Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Superstição da Sexta-feira 13
    Iniciado por Lunática
    Lido 8.746 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Lunática


Sexta-feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13, é considerada popularmente como um dia de azar.

Pensa-se que esta superstição poderá ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, Sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França e os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país. Alguns deles foram ainda torturados e mais tarde, executados por heresia.

Existem também versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica.

Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser convidado e originou desacatos que terminaram com a morte de Balder, o favorito dos deuses.
Daí nasceu a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar acabaria em desgraça.

Numa outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga. Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a reunir-se todas as sextas com o Demónio e outras 11 bruxas. Os 13 juntos rogavam pragas aos humanos.

Outras possibilidades para esta crença têm origem no Cristianismo.

Uma delas prende-se com o facto de que Jesus Cristo foi supostamente morto numa Sexta-feira treze, uma vez que no calendário hebraico a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan.

Recorde-se ainda que segundo o Cristianismo, na Última Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução e Judas supostamente por suicídio.

Fonte do texto: www.tenhamedo.com



Título alterado devido à sua constituição pouco elucidativa. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 19. Obrigado.


Corvo
Eu já vi esse texto la no tenhamedo.
è uma teoria interessante mesmo, sobre sexta feira 13

Mas é uma questao a ser tratada.
Muitos dizem que nao é um dia de azar, ou só catastrofé.
Muitos dizem que sexta feira 13 pode ser um dia de revelações.
por tanto, ficarem atentos.

A uma grande desenvoltura sobre o Diabo e Deus.
ninguem nunca se perguntou, se o Diabo faz o mal mesmo, e como é a relação de ambos.

S.Cipriano
Citação de: Corvo em 18 maio, 2009, 00:44
Eu já vi esse texto la no tenhamedo.
è uma teoria interessante mesmo, sobre sexta feira 13

Mas é uma questao a ser tratada.
Muitos dizem que nao é um dia de azar, ou só catastrofé.
Muitos dizem que sexta feira 13 pode ser um dia de revelações.
por tanto, ficarem atentos.

A uma grande desenvoltura sobre o Diabo e Deus.
ninguem nunca se perguntou, se o Diabo faz o mal mesmo, e como é a relação de ambos.


Concordo...e não me acredito muito nessa de sexta-feira13 dar azar



Uma ideia sendimentada na cabeça dura da sociedade.
Ou então, uma forma de manifestarem medo pelo "oculto"(como lhe costumam chamar)


:-X enfim... no coments
Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Outra possibilidade:

E' no capitulo 13 do Livro de Apocalipse que e' anuncia a chegada da besta etc.. daí algumas pessoas associarem o numero 13 ao azar.


há uns anos numa sexta-feira treze tudo nesse dia me correu mal desde que acordei ao me deitar:
-o carro avariou;
-cheguei super atrasada ao trabalho;
-parti uma data de loiça;
-parti um tupperware de uma colega minha;
-saí do trabalho super cansada mas ainda estive 3 horas á espera de uma amiga que tinha ido buscar uma coisa ao trabalho,pediu-me boleia e aqui a ursa foi com ela;
-cheguei tarde a casa e o meu marido ainda mandou vir comigo... :)
fónix... :P

A mim tambem acho qe e um dia como os outros, as pessoas e qe se poe a imaginar coisas...

Há um tempo para tudo. Há mesmo um tempo em que os tempos se voltam a encontrar.


O azar é a sorte virada do avesso depois de levar muitos pontapés

Máxima de Templa
Templa - Membro nº 708

#10
Considero, a argumentação sobre a sexta feira 13 acima citada um tanto incorrecta. Desculpem.
É sabido tanto pela antropologia como pela teosofia que o nº 13 para os nórdicos é um numero sagrado e de reverencia à natureza (por exemplo um ano tem treze luas).
Nas ciencias ocultas, não existem numeros de azar e se seguir a lógica de ideias do argumento iniciado pelo tópico diria que a data de aparição da Nossa Senhora em Fátima foi a uma sexta-feira 13 (salvo erro).
A explicação que encontro para esta 'crença' é de que numa tentativa de desmoralizar os crentes da velha religião pagã que se reuniam em grupos de 13 elementos o Cristianismo tenha lançado estes medos. É tal e qual as velhas histórinhas que muitos pais contam aos filhotes: "Não andes de baixo da mesa que dá azar", "não andes para tras que dá azar", "nao cantes nem pules à noite que dá azar", "não faças isto e aquilo que dá azar", enfim uma data de coisas. Quando se quer que alguém pare de ter um tipo de comportamento e se esta pessoa for demasiada credula ou ingenua diz-se-lhe que dá azar à falta de argumentos melhores. Fazer isto aos miudos é mais facil, o problema é que depois crescem perturbados.

Bem haja.

Eu nasci numa sexta feira 13... :P

13 de Fevereiro de 1976. Exactamente a meia noite.

E não me considero uma pessoa azarada, muito pelo contrario.

Gosto imenso do nr 13 e escolho-o em diversas situações.
Não acredito nessas teorias... è como dizerem que os gatos pretos dão azar :P ou a história do bate 3 vezes na madeira....

sinceramente n acredito nisso.

beijinhos

:-* :-*

Tal como a Victorya eu também nasci numa sexta-feira 13, e melhor ainda nasci as 13h.
Até hoje as sextas-feiras 13 nunca me deram azar nenhum, e esses dias ate me custumam correr bastante bem, para além de que gosto bastante do numero 13.

beijo

Hoje é Sexta-feira 13. Que tal colocarmos aqui o que foi para nós? Depois poderíamos fazer uma estatística aqui no fórum. Sexta-feira 13, dia de sorte ou azar?