Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.454
Total de tópicos
26.915
  • Visões
    Iniciado por Rafy
    Lido 7.875 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tipo eu tenho muitas coisas do tipo eu estar naquele lugar e já saber o q vai acontecer e o q vão fazer isso pode ser considerado uma visão?

Kyara
#1
Citação de: Rafy em 26 dezembro, 2013, 16:23
Tipo eu tenho muitas coisas do tipo eu estar naquele lugar e já saber o q vai acontecer e o q vão fazer isso pode ser considerado uma visão?


O que tu descreves tem o nome de Dejá Vu e encontra uma explicação na psicologia convencional. Basicamente o que acontece é que a nosso cérebro não guarda como memórias ativas todos os momentos da nossa vida. No entanto muitos destes momentos continuam a existir escondidos no fundo da nossa memória.
O facto de termos determinada vivência ou de vermos determinado local pode despoletar essas memórias fazendo com que venham ao de cima.

Vou dar-te um exemplo: Imagina que vais pela primeira vez ao Convento de Cristo em Tomar...
Nunca tinhas estado em Tomar e nunca tinhas visto o Convento de Cristo... nem mesmo na televisão ou livros....
Mas ao chegares ao convento tudo te parece familiar... mesmo muito familiar... até te recordas de certos pormenores do convento....

E nessa altura ficas a pensar: como será possível... e a tua mente começa logo a pensar nas hipóteses mais mirabolantes: desde reencarnação a precognição... passado por informação proveniente de universos paralelos...

E esqueces a explicação mais simples:  Quando eras pequenino os teus pais tinham-te levado ao Portugal dos Pequeninos em Coimbra... e tinhas brincado dentro da miniatura do Convento de Cristo...
Como só tinhas  4 anos, tinhas-te esquecido... no entanto as memórias nunca ficam totalmente esquecidas.
As memórias ficam adormecidas à espera de serem acordadas



Por outro lado a parapsicologia científica (acrescentei a palavra científica para distinguir a parapsicologia que é estudada em universidades por todo o mundo e que tem valor científico, da pseudo-parapsicologia que de científica não tem nada).
A parapsicologia científica, para além da explicação da psicologia que é 100% verdadeira, acrescenta que poderão haver casos em que poderá eventualmente haver alguma forma de precognição... mas estes casos serão muito raros.

Concordo com a Kyara (exceto na parte da psicologia estar 100% correta, isso é discutível)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Kyara
Citação de: LilithP em 27 dezembro, 2013, 17:06
Concordo com a Kyara (exceto na parte da psicologia estar 100% correta, isso é discutível)

lol  ;)

Lol? Não entendi, acho que não disse nada engraçado  :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Kyara
Citação de: LilithP em 28 dezembro, 2013, 01:12
Lol? Não entendi, acho que não disse nada engraçado  :)

LilithP, eu disse lol porque não sabia que mais dizer.


Eu fundamento as minhas opiniões e comentários na ciência. As ideias que apresento são devidamente fundamentadas e têm como base a investigação científica feita até ao momento.

Por outro lado a LilithP fundamenta as suas opiniões na religião (suponho que seja espírita ou coisa parecida), portanto as suas opiniões têm como base a sua fé.

Como eu respeito a sua liberdade religiosa, não irei desrespeitar a sua fé, argumentando contra a mesma.

Eu vim para esta comunidade para discutir ciência e não para discutir teologia.



Por outro lado, se me enganei (e se sabe distinguir entre religião e ciência) peço desculpa.
E nesse caso gostaria de saber qual a sua argumentação para discordar da explicação dada pela psicologia para o fenómeno conhecido como "Dejá Vu".




Ahh entendi.
Pois deixa-me explicar sim por favor, sou tanto da ciência como do esoterismo que ja agora não tem de estar estritamente interligado com religião .
(Opinião pessoal ) :)

Disse o que disse porque, como tantas outras ciências, psicologia esta em constante evoluçao. Logo acho incorrecto dizer que está 100% correta.

Espero que o mal entendido tenha sido esclarecido :)

Ja agora sou wicca e Darwin na minha opinião é quem tem razão :3
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Kyara
Citação de: LilithP em 28 dezembro, 2013, 10:52
Ahh entendi.
Pois deixa-me explicar sim por favor, sou tanto da ciência como do esoterismo que ja agora não tem de estar estritamente interligado com religião .
(Opinião pessoal ) :)

Disse o que disse porque, como tantas outras ciências, psicologia esta em constante evoluçao. Logo acho incorrecto dizer que está 100% correta.

Espero que o mal entendido tenha sido esclarecido :)

Ja agora sou wicca e Darwin na minha opinião é quem tem razão :3


Boa Tarde

Eu disse que a psicologia estava 100% certa no que diz respeito à explicação que apresenta para o "Dejá Vu"... também concordo contigo que a psicologia ( tal como qualquer outra ciência) está em evolução.

Eu sou Católica Praticante... contudo acredito firmemente na separação entre a religião e a ciência.

PS: Não sabia que religião Wicca existia de forma organizada em Portugal.
Quero dizer, sempre existiam um miúdos que vêm uns filmes e que depois lêm livros e vão para a net... e que depois começam a dizer que são Wicca... mas que na realidade não são.
És mesmo Wicca a sério?
Atenção que o meu interesse é meramente Antropológico e Sociológico...


Ahh pronto sim :)
Entao estamos de acordado :) mas depois é necessário distinguir deja vu de outras coisas possíveis.

Sou wicca sim :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Sem querer ofender mas não me sendo possivel dizer de outra forma, ou eu entendi mal, ou essa justificação para um Dejá Vú não tem qualquer fundamento lógico.

Como explica a ciência que uma pessoa tenha um Dejá Vú, por exemplo, num prédio novo, com uma criança recém nascida ao colo?

Não tenho religião nem conhecimentos cientificos, acredito no que faz sentido, até este momento creio que Dejá Vú é uma mensagem que nos indica que estamos a percorrer o caminho que escolhemos, chamem "sinal" ou outra coisa qualquer, é o que li que me faz sentir mais confiante, creio que li num dos livros do Dr. Brian Weiss, ou noutro similar.

No entanto, pode não ser este o caso do que sucede a Rafy, podem ser visões ou premonições, pois o Dejá Vú não nos permite anteceder o que vai acontecer de seguida, é apenas no desenrolar da situação que temos a noção que "isto já aconteceu" e é inconfundivel, Rafy falou que consegue saber o que vão dizer de seguida, é diferente.

O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Kyara
#10
Citação de: Lilith Lua Negra em 29 dezembro, 2013, 12:37
Sem querer ofender mas não me sendo possivel dizer de outra forma, ou eu entendi mal, ou essa justificação para um Dejá Vú não tem qualquer fundamento lógico.

Como explica a ciência que uma pessoa tenha um Dejá Vú, por exemplo, num prédio novo, com uma criança recém nascida ao colo?


Se tu estiveres com a tua filha recém nascida a entrar num prédio novo... e tiveres uma experiência Dejá Vu então a explicação é exatamente a mesma: o teu cérebro recupera memórias adormecidas que podem corresponder a um filme, um livro, uma fotografia ou quadro, etc e vai fazer uma associação ao local novo onde estás a entrar.... criando assim a sensação de falso reconhecimento do local. Aliás o elemento emocional de teres a tua filha recém nascida nos braços vai deixar-te mais emotivo e facilitar o ocorrência do fenómeno.

Citação
Não tenho religião nem conhecimentos cientificos, acredito no que faz sentido, até este momento creio que Dejá Vú é uma mensagem que nos indica que estamos a percorrer o caminho que escolhemos, chamem "sinal" ou outra coisa qualquer, é o que li que me faz sentir mais confiante, creio que li num dos livros do Dr. Brian Weiss, ou noutro similar.

O facto de acreditares na reencarnação deixa-te predisposta a procurar sinais em tudo o que vês.
Se andas ativamente à procura de mensagens... a tua mente vai criar essas mensagens...
Mas isso não quer dizer que sejam reais...

Quanto à terapia de regressão: hoje sabemos que a mente sob um estado hipnótico é extremamente sugestionável... o que faz com que o "terapeuta" conscientemente ou inconscientemente conduza o paciente...
... Criando falsas memórias.

Esta é versão científica sobre a existência de vidas passadas.

Se a tua crença em vidas passadas é uma questão de crença religiosa.... então respeito a tua crença e nada mais irei dizer.
Como já disse anteriormente a crença religiosa é uma questão fé... e eu não estou aqui para discutir teologia.


Citaçãoé inconfundivel, Rafy falou que consegue saber o que vão dizer de seguida, é diferente.   


Não, o Rafy não disse que sabia o que as pessoas iam dizer a seguir.




Lilith Lua Negra, ainda não percebi muito bem se a tua argumentação é religiosa ou não.

- Se for religiosa, eu só te desejo que sejas feliz com a tua religião.

- Se não for religiosa... eu só posso dizer que andas a baralhar as coisas e que não podes confundir ciência com literatura de divulgação pseudo-científica.

Kyara desculpa mas estou confusa. Vens para um fórum destes e so esperas debater ciência? :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Kyara
Citação de: LilithP em 30 dezembro, 2013, 22:02
Kyara desculpa mas estou confusa. Vens para um fórum destes e so esperas debater ciência? :)

Eu venho para este fórum porque me interessa a parapsicologia e a investigação das capacidades extra-sensoriais.

E a verdade é que este tipo de pesquisa nunca vai ser levado a sério pela comunidade científica enquanto estives associado a um contexto religioso.

Na maioria das ciências a separação da religião já foi feita:
- Na medicina, já não acreditamos que são os maus fluídos que provocam as doenças... Nem que são os judeus ou as bruxas que lançam maldições de doença sobre as pessoas.
- Na astronomia, já não acreditamos que todo o universo gira à volta da Terra, porque foi assim que Deus quis.
- Na História já não acreditamos em profecias que determinam o destino do mundo e que controlam o desenrolar da história.
- Na Geografia já não acreditamos que a Terra é quadrada e que os índios não têm alma.
- No Direito já não seguimos o direito Canónico.
- Na Filosofia já não damos como um dado adquirido a existência de Deus
- Nas Ciências Naturais já não acreditamos que Deus Criou Adão e que Eva foi criada de uma costela de Adão.

E eu podia continuar com os exemplos.

No entanto... em relação ao estudo do Paranormal... parece que ainda estamos na Idade Média.
Em cada canto do estudo do Paranormal parece que existe a religião X ou Y que mete o bedelho e que rouba a credibilidade d qualquer pesquisa que queira ser feita.

Vamos ser lógicos... enquanto não houver uma separação entre a religião e a Ciência que estudo a os fenómenos paranormais (a Parapsicologia)... o estudo deste fenómenos vai continuar a ser visto como uma anedota pela maioria da comunidade científica, acontecendo o mesmo com o público em geral.


LilithP eu acredito que o paranormal existe, mas também acredito e sei que se maioria das pessoas que frequenta este fórum fosse falar abertamente das suas experiências (sem o anonimato da internet, nem no contexto de uma eventual comunidade religiosa).... seria gozada... ridicularizada... ou mesmo diagnosticada como tendo problemas mentais.

É isto que tu queres LilithP???????

Já pensaste que podem haver neste momento muitos adolescentes e jovens diagnosticados como tendo problemas mentais... porque tiveram a inocência de abrir a boca????????????????????????????????????????????????????????????????????

Queres que as coisas continuem assim????????  Achas bem?????????????

#13
Levaste a minha pergunta a peito hã?
E não a entendeste muito bem x)

Como sendo um desses adolescentes (quando o era) e continuando a ser em adulta, nunca disse que não fazes bem em seguir a ciência e o teu coração.  Em 1o lugar es livre de dizer e acreditar no que queres tal como qualquer outro membro.  Em 2o concordo contigo e deixa-me dizer que tenho feito um pequeno estudo independente da parapsicologia sem a aliar as minhas crenças.
É um tema muito interessante que se prova correto 99% das vezes na minha opinião.

O que quis dizer é que como disseste muita gente que não pode "mostrar-se" fora da internet recorre ao fórum onde encontra semelhantes com os mesmos problemas, interesses e ate desejos. Dito isto perguntei aquilo porque deves entender que é muito difícil falar exclusivamente de ciência, mesmo parapsicologia.

Espero ter esclarecido :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Kyara
#14
Citação de: LilithP em 31 dezembro, 2013, 00:03
Levaste a minha pergunta a peito hã?
E não a entendeste muito brm

Então explica melhor a tua pergunta.


E não se trata de levar a peito.
Trata-se de querer tirar a Parapsicologia da Idade das Trevas.
Aliás... pensei que numa comunidade sobre Fenómenos Paranormais... esse fosse o desejo de todos.