Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • A Lei do Retorno
    Iniciado por oculto
    Lido 8.833 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15

 
Citação de: Lilith Lua Negra em 10 maio, 2014, 12:48

Pessoalmente tenho o hábito de ver a lei do retorno pelo lado positivo, funciona, fazemos o bem e recebemos o bem,(...)


 E porque tens que receber algo em troca, por teres feito o Bem?? Para te sentires bem por teres feito o Bem? :) Essa Lei do retorno, serve para pessoas poucos espiritualizadas, ainda muito preocupadas com o próximo.. :)

Abraço,

Umas pessoas chamam lei do retorno outras justiça divina e ainda outras, como eu, karma.
É tudo opiniões e crenças.

Quais sao as tuas afinal? :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Olá lilithP,

   A minha "crença" é o que o Bem é algo de natural, sem necessidade, de recompensa por estar nessa "naturalidade" :) Quanto ao menos bom (Mal), a escolha de nao fazer o Bem, fruto do nosso livre-arbitrio, podemos o reparar, esse mal, com o bem.

   Se criarmos esse sistema, que o Bem é pago com o Bem, e o mal será cobrado com o mal, não tem lógica nenhuma se não como metodo na educação de algo pouco espiritualizado, como alguns de nós.
   Fazes o bem, optimo, é essa a tua essência, se fazes o mal, reparas-o com o bem. Simples. :)

Abraço,


Citação de: João Paulo Soares em 10 maio, 2014, 23:48
 
 E porque tens que receber algo em troca, por teres feito o Bem?? Para te sentires bem por teres feito o Bem? :) Essa Lei do retorno, serve para pessoas poucos espiritualizadas, ainda muito preocupadas com o próximo.. :)

Abraço,

Não faço o bem para receber nada em troca, aliás, eu não faço nada, vivo apenas, deduzo é que todo o bem que chega é um reflexo, se não do bem, pelo menos do mal que não cometo.
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

#19
Citação de: Lilith Lua Negra em 11 maio, 2014, 02:49
Não faço o bem para receber nada em troca, aliás, eu não faço nada, vivo apenas, deduzo é que todo o bem que chega é um reflexo, se não do bem, pelo menos do mal que não cometo.
Concordo plenamente com esta abordagem. Nem todos temos o dom ou a inspiração para fazer "o bem". Se for o caso, melhor ainda e seguramente que a esse bem, corresponderá um retorno de bem. Mas não sendo uma pessoa com o dom de fazer "o bem", sou, digamos assim, uma pessoa que se preocupa em não fazer mal. Levanto-me todos os dias com essa intenção de passar o dia, sem ferir, sem "atropelar", ou seja, sem fazer mal a seja quem for. Um simples exemplo: se tiver de parar o meu carro para ir comprar um jornal, tenho o cuidado, mesmo que isso signifique andar 100 ou 1000 metros a pé, de deixar o carro onde não estorva. Assim, não obrigo ninguém a fazer uma manobra perigosa por causa do meu carro mal estacionado. Isso pode não valer nada, mas é o princípio de não querer prejudicar ninguém.
Quanto ao mal que se faz conscientemente, acredito plenamente e conforme diz o Kardec, que se vai ter de "pagar". Vai ser preciso redimir-se, se não for nesta existência, então será noutra!  ;)


Citação de: LilithP em 10 maio, 2014, 23:57
Umas pessoas chamam lei do retorno outras justiça divina e ainda outras, como eu, karma.
É tudo opiniões e crenças.

Quais sao as tuas afinal? :)

É uma grande verdade, LilithP. Eu também acredito nesse mecanismo de justiça. Evidentemente nem todos têm um nível de consciência suficiente para entender quando estão de facto a agir mal ou a praticar o mal. Nesse caso é uma questão de tempo necessário para fazer o seu percurso de aprendisagem e tomar consciência dos seus actos. Mas a partir do momento onde se tem a clara noção dentro de nós, que fizemos mal a alguém, seguramente mais tarde ou mais cedo, nesta vida ou noutra, vamos ter de reparar os estragos mediante acções de bem. Assim é a lei natural da justiça, a não confundir com a justiça dos homens. O arrependimento tem aqui o seu lugar!  ;D

Não é permitida a colocação de mensagens seguidas, por favor consulte as Regras Gerais do Forum. Obrigada

Citação de: organic em 19 maio, 2014, 12:36

Quanto ao mal que se faz conscientemente, acredito plenamente e conforme diz o Kardec, que se vai ter de "pagar". Vai ser preciso redimir-se, se não for nesta existência, então será noutra!  ;)


   Olá organic,
   Fico contente por ler Kardec, mas tirando as suas observações (as de Kardec), devidamente identificadas nos livros publicados, o que os Espiritos dizem, e não Kardec, em relação ao "vai ter de pagar", é referente ao fazer o bem ao mal feito. "Pagar" o mal com o bem. Sim, passa-se pela consciência do mal feito, o arrependimento, e depois a vontade de corrigir o mal feito por algo de bom.
   Todos nós podemos fazer o bem ao próximo dentro das nossas capacidades. Quem são esses que a amiga diz, terem Dons de fazer o bem?

Abraço,

   
Citação de: Lilith Lua Negra em 11 maio, 2014, 02:49
Não faço o bem para receber nada em troca, aliás, eu não faço nada, vivo apenas, deduzo é que todo o bem que chega é um reflexo, se não do bem, pelo menos do mal que não cometo.

   Olá Lilith,

   Mais ou menos :) Todo o bem que recebes é natural. E não um reflexo por não fazeres o mal. Consegues conceber Algo Superior que te "envia" sempre o bem, que te queira sempre o teu bem, a toda a hora e momento? Dificil não é? :) Não é nada :) És mãe, e uma mãe, ama seu filho(a), apenas quando comporta-se bem, quando comporta-se mal, ou quando comporta-se normalmente como uma criança e já é bom, porque nao se comporta mal? Amas incondicionalmente, certo? Assim é a relação, desse Algo para connosco.

Abraço,
   

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: acnm em 10 maio, 2014, 22:32
pois... não acho "justo"... deveria ser pago na vida actual ou pelo menos grande parte. por isso anda muita gente por aí a fazer mal sem se importar. eu sem saber, dizia muitas vezes "devo ter sido muito má noutra vida" e a verdade é que já me disseram que ainda tenho muito a pagar pelo que fiz.

Isto se existir o Karma? Pois se não existir? Coitadas destas pessoas!  ;D ;D ;D ;D >:D >:D >:D >:D
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Por isso é que eu acho que devo ter sido uma verdadeira filha da mãe, na minha vida anterior! Loool
Só tenho quem me queira lixar! Fonix
Faço a minha vida na boa, não me vingo de ninguém que que faz mal, e já vi algumas das pessoas que fizeram mal a penarem. Daí ter tatuado no meu braço a velha máxima em que acredito, "what goes around, comes around", cá se faz cá se paga!
What Goes Around Comes Around

Citação de: Sekmeht em 22 maio, 2014, 10:04
Por isso é que eu acho que devo ter sido uma verdadeira filha da mãe, na minha vida anterior! Loool
Só tenho quem me queira lixar! Fonix
Faço a minha vida na boa, não me vingo de ninguém que que faz mal, e já vi algumas das pessoas que fizeram mal a penarem. Daí ter tatuado no meu braço a velha máxima em que acredito, "what goes around, comes around", cá se faz cá se paga!

Tal como diz a Cleopatra, acho que todos nós temos a liberdade de fazer o bem, obviamente cada um à sua maneira, em função das suas capacidades e limitações. É preciso é que queiramos fazer o bem!!! Ora aí está o problema. É que por vezes, não queremos. É sempre mais fácil destruir do que construir. É sempre mais fácil criticar, do que elogiar. É sempre mais cómodo não fazer nada, do que se esforçar por fazer algo. No "fazer mal", destruir, magoar, criticar, etc., o "mal" é implicito e fácil de entender (se a consciência for suficientemente evoluída). No "não fazer nada", o "mal" pode já não ser tão evidente, ... mas a preguiça não é de todo uma virtude. Portanto há que ver se fazemos ou não algo de útil. Se não, melhor será de se preparar para cá voltar e reviver uma temporada neste mundo materialista para ver se conseguimos fazer alguma obra de jeito!  ;D
Portanto fazer bem, todos nós podemos, logo e quando se queira.

Quanto a ti cara Sekmeht, lamento imenso que tanta "má onda" te rodeie. Eu cá pessoalmente também acho que não ando sempre numa boa onda!  :-\
Infelizmente há por aí muita gente que parece gostar de semiar maus pensamentos e más acções. A inveja é uma "doença" terrível. Depois há os maliciosos que parecem só estar satisfeitos quando vêm desgraças a acontecer. É assim. É este o nosso mundo e por isso, depois temos de andar com banhos de sal e incensos aos tombos!
Mas ainda bem que temos isso e ainda melhor que existam tão boas pessoas para ajudar como tenho visto neste fabuloso site!  :)

sofiagov
Citação de: organic em 22 maio, 2014, 12:41

"É sempre mais fácil criticar, do que elogiar. É sempre mais cómodo não fazer nada, do que se esforçar por fazer algo..."

verdade  ;)

Citação de: João Paulo Soares em 21 maio, 2014, 23:48
.....
Todos nós podemos fazer o bem ao próximo dentro das nossas capacidades. Quem são esses que a amiga diz, terem Dons de fazer o bem?
   

Desculpe João Paulo Soares, se estou a responder a uma pergunta que não me foi dirigida. É que sinceramente não entendi se a sua pergunta estava dirigida a mim ou à tal "amiga".
Seja como for, entendo que também falei "nessas tais pessoas que têm o dom de fazer o bem" e por isso acho que posso dar a minha opinião.
Para mim - como reflexão pessoal - existem pessoas a quem foi dada a graça de ajudarem os outros mediante dons ou capacidades que a maioria das pessoas não têm. Obviamente podemos pegar no caso dos bombeiros, dos polícias, de infermeiros do INEM (só a título de exemplo) e em mais dezenas de grupos de pessoas que, por sua própria iniciativa e também porque decidiram aprender essas profissões (remuneradas ou não), dedicam a sua vida a salvar os outros e/ou os seus bens. Mas eu não me estava a referir a este vasto grupo de pessoas com actividades muito nobres. Sem desprezar o seu mérito, eu estava a pensar nas pessoas que recebem a graça de poder, através de capacidades que o comum dos mortais não costuma ter, ajudar os outros a resolverem problemas que pelas vias tradicionais não se resolvem. Um bombeiro pode salvar uma criança do fogo que a iria consumir. O médico ou infermeiro pode salvar um homem de um infarte que o iria matar. Um polícia pode evitar que um assaltante perdido de medo disparasse contra um inocente refem. Mas quando temos daqueles casos onde uma pessoa ou uma família completa não para de ter "incêndios" ou acidentes, ou não consegue em médico nenhum a cura para uma doença que nem sequer encaixa em sintomatologia alguma, ou que parace atraír todos os desastres imagináveis e inimagináveis (estou a traçar o pior dos cenários possíveis  ;D), .... por vezes encontra-se alguém, que assim do nada, resolve tudo. Milagre?? Bruxaria?? Obra de um Santo??...
Não sei dizer. Mas sei que relatos desses vão continuando a surgir. Sei que existem pessoas com verdadeiros dons, que não foram aprendidos nem desenvolvidos e que ajudam!
Pessoas dessas, provavelmente por serem existências já muito elevadas na pureza do seu espírito (que cada um leia na expressão "espírito" aquilo que melhor se enquadrar na sua crença), andam nesta terra para fazer o bem. E seguramente que receberão o bem em pago, quanto mais não seja, no momento de regressarem ao seu estado espiritual.
Com esta minha forma de interpretar as coisas, não estou de forma alguma a transmitir uma realidade que desejo ver como ensinamento. Nada disso, caros amigos. Até porque só tenho uma certeza: é que nada sei e tudo me resta a aprender. Mas do pouco que tenho recebido como informação, isto é a ideia que tenho sobre as pessoas com o tal "poder de fazer o bem". Posso estar a ver mal as coisas.  :)

Pela primeira vez vi realmente as minhas capacidades como um dom... Obrigada organic foi uma maneira espetacular de explicar (e descrever)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Eu no meu caso quando alguém olha estranhamente para mim costumo dizer : Se me estás a desejar mal que caia em dobro em ti...ora acho que se a pessoa não tiver de facto a desejar nada eu não estou a desejar mal a ninguém lol acho uma boa teoria....mas acredito no karma sem duvid what goes around comes around...
Morgaine Le Fay

Seja nesta vida, numa vida futura ou quando somos espiritos, nós todos recebemos o retorno das nossas más ou boas acções :)