Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Que Deus? As minhas dúvidas!
    Iniciado por CRI(P)TICO
    Lido 6.030 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
CRI(P)TICO
A letra da seguinte música, é a exposição por escrito mais aproximada das questões que ao longo da vida tenho levantado.
Considero que o autor conseguiu transmitir de uma forma sintética, as perguntas que me atormentam.
Qual a explicação para que, um Deus Omnipotente, Omnipresente e Omnisciente, permita as barbaridades, injustiças, calamidades, pobreza, sofrimento,
de que o nosso mundo está repleto?
Haverá como eu, outras pessoas que não encontram as respostas que procuram! Porquê? Porquê?

''Que Deus? - Boss AC

Há perguntas que têm que ser feitas...

Quem quer que sejas, onde quer que estejas,
Diz-me se é este o mundo que desejas,
Homens rezam, acreditam, morrem por ti,
Dizem que estás em todo o lado mas não sei se já te vi,
Vejo tanta dor no mundo pergunto-me se existes,
Onde está a tua alegria neste mundo de homens tristes?
Se ensinas o bem porque é que somos maus por natureza?
Se tudo podes porque é que não vejo comida à minha mesa?
Perdoa-me as dúvidas, tenho que perguntar,
Se sou teu filho e tu me amas porque é que me fazes chorar?
Ninguém tem a verdade o que sabemos são palpites
Se sangue é derramado em teu nome é porque o permites?
Se me destes olhos porque é que não vejo nada?
Se sou feito à tua imagem porque é que eu durmo na calçada?
Será que pedir a paz entre os homens é pedir demais?
Porque é que sou discriminado se somos todos iguais? Porquê?!

Porque é que os Homens se comportam como irracionais?
Porque é que guerras, doenças matam cada vez mais?
Porque é que a Paz não passa de ilusão?
Como pode o Homem amar com armas na mão? Porquê?
Peço perdão pelas perguntas que tem que ser feitas
E se eu escolher o meu caminho, será que me aceitas?
Quem és tu? Onde estás? O que fazes? Não sei...
Eu acredito é na Paz e no Amor...

Por favor não deixes o mal entrar no meu coração,
Dou por mim a chamar o teu nome em horas de aflição,
Mas tens tantos nomes, és Rei de tantos tronos,
E se o Homem nasce livre porque é que é alguns são donos?
Quem inventou o ódio, quem foi que inventou a guerra?
Ás vezes acho que o inferno é um lugar aqui na Terra,
Não deixes crianças sofrer pelos adultos,
Os pecados são os mesmos o que muda são os cultos,
Dizem que ensinaste o Homem a fazer o bem,
Mas no livro que escreveste cada um só leu o que lhe convém,
Passo noites em branco quase sem dormir a pensar,
Tantas perguntas, tanta coisa por explicar,
Interrogo-me, penso no destino que me deste,
E tudo que acontece é porque tu assim quiseste,
Porque é que me pões de luto e me levas quem eu amo?
Será que essa é a justiça pela qual eu tanto reclamo?
Será que só percebemos quando chegar a nossa altura?
Se calhar desse lado está a felicidade mais pura,
Mas se nada fiz, nada tenho a temer,
A morte não me assusta o que assusta é a forma de morrer...

Porque é que os Homens se comportam como irracionais?
Porque é que guerras, doenças matam cada vez mais?
Porque é que a Paz não passa de ilusão?
Como pode o Homem amar com armas na mão? Porquê?
Peço perdão pelas perguntas que tem que ser feitas,
E se eu escolher o meu caminho, será que me aceitas?
Quem és tu? Onde estás? O que fazes? Não sei...
Eu acredito é na Paz e no Amor...

Quanto mais tento aprender, mais sei que nada sei,
Quanto mais chamo o teu nome menos entendo o que te chamei!
Por mais respostas que tenha a dúvida é maior,
Quero aprender com os meus defeitos, acordar um homem melhor,
Respeito o meu próximo para que ele me respeite a mim,
Penso na origem de tudo e penso como será o fim,
A morte é o fim ou é um novo amanhecer?
Se é começar outra vez então já posso morrer...

(Ao largo ainda arde, a barca da fantasia,
o meu sonho acaba tarde,
acordar é que eu não queria...)''

Onde está a lógica? Quais são as respostas? Porquê?

sofiagov
muito bom...

porquê? não lhe sei dizer  :-\

apenas no que sei (quase nada) à minha maneira e muito resumido, nesta luta entre homens, barbaridades e crianças a sofrer porquê Deus não intervêm, talvez porque nesta luta desigual é uma opção nossa (humana), nos auto destruímos pela ganância.
Penso que Deus nos deu livre arbítrio para escolher os nossos caminhos e optamos pelo que se vê.

Mas tantas questões que gostaria também de saber.

gostei muito desta letra não conhecia de facto.

obrigado pela partilha. :)

Eu não acredito em Deus, pelo menos na concepção feita de uma entidade lá em cima que nos controla e ajuda.
Posso, no entanto, ajudar a responder à tua questão.
Deus é tido como uma entidade pura, boa, que nos quer bem.
À tua volta existem muitas entidades assim, umas mais evoluídas que outras, que nos ajudam a encontrar o melhor caminho.
Há no entanto outras entidades que tentam dificultar-nos a vida. Penso que são entidades que elas próprias não se conseguem encontrar. Estão carregadas de sentimentos negativos, espalhando o caus, a maldade, as más acções.
Cabe a cada um de nós agir da melhor forma possivel sempre que pudermos. Vivermos sem comprometermos a vida de ninguém e sem prejudicarmos mesmo aqueles que nos prejudiquem a nós.
Deus, acredito, é parte de cada um de nós e o conjunto de todos. Quanto melhor agires, mais força ele terá (o Bem), mas pelo contrário, se agires de forma negativa, mais fraco Ele se tornará (o Mal ganha força)
Isto acontece porque pensamentos negativos atraiem coisas negativas e acções positivas atraiem coisas positivas.
Acredita. Ama. Ajuda. Se acreditas em Deus, com certeza o engrandecerás e tornarás mais forte.
Espero ter ajudado  ;)

no silencio fecha os olhos respira fundo e sente Deus em ti...Deus esta em todo o lado, Deus e o amor que se sente por alguem, e o filho que uma mulher carrega no ventre, é a chuva, é o vento, e o sol, sao os mares...enfim Deus e tudo o que de magnifico nos rodeia....
the dreams are the only thing where everything is possible....

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

CRI(P)TICO
Citação de: Iris em 13 fevereiro, 2014, 15:59
...Cabe a cada um de nós agir da melhor forma possível sempre que pudermos. Vivermos sem comprometermos a vida de ninguém e sem prejudicarmos mesmo aqueles que nos prejudiquem a nós...

Essa é claramente uma boa descrição da forma como devemos encarar a vida no dia-a-dia.

Mas o que questiono efectivamente é (entre outras características), o 'Deus' severo, punidor, violento, vingativo, caprichoso, alheado, permissivo... e as respostas apresentadas, como fazendo tudo parte do tormento pelo qual temos de passar em vida para 'merecer o Céu', como uma provação, ou outras igualmente descabidas!

Piores exemplos: Crianças que nascem com deformações ou qualquer outro tipo de doenças e acidentes onde estas morrem (punição???), doenças piores que torturas, secas ou outras catástrofes que afectam zonas de extrema pobreza e fome. E nestes casos, não há boas intenções ou comportamentos e pensamentos positivos da nossa parte que solucionem.
Como mais ligadas à acção da humanidade: guerras onde morrem mais civis que militares, atrocidades por racismo, xenofobia, misoginia, etc...

Porquê?

talvez a resposta a estas perguntas esteja na forma como se vê Deus....

experimenta ver as coisas pela maneira cientifica.
Tenta imaginar uma formação de determinada matéria e apartir dessa, tudo se cria.
Vê Deus como criador, que está em todo o lado, porque Deus é tudo!
Como uma célula mãe, para simplificar. :)




Citação de: CRI(P)TICO em 13 fevereiro, 2014, 18:53


Piores exemplos: Crianças que nascem com deformações ou qualquer outro tipo de doenças e acidentes onde estas morrem (punição???), doenças piores que torturas, secas ou outras catástrofes que afectam zonas de extrema pobreza e fome. E nestes casos, não há boas intenções ou comportamentos e pensamentos positivos da nossa parte que solucionem.
Como mais ligadas à acção da humanidade: guerras onde morrem mais civis que militares, atrocidades por racismo, xenofobia, misoginia, etc...

Porquê?


Pensa na vida como um caminho que todos temos que percorrer. Os obstáculos fazem parte e um mundo não é um mar de rosas. Os exemplos que referiste ligados à acção da humanidade têm a ver com as acções de cada um como já referi. E as catástrofes são algo natural. "Deus" não pode pura e simplesmente facilitar-te a vida pondo-te comer na mesa todos os dias sem teres de cavar a terra, ou fazer paz se os homens não se esforçam por alterar a sua natureza egoísta e indiferente ao próximo. Um bebé que morra ou nasça com alguma deficiência vai com serteza aprender muito na sua condição. O amor que lhe for dado é o mais importante acredita.
Pensa nessas coisas que referiste como a possibilidade de evoluíres enquanto pessoa.

CRI(P)TICO
Citação de: JessieJames em 13 fevereiro, 2014, 18:16
no silencio fecha os olhos respira fundo e sente Deus em ti...Deus esta em todo o lado, Deus e o amor que se sente por alguem, e o filho que uma mulher carrega no ventre, é a chuva, é o vento, e o sol, sao os mares...enfim Deus e tudo o que de magnifico nos rodeia....

Citação de: hoopsy em 13 fevereiro, 2014, 18:58
talvez a resposta a estas perguntas esteja na forma como se vê Deus....

experimenta ver as coisas pela maneira cientifica.
Tenta imaginar uma formação de determinada matéria e apartir dessa, tudo se cria.
Vê Deus como criador, que está em todo o lado, porque Deus é tudo!
Como uma célula mãe, para simplificar. :)

Não discordo das vossas aproximações à questão e no meu entender têm bastante sentido, mas o que aqui ponho em causa (e por isso publiquei no quadro Crenças e Cepticismo), é a figura religiosa em si! O Deus que castiga, que fecha os olhos ás inúmeras injustiças e o porquê de não ser 'julgado' devido a essas atitudes. Também o facto da aceitação da 'provação' terrena, do sofrimento para um bem maior, da punição 'merecedora', etc...

Resumindo, gostava de 'explicações' pessoais para essa acomodação ou compreensão!

- Olá

Vê só, tudo o que está escrito nessa música é tudo feito por quem ? pelo Homem ou Deus ?

-Deus inventou guerras, racismo, violência, etc.? Não, foi o Homem e não Deus

-Quem inventou o dinheiro que trouxe a ganância ? o Homem e não Deus

-Quem inventou as armas que mataram, matam e infelizmente continuarão a matar? o Homem e não Deus

-Quem inventou os diferentes caminhos pessoais em relação a Deus, ou seja as diferentes religiões? o Homem e não Deus

-Quem escreveu a bíblia e disse que Deus é castigador e castiga quem por exemplo for contra ele ? o Homem e não Deus

Enfim....questões e mais questões....e deves conhecer os 10 mandamentos de Deus? diz lá para fazermos guerras? Não diz pois não?

Nós Homens temos defeitos e cabe a cada um de nós escolher o nosso caminho, ou o bem ou o mal....cabe-te a ti e não a Deus.....e sim a música tem uma boa questão- A morte é o fim ou é um novo amanhecer?


Para pessoas como eu acredito que na morte encontraremos as nossas respostas, não estou a por em causa a existência ou não de Deus, mas somos nós Homens que estamo-nos a destruir e a destruir o nosso Planeta, não Deus e se acreditas num Juízo Final, então aí é que Deus irá recolher os que sofreram e os que se arrependerão, e aqueles que não quiserem serão castigados....segundo a bíblia escrita pelos Homens, ou será que Deus irá perdoar-nos a todos pelas nossas escolhas?


- Mas eu como tu e como todos os Humanos tenho as minhas perguntas que todos os dias questiono, Porque?

- Um dia iremos saber? Não sei.....

Abraço :laugh:
Torna-te aquilo que és ‐ Friedrich Nietzsche

Citação de: CRI(P)TICO em 13 fevereiro, 2014, 19:31
Não discordo das vossas aproximações à questão e no meu entender têm bastante sentido, mas o que aqui ponho em causa (e por isso publiquei no quadro Crenças e Cepticismo), é a figura religiosa em si! O Deus que castiga, que fecha os olhos ás inúmeras injustiças e o porquê de não ser 'julgado' devido a essas atitudes. Também o facto da aceitação da 'provação' terrena, do sofrimento para um bem maior, da punição 'merecedora', etc...

Resumindo, gostava de 'explicações' pessoais para essa acomodação ou compreensão!

Compreendo a tua questão mas, também não te sei responder porque, no meu entendimento, o Deus punidor e premiador que se fala na biblia ( livro escrito por homens) não existe.

A minha visão de Deus é muito idêntica àquilo que te escrevi no tópico mais acima. :)

O Deus-Castigo e o Deus-Amor não passam de atributos dados por humanos que procuram sistematizar a questão de Deus (a filosofia, a ciência e a teologia mostram-nos isso). A concepção de Deus dá-te exemplos não só de provação e castigo, mas também de pequenos e grandes milagres aos quais tendemos a não ligar muito, tomando-os por naturais, garantidos, execepções ou acasos... A figura religiosa de Deus composta pelo Homem é sempre definida pela circunstância deste último e pelas suas limitações. O castigo e o amor não estão em Deus, estão no Homem. O mesmo Homem que tem ambições, perguntas, que sofre e é feliz (e que desde sempre parece usar Deus como arma de arremesso para o que quer que seja, deturpando significados e leituras...)

Deus (sem acrescentos de castigo ou de amor) porque deveria interferir em assuntos que apenas ao Homem e à Natureza dizem respeito? Só porque nos 'criou' e tem que, perpetuamente, zelar por nós sejam quais forem as nossas falhas, problemas e aflições? As 'criações de Deus' têm vida própria, autonomia, não são meras marionetas e muito menos bibelots... Mas lá está, tudo dependerá de como se interpreta Deus - como o que nos é descrito na Bíblia ou em qualquer outro livro sagrado? Como as filosofias New Age 'o pintam'? Ou através de uma síntese pessoal que se vai construindo através do que experimentamos (não só pelo que os nossos olhos observam nem apenas pelo que o coração sente) e valorizamos (ou desvalorizamos)... O que não convém esquecer é que os livros sagrados (seja a Bíblia, Alcorão, etc) não podem ser interpretados linearmente - e nem a realidade  ;)

Citação de: CRI(P)TICO em 13 fevereiro, 2014, 19:31
Resumindo, gostava de 'explicações' pessoais para essa acomodação ou compreensão!
Deus não se acomoda - nós é que assim o entendemos só porque não aceitamos que há coisas que são 'obra' nossa ou trajectos próprios da Natureza!
E a compreensão parte daquilo que cada um entende como mais 'confortável' para a sua existência (é a velha questão do 'sentido', procuramos sempre um significado, uma finalidade para aquilo que nos causa sofrimento... E, por estranho que pareça a alguns de nós, para milhões de pessoas o sofrimento tem como finalidade o atingir-se um estado merecedor ou catalizador de algo, seja através de uma qualquer redenção ou recompensa).

Se me permite, CRI(P)TICO, gostava de lhe perguntar: porque é que o 'incomoda' a figura de um Deus (Todo Poderoso, lá com as Omni-coisas) como sendo castigador?
(a pergunta pode parecer-lhe ridícula mas tem um propósito :) )




CRI(P)TICO
Citação de: Jluis em 13 fevereiro, 2014, 19:37
... A morte é o fim ou é um novo amanhecer? ...

Excelente questão!

Citação de: hoopsy em 13 fevereiro, 2014, 19:47
...no meu entendimento, o Deus punidor e premiador que se fala na biblia ( livro escrito por homens) não existe. ...

Concordo em absoluto.

Citação de: Pluviae em 13 fevereiro, 2014, 20:39
... Mas lá está, tudo dependerá de como se interpreta Deus - ... através de uma síntese pessoal que se vai construindo através do que experimentamos (não só pelo que os nossos olhos observam nem apenas pelo que o coração sente) e valorizamos (ou desvalorizamos)...

É o género de interpretação com que mais me identifico.

Citação de: Pluviae em 13 fevereiro, 2014, 20:39
... E, por estranho que pareça a alguns de nós, para milhões de pessoas o sofrimento tem como finalidade o atingir-se um estado merecedor ou catalizador de algo, seja através de uma qualquer redenção ou recompensa). ...

Este é realmente um dos factos que me causa confusão...

Citação de: Pluviae em 13 fevereiro, 2014, 20:39
Se me permite, CRI(P)TICO, gostava de lhe perguntar: porque é que o 'incomoda' a figura de um Deus (Todo Poderoso, lá com as Omni-coisas) como sendo castigador?
(a pergunta pode parecer-lhe ridícula mas tem um propósito :) )

O que me causa incómodo é o 'castigo' desmerecido... como nos exemplos que citei das crianças! Se tudo pode... porque permite que tal aconteça?
A vida por si mesma já é um poço de dificuldades. Porque não ser dada a todos, igual oportunidade à partida?


Citação de: CRI(P)TICO em 13 fevereiro, 2014, 21:07
(...)

O que me causa incómodo é o 'castigo' desmerecido... como nos exemplos que citei das crianças! Se tudo pode... porque permite que tal aconteça?
A vida por si mesma já é um poço de dificuldades. Porque não ser dada a todos, igual oportunidade à partida?



Talvez aqui já entre em assunto a questão da reencarnação, o cumprimento do karma de cada alma, etc...
não sei, digo eu  8)

#14
Citação de: CRI(P)TICO em 13 fevereiro, 2014, 21:07
Este é realmente um dos factos que me causa confusão...
Porque se não fosse esse 'sentido' as pessoas deixavam de persistir e de lutar...Por exemplo, partamos do princípio que tem uma vida regrada e sem grandes vícios e agora imagine que é confrontado com uma doença como um tumor maligno em fase avançada e se sujeita a tratamentos e paliativos. É natural que (no imediato ou ao fim de algum tempo) se questione: 'porquê eu?' Ou 'para quê tanto sofrimento?' Poderá encontrar coragem no apoio de familiares e amigos, na esperança da medicina... Mas e as respostas, onde é que elas estão? Que sentido faz a provação pela qual está a passar? Afinal, sempre cuidou de si e agora está a braços com um cancro que o arrasta em dores insuportáveis a caminho de uma morte 'prematura'... Onde vai procurar as forças para não desistir? O que o rodeia já não basta porque, precisamente, não lhe dá as tais respostas... Há quem encontre o sentido em si mesmo e se resigne: 'bem, isto aconteceu-me, não o mereço mas farei tudo para vencer porque não faço tenções de morrer já, nem pensar!' Mas também há quem procure uma 'validação' exterior para o que lhe está a acontecer e vai daí a procura do tal 'sentido' que culmina no sofrimento como prova ou forma de acesso a algo... Mais uma vez somos nós, o Homem, quem é o actor desta peça, não Deus. Deus não 'dá cancros' a imerecedores (as células é que assim o determinam) nem provoca sofrimentos como forma de redimir condutas (a nossa consciência é que o faz, lá no fundinho do icebergue freudiano).

Citação de: CRI(P)TICO em 13 fevereiro, 2014, 21:07
O que me causa incómodo é o 'castigo' desmerecido... como nos exemplos que citei das crianças! Se tudo pode... porque permite que tal aconteça?
A vida por si mesma já é um poço de dificuldades. Porque não ser dada a todos, igual oportunidade à partida?

As crianças sofrem à mão dos Homens e seus caprichos de poder. Sofrem pelos desvios tortuosos da genética e pela vulnerabilidade dos seus organismos.
A igual oportunidade à partida não existe nem nunca existirá, o que podemos agradecer às acções humanas (seja pelas limitações científicas, politiquices, economias, hipocrisias e por aí fora).
Deus não é aqui chamado e de nada nos vale a revolta para com Ele quando há tanto que ainda podemos fazer para evitar certas situações. Obviamente que se torna um bocado 'indigesto' ver crianças a nascerem deformadas, os nossos mais queridos a morrerem em acidentes ou com doenças que nem ao diabo lembra... Mas não faz tudo isso parte da existência? Se somos imperfeitos, porque haveria Deus de contrariar a nossa natureza, forçando-a para o rumo daquilo que aos nossos olhos seria o mais desejável/cómodo/adequado?