Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.428
Total de tópicos
26.912
  • E a Bíblia esse livro maravilhoso; conhecem?
    Iniciado por César Pedrosa
    Lido 11.478 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Cada um tem o que merece e o que me parece é que foi muito triste para todo o séquito que seguiu durante todos estes anos o José Saramago, darem-se conta que afinal o senhor prémio nobel é um ignorante...ou está a fazer marketing com coisas no mínimo delicadas.
Pois qualquer pessoa minimamente informada sabe, que as guerras e genocídios e por ai fora que acontece na Bíblia, em parte no antigo testamento, tem a ver e não pode ser retirado da sua época! todos nós sabemos que a humanidade hoje se comporta melhor do que se comportava naqueles tempos...ou ninguém estudou história?
Os tempos eram chamados de Bárbaros por serem mesmo uma "barbaridade" as coisas que se faziam.
Mas isso não é só na Bíblia, nos relatos que josé saramago fala e que se passaram à cerca de 5000 mil anos +ou-, também bastante mais recente os relatos e escritos acerca das nossas grandes guerras a 1º e a 2º não vejo que nada tenha melhorado nesse campo, a não ser as mortes na guerra serem mais limpas que nesses tempos.
O que salta à vista é que claro que este senhor sabe muito bem o que está a dizer...porque se assim não for...então o senhor é um ignorante que nos enganou este tempo todo...-a mim não que eu nunca li uma linha do que escreveu e pela 1ª vez escrevo acerca dele porque esta polémica fez aumentar a procura de Bíblias o que é muito bom, porque as pessoas precisam de saber do que falam e tirar as suas próprias conclusões...porque o que eu ouço são opiniões acerca de opiniões.
É necessário criar a nossa própria opinião e o que leio ou ouço, demonstra quase sempre isso mesmo...falta de conhecimento do que se diz...porque é mais fácil "ver o filme do que ler o livro"...mas aqui não há filme para ver...
Bem hajam na Luz e com a Luz :angel:


Todas as narrações bíblicas foram primeiramente vividas e oralmente transmitidas e posteriormente, escritas. Este período durou, aproximadamente,800/900 anos e recebeu o nome de Tradição Oral.
A Bíblia consoante "o ramo" que a consulta ou difunde têm certas diferenças, mas na sua essência são iguais.
Por exemplo A Bíblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro) (em hebraico: תנ"ך, transl. Tanakh) é o texto religioso central do judaísmo e do cristianismo. Foi São Jerónimo, tradutor da Vulgata latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é uma colecção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão, (além do cristianismo e do judaísmo, o islamismo). São, por isso, conhecidas como as "religiões do Livro". É sinónimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".
Curiosidade: sabiam que no Islão, diariamente a primeira oração da manhã é direccionada a...Jesus Cristo? Pois é irmãos...Há coisas...
Eles respeitam-no só não lhe atribuem a Divindade.
As igrejas cristãs protestantes e outros grupos religiosos além do protestantismo possuem no cânone de textos sagrados das suas Bíblias somente 66 livros: 39 livros no Antigo Testamento e 27 livros no Novo Testamento. A Igreja Católica inclui sete livros e dois textos adicionais ao Antigo Testamento como parte de seu cânone bíblico (os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico Baruque, I Macabeus e II Macabeus, e alguns trechos nos livros de Ester e de Daniel). Estes textos são chamados deuterocanónicos (ou "do segundo cânon&quot:) pela Igreja Católica. As igrejas cristãs ortodoxas, e as outras igrejas orientais, incluem, além de todos estes já citados, outros dois livros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oração de Manassés, e alguns capítulos adicionais ao final do livro dos Salmos (um nas Bíblias das igrejas de tradição e extracção cultural grega, cóptica, eslava e bizantina, e cinco nas Bíblias das igrejas de tradição siríaca). As igrejas cristãs protestantes, dentre outros grupos, consideraram todos estes textos como apócrifos (ou seja, textos que carecem de inspiração divina). Mas alguns deles os reconhecem como leitura proveitosa e moralizadora, além do valor histórico dos livros dos Macabeus. E algumas importantes Bíblias protestantes, como a Bíblia do Rei James e a Bíblia espanhola Reina-Valera, contêm-nos ao menos nalgumas das suas edições.
História da Bíblia
A Bíblia nasceu no ambiente do povo do Oriente Médio, que morava perto do Mar Mediterrâneo. No tempo de Abraão, aquele lugar chamava-se Terra de Canaã, por causa dos cananeus, que moravam naquela terra. No tempo de formação daquele povo, ela se chamou Terra de Israel. Bem mais tarde, toda aquela região recebeu o nome de Palestina.
A Bíblia começou a ser escrita durante o reinado de Salomão, por volta do ano 950 a.C. O Antigo Testamento (AT) ficou pronto, por volta do ano 50 a.C. O Novo Testamento (NT) ficou pronto no final do 1 século d.C. Portanto, a Tradição Escrita durou, aproximadamente, outros 900 anos.
Nenhum Livro da Bíblia foi escrito com Capítulos numerados. A idéia de dividir a Bíblia em capítulos partiu de Estevão Langton, arcebispo de Cantuária, na Inglaterra, professor na Universidade de Paris, em 1214. Em 1551, Robert Etiene, redator e editor em Paris, fez a experiência de dividir o Novo Testamento, da língua grega, em versículos.

A DIVISÃO DA BÍBLIA:

Antigo e Novo Testamento
A Bíblia é dividida em duas partes: o Antigo Testamento (AT), contendo os livros, que narram a história do Povo de Deus, foi escrito antes de Cristo (a.C). Ele cor responde à Primeira Aliança. Esta aliança é recordada nos nossos dias e desde sempre através do Arco-íris a que chamamos Arco da velha (Aliança)
(14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.
15 Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.Génesis 9, 14-15)
O Novo Testamento (NT), contendo os livros que narram a vida de Jesus e das primeiras comunidades cristãs e conta a história do novo Povo de Deus, foi escrito depois de Cristo (d.C.). Ele corresponde à Nova Aliança.
O "Antigo Testamento" contém 46 Livros e o Novo Testamento, 27 Livros.
Antigo Testamento: o "Pentateuco" são os cinco primeiros livros, que contêm a lei da primeira Aliança, também chamados "Tora", que quer dizer Lei. São eles: Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Os "Livros Históricos" são 16: eles narram a história da formação do Povo de Deus, com a vida, os nomes, as lutas e a fé de seus heróis e do próprio povo. São eles: Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crónicas, II Crónicas, I Esdras, II Esdras, Tobias, Judite, Ester, I Macabeus e II Macabeus.
Os "Livros Sapienciais" são 7: neles encontramos as reflexões e as expressões de sabedoria, poesias, cantos, orações, hinos e provérbios, nos quais o povo regista os seus sentimentos e expressa a sua sabedoria, extraída da experiência de vida. São eles: Jób, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico.
Os "Livros Proféticos" são 18: eles trazem a mensagem, a acção e alguns dados sobre a vida dos profetas. São eles: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel. Oséias, Joel, Amós, Abdias. Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Novo Testamento
O "Novo Testamento" é composto pelos Evangelhos, pelos Actos dos Apóstolos e pelas Cartas. Os "Evangelhos" são 4. Evangelho é uma palavra que vem do grego, que significa Boa Nova ou Boa Notícia. Os Evangelhos foram escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João.
Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são também chamados Evangelhos Sinópticos, porque, colocados em colunas paralelas, podem conter muita semelhança entre si (Mc 3.14. Mt 10,5, Lc 6,13). O estilo do Evangelho de João é diferente dos demais.
Os "Actos dos Apóstolos" narram, sobretudo, a reflexão de Lucas sobre os próprios Apóstolos, mas de modo especial, de Pedro e Paulo. Descrevem também um pouco da organização e das dificuldades de algumas das primeiras comunidades cristãs e reflectem sobre a sua realidade sob o olhar de Deus.
As "Cartas" são também chamadas Epístolas. São elas: I Romanos, II Romanos. I Coríntios, l Coríntios, Gálatas, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus. Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas e o Apocalipse.
E agora a polémica: muitos dos textos da Bíblia nomeadamente do antigo testamento são alegóricos e podem ser encontrados em outros livros mais antigos e doutras culturas, como por exemplo , cultura do povo Sumério, 3300 anos antes de Cristo na *Epopeia de Gilgamesh, que fala sobre o diluvio que se abateu sobre a terra entre muitos outros. Posso até salientar um facto descrito na Bíblia em Ezequiel 8, 14 que fala das mulheres que choram pela morte de Tamuzi ou Dumuzi, Deus pagão ( que era pastor) e que assim com estas festas fúnebres, que simbolizavam a "morte" deste semi-deus pastor que casou com a Deusa que representava a Terra "asseguravam" as boas colheitas do anos seguinte.
Mas o que importa salientar aqui é percebermos que Deus revelou-se através dos tempos e de formas muito diferentes aos mais variados povos, dai haver tanta similaridade entre as religiões (religião=religar: religar ao espiritual)e já estou a falar também das religiões orientais e que com formas e formulas diferentes a essência da busca interna é idêntica ao que procura qualquer um de nós ocidentais e por exemplo no Hinduísmo a base "Divina" também é constituída por uma uma trindade:Brama (Brahma), Xiva (Shiva) e Vixnu (Vishnu).O Hinduísmo é tido como a mais antiga religião conhecida de que não se conhece o seu impulsionador ou fundador.

Voltando à Bíblia, os seus textos são de uma riqueza profunda e devem ser lidos no contexto temporal em que foram escritos mas não esquecendo que muito desses textos embora devam ser também "interpretados" e não lidos literalmente, têm um cunho Divino que não pode ser apagado.
Quem disser o contrário ou nunca leu a Bíblia ou pura e simplesmente diz o que ouviu dizer.
Porque quem lê a bíblia percebe onde e como as leituras devem ser retidas das várias formas diferentes, como alegorias, acontecimentos históricos e intervenções Divinas
Dando um exemplo muito simplista (que me desculpem os verdadeiros estudiosos deste tema) no Génesis, além de ser necessário perceber que os sete dias em que o mundo foi criado estão correctos porque num estudo mais aprofundado percebemos que os sete dias são na verdade vários milhões de anos, entre outras coisas. Por isso Jesus disse muitas vezes: "quem tiver ouvidos que ouça, quem tiver olhos que veja".
Mas como dizia assim de chofre existem duas ideias que são necessárias retirar do Génesis e que são extremamente actuais; são elas, a 1ª quando Deus pergunta a Adão, onde estás? É uma pergunta muito actual e que Deus nos faz diariamente e que muitos de nós não ouve nem quer ouvir.
E a 2ª, ainda mais actual, quando pergunta a Caim; o que fizeste ao teu irmão? E esta questão Deus fá-la diariamente aos Caim deste mundo que de muitas formas assassinam os seus irmãos.
Como podem ver, a Bíblia está cheia deste ensinamentos que precisamos aprender a ler, e não fazer como foi feito durante séculos ao interpretar as Alegorias de uma forma literal. Mas também não caiamos no erro de pensar que tudo são alegorias, porque não são.
È uma questão de ler com os olhos da Alma e Deus nos guiará nessa leitura.

"Bendigo-Te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos."

Quem tem ouvidos que ouça
Bem hajam

Fonte:Wikipédia, Roteiro de leitura da Biblia Fr. Fernando Ventura, Bíblia.
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

Não me leves a mal,mas acho que isto é pregação a mais.Cada um é livre de escolher o seu caminho. ;)
Dulce et decorum est pro patria Mori

Citação de: Indrid em 03 fevereiro, 2010, 20:45
Não me leves a mal,mas acho que isto é pregação a mais.Cada um é livre de escolher o seu caminho. ;)

Concordo contigo, para mim a biblia não é mais do que um guia de leis para tribos nómadas e mostra no Antigo Testamento unicamente um deus bárbaro e sedento de sangue, mas isso é a minha opinião e não a imponho a outros

Já li a Biblia toda e estou à vontade para opinar, tal como já li alguns livros do Saramago e se uns houve que não gostei muito outros deliciaram-me, e sou da opinião que os livros dele relacionados com a religião levantam um pouco o véu para questões que nos devemos colocar a nós próprios, o uso da critica histórica, do cepticismo são ferramentas que devemos também utilizar quando analisamos um texto pretensamente sagrado


Maravilhoso, realmente!

Não só na palavra, mas na sua organica velada.

Se nos isentarmos de ver  a biblia actual e nos colocarmos humildemente no papel de um iniciado`em busca
sentido da existencia, então descobriremos que a biblia é muito mais do que um conjuto de carecteres, é uma ponte, uma ligação permanente entre o individuo e DEUS. Então, e só então, saberemos viver!

Grata Cesar por este trabalho maravilhoso.
sou o eterno em manifestação temporal

Para mim religião é tudo uma farsa, mas vá cada um tem as suas crenças
Tá um gajo em casa, sentado num sofá e a beber uma cerveja. De repente, o sol espreita pela janela e bate-lhe na cara. Qual é o filme?

- Solzinho em casa.

Legan
para mim a biblia e sagrada...e a mensagem de Deus aos Homens.temos de a entender,coisa que nem sempre e facil

Foi o que disse , cada um com as suas crenças :p
Tá um gajo em casa, sentado num sofá e a beber uma cerveja. De repente, o sol espreita pela janela e bate-lhe na cara. Qual é o filme?

- Solzinho em casa.


Porque é que não seguimos Bram Stocker, ou João Aguiar, ou Irvine Welsh, ou Saramago? Todos têm uma ideia de religião. Quem escreveu a bíblia? E porque é que não a fez mais suave? É uma opinião!


Raedon
Eu acho que a Biblia não passa de um Livro, mas é a minha opinião.. Se Deus existisse não seria como lá está escrito decerteza.. enfim é a minha opinião!  Cumprimentos

Li com muita atenção o que escreveu oSr.César Pedrosa e não posso deixar de estranhar que alguém ataque o Saramago confessando que nunca leu nem uma linha do que ele escreveu!!!!!
Se não o leu não tem grande (nenhum!)conhecimento do dito.E,já agora antes de chamar ignorante a um prémio Nobel lembre-se que é uma forma de chamar igualmente ignorantes a todos os milhares de pessoas que o acharam merecedor do prémio.

marcia perucci
 :laugh: Confesso que dá vontade de rir quando tem alguém que duvide do Senhorio de Jesus e dos seus ensinamentos na Bíblia. Realmente ainda não li nenhum livri de Saramago,mais gosteria de ler, para investigar, dstrinchar.

Citação de: marcia perucci em 13 março, 2010, 01:54
:laugh: Confesso que dá vontade de rir quando tem alguém que duvide do Senhorio de Jesus e dos seus ensinamentos na Bíblia. Realmente ainda não li nenhum livri de Saramago,mais gosteria de ler, para investigar, dstrinchar.

Boas

Para começar, jesus não escreveu a bíblia, os evangelhos segundo os apóstolos foram adicionados ao velho testamento.

Mais, como já alguns users referiram, é algo estranho (para ser educado) quando alguém critica o trabalho de outra pessoa sem o conhecer (Saramago, neste caso).

Eu pessoalmente até concordo com os ensinamentos de Jesus, mas quanto á biblia, é uma história bem diferente, a bíblia não foi escrita por Deus nem por anjos, é uma selecção de textos religiosos cuja composição foi definida pelo homem, pois a composição da bíblia foi mudada varias vezes ao longo da história, com partes adicionadas e retiradas de acordo com a sua conveniência.


Fueled by Satan

TinaSol
#14
Citação de: Stalker em 24 maio, 2012, 01:13
Realmente, a Biblia é um livro justo, maravilhoso e cheio de justiça. (Eu retirei esse pequeno excerto de um forum brasileiro cético com mais de 65 páginas, nesse mesmo tópico é nos revelado todas as contradições bíblicas e não só. Se estiverem interessados basta pedir em MP e dou-vos o endereço.

Bem observado Stalker, já tinha reparado na bíblia estas passagens de sujeição da mulher, e até acharia piada, se não conhecesse senhoras mais velhas que se sujeitaram a este tipo de situação. Estas questões eram incluídas nas confissões os padres perguntavam acerca destas coisas.
Até hoje nunca conheci ninguém que pregasse a bíblia e que se regesse pelas suas leis.
Considero a bíblia um livro de ficção, tem passagens curiosas, outras "mal metidas", mas não deixa de ter algumas histórias interessantes.