importante perdoarmos os nossos inimigos.

Imagina que cada pessoa que magoaste vibra numa energia baixa, quando souberem que foste o causador dos seus males vão querer a vingança, possivelmente da mesma forma, ou seja, da próxima vez que voltares vais andar sempre a ser amaldiçoado por eles e a sofrer de feitiçarias, ou não, pois não sabemos se não foste tu já uma vítima deles antes, por isso perdoa-os a eles e a ti o mais rápido possível, pelo menos para parar esse ciclo vicioso.

Até pode ser que tenhas sorte e elas também te perdoem a ti entretanto, depende de quem são e do que o universo tem reservado para a tua pessoa, há muitas formas de praticar o bem, podes dedicar-te à magia branca agora para ajudar as tuas vítimas, é uma boa forma de apaziguar a Lei do Retorno, mas isso só tu saberás, eu não sei quem magoaste nem como o fizeste, tão pouco o que já sofreste por teres feito isso.

Mas não faz mal, nada faz mal, se tiveres de pagar pagas, não tem problema nenhum, mas pelo menos aprende o que eu disse, a não seguir os outros, ouve todos mas segue só aquilo que a tua Alma te mandar!

"Todos os conselhos ouvirás, só o teu seguirás" apenas não deves dar ouvidos àqueles que sabes que vibram em energia negativa, se não o sabias na altura, agora já não tens desculpa.

Não faz mal, viemos para aprender e se não forem esses erros serão outros, até que não exista mais nada pelo que passar, não te estou a julgar, porque acredito em muitas coisas e uma delas é aquela que me mostra que, tudo aquilo que eu reconheço, são lições que já aprendi, de certeza que um dia já estive no teu lugar, no dos criminosos, no de todos aqueles que hoje não julgo, porque já os compreendo!

Ou não... Não importa, só temos de dar sempre o nosso  melhor!
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Citação de: Lilith Lua Negra em 28 maio, 2014, 21:35
......
Ao desculpares-te com a influência das forças malignas, não estás a admitir a tua culpa, por enquanto tu não sentes compaixão pelos que magoaste mas sim por ti mesmo, ao sentires que foste uma vítima, isso não é a dor do arrependimento, é apenas constatar que erraste e encontrares um bode expiatório que assuma as culpas, falta o resto do processo.
.......
Imagina que cada pessoa que magoaste vibra numa energia baixa, quando souberem que foste o causador dos seus males vão querer a vingança, possivelmente da mesma forma, ou seja, da próxima vez que voltares vais andar sempre a ser amaldiçoado por eles e a sofrer de feitiçarias, ou não, pois não sabemos se não foste tu já uma vítima deles antes, por isso perdoa-os a eles e a ti o mais rápido possível, pelo menos para parar esse ciclo vicioso.
......
....Não faz mal, viemos para aprender e se não forem esses erros serão outros, até que não exista mais nada pelo que passar, .....
......

Perfeito, Lilith Lua Negra! Adoro como consegues mostrar o mecanismo. É axactamente assim que também vejo as coisas. Podemos estar a ser "o castigo" (ou a prova para evoluir) dos outros, ou somos simplesmente "o espírito a agir mal" e por isso havemos de pagar, se entretanto não repararmos os nossos erros.
Lindo! A sério! Uma melhor forma de explicar isso, não há!  ;)
Toca a aprender, se essa for a nossa vontade. Pois temos a eternidade para o fazer!  ;D