Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Visões
    Iniciado por Rafy
    Lido 7.873 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
Ja expliquei. (Tou num telemóvel peço desculpa)
Nao digo o contrário, mas temos de nos respeitar uns aos outros e para tal tens de entender que muita gente após certas experiências se virou para a religião e fala desse ponto de vista religioso.
Pelo menos é o que acho.

Entendes? :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Kyara
Citação de: LilithP em 31 dezembro, 2013, 00:22
Ja expliquei.
Nao digo o contrário, mas temos de nos respeitar uns aos outros e para tal tens de entender que muita gente após certas experiências se virou para a religião e fala desse ponto de vista religioso.

Entendes? :)


Viram-se para a religião porque não encontram respostas na ciência.


E isso deixa-me triste e devia trazer tristeza a todos.


Não devia ser assim.

Especialmente quando são religiões que só apareceram no início do século XX (caso da Wicca) e finais do século XIX, como é o caso da Teosofia e do Espiritismo.

Este foi um período em que se começou a desenvolver o gosto pelo Paranormal e foi quando estas religiões apareceram... achas que foi assim tão inocente?????

As pessoas procuravam respostas e como a ciência não as ofereceu...  apareceram logo religiões para preencher o vazio.


Entretanto na década de 20 do seculo XX, o Dr Rhine começou a fazer os primeiros estudos universitários sobre parapsicologia... mas nessa altura estas religiões já estavam enraizadas...




PS: Eu tinha dito que não ia discutir religião... e não o estou a fazer de um ponto de vista teológico. A minha abordagem é meramente histórica... e factual.

Ok :) Queres factos? Vamos a eles:

1) No caso da Wicca: o termo wicca é de facto recente mas a religião em si é mais antiga do que o cristianismo. Dai ser conhecida por Antiga Religião

2) La por tu e até eu levarmos a coisa mais para um lado cientifico não deves menosprezar a maneira de ver de outras pessoas. Entendo o teu ponto de vista mas acho que deves respeitar o dos outros.
Pessoalmente não me parece que o fazes ao dizer coisas como essas. Posso estar a compreender mal e nesse caso por favor corrige o mal entendido.

3) Ciência e religião convivem a seculos talvez de forma disfarçada mas convivem.  Parapsicologia ira ter o seu crédito a tempo na sociedade, acho que não ha necessidade de extremismo.

Eu vou pela ciencia embora tenha a minha religião, e apesar disso tudo sei que ainda ha e sempre irá haver coisas que nenhuma das duas irá entender :)
Temos todos de ter mente aberta

Boas entradas

PS: Mais uma vez peço desculpa se estiver a compreender mal e esclarece-me o mal entendido.
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Kyara
Citação de: LilithP em 31 dezembro, 2013, 11:48
Ok :) Queres factos? Vamos a eles:

1) No caso da Wicca: o termo wicca é de facto recente mas a religião em si é mais antiga do que o cristianismo. Dai ser conhecida por Antiga Religião " 

Apesar de os cultos pagãos terem já muitas centenas de anos (e não! Não é bem a mesma coisa), a religião Wicca só apareceu com esse nome e com esta estrutura em meados dos anos 50.

Um certo Senhor chamado Gerald Brosseau Gardner, um antigo funcionário público, começou a escrever literatura de fantasia depois de se reformar... 
Depois de um breve período em que se juntou a grupos ocultistas... incluindo os Rosa-Cruz, regressou a Inglaterra e começou a escrever livros sobre bruxaria e vendo que tinha aceitação... teve a ideia maravilhosa de criar uma religião.

De facto o percurso deste senhor não é muito diferente de outros Homens que também criaram religiões no século XX:
- A Cientologia foi criada por um antigo escritor de Ficção Científica,  L. Ron Hubbard... que decidiu que  a religião dava mais dinheiro.
- Lobsang Rampa, que tantos livros escreveu sobre o poder da mente e sobre os segredos perdidos dos tibetanos. Alegando que era um Lama tibetano detentor de inúmeros segredos perdidos... conseguiu atrair milhares de seguidores e ainda hoje os seus livros continuam a vender. Mas a verdade é o dito senhor era  Cyril Hoskins... um canalizador que um dia descobriu que tinha uma grande imaginação e que estes livros rendiam muito dinheiro.

Citação2) La por tu e até eu levarmos a coisa mais para um lado cientifico não deves menosprezar a maneira de ver de outras pessoas. Entendo o teu ponto de vista mas acho que deves respeitar o dos outros.
Pessoalmente não me parece que o fazes ao dizer coisas como essas. Posso estar a compreender mal e nesse caso por favor corrige o mal entendido.


Eu não menosprezo ninguém.
Dei-lhes o benefício da dúvida e investiguei as várias vertentes....
... e a verdade é que a maioria não passa de literatura de ficção e fantasia e alguma até de fraca qualidade.... criada no momento com objetivos monetários.

As religiões antigas têm toda a minha reverência... independentemente de acreditar ou não nelas.
Mas a religiões atuais são basicamente Religiões Comerciais, negócios lucrativos criados para satisfazer as necessidades do Mercado... Basicamente são um negócio.

Se discordares do que eu disse fico à espera da tua argumentação... mas espero que esteja bem fundamentada.




Citação

3) Ciência e religião convivem a seculos talvez de forma disfarçada mas convivem.  Parapsicologia ira ter o seu crédito a tempo na sociedade, acho que não ha necessidade de extremismo.

Eu vou pela ciencia embora tenha a minha religião, e apesar disso tudo sei que ainda ha e sempre irá haver coisas que nenhuma das duas irá entender :)
Temos todos de ter mente aberta


Em relação à separação entre a ciência e religião: trata-se de uma necessidade fundamental.

Sem essa separação tudo fica estagnado... permitindo ao obscurantismo reino livre sobre esta área do saber.
Mas se calhar é isso mesmo que tu queres.
A Ignorância dá dinheiro....
E tu não queres estragar o negócio... aliás basta olhar para os anúncios que proliferam nesta mesma comunidade (atenção que são anúncios Google e que a comunidade em si não os controla... mas são um exemplo do que anda por aí).

Tens bons argumentos. 
Mas ao contrário do que pensas nao estou a falar de religioes comerciais como disseste mas sim de verdadeiras crenças sem qualquer tipo de lucro.  Pelo menos essa é a minha religião, guio-me pelos antigos.  Nao posso falar dos outros.  Cada um sabe de si.
E se é para acusar como me pareceu que fizeste ha religiões muito mais interessadas no lucro (um bom exemplo esta no vaticano).

Como é óbvio não deves julgar as crenças individuais com as conhecidas nos média. 

No caso do termo wicca pode ter surgido dessa forma mas as crenças por tras sao reais e mais antigas do que o termo "comercial"
A Antiga Religião vem do tempo em que os nossos antepassados viviam em cavernas e durante o tempo foi-se adaptando aos diferentes povos. O que acontece com outras religiões mais recentes e outras também antigas.

Por tanto o termo wicca pode ser recente mas acredita que quando o termo apareceu pagãos estavam escondidos ainda com a inquisição bem fresca na mente.

Por último nao admito que alguem que não me conhece fale assim comigo.
Se tu procuras ignorância é contigo.
Mas podes ter a certeza que eu não, simplesmente tento ao maximo respeitar toda gente.
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Kyara
Citação de: LilithP em 31 dezembro, 2013, 13:18

Por último nao admito que alguem que não me conhece fale assim comigo.
Se tu procuras ignorância é contigo.
Mas podes ter a certeza que eu não, simplesmente tento ao maximo respeitar toda gente.

Estamos num fórum de trocas de ideias.
Tens de saber respeitar as ideias dos outros...

Não procuro ignorância. Eu odeio ignorância e por isso mesmo não posso apoiar aqueles que fomentam a ignorância.
Eu respeito as tuas ideias... mas não tenho de as aceitar e tenho todo o direito de argumentar contra elas.

Se não admites que alguém questione as tuas ideias então não deverias estar num fórum de discussão... porque um fórum de discussão é mesmo para isso: para apresentar e discutir ideias.


Se  não concordas com o que eu digo tens todo o direito de argumentar contra mim... da mesma forma que eu argumento contra as tuas ideias.

Desculpa mas parece-me que quem não está a respeitar outras opiniões és tu pela maneira que falas.
Afirmaste que eu procuro ignorância sem me conhecer e apesar de tudo o que disse.

E também acho que devemos argumentar e deixar argumentar. Tal como disse várias vezes.
Nao digo que deves aceitar as minhas ideias, digo que na minha opinião deves respeitar todos os que vêm as coisas de maneira diferente.

É so um debate, esperava que fosse inofensivo e para isso espero que não voltes a afirmar sobre mim quando não me conheces. Aqui esta o limite do debate, sim?
Argumenta sobre tudo, é o que quero e gosto. Adoro aprender.  Mas não admito que falem de mim sem saber. Até porque acho que nunca o fiz a outras pessoas.
Ok?
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Kyara
Acordamos que discordamos e pronto.


Já que não queres defender as tuas ideias, esse é um direito que te assiste.

Eu respeito a religião enquanto fundamentada na fé e nesse caso nem sequer entro em discussões... mesmo quando não concordo.
Mas a partir do momento em que se usa a religião para se assassinar a ciência... bem nessa altura como defensora da ciência e da razão... não posso ficar calada. Tenho que defender aquilo em que acredito.

Se acreditas no que defendes e achas que tem fundamentação científica... então por favor defende-o e apresenta a fundamentação científica adequada.

Se admites que acreditas sem provas... com base numa fé religiosa... então devem admiti-lo... e nesse caso irei respeitar a tua opinião.

Agora não tentes misturar as coisas.
Ou acreditas no paranormal por crença/fé ...ou então acreditas por força dos factos e/ou de teorias científicas devidamente fundamentadas.
Escolhe a tua posição e defende-a...

#23
a discussão é interessante, continuem  :laugh:
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Kayra , primeiro que tudo acho que alguém não concordar com as tuas ideias não é ignorância mas sim liberdade de expressão , ou estou errada?Também acho que quando o Rafy criou este tópico estava a procura de respostas ou de alguém que já tivesse passado pela mesma experiência que ele e não de uma "discussão" sobre religião e por ai, além disso e falo por mim não pelos outros membros , penso que quando se entra num fórum como este deves vir de mente aberta,é claro que aqui vais encontrar varias religiões, relatos, experiências, e não podes explicar tudo com ciência porque se bem te lembras a terra um dia foi quadrada e hoje é redonda  ;) isso prova que a dita ciência nem sempre esta certa
Se és católica praticante duvido que consigas entender na integra a essência wicca que pode ser praticada individualmente por isso não entendo o que queres dizer com cá em Portugal não ser organizada !

Kyara
Citação de: Sofia1236 em 31 dezembro, 2013, 18:09
Kayra , primeiro que tudo acho que alguém não concordar com as tuas ideias não é ignorância mas sim liberdade de expressão , ou estou errada?

Não saber distinguir entre ciência e religião se não for por ignorância... então é por casmurrice e incapacidade (ou teimosia) em separar duas áreas completamente diferentes.


CitaçãoTambém acho que quando o Rafy criou este tópico estava a procura de respostas ou de alguém que já tivesse passado pela mesma experiência que ele e não de uma "discussão" sobre religião e por ai

Estas coisas acontecem em fóruns  de discussão.
As conversas evoluem e podem divergir para outros temas por encadeamentos de ideias.


Citaçãoalém disso e falo por mim não pelos outros membros , penso que quando se entra num fórum como este deves vir de mente aberta,é claro que aqui vais encontrar varias religiões, relatos, experiências, e não podes explicar tudo com ciência porque se bem te lembras a terra um dia foi quadrada e hoje é redonda  ;) isso prova que a dita ciência nem sempre esta certa

Por acaso, no exemplo que desta a ciência esteve sempre certa.

A Ciência da Grécia Antiga já tinha determinado que a terra era redonda.
Depois veio a Idade Média (período durante o qual se desenvolveu o mito da Terra Quadrada) e o domínio da Igreja Cristã... neste período a Igreja dominava tudo e todos e a religião era a força da lei... portanto, durante esse período a ciência foi escravizada pela religião e muitos conhecimentos científicos foram proibidos a e esquecidos...
Muitos chamam à Idade Média a Idade das Trevas porque deixou de haver diferença entre a religião e a ciência de uma forma que nunca tinha acontecido antes. A Bíblia e o Vaticano eram a lei e tudo o que diziam tinha de ser visto como uma verdade absoluta... 

Será que defendes o regresso da Idade das Trevas?????





Citação
Se és católica praticante duvido que consigas entender na integra a essência wicca que pode ser praticada individualmente por isso não entendo o que queres dizer com cá em Portugal não ser organizada !

Se fosses uma verdadeira Wicca saberias, que tal como nas religiões cristãs, existem vários ritos... no entanto a LilithP nem sabia do que eu estava a falar...
Ser Wicca é mais do que brincar à Feiticeiras...
Existe toda uma filosofia de vida e uma forma de estar no mundo... no verdadeiro universo Wicca a prática de feitiçaria nem é necessária e a maioria não procura essa vertente...por isso ser Wicca para brincar aos bruxedos é um despropósito.

És rapida a julgar, estou a ver.

1) Eu de facto defendo o que acredito. E vou continuar a faze-lo. Acho bem que o faças tambem, embora discorde da maneira que a expressas.

2) Pois de facto vais ter de respeitar a minha opinião tal como eu respeito a tua (apesar de já não respeitar a maneira como a expressas).
E na minha opinião crenças e ciência podem coexistir, se existir um equilíbrio muito grande (o que não existia na idade media). Procuro respostas na ciência e quando não as encontro procuro nas crenças.
Muita coisa existe que esta alem da nossa compreensão (ciência).

3) Mais uma vez falaste do que não sabes. Falar assim das pessoas sem as conhecer mostra ou muita ignorancia ou falta de carater, na minha opinião.
Nao falamos o suficiente para dizeres tudo o que tens dito sobre mim.
Que eu saiba NÃO falamos da minha crença de maneira a dizeres isso sobre mim. E tenho a certeza que te tinha dito que a minha religião aceita muito bem maneiras individuais de pensar. Com isto obviamente quis dizer que existem varios ritos e maneiras de fé dentro da Wicca e Paganismo. E acho que foi também isso que a Sofia quis dizer.
Tu não me conheces e não falamos do que eu acredito ou sei. Por isso não fales de mim como se soubesses do que falas.

Por último sim vamos concordar que discordamos ate porque desculpa la mas não consigo falar com pessoas assim :)

Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Kyara
Ciência e religião podem coexistir... mas cada uma delas nos seu campo.

A religião pertence ao domínio da Fé.

A ciência pertence ao domínio dos factos e das teorias cientificamente fundamentadas.

Se um dia  quisermos que os fenómenos paranormais sejam levados a sério e deixem de ser motivo de chacota e anedotas... então terão de ser estudados cientificamente.
Não há outra alternativa.


Ou preferes que continuem no domínio do misticismo religioso????

Volto a repetir: Pergunta aos muitos que contam, nesta comunidade, as suas experiências. Pergunta-lhes o que aconteceria se falassem abertamente das suas experiências a amigos, familiares e colegas.....
Porque muitos não se atrevem a dizer nada... porque têm medo do que poderá acontecer... que riam deles, que os chamem mentirosos, que achem que sofrem de esquizofrenia ou outra doença mental. Que os queriam levar ao psiquiatra (se forem menores de idade).

É esse o destino que lhes desejas???? Que vivam sua vida escondendo uma parte de si??? Com medo de assumir que são diferentes????
Por que é isso que vai acontecer enquanto o paranormal continuar no domínio do obscurantismo, no domínio das místicas religiosas.

A Parapsicologia tem de ser valorizada como ciência... e existe parapsicólogos e psicólogos que estão a lutar por isso em todo o mundo.
Contudo, o seu trabalho é gravemente prejudicado por misticismos despropositados que se tentam apropriar de fenómenos que são reais e que nada têm a haver com a religião... para tentar dar credibilidade aos seus cultos religiosos.

Desculpa mas ninguém te esta a faltar ao respeito para falar dessa forma , brincar aos bruxedos? tive de me rir, se é isso que pensas então ainda me das mais razão em dizer que não compreendes!
Primeiro que tudo, o que eu defendo ou acredito garanto que em nada te diz respeito depois duvido que te volte a responder porque uma coisa é seguir uma "discussão" saudável , outra é vontade de argumentar e essa tu tens!
Tem calma , boas energias para ti, e um bom ano  ;)

Kyara
Citação de: Sofia1236 em 01 janeiro, 2014, 16:00
Desculpa mas ninguém te esta a faltar ao respeito para falar dessa forma , brincar aos bruxedos? tive de me rir, se é isso que pensas então ainda me das mais razão em dizer que não compreendes!
Primeiro que tudo, o que eu defendo ou acredito garanto que em nada te diz respeito depois duvido que te volte a responder porque uma coisa é seguir uma "discussão" saudável , outra é vontade de argumentar e essa tu tens!
Tem calma , boas energias para ti, e um bom ano  ;)

Concluindo:
- Dizes que não compreendo... mas não explicas o que eu deveria compreender.
- Recusaste a defender as tua ideias de forma coerente e argumentativa.
- Escondes-te atrás do "não te diz respeito" de forma a não me responderes.
- Falas em discussão saudável... mas recusaste a discutir.

Se não concordas com que eu digo, só tens de apresentar os teus pontos de vista e defendê-los.
Se não o fazes... então estás a reconhecer que eu tenho razão.